Autor Tópico: Como vão as coisas com o badalado interesse no..."Lítio Português"??  (Lida 19408 vezes)

Outubro 20, 2016, 00:52:05, 00:52
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Como vão as coisas com o badalado interesse no..."Lítio Português"??




Poucos o saberão, mas em 2011 saiu na imprensa uma notícia literalmente bombástica em torno do potencial de extracção de lítio, existente nas Minas na zona da Guarda.

Mas estou a falar de uma coisa mesmo fora do normal, ou seja, falava-se na altura na capacidade de causar uma viragem histórica nas "contas" do nosso país.
Pare se ter ideia, o título por exemplo no jornal Expresso era: "Portugal à Beira de Ficar Rico", pois seria na altura...e presumo que continue a ser, o 5º maior produtor Mundial de lítio.

Já por essa altura (...e volto a referir que estas notícias tiveram o seu boom há uns anitos) a procura desta matéria-prima para baterias tinha uma previsão de crescimento imensa. A previsão era de uma procura que iria quadriplicar em apenas 10 anos, segundo um estudo da MarketResearch.com!!

O mesmo estudo também indicava na altura que em 2010 o mercado mundial de lítio ascendera aos 11 mil milhões de dólares e que em 2020 deveria rondar os 43 mil milhões de dólares.

Ora se analistas na altura avançavam que Portugal tinha um potencial de exploração para mais 70 anos...como vemos tudo isto passados 5 anos?  :???:

Os veículos eléctricos estão numa fase de cada vez maior atenção, seja no sector automóvel, dos motociclos ou dos transportes públicos...e isto sem contar com toda uma indústria de gadgets e tecnologia de ponta.

Sabendo todos nós que Portugal é um país que conta tostões e não milhões (excepto no tocante a dívidas), poderia ser esta a oportunidade de fazer algo com os recurso que tem...mais ainda quando a procura e o interesse por Veículos Eléctricos atinge o ponto de ebulição nos dias que correm.

Mas é aqui também que a questão se torna nebulosa, acreditem...

É que já na altura o Expresso dizia de fonte segura que o principal produtor de lítio em Portugal estaria a ser sondado por várias empresas multinacionais da indústria das baterias para carros eléctricos (com a Mitsubishi à cabeça), no sentido de formar parcerias que passariam pela criação de uma fundição em Portugal.

Passados estes anos...o que temos?

Portugal tornou-se ainda mais expert a contar tostões, enquanto grandes multinacionais exploram os recursos do nosso país.

Querem um exemplo bem recente??

Segundo noticiado no Jornal de Negócios em Agosto deste ano, a Americana Bull Run Capital requereu "a atribuição de direitos de prospecção e pesquisa de depósitos minerais de Lítio e minerais associados" numa zona chamada Arcozelo, nos concelhos de Gouveia e Mangualde, distritos da Guarda e Viseu, num anúncio até já publicado em Diário da República pela Direcção-Geral de Energia e Geologia.

Portanto e terminando esta minha intervenção, Portugal parece ter feito aquilo que melhor sabe...entregar de bandeja aos outros aquilo que também saberia fazer e com isso, muito provavelmente, perdendo a excelente oportunidade de estar na linha da frente em matéria de fornecedor Mundial de lítio. Assim, o lítio continua nacional, mas os milhares de milhões escapam-se a "palrar" noutras línguas.

Enfim...é de rir para não chorar e desculpem a revolta contida com que escrevo este tópico!  :topicclosed:
« Última modificação: Maio 04, 2018, 13:28:06, 13:28 por Sapiens21 »
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Outubro 20, 2016, 01:03:58, 01:03
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Epa.. a quantidade de litio que vai ser necessária para a provável necessidade de baterias nas próximas dezenas de anos, está estimada em 2% das reservas do nosso planeto.



Acredito que de para ganharmos algum dinheiro, mas nao nos vamos tornar na Arabia Saudita do litio
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Outubro 20, 2016, 01:21:13, 01:21
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Infelizmente duvido que a fatia que nos calhe seja compatível com o facto de o lítio sair de solo Nacional.

