Autor Tópico: EICMA 2023 - 9 a 12 Novembro: Que novidades esperam?  (Lida 5671 vezes)

Outubro 23, 2023, 11:22:46, 11:22
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Hemisaro

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https://www.eicma.it/en/

Bem, está quase aí à porta mais uma edição.
7: imprensa
8: imprensa e comercializadores
9 a 12: público em geral

Vão comentando aqui o que esperam, os modelos que aguardam que poderão ser anunciados, os já anunciados a serem apresentados, os updates/facelifts, etc.

Têm alguma expectactiva para algum modelo em particular, ou marca?



Outubro 23, 2023, 22:33:04, 22:33
Responder #1

2low

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Expectativa por muitos modelos:

Royal Enfield himalayan 450

CFmoto 500SR
CFmoto 675SR

Kove 450RR
Kove 800X super adventure

Voge 525DSX

Kawasaki Ninja 7 HEV
Kawasaki ZX4RR

Honda motocompacto https://motocompacto.honda.com/

Triumph Street Triple 765RS

BMW R1300GS

Acho que não me lembro de mais nenhuma...

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 23, 2023, 23:21:07, 23:21
Responder #2

ThatsMe

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Outubro 24, 2023, 09:51:55, 09:51
Responder #3

JViegas

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Outubro 24, 2023, 10:02:28, 10:02
Responder #4

dfelix

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Estamos a viver um período tão triste da industria que a expectativa é muito baixa...
Quando os modelos mais aguardados são baixas e médias cilindradas made in china... está tudo dito.

Nada contra as mesmas.
Têm a sua importância. E correspondem a uma valente fatia do mercado.

Mas a ideia de que pode surgir aquele modelo que se diferencia e faz desejar... não me parece que vá acontecer.
Dos construtores mais populares não se espera muito mais do que... outra vez arroz.

Gostava de engolir o meu pessimismo, e que no EICMA surgisse algo digno de "novidade".


Outubro 24, 2023, 10:40:39, 10:40
Responder #5

Gentleman rider

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Estamos a viver um período tão triste da industria que a expectativa é muito baixa...
Quando os modelos mais aguardados são baixas e médias cilindradas made in china... está tudo dito.

Eu também lamento muito a mediocridade da maioria das propostas chinesas. E mais ainda lamento o entusiasmo que muitas pessoas têm por essas motos.

Mas há uma excepção, a Kove. Quer a 450Rally, 450RR e 800X são motos verdadeiramente entusiasmantes e que, até prova em contrário, conseguem ombrear com o que se faz na Europa e no Japão.

A paixão do fundador da marca é contagiante e, sinceramente, a Kove faz-me lembrar a Aprilia nos anos 80. Uma pequena marca que conseguiu desafiar as marcas estabelecidas e ter grandes resultados na competição.

Gostava de engolir o meu pessimismo, e que no EICMA surgisse algo digno de "novidade".

Não sei se vão ser apresentadas em EICMA mas o que mais me está a entusiasmar no momento é o ressurgimento das desportivas feitas para o mundo real.

Estou a falar da KTM RC990, Yamaha R9 e XSR900GP.

Motos com potências em redor dos 130cv, mais do que suficiente para divertir na pista e muito mais usáveis na estrada do que os mísseis de 200cv

Outubro 24, 2023, 19:01:59, 19:01
Responder #6

JustGil

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Confesso que estou um pouco curioso em relação ao EICMA deste ano, principalmente em relação a alguns modelos.

Já vi alguns testes/ reviews da Kawasaki Ninja zx4rr e gostei de ver este regresso dos 4 cilindros, principalmente numa época em que se vem apostando nos motores bicilindricos. E ainda falando da Kawasaki, parece que ela vem aí com 2 modelos a hidrogénio  :o

E para quem já experimentou há uns pouco meses atrás a Royal Enfield Himalyan 411, esta nova 450cc parece que vai competir com a CB500X, e estou curioso para depois fazer um test ride nela. Gosto do estilo retro das motas da Royal.

E por falar em estilo retro, vem aí também a Yamaha XSR900GP que está qualquer coisa de fenomenal  :nice:

Outubro 25, 2023, 17:57:24, 17:57
Responder #7

saraiva

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    E a mim que me importa?
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Eu acho que o tema ambiental e elétricas vai dominar a feira a nível de eventos.

