Autor Tópico: Amortecer de direção para Honda CB650R  (Lida 1719 vezes)

Outubro 31, 2022, 18:49:06, 18:49
Lida 1719 vezes

joliveira15

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 7
Boas malta.

Não sei se é uma pergunta parva ou não…mas vou colocar na mesma…pois tenho esta dúvida e já ouvi alguns relatos diferentes.

Justifica a aquisição de um kit amortecedor de direção na CB650R? Ou isso vai variar do tipo de condução e/ou velocidade?
Já agora…se for mesmo necessário o que aconselham?

Pergunto isto pois…decidi fazer novo upgrade na minha vida de motociclista e optei por essa menina  :love0001: na verdade não será já já pois a previsão de entrega são 2 a 3 meses  :animated-smileys-angry-049:

Fico à espera das vossas opinião malta. Grande abraço.
 :sportbike:
🚲🛴🛵🏍️

Honda PCX125 • • • Zontes Z2 • • • Honda CB500F • • • Honda CB650R • • • Yamaha Tracer 7

Outubro 31, 2022, 20:12:13, 20:12
Responder #1

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Depende.


Vai meter porque sentiu a falta ou apenas porque achou que seria um boa ideia???



Se vale a pena ou nao, depende. Vai andar realmente depressa com a moto, gosta de aceleracoes bruscas e alta velocidade acho que vale.

Se for para for para dar uma voltinha ao fim de semana, com uma velocidade maxima de 80 Kmh, provavelmente nao vai fazer falta  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 31, 2022, 21:13:17, 21:13
Responder #2

joliveira15

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 7
Sendo uma mota já com alguma potência e o seu peso relativamente baixo, pondero essa opção.

Não digo que gosto de andar constantemente a esticar a mota ao máximo, mas sim gosto de fazer umas acelerações, umas boas curvas com juízo, e por vezes puxar um pouco mais pela bicha  :nice:

A minha dúvida é se realmente vale a pena o investimento nesse acessório numa mota deste tipo, ou se apenas justifica numa mota de cilindrada superior e estilo racing.
« Última modificação: Outubro 31, 2022, 21:14:35, 21:14 por joliveira15 »
🚲🛴🛵🏍️

Honda PCX125 • • • Zontes Z2 • • • Honda CB500F • • • Honda CB650R • • • Yamaha Tracer 7

Novembro 01, 2022, 10:29:40, 10:29
Responder #3

j-santos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 151
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Hayabusa de 2008
  • Localidade: Gondomar
boas,
eu tive durante algum tempo a cb650F de 2018 e aquilo que acho que justifica é meter um vidro, isto porque no meu caso bastou para criar um pouco mais de aerodinamica e segurar melhor a frente contra o chao.
claro que o amortecedor tem outras vantagens, mas quanto a mim o vidro reslove o problema de ela ficar demasiado leve na frente e ter tendencia a fazer wobbling

Novembro 02, 2022, 14:39:53, 14:39
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Justifica a aquisição de um kit amortecedor de direção na CB650R?
(...)
 na verdade não será já já pois a previsão de entrega são 2 a 3 meses

Se os 2 a 3 meses é o tempo previsto para uma entrega do Aliexpress... o mais certo estás a comprar ser acessório cosmético e não propriamento um acessório funcional.  ;)

Um bom amortecedor de direcção custa algumas centenas e euros.
E cumpre um propósito que normalmente envolve condução mais desportiva... em motos que são curtas entre eixos.
Habitualmente nakeds mais atrevidas, onde o efeito pode ser amplificado por usarem guiador.
Até porque as desportivas das quais muitas vezes derivam até o trazem já de serie.

Não vejo grande necessidade em adoptar amortecedores de direcção na grande generalidade de nakeds modernas com que se pretende fazer um uso "normal".

Mas já vi muita gente gastar imenso dinheiro neste tipo de acessórios para evitar o "wobble".
Quando a maior parte das vezes isto acontece porque o pneu frontal a olho "parece bom" e não se troca para "poupar" dinheiro...
« Última modificação: Novembro 02, 2022, 14:41:35, 14:41 por dfelix »

Novembro 02, 2022, 15:04:55, 15:04
Responder #5

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Mas já vi muita gente gastar imenso dinheiro neste tipo de acessórios para evitar o "wobble".
Quando a maior parte das vezes isto acontece porque o pneu frontal a olho "parece bom" e não se troca para "poupar" dinheiro...


Ou quando se fala do segmento trail ou motas de calças arregaçadas, muitas vezes o de uso risers que colocam o peso todo no banco e nada no guiador, ou até mesmo a própria posição de condução demasiado relaxada para a condução aplicada são meio caminho andado para haver wobbles.