A este respeito posso dizer que uma empresa de nome Slipstream Resources (Australiana) pediu já a atribuição de direitos de prospecção na zona de Beça, nos concelhos de Boticas e Montalegre...mas não se ficou por aí!

Foram igualmente requeridos direitos para o Minho, nas zonas de Barcelos, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Verde.

Portanto o resultado é o seguinte: O material existe! O maior ganho é que não fica por cá... :toma:

Pagam-se uns direitos de milhões....saem do solo uns milhares de milhões!
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Outubro 20, 2016, 10:06:28, 10:06
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carlospira

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Boas,

Mas não estamos já habituados a que assim seja ???!!!!

Portugal é para dar riqueza aos grandes lobbies estrangeiros...

Partilhem esta vergonha na net.
( Posso partilhar no meu facebook ? )

Um abraço
Carlos Pires
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Outubro 20, 2016, 15:06:26, 15:06
Responder #4

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Nao acho estranho que seja australiana pois este pais é rico em litio  :ok:



Em parte, até entendo porque este é o modelo de exploração na maioria dos países: cria-se uma concessão que depois é leiloada.

Desta forma o estado não tem que investir na infraestrutura, nem tao pouco que ganhar o know-how e depois ter que ir ao mercado vender o lítio.


Para nao falar, e agora vou ser mauzinho, que evita uma serie de problemas sociais pois o trabalhadores deste tipo de industrias sao fortemente sindicalizados, sendo depois usados como arma politica em greves e afins... muitas vezes, apenas para manipulacao (veja-se as greves diarias que havia com o anterior governos e as que ha agora, tendo as condicoes agravado-se...)


 

No fundo, é mais um grupo cujos lucros vao pagar uma pequena parcela de IRC no Luxemburgo ou na Holanda, à imagem de outros tantos... é mais do mesmo e ja nem dá estranhar  :( :(
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Outubro 22, 2016, 12:16:46, 12:16
Responder #5

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Outubro 22, 2016, 12:33:34, 12:33
Responder #6

rodrigues

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Continuamos a ser mal governados e continuaremos a ser para sempre, é feitio de Português.

Aconteceu o mesmo com as minas de Volfrâmio no norte do País durante a II guerra e à custa disso muitos enriqueceram mas por pouco tempo, não souberam gerir depois de terminar a guerra, ainda hoje algumas minas estão por explorar a 100% .

O Português prefere entregar a estrangeiros á exploração do que se meter em trabalhos porque o governo também não apoia em nada, só vê lucro como o tio Patinhas.

Outubro 22, 2016, 19:45:08, 19:45
Responder #7

pjmartinho

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Em parte, até entendo porque este é o modelo de exploração na maioria dos países: cria-se uma concessão que depois é leiloada.

Desta forma o estado não tem que investir na infraestrutura, nem tao pouco que ganhar o know-how e depois ter que ir ao mercado vender o lítio.

Para nao falar, e agora vou ser mauzinho, que evita uma serie de problemas sociais pois o trabalhadores deste tipo de industrias sao fortemente sindicalizados, sendo depois usados como arma politica em greves e afins... muitas vezes, apenas para manipulacao (veja-se as greves diarias que havia com o anterior governos e as que ha agora, tendo as condicoes agravado-se...)

O Estado até que nem precisa de investir na infraestrutura nem tem de ganhar know-how... de certeza que existiram investidores nacionais com interesse em explorar estas minas mas, para esses, os entraves são tão grandes que fazem com que qualquer iniciativa morra logo à nascença... enquanto que para os estrangeiros, é só facilidades para depois poderem dizer (os politicos) que Portugal tem capacidades para atrair investimento estrangeiro, e que esses vão criar um sem número de postos de trabalho.

No caso das empresas serem estatais, além dos sindicatos, vem logo por arrasto o famoso "acordo de empresa", onde se acorda tudo o que não está estipulado no direito do trabalho... normalmente são regalias, e beneces, umas atrás das outras que são pagas pelos contribuintes no geral. Basta ver quantas empresas públicas existem e quantas são as que dão lucro.