Mas ainda vão aparecer muitas máquinas a combustão :)
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Outubro 26, 2023, 09:27:19, 09:27
Responder #8

2low

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Têm a sua importância. E correspondem a uma valente fatia do mercado.

Mas a ideia de que pode surgir aquele modelo que se diferencia e faz desejar... não me parece que vá acontecer.
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Gostava de engolir o meu pessimismo, e que no EICMA surgisse algo digno de "novidade".

Que tal a nova Moto Guzzi stelvio como derivado da v100 mandello?
Está catita, uma mistura da v100 mandello com a v85tt...
A posição condução deve ser bem confortável apesar do vidro parecer curto.
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Outubro 26, 2023, 12:38:12, 12:38
Responder #9

TMXR

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Este ano não consigo ir apesar de estar a pouca distância  :toma: :toma: :zangadoplus: :zangadoplus:


Mas o que gostaria mais de ver seria o stand da mV Agusta

Também gostaria de ver a nova Voge 900 e o stand da Kove  :nice:

A nova Gs1300 já vou ver  e talvez testar no início da semana que vem  :confetti:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 27, 2023, 13:42:15, 13:42
Responder #10

Joao_Cruz

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Vamos lá ver o que haverá de novidades. Eu mais à espera de equipamento, do que própriamente de novas motos que ainda não tenham sido apresentadas.
A não ser que surja mais alguma hibrida!

Abc

Novembro 03, 2023, 18:07:33, 18:07
Responder #11

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A nova Royal Enfield himalayan vem muita gira!
Gira e boa!
 :D
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Novembro 06, 2023, 10:10:48, 10:10
Responder #12

JDG

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Quando os modelos mais aguardados são baixas e médias cilindradas made in china... está tudo dito.

Nada contra as mesmas.
Têm a sua importância. E correspondem a uma valente fatia do mercado.

Mas a ideia de que pode surgir aquele modelo que se diferencia e faz desejar... não me parece que vá acontecer.
Dos construtores mais populares não se espera muito mais do que... outra vez arroz.

Gostava de engolir o meu pessimismo, e que no EICMA surgisse algo digno de "novidade".


Eu sempre fui um adepto das Japonesas, depois fui admirando as Europeias e acho até que estão ao mesmo nivel.
Agora estou a aceitar e bem as novas chinesas, mas as de qualidade, aliás a minha moto vai ser chinesinha, uma Voge...
Quanto a estas de baixa/média cilindrada, eu só tenho a dizer bem, o nosso mercado é isso mesmo e não há a minima necessidade de mais. Não são muito caras, gastam relativamente pouco, andam exemplarmente bem, o suficiente para desfrutar de tudo.

Talvez o que falte às grandes Japas e Europeias é a evolução, as Chinesas evoluiram e bastante e as outras estagnaram.
Mas a evolução não pode ser sinónimo de preços altos, é inconcebivel uma CB500X toda equipada custar 11mil€ quando uma chinesa de qualidade e de fazer inveja á Honda custa 7mil€ totalmente equipada.

Depois admiram-se!!!!

Novembro 07, 2023, 12:51:45, 12:51
Responder #13

2low

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Em todas as feiras EICMA existe sempre um modelo que acaba por ser aquele que é mais votado para o "mais relevante" (tem outro nome) e para este ano, face ao que já se tem especulado vejo a MotoGuzzi V100 Stelvio como o modelo que poderá receber essa votação/interesse a par da Kove 800X super adventure.
De qualquer das formas é surpreendente a evolução da nova Royal Enfield himalayan 450 ou da capacidade que a Kawasaki tem ao apresentar a nova Ninja 7 HEV.

Das outras marcas não tenho visto assim nenhum novo modelo tão surpreendente...
...afinal a Honda com a nova "baby transalp 500cc"  :cool: (pode superar as vendas da CB500X mas não acredito que seja um modelo que possa ser "votado por ser surpreendente".
No geral deveremos ter pequenas evoluções aos modelos existentes de todas as marcas como acontece todos os anos mas vamos ver o que aí vem de modelos eléctricos!