Imagino que haja muita malta que quer fazer tiradas a 180-200km/h na mesma posição que andam a 100 ou 120km/h.
Temos que nos adaptar às condições: Velocidade, vento, peso, tudo. No entnato para muitos isso não é bem assim, é só sentar o rabo na mota e arrancar sem perceber o que está acontecer por trás.
« Última modificação: Novembro 02, 2022, 18:37:23, 18:37 por ThatsMe »

Novembro 02, 2022, 18:09:14, 18:09
Responder #6

joliveira15

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 7
Justifica a aquisição de um kit amortecedor de direção na CB650R?
(...)
 na verdade não será já já pois a previsão de entrega são 2 a 3 meses

Se os 2 a 3 meses é o tempo previsto para uma entrega do Aliexpress... o mais certo estás a comprar ser acessório cosmético e não propriamento um acessório funcional.  ;)


Os 2 a 3 meses que falo são da entrega da nova CB650R e não de um amortecedor do Aliexpress   :nempenses:
Não sou maluco ao ponto de comprar esse género de acessório vindos sei lá de onde.

Mas pelos vossos comentários, começo a perceber que a solução do amortecedor depende de cada um, da condução e até mesmo de outros fatores.
🚲🛴🛵🏍️

Honda PCX125 • • • Zontes Z2 • • • Honda CB500F • • • Honda CB650R • • • Yamaha Tracer 7

Novembro 03, 2022, 10:40:20, 10:40
Responder #7

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Vai sempre depender da tua condução e no estado da estrada quando decidires entrar em modo "hooligan".

A Honda do modelo de 2019/2020 para o modelo de 2021/--- melhorou/alterou a suspensão da mota. ainda não experimentei a "nova" não sei como se comporta a altas velocidades.

Eu tenho uma versão de 2020 e nunca senti qualquer falta de amortecedor de direção. Aliás, mais depressa chego aos meus limites em cima desta mota do que os limites da mesma. Mas isso sou eu que já não sou jovem. Ainda ontem passei por uma autoestrada e numa parte da mesma atingi facilmente os 150 e não notei qualquer instabilidade na máquina que fosse "crónica" ou que necessitasse de algum amortecedor de direção... mais depressa encontrei trânsito à minha frente.

É claro que um amortecedor de direção é apenas uma parte da equação. E não serve apenas para se andar a direito a mais de 200kms. Ajuda numa condução dinâmica em que a direção faz um grande "esforço" para acompanhar as mudanças de direção, por exemplo. Vai sempre da experiência do seu condutor e do tipo de máquina que estás a conduzir.

É claro que ajuda imenso a quem conduz com a "faca nos dentes", mas não creio (na minha opinião) que seja necessário um numa CB650R (naked), porque mais depressas abrandas pela porrada que levas do vento no corpo, do que qualquer instabilidade na direção devido a velocidades altas.

Nota: uma "coisa" que aprecio na CB é o facto de a direção ser precisa no "ataque" em algumas curvas (quando o consigo fazer bem), mas o estado da via, pneus, etc. etc. têm também muito peso na equação.

Novembro 04, 2022, 11:22:13, 11:22
Responder #8

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Os 2 a 3 meses que falo são da entrega da nova CB650R (...)

Ainda não tens a moto
Ainda não andaste com ela o suficiente para estares familiarizado com o respetivo comportamento.
Ainda não a exploraste o suficiente para perceber as respectivas limitações.

Achas mesmo que faz sentido estar já a investir 500 paus num amortecedor de direcção?  ;)

Ou quando se fala do segmento trail ou motas de calças arregaçadas, muitas vezes o de uso risers que colocam o peso todo no banco e nada no guiador, ou até mesmo a própria posição de condução demasiado relaxada para a condução aplicada são meio caminho andado para haver wobbles.

Certo.
Mas quando as compram, e estão novinhas em folha... tudo funciona na perfeição.  :)
Após algum tempo de uso... é que começam a surgir as queixas.
Alguma coisa ocorre nos entretantos.

Ajuda numa condução dinâmica em que a direção faz um grande "esforço" para acompanhar as mudanças de direção, por exemplo.

Ajuda quando queres fazer o Bombarral a dar gatilho...
Ou seja, curvas rápidas onde motos curtas entre eixos e com guiador tendem a "serpentear".
Dificulta quando queres fazer um Gradil de faca nos dentes.
Ou seja, curvas lentas que necessitam de rapidas mudanças de direcção.

Por este motivo, qualquer amortecedor de direcção decente é regulável.
E estamos a falar dum nivel de pilotagem considerável.