Continuamos a ser mal governados e continuaremos a ser para sempre, é feitio de Português.

Já dizia o Julio César, quando deixou de ser governador da provincia da Ibéria, que as pessoas da Ibéria são "muito esquisitas... nem se governam, nem se deixam governar!"

Novembro 18, 2016, 22:22:56, 22:22
Responder #8

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Lembram-se deste tópico que vos trouxe aqui há não muito tempo???

Então leiam isto...

...mas leiam com cuidado, pois será uma questão de juntar quase 1+1..

https://pplware.sapo.pt/informacao/giga-fbrica-da-tesla-pode-ser-instalada-em-portugal/

Além das condições que o governo (já em conversações) poderá dar, temos ainda matéria prima essencial para as baterias.

Deixa ver no que isto vai dar... :pensador:
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Novembro 19, 2016, 07:12:44, 07:12
Responder #9

João_Santos

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Era muito importante que viesse essa Fábrica para Portugal e bem precisamos de mais Emprego, pois mão de obra de muito boa qualidade já temos, veja-se a Autoeuropa, que é uma das melhores do mundo.

João  :scooter: :scooter:

Novembro 19, 2016, 14:49:51, 14:49
Responder #10

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Seria extraordinário!

A vinda de uma fábrica dessas (giga-factory) mesmo que somente dedicada às baterias que depois seriam exportadas para todo o Mundo, era algo que revolucionaria por completo a região onde se instalasse.

Vamos ver o que acontece, já que o artigo refere que o Costa já teve conversações com responsáveis da Tesla.

(O que eu gostava de saber o que disseram.....)
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Novembro 19, 2016, 15:10:27, 15:10
Responder #11

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O problema é que os franceses estão também na corrida, e são muito mais centrais na distribuição pela Europa... :'(
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Novembro 19, 2016, 19:33:55, 19:33
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Numa altura em que cada vez mais os olhares se depositam nos veículos eléctricos, é normal que os países queiram atrair investimento nessa área.

Comparativamente com França, a mão-de-obra por cá é muito mais "barata" (para mal dos que o recebem ao final do mês), mas pode ser também isso que ajude ao investimento.

Entendo perfeitamente que o estar numa zona mais central da Europa pode ajudar e muito ao captar de investimento, mas se formos a ver.... países do leste Europeu também têm conseguido, levando mesmo à deslocalização de investimentos.

Num ligeiro off-topic e a que a Moderação não levará a mal, se acaso o PM António Costa desse a provar um pastel de Belém ao Elon Musk, a Giga-Factory estava no papo...  :D
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Novembro 29, 2016, 11:02:20, 11:02
Responder #13

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Novembro 29, 2016, 11:41:14, 11:41
Responder #14

dfelix

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Todos querem a fábrica da Tesla.
Mas a Tesla quer o lítio. :D

A matéria prima acaba por ser o único argumento válido.
E certamente que só com algum acordo que permita condições especiais (que outros poderão também querer) talvez tenhamos a sorte de conseguir pelo menos uma fabrica para baterias.

É que da perspectiva fiscal não somos nada aliciantes para uma Gigafactory...
Basta ver porque razão a única fábrica europeia da Tesla está na Holanda...  onde até as nossas grande empresas têm a sua sede fiscal.  :D


Novembro 29, 2016, 12:48:53, 12:48
Responder #15

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Sim...tenho umas certas dúvidas que Portugal consiga atrair um investimento destes. Julgo que não será nada fácil bater os outros interessados Europeus.

Fala-se naturalmente das excepcionais condições ao nível de exposição solar e horas/dia que os painéis da fábrica da Tesla poderiam capitalizar em energia limpa, mas...bem...a verdade é que em Espanha conseguiam o mesmo, assim como muito perto disso também noutras localidades de França.

Um investimento destes não o será apenas e só económico, na altura de escolher o país a acolher a fábrica...
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Novembro 29, 2016, 12:53:23, 12:53
Responder #16

dfelix

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Um investimento destes não o será apenas e só económico, na altura de escolher o país a acolher a fábrica...