Para já com a abertura da Eicma apenas para depois de amanhã, ainda só temos uma novidade anunciada:


Resta esperar umas 48h para vermos as novidades!
 :festa:


« Última modificação: Novembro 07, 2023, 12:52:49, 12:52 por 2low »
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Novembro 07, 2023, 14:04:09, 14:04
Responder #14

Hemisaro

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Hoje com a imprensa já são anunciados os novos modelos, penso.
Preço menos assim parece pelos vídeos que vão aparecendo.

Surpreende-me é haver poucas inovações rumo à electrificação, nomeadamente híbridos, como a Kawasaki Ninja 7, por exemplo.
Há modelos eléctricos mas das marcas principais não vejo muita coisa.

A CB500 passa a NX500, muda a designação, motivo para fazer um facelift e aumentar um pouco o preço  :D

Novembro 07, 2023, 14:23:15, 14:23
Responder #15

2low

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Bem... a Suzuki fez omeletes com os ovos que tinha...

Novas GSX-8R e GSX-S1000GX




Ambas tem lógica de seguimento das respectivas "plataformas", na de 800cc com a nova Vstrom 800 e GSX-8S faltava uma GSX-8R.
Já na de 1000cc, pegaram na GSX-S1000GT, puxaram-na para cima com os suspensórios e chamam agora de GSX-S1000GX.

Será que da Suzuki ainda vai aparecer mais alguma coisa?!
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Novembro 07, 2023, 15:08:19, 15:08
Responder #16

2low

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Para quem dizia que não havia noticias de eléctricas...

... da Zero Motorcycles, vem aí a DSR/X 2024, uma espécie de PanAmerica eléctrica ou pelo menos faz lembrar uma...





nota: por este andar ficamos a saber de todas as novidades ainda hoje!  :D



« Última modificação: Novembro 07, 2023, 15:09:36, 15:09 por 2low »
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Novembro 07, 2023, 20:15:47, 20:15
Responder #17

Hemisaro

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Não referi não haver notícias sobre motas eléctricas, referi não ver grandes novidades dos grandes fabricantes.
Apesar de tudo, e de o grande movimento de electrificação estar a ser forçado na Europa, como ainda existem grandes mercados sem essa pressão (EUA, por exemplo?) talvez seja por isso que isso não se vê ainda por cá.

É normal que no primeiro dia, e no segundo pela mesma lógica, se saibam de uma grande maioria das novidades (para quem está de fora) porque são dias dedicados aos profissionais e hoje em dia qualquer profissional da área faz vídeos e coloca-os online disponíveis em questão de minutos.
É normal.

Novembro 08, 2023, 09:10:11, 09:10
Responder #18

TuCa

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Bem... a Suzuki fez omeletes com os ovos que tinha...

Novas GSX-8R

Ambas tem lógica de seguimento das respectivas "plataformas", na de 800cc com a nova Vstrom 800 e GSX-8S faltava uma GSX-8R.


Na minha opinião esta 8R além de ter um design bem esquisito e mais parecer uma F

dificilmente vai ter grande sucesso em PT
somente por 26cc, já vai pagar impostos e tudo mais como uma 1000cc

Novembro 08, 2023, 13:28:55, 13:28
Responder #19

JDG

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A Honda parece que tem novas HORNET... 1000cc e 500cc
Esta última, exactamente igual à CB500F ou estou enganado!?

Novembro 08, 2023, 17:16:00, 17:16
Responder #20

JustGil

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A Honda parece que tem novas HORNET... 1000cc e 500cc
Esta última, exactamente igual à CB500F ou estou enganado!?

Sim, a Honda já anunciou uma Hornet 500cc e 1000cc
A CB1000 Hornet, a frente faz-me lembrar muito a Z1000  :)

A CB500F ou Hornet 500, é quase idêntica à versão atual, só mudou algumas linhas e o farol da frente que a meu ver, está mais feio  :(


Em contra partida, a Honda parece que irá voltar ao mercado com a CBR600RR  ;D

 
« Última modificação: Novembro 08, 2023, 17:19:15, 17:19 por JustGil »

Novembro 09, 2023, 10:19:58, 10:19
Responder #21

mivla

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As que eu estava interessado já foram apresentadas, a RE Himalayan 450 e a CF Moto 450MT.
Agora é aguardar que cheguem aos stands para experimentar e fazer a decisão!

