Estamos a viver um período tão triste da industria que a expectativa é muito baixa...Quando os modelos mais aguardados são baixas e médias cilindradas made in china... está tudo dito.
Gostava de engolir o meu pessimismo, e que no EICMA surgisse algo digno de "novidade".
Estamos a viver um período tão triste da industria que a expectativa é muito baixa...Quando os modelos mais aguardados são baixas e médias cilindradas made in china... está tudo dito.Nada contra as mesmas.Têm a sua importância. E correspondem a uma valente fatia do mercado.Mas a ideia de que pode surgir aquele modelo que se diferencia e faz desejar... não me parece que vá acontecer.Dos construtores mais populares não se espera muito mais do que... outra vez arroz.Gostava de engolir o meu pessimismo, e que no EICMA surgisse algo digno de "novidade".
Bem... a Suzuki fez omeletes com os ovos que tinha...Novas GSX-8R Ambas tem lógica de seguimento das respectivas "plataformas", na de 800cc com a nova Vstrom 800 e GSX-8S faltava uma GSX-8R.
A Honda parece que tem novas HORNET... 1000cc e 500ccEsta última, exactamente igual à CB500F ou estou enganado!?
As que eu estava interessado já foram apresentadas, a RE Himalayan 450 e a CF Moto 450MT.Agora é aguardar que cheguem aos stands para experimentar e fazer a decisão!
Gostaria de um dia ter uma mota convencional (só tenho experiência com scooter), mas não me estou a ver a limpar e lubrificar corrente, acho que os fabricantes deveriam dar outras opções, assim estou muito limitado na escolha.
Citação de: pacama79 em Novembro 20, 2023, 12:28:50, 12:28Gostaria de um dia ter uma mota convencional (só tenho experiência com scooter), mas não me estou a ver a limpar e lubrificar corrente, acho que os fabricantes deveriam dar outras opções, assim estou muito limitado na escolha.Bem, para além das outras versões de transmissão, como a correia ou o veio de transmissão, para quem use uma mota convencional com corrente, existem vários meios de lubrificação que não exigem andar constantemente a lubrificar correntes como por exemplo o Scottoiler e o Cobrra (talvez os mais conhecidos).Eu uso o Scottloiler e acho excelente, um depósito dura para quase 4mil km's, e creio que a corrente ganha um prolongamento de vida util, ainda à 15 dias fui fazer a revisão à marca (para ñ dizerem que era um mecânico amigo, que quis que eu poupasse uns €'s ) e o próprio mecânico perguntou-me se já tinha mudado a corrente tendo em conta os km's (quase 35 mil), ao que eu respondi que ainda era a de origem, e ele disse-me que ainda ñ havia necessidade urgente de ser mudada!Portanto, como vê, ter uma mota de corrente ñ implica ter de andar sempre em cima da corrente, agora se for uma questão de comodismo, aí já são outros 500's!!
É só ir acrescentando, como se fosse óleo da corrente da motosserra?
Eu muito honestamente nunca vi que a cena de lubrificar a corrente fosse algo que me fizesse optar por uma alternativa de manutenção mais dispendiosa. Lubrificar a corrente a cada 800-1000 kms é uma procedimento que demora literalmente um par de minutos. Uma lata de lubrificante, usada de forma adequada (lubrificar o interior da corrente apenas) dá para uns 10K...
A Regina recentemente introduziu as Z-Ring que dispensam lubrificação.Penso que é um opcional em algumas motos da BMW. Mas podem ser adquiridas para outras, embora penso que só existe na medida 520.
Uma corrente deve andar sempre limpa. É isso que é importante. Por isso esses lubrificadores automáticos de pouco servem.A lubrificação serve apenas para não deixar a corrente enferrujar.Com alguma prática, um cavalete e o spray e escova correctos é possível limpar a corrente de uma moto em 5 min. Mais 5 a 10 min para a lubrificar.A corrente só é chata em viagens de vários dias quando o cuidado da corrente tem que ser feito no descanso central.Mas fazer na nossa garagem é algo que não chateia nada.
Devia-se lubrificar a corrente bem mais frequentemente do que de 800 a 1000km.
Não é simplesmente pegar na lata e mandar para a corrente: É levantar a roda (nem todas as motas têm descanso central), proteger o chão, aplicar o lubrificante, limpar excesso, recolher proteção do chão, guardar tudo, lavar as mãos, etc. Não são dois minutos, facilmente são bem mais do que isso...
em viagens maiores, vai sempre a latita do lubrificante atrás
Citação de: ThatsMe em Novembro 21, 2023, 14:54:40, 14:54Devia-se lubrificar a corrente bem mais frequentemente do que de 800 a 1000km.Acho que lubrifico com menos regularidade que isso..Já não me estou para me chatear.Actualmente a qualidade dos kits é tão má... que muito ou pouco cuidado vai quase dar ao mesmo.Aliás, esta conversa faz-me lembrar uma discussão no passado.Citação de: ThatsMe em Novembro 21, 2023, 14:54:40, 14:54Não é simplesmente pegar na lata e mandar para a corrente: É levantar a roda (nem todas as motas têm descanso central), proteger o chão, aplicar o lubrificante, limpar excesso, recolher proteção do chão, guardar tudo, lavar as mãos, etc. Não são dois minutos, facilmente são bem mais do que isso... Sem ignorar o facto de com a corrente fria o lubrificante acaba por pintar mais a corrente que propriamente penetrar onde é suposto.Na rua e com um simples cepo de madeira para levantar no sentido contrário ao descanso lateral faz-se rapido.Mas concordo que não são dois minutos.Ainda assim, prefiro de longe a elasticidade duma corrente aos sustos que o cardã me dá em conduções mais animadas.Citação de: TuCa em Novembro 22, 2023, 09:13:27, 09:13em viagens maiores, vai sempre a latita do lubrificante atrásSponsored by Via Verde? (A Via Verde oferecia em tempos uma mini latinha de wd40 para correntes de motos. Por ser pequenina acabou por ficar no saco das coisas que só uso para percursos maiores)
Apenas lubrifico o interior da corrente e já há muito tempo que não limpo a corrente da mota.
Bem... a Suzuki fez omeletes com os ovos que tinha...Novas GSX-8R e GSX-S1000GXAmbas tem lógica de seguimento das respectivas "plataformas", na de 800cc com a nova Vstrom 800 e GSX-8S faltava uma GSX-8R.Já na de 1000cc, pegaram na GSX-S1000GT, puxaram-na para cima com os suspensórios e chamam agora de GSX-S1000GX.Será que da Suzuki ainda vai aparecer mais alguma coisa?!