Outro argumento que não joga a nosso favor...
 :(

Novembro 30, 2016, 10:48:29, 10:48
Responder #17

rodrigues

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Novembro 30, 2016, 20:23:17, 20:23
Responder #18

João_Santos

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Rodrigues normalmente estes Fabricantes escolhem localidades perto de Portos de Embarque e não é qualquer um que serve pela profundidade. Mas para Torres Vedras era a sorte grande.

João  :scooter: :scooter:

Novembro 30, 2016, 21:09:39, 21:09
Responder #19

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Para a Guarda era muito bom, perderam muitos empregos na industria de componentes e de cablagens automovel  :nice:




O litio também não é pêra doce... não sei se sabem mas e um metal que quando reage com certos elementos é perigoso... alias, ja devem ter ouvido falar disso nos problemas das baterias dos Samsung Note... aí devido provavelmente a impurezas nos packs de litio  ::P:



Ha uns tempos os 2 ocupantes de um Tesla perderam a vida depois de terem um acidente e o veiculo ter literalmente explodido devido as baterias terem ficado danificadas... nos primeiros modelos dos Tesla tiveram inclusive de passar a meter uma protecao inferior em titanio pois alguns detritos projectados pelas rodas furavas as capsulas das baterias e incediavam os carros  :nice:
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Novembro 30, 2016, 21:22:20, 21:22
Responder #20

dfelix

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O litio também não é pêra doce...

Também é usado para tratar algumas doenças mentais!  :megafeliz:


Novembro 30, 2016, 22:26:29, 22:26
Responder #21

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Não deixo de ficar um pouco impressionado pela tenacidade demonstrada pelo Presidente da Câmara da Guarda.

O homem está mesmo focado no objectivo de trazer a fábrica... :nice:

As suas palavras são reveladoras de alguém que está disposto a "facilitar" tudo quanto estiver ao seu alcance fazer:

"Falei, já escrevemos, já dissemos, já manifestámos. O que é que podemos fazer mais? Pedir ajuda a todos que conheçam. Se nos pedirem para ir amanhã aos Estados Unidos falar com alguém da Tesla já me dispus"

Infelizmente a boa vontade não basta e acho que a coisa não se ficará pela bandeira tricolor..verde/amarelo/vermelho, mas sim e com muita probabilidade - e muita pena nossa - pela tricolor azul/branco/vermelho (por esta ordem).  :(
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Dezembro 01, 2016, 00:48:40, 00:48
Responder #22

dfelix

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Com tanta gente cheia de vontade, ainda vamos ser todos nós a pagar pela fábrica!

Dezembro 01, 2016, 01:10:02, 01:10
Responder #23

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Pelo menos o terreno deveria de certeza ficar pelo preço simbólico de €1,00...  8)
Não me admirava nada e estaríamos a falar de uns valentes hectares...

E isto para não falar de condições fiscais "especiais" que por certo seriam concedidas.

Mas pronto. Nada vai acontecer porque...a fábrica da Tesla vai por certo para outro lado... :'(
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Dezembro 06, 2016, 14:46:26, 14:46
Responder #24

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OH MY GOD....  :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz:


Tesla regista-se em Lisboa e está cada vez mais perto de Portugal

Notícia do Diário de Notícias de hojehttp://www.dn.pt/dinheiro/interior/tesla-regista-se-em-lisboa-e-esta-cada-vez-mais-perto-de-portugal-5537044.html?utm_source=Push&utm_medium=Web

A Tesla Portugal, Sociedade Unipessoal foi constituída a 22 de Novembro.


Será???  :bandeiraportugal:
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Dezembro 06, 2016, 17:49:23, 17:49
Responder #25

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É a representação comercial e assistência da sua oferta... a Megafactory é outra história...

Mas um Model 3 e um Powerwall com telhas da Solar City... :megafeliz:


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Dezembro 06, 2016, 18:45:26, 18:45
Responder #26

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Sim, uma fábrica por cá, mesmo com a enorme vontade que os meios de comunicação social estão a dar "à coisa"...ainda permanece como uma certa miragem. Sei perfeitamente que do desejo à realidade existe um passo de gigante.