Novembro 09, 2023, 11:11:11, 11:11
Responder #22

2low

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As que eu estava interessado já foram apresentadas, a RE Himalayan 450 e a CF Moto 450MT.
Agora é aguardar que cheguem aos stands para experimentar e fazer a decisão!

Está visto que o mercado está a apostar forte nestas "enduristas" de "pequena" média cilindrada.

Tanto a nova RE himalayan como essa nova CFmoto 450MT, têm características muito idênticas:
-cilindrada equivalente e igual taxa de compressão
-potência e binário muito equivalente
-peso a seco e a cheio muito idêntico
-distância entre eixos com diferença de 5mm
A RE esteticamente parece ser mais "maneirinha" mas colocando todos os extras (protecções e afins) e talvez se deixe de ficar com essa sensação.

Até a nova NX500 da Honda que foi buscar a estética da irmã mais crescida, a recente transalp 750, acaba por dessa forma se meter no meio desta nova concorrência... que a ver está cada vez mais preenchida de propostas de várias marcas, para bem do consumidor que poderá ter variadas potenciais escolhas.

Vamos ver se esta nova concorrênica chinesa/indiana continua a prometer preços competitivos e mais baixos que as das marcas tradicionais para tentarmos ver se essas marcas tradicionais acabam por também baixar um pouco os seus preços...

 :cool:

Mais info:
CFmoto450MT https://www.advpulse.com/adv-news/cfmoto-450mt-adventure-bike-announced/
Royal Enfield himalayan 450 https://www.royalenfield.com/content/dam/royal-enfield/motorcycles/himalayan/royal-enfield-himalayan-technical-specifications.pdf
« Última modificação: Novembro 09, 2023, 11:15:00, 11:15 por 2low »
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Novembro 09, 2023, 12:05:17, 12:05
Responder #23

mivla

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A RE tem a vantagem de já trazer algumas proteções ao contrario da MT (crashbar superior e proteção inferior),  a principal diferença que eu quero ver é a diferença entre o mono da RE com o Bi da CF.
Poderá ser esse o ponto que mais as diferencia.
Em relação ao look de ambas, admito que gosto mais do gênero da RE....

Novembro 13, 2023, 21:12:46, 21:12
Responder #24

2low

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A novidade mais recente são 3 novas desportivas da Benelli marcando o reaparecimento da sigla Tornado.
- Tornado T3
- Tornado T4
- Tornado T5

Mais info:
https://motomais.motosport.com.pt/motos/eicma-2023-benelli-tornado-tres-desportivas-ao-alcance-de-todos/
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Novembro 20, 2023, 12:28:50, 12:28
Responder #25

pacama79

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Gostaria de um dia ter uma mota convencional (só tenho experiência com scooter), mas não me estou a ver a limpar e lubrificar corrente, acho que os fabricantes deveriam dar outras opções, assim estou muito limitado na escolha.


Novembro 20, 2023, 12:50:56, 12:50
Responder #26

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Gostaria de um dia ter uma mota convencional (só tenho experiência com scooter), mas não me estou a ver a limpar e lubrificar corrente, acho que os fabricantes deveriam dar outras opções, assim estou muito limitado na escolha.

Existe uma coisa chamada transmissão por veio.

Não existem muitas motos que estejam equipadas com um mas ainda assim existe variedade suficiente.


Novembro 20, 2023, 14:22:51, 14:22
Responder #27

Reiner

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Existem também, modelos com transmissão final com correia, como as Harleys....e quase todas às motos que utilizam correntes, podem ser adaptadas com correias....

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-931303985-kit-relaco-correia-dentada-suzuki-dl-650-v-strom-ate-2013-_JM

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Novembro 20, 2023, 14:47:37, 14:47
Responder #28

pacama79

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Motos acessíveis só conheço a Keeway V302C, não comprei por ser 600 euros mais cara do que em Espanha.
Parece que vem aí uma Voge e uma CF moto, ambas custom.
Pode indicar locais no norte onde façam essa mudança de corrente para correia?

Novembro 20, 2023, 16:38:04, 16:38
Responder #29

lferreira

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Gostaria de um dia ter uma mota convencional (só tenho experiência com scooter), mas não me estou a ver a limpar e lubrificar corrente, acho que os fabricantes deveriam dar outras opções, assim estou muito limitado na escolha.

Bem, para além das outras versões de transmissão, como a correia ou o veio de transmissão, para quem use uma mota convencional com corrente, existem vários meios de lubrificação que não exigem andar constantemente a lubrificar correntes como por exemplo o Scottoiler e o Cobrra (talvez os mais conhecidos).
Eu uso o Scottloiler e acho excelente, um depósito dura para quase 4mil km's, e creio que a corrente ganha um prolongamento de vida util, ainda à 15 dias fui fazer a revisão à marca (para ñ dizerem que era um mecânico amigo, que quis que eu poupasse uns €'s  :)) ) e o próprio mecânico perguntou-me se já tinha mudado a corrente tendo em conta os km's (quase 35 mil), ao que eu respondi que ainda era a de origem, e ele disse-me que ainda ñ havia necessidade urgente de ser mudada!
Portanto, como vê, ter uma mota de corrente ñ implica ter de andar sempre em cima da corrente, agora se for uma questão de comodismo, aí já são outros 500's!!  :)


Novembro 20, 2023, 16:41:20, 16:41
Responder #30

pacama79

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Gostaria de um dia ter uma mota convencional (só tenho experiência com scooter), mas não me estou a ver a limpar e lubrificar corrente, acho que os fabricantes deveriam dar outras opções, assim estou muito limitado na escolha.

Bem, para além das outras versões de transmissão, como a correia ou o veio de transmissão, para quem use uma mota convencional com corrente, existem vários meios de lubrificação que não exigem andar constantemente a lubrificar correntes como por exemplo o Scottoiler e o Cobrra (talvez os mais conhecidos).
Eu uso o Scottloiler e acho excelente, um depósito dura para quase 4mil km's, e creio que a corrente ganha um prolongamento de vida util, ainda à 15 dias fui fazer a revisão à marca (para ñ dizerem que era um mecânico amigo, que quis que eu poupasse uns €'s  :)) ) e o próprio mecânico perguntou-me se já tinha mudado a corrente tendo em conta os km's (quase 35 mil), ao que eu respondi que ainda era a de origem, e ele disse-me que ainda ñ havia necessidade urgente de ser mudada!
Portanto, como vê, ter uma mota de corrente ñ implica ter de andar sempre em cima da corrente, agora se for uma questão de comodismo, aí já são outros 500's!!  :)

Não conheço esses sistemas alternativos... é o próprio concessionário que pode instalar? Por quanto fica?

Novembro 20, 2023, 17:05:59, 17:05
Responder #31

lferreira

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Não é necessário ser um mecânico credenciado a instalar ou num stand, no meu caso, até fui eu que montei o meu sistema, e posso dizer que tenho quase duas mãos esquerdas para a mecânica  :corado: , em relação aos preços, variam de marca para marca e de modelo para modelo, basta fazer uma busca pelas respectivas marcas nos sites da especialidade (produtos para motos) e analisar! Uma boa altura para comprar é agora na Blackfriday, foi quando comprei o meu sistema há uns anos, sempre se poupa uns trocos!  :nice:

Novembro 20, 2023, 17:37:29, 17:37
Responder #32

pacama79

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É só ir acrescentando, como se fosse óleo da corrente da motosserra?

Novembro 20, 2023, 18:36:40, 18:36
Responder #33

lferreira

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É só ir acrescentando, como se fosse óleo da corrente da motosserra?

Simplesmente falando, pode-se dizer isso!
Os reservatórios normalmente são translúcidos, tem uma certa capacidade, mediante a regulação, assim é o seu débito para a corrente, dps é colocar mais quando se vê que está quase vazio!
Para mim, a grande vantagem é que dá para um numero elevado de km's evitando a velha "lenga-lenga" de a cada 2 depósitos andar a lubrificar corrente e o sujar a jante toda quando se coloca spray (porque há sempre um ligeiro excesso)!
Estes sistemas vão pingando de x em x tempo, evitando uma grande acumulação na corrente, e outra vantagem, é no caso de uma viagem maior, andar com uma lata para lubrificar a ocupar espaço na bagagem!