Mas pode ser que sim...que venha, até porque já li que não será apenas uma fábrica nos planos da Tesla para a Europa.

Quem sabe se não nos calha por cá uma delas.... :stuck_out_tongue_winking_eye:
« Última modificação: Dezembro 06, 2016, 18:49:11, 18:49 por Sapiens21 »
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Dezembro 06, 2016, 18:48:15, 18:48
Responder #27

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Responder #28

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...... Condições para isso até temos e a Gigafactory 2 ali na zona entre Sines e Beja assentaria que nem uma luva ( Sol,porto águas profundas, aeroporto às moscas, via férrea que rapidamente se poderia transformar em bitola europeia para abastecer a Europa ) e ainda a possibilidade de no futuro próximo se criar um ramo náutico da tesla ( Tesla Marine Division soaria bem ) já estou a imaginar barcos de recreio alimentados a baterias/motores elétricos de alto rendimento e com enormes autonomias e reduzidos custos de utilização a saírem de uma hipotética fábrica de construção Naval da Tesla.....E o Lítio português a ajudar nesta enorme equação, deixem-nos sonhar!!
Claro que existem muitos outros fatores a considerar e um investimento desta grandeza terá de ser muito bem ponderado mas que temos boas hipóteses lá isso é verdade.
1 abraço
Scooterado  :scooter: SLB 35 == » 36

P.s. ..... E há ainda a vertente aeroespacial tão querida ao visionário Musk que também tem em Portugal boas condições para funcionar ( Stª Maria ou Lajes são bons exemplos disso )
P.s. 2  Ridicularizando um pouco a coisa, os clientes Europeus vinham a PT buscar os seus popós Tesla ficavam por cá uns dias, aproveitavam e davam umas voltas suborbitais  num Virgin Galactic ou equivalente da Space X e finalmente, regressariam aos seus países usando a rede de Superchargers que já começa a haver por toda essa Europa.

Dezembro 07, 2016, 18:57:26, 18:57
Responder #29

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Gostei muito de ler a tua análise sobre o assunto, Scooterado. A sério, muito mesmo!

A ideia de uma fábrica de construção no ramo naval (com motores de propulsão inteiramente por via de energia eléctrica), pode parecer descabida à primeira vista, mas no fundo será também aí que mais tarde ou mais cedo haverá evoluções.
Aproveitar os conhecimentos e capital humano na construção naval (lembro-me aqui de Viana do Castelo), seriam uma boa carta de apresentações para servir de "chamariz".

Seria extraordinária a ideia de implantação de uma fábrica do género...tornando-a realidade.

Ansiemos por que o Elon Musk passe aqui pelo CP-Moto e leia a ideia... :D :D :lolol: :lolol:
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Dezembro 07, 2016, 20:29:33, 20:29
Responder #30

rodrigues

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...... Condições para isso até temos e a Gigafactory 2 ali na zona entre Sines e Beja assentaria que nem uma luva ( Sol,porto águas profundas, aeroporto às moscas, via férrea que rapidamente se poderia transformar em bitola europeia para abastecer a Europa ) e ainda a possibilidade de no futuro próximo se criar um ramo náutico da tesla ( Tesla Marine Division soaria bem ) já estou a imaginar barcos de recreio alimentados a baterias/motores elétricos de alto rendimento e com enormes autonomias e reduzidos custos de utilização a saírem de uma hipotética fábrica de construção Naval da Tesla.....E o Lítio português a ajudar nesta enorme equação, deixem-nos sonhar!!
Claro que existem muitos outros fatores a considerar e um investimento desta grandeza terá de ser muito bem ponderado mas que temos boas hipóteses lá isso é verdade.
1 abraço
Scooterado  :scooter: SLB 35 == » 36

P.s. ..... E há ainda a vertente aeroespacial tão querida ao visionário Musk que também tem em Portugal boas condições para funcionar ( Stª Maria ou Lajes são bons exemplos disso )
P.s. 2  Ridicularizando um pouco a coisa, os clientes Europeus vinham a PT buscar os seus popós Tesla ficavam por cá uns dias, aproveitavam e davam umas voltas suborbitais  num Virgin Galactic ou equivalente da Space X e finalmente, regressariam aos seus países usando a rede de Superchargers que já começa a haver por toda essa Europa.