Novembro 20, 2023, 19:04:55, 19:04
Responder #34

pacama79

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Ok, obrigado. Sendo assim, não vou excluir nenhum modelo, posso sempre perguntar no concessionário se colocam esse sistema naquele modelo.

Novembro 21, 2023, 10:33:18, 10:33
Responder #35

dfelix

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Gostaria de um dia ter uma mota convencional (só tenho experiência com scooter), mas não me estou a ver a limpar e lubrificar corrente, acho que os fabricantes deveriam dar outras opções, assim estou muito limitado na escolha.

Não há muitas soluções alternativas porque na realidade a corrente acaba por ser o melhor compromisso.
As alternativas poupam na manutenção directa (que também não é um bicho de sete cabeças) mas depois acrescentam peso, interferem no comportamento ou envolvem outro tipo de manutenções periodicas.

Os Scottloiler e similares facilitam a vida, mas a minha experiência é que também acabam besuntar demasiado e no final a duração é idêntica à da lubrificação manual.
Talvez por isso fui numa moto que vendi e acabei por nunca comprar outro para motos que tive posteriormente.

A Regina recentemente introduziu as Z-Ring que dispensam lubrificação.
Penso que é um opcional em algumas motos da BMW. Mas podem ser adquiridas para outras, embora penso que só existe na medida 520.


Novembro 21, 2023, 14:42:43, 14:42
Responder #36

Svitre

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Eu muito honestamente nunca vi que a cena de lubrificar a corrente fosse algo que me fizesse optar por uma alternativa de manutenção mais dispendiosa. Lubrificar a corrente a cada 800-1000 kms é uma procedimento que demora literalmente um par de minutos. Uma lata de lubrificante, usada de forma adequada (lubrificar o interior da corrente apenas) dá para uns 10K...

Novembro 21, 2023, 14:54:40, 14:54
Responder #37

ThatsMe

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Eu muito honestamente nunca vi que a cena de lubrificar a corrente fosse algo que me fizesse optar por uma alternativa de manutenção mais dispendiosa. Lubrificar a corrente a cada 800-1000 kms é uma procedimento que demora literalmente um par de minutos. Uma lata de lubrificante, usada de forma adequada (lubrificar o interior da corrente apenas) dá para uns 10K...

Devia-se lubrificar a corrente bem mais frequentemente do que de 800 a 1000km.

Na minha opinião, no máximo dos máximos, a cada 500km... O que para alguns poderá significar ter que fazer todo o procedimento várias vezes por mês.

Não é simplesmente pegar na lata e mandar para a corrente: É levantar a roda (nem todas as motas têm descanso central), proteger o chão, aplicar o lubrificante, limpar excesso, recolher proteção do chão, guardar tudo, lavar as mãos, etc. Não são dois minutos, facilmente são bem mais do que isso...

No meu caso, a solução que encontrei foi um sistema de lubrificação semi-automático, em que em andamento o mecanismo vai libertando óleo para a corrente.
Cansei-me de ter que estar quase semanalmente a fazer isso... É que por mais que eu goste de andar de volta da mota e tudo mais, quando isso se transforma em obrigação acaba por ser diferente. Nem sempre há vontade, tempo, disposição, etc.

Não condiciono a compra de mota por ter ou não corrente, mas a partir de agora não voltarei a ter uma mota de corrente sem ter um sistema de lubrificação automático como o Cobrra ou o Scottoiler.

Novembro 21, 2023, 15:00:07, 15:00
Responder #38

ThatsMe

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A Regina recentemente introduziu as Z-Ring que dispensam lubrificação.
Penso que é um opcional em algumas motos da BMW. Mas podem ser adquiridas para outras, embora penso que só existe na medida 520.

Infelizmente isso não é verdade, é marketing por parte da Regina.
Troquei alguns e-mails com um dos representantes deles e ele passou-me documentação que mostra que a corrente é tudo menos isenta de lubrificação.