Gostei imenso de ler  :nice:

Amigo Scooterado, candidata-te a primeiro ministro que eu voto em ti  :cool:

Dezembro 07, 2016, 23:09:39, 23:09
Responder #31

TMXR

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O ramo naval não se vai tornar atractivo tão depressa...


Penso que ate 2050 (?) eles vão poder andar a meter aquela (desculpem a linguagem) porcaria que metem que na realidade não passa de petróleo mal refinado... alias, ele ou é o subproduto (vulgo refugo) da destilagem do diesel ou então é mesmo o resíduo!...

pior produto do que este so mesmo o "preto da borracha" que é usado para fazer os pneus e o próprio do alcatrão que usam para fazer as estradas  :???: :???:


Aquilo é tao barato que mesmo os transatlaticos que trazem milhares de contentores e gastam milhares de toneladas de combustível na viagem, aquilo acaba por ficar por 0.001 € o kilo
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Fevereiro 22, 2017, 00:16:27, 00:16
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Cidadãos querem fábrica da Tesla em Portugal.
É assim que a querem convencer...


http://videos.sapo.pt/D7UzGd2kZ9Rjic93L7PO

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Setembro 27, 2017, 15:51:59, 15:51
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Ah pois é....

E agora veio a público que o interesse pelo lítio português tem aumentado exponencialmente.  8)


Lítio português na mira dos investidores com acelerar da mobilidade elétrica


Notícia completa: http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/litio-portugues-na-mira-dos-investidores-com-acelerar-da-mobilidade-eletrica
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Maio 04, 2018, 07:59:42, 07:59
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Foi ontem divulgado na Sic Notícias....


"A mina de Covas do Barroso, Vila Real, tem o dobro das reservas de lítio estimadas, o que poderá fazer de Portugal o primeiro produtor de lítio da Europa."

http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2018-05-03-Mina-de-Covas-do-Barroso-tem-o-dobro-das-reservas-de-litio-estimadas
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Responder #35

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Não li o que para aqui comentaram, por preguiça matinal, apenas li o titulo.

Assim… apenas acrescento que o pouco que me recordo sobre este assunto é que o maldoso malandro que deixou de ser sócio de um partido foi um dos grandes percursores no sentido de Portugal vir a tornar-se bastante importante no mundo sustentável dos veículos eléctricos. MAS a crise e os EUA lixaram-lhe tudo. Depois os partidos da oposição fizeram-lhe a cama.
Pode ser isto e aquilo mas há que reconhecer que algumas coisas ele fez bem, até onde conseguiu.
Ideias excelentes mas claro… se ganhou com isso comissões e afins… isso já é vergonhoso.
Mas cheguei a acompanhar nessa altura este tema e esperava mesmo que Portugal viesse a ter a maior fabrica do mundo de baterias de litio para fornecimento de veiculos electricos.
Pelo menos em materia prima não falta! O litio é mesmo o "diamante portugues" e se houver investimentos nesta area... que Portugal se torne grande!


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Maio 04, 2018, 13:33:26, 13:33
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Sim...aparentemente e na senda do que tem vindo a ser noticiado, não faltará mesmo em solo nacional, muita matéria prima para suprir as necessidades nascidas dos investimentos de largos milhões que o sector automóvel tem vindo a anunciar.

Mas...(porque existe sempre um "mas")...a prospecção é detida por grandes companhias estrangeiras e aposto que aquilo com que Portugal fica deve ser muito pouco....

E isto custa, porque nem com outros exemplos espalhados pelo Mundo se aprende!!!
De certeza que o proveito de Portugal com isto, deve ser uma ínfima parte daquilo com que vão enriquecer grandes companhias...

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Maio 04, 2018, 14:26:30, 14:26
Responder #37

2low

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Sim...aparentemente e na senda do que tem vindo a ser noticiado, não faltará mesmo em solo nacional, muita matéria prima para suprir as necessidades nascidas dos investimentos de largos milhões que