Repara aqui:


É isenta de lubrificação, mas... Tens que lubrificar:
  • Quando lavas a mota
  • Quando usas a mota em piso molhado
  • Quando usas a mota em estradas sujas
  • Antes de guardar a mota por longos periodos
Estaria disposto a pagar mais para ter uma corrente que dispensasse lubrificante, mas não é isso que esta corrente oferece. Para quem usa a mota diariamente, tem que fazer praticamente a mesma lubrificação do que numa corrente normal.
« Última modificação: Novembro 21, 2023, 15:18:03, 15:18 por ThatsMe »

Novembro 21, 2023, 15:42:09, 15:42
Responder #39

TuCa

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puro marketing, verdade
mas ainda assim, só precisas de lubrificar quando em contacto "forte" com humidade, é o que acabo por entender


enquanto o normal que sempre conheci, é lubrificar a cada 400/500 km
essa em condições ideais, é uma vez ao ano

Novembro 21, 2023, 15:53:34, 15:53
Responder #40

Gentleman rider

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Uma corrente deve andar sempre limpa. É isso que é importante. Por isso esses lubrificadores automáticos de pouco servem.

A lubrificação serve apenas para não deixar a corrente enferrujar.

Com alguma prática, um cavalete e o spray e escova correctos é possível limpar a corrente de uma moto em 5 min. Mais 5 a 10 min para a lubrificar.

A corrente só é chata em viagens de vários dias quando o cuidado da corrente tem que ser feito no descanso central.

Mas fazer na nossa garagem é algo que não chateia nada.

Novembro 21, 2023, 17:51:26, 17:51
Responder #41

2low

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Uma corrente deve andar sempre limpa. É isso que é importante. Por isso esses lubrificadores automáticos de pouco servem.

A lubrificação serve apenas para não deixar a corrente enferrujar.

Com alguma prática, um cavalete e o spray e escova correctos é possível limpar a corrente de uma moto em 5 min. Mais 5 a 10 min para a lubrificar.

A corrente só é chata em viagens de vários dias quando o cuidado da corrente tem que ser feito no descanso central.

Mas fazer na nossa garagem é algo que não chateia nada.

Depende se vamos em grupo e se no grupo todos têm motos com corrente ou se os outros são os sacanas das motos por veio...  :D
No primeiro caso, acaba sempre por haver um período pós jantar para os fumadores e para ir lubrificar correntes...   :tornarseanjinho:
Já se for apenas 2/3 motos e conforme distância feita num dia, com a malta toda estafada... lubrificar correntes... fica para depois da viagem...  :toma:
« Última modificação: Novembro 21, 2023, 17:52:57, 17:52 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 22, 2023, 09:13:27, 09:13
Responder #42

TuCa

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descanso central? mais peso na mota?  >:(


em viagens maiores, vai sempre a latita do lubrificante atrás
mas acaba por ser uma passadela de spray quando se pára para refeições por exemplo (corrente ainda quente)
não estou preocupado com todo o ritual de limpeza e lubrificação, isso é para quando chega a casa

Novembro 23, 2023, 14:12:47, 14:12
Responder #43

pacama79

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Numa era de excesso de comodidades o que me admira é as marcas não irem por esse caminho. Preferem e-clutch

Novembro 26, 2023, 01:45:31, 01:45
Responder #44

dfelix

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Devia-se lubrificar a corrente bem mais frequentemente do que de 800 a 1000km.

Acho que lubrifico com menos regularidade que isso..
Já não me estou para me chatear.
Actualmente a qualidade dos kits é tão má... que muito ou pouco cuidado vai quase dar ao mesmo.

Aliás, esta conversa faz-me lembrar uma discussão no passado.

Não é simplesmente pegar na lata e mandar para a corrente: É levantar a roda (nem todas as motas têm descanso central), proteger o chão, aplicar o lubrificante, limpar excesso, recolher proteção do chão, guardar tudo, lavar as mãos, etc. Não são dois minutos, facilmente são bem mais do que isso...

Sem ignorar o facto de com a corrente fria o lubrificante acaba por pintar mais a corrente que propriamente penetrar onde é suposto.

Na rua e com um simples cepo de madeira para levantar no sentido contrário ao descanso lateral faz-se rapido.
Mas concordo que não são dois minutos.

Ainda assim, prefiro de longe a elasticidade duma corrente aos sustos que o cardã me dá em conduções mais animadas.

em viagens maiores, vai sempre a latita do lubrificante atrás

Sponsored by Via Verde?  :)

(A Via Verde oferecia em tempos uma mini latinha de wd40 para correntes de motos. Por ser pequenina acabou por ficar no saco das coisas que só uso para percursos maiores)


Novembro 26, 2023, 22:25:43, 22:25
Responder #45

JoãoPVCarvalho

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Devia-se lubrificar a corrente bem mais frequentemente do que de 800 a 1000km.

Acho que lubrifico com menos regularidade que isso..
Já não me estou para me chatear.
Actualmente a qualidade dos kits é tão má... que muito ou pouco cuidado vai quase dar ao mesmo.

Aliás, esta conversa faz-me lembrar uma discussão no passado.

Não é simplesmente pegar na lata e mandar para a corrente: É levantar a roda (nem todas as motas têm descanso central), proteger o chão, aplicar o lubrificante, limpar excesso, recolher proteção do chão, guardar tudo, lavar as mãos, etc. Não são dois minutos, facilmente são bem mais do que isso...

Sem ignorar o facto de com a corrente fria o lubrificante acaba por pintar mais a corrente que propriamente penetrar onde é suposto.

Na rua e com um simples cepo de madeira para levantar no sentido contrário ao descanso lateral faz-se rapido.
Mas concordo que não são dois minutos.

Ainda assim, prefiro de longe a elasticidade duma corrente aos sustos que o cardã me dá em conduções mais animadas.

em viagens maiores, vai sempre a latita do lubrificante atrás

Sponsored by Via Verde?  :)

(A Via Verde oferecia em tempos uma mini latinha de wd40 para correntes de motos. Por ser pequenina acabou por ficar no saco das coisas que só uso para percursos maiores)

O cardã não me tem causado sustos mas ainda assim a minha condução mais animada deve ficar muito aquém da que tu fazer com a R9   :lolol:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Novembro 27, 2023, 11:38:36, 11:38
Responder #46

Svitre

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Eu tenho 2 métodos de lubrificar a corrente.
1) - Uso o tal cepo que o dfelix fala do lado oposto ao descanso, sento-me num pequeno banco plástico e com uma mão rodo o pneu e com a outra mando o spray para o interior da corrente, por baixo do braço oscilante.
2) - Uso a técnica de recuar a mota uns metros e ir metendo o lubrificante conforme método anterior.

Em nenhum dos métodos demoro mais de 2-3 minutos.

Apenas lubrifico o interior da corrente e já há muito tempo que não limpo a corrente da mota.

Novembro 27, 2023, 17:15:29, 17:15
Responder #47

Gentleman rider

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Apenas lubrifico o interior da corrente e já há muito tempo que não limpo a corrente da mota.

 :o

Como?

Não é possível isso.

Eu não consigo andar numa moto com a corrente suja, as vibrações que provoca simplesmente me tiram todo o prazer de andar com ela. Se for italiana nem funciona bem  ;D

Novembro 27, 2023, 18:01:03, 18:01
Responder #48

Svitre

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Acredito que o maior problema em sujar a corrente é quando se abusa do lubrificante e depois não se remove o excesso.

Dezembro 15, 2023, 09:12:11, 09:12
Responder #49

2low

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Bem... a Suzuki fez omeletes com os ovos que tinha...

Novas GSX-8R e GSX-S1000GX




Ambas tem lógica de seguimento das respectivas "plataformas", na de 800cc com a nova Vstrom 800 e GSX-8S faltava uma GSX-8R.
Já na de 1000cc, pegaram na GSX-S1000GT, puxaram-na para cima com os suspensórios e chamam agora de GSX-S1000GX.

Será que da Suzuki ainda vai aparecer mais alguma coisa?!

Os ovos pelos vistos são frescos e de boa qualidade!
A Vstrom 800 foi eleita como a moto do ano 2023 na classe ADV.
Suzuki de parabéns, ressuscitou e está bem rejuvenescida! 

Mais info: https://motomais.motosport.com.pt/motos/suzuki-v-strom-800-de-eleita-moto-do-ano-2023-na-categoria-adv/?doing_wp_cron=1702630008.3875639438629150390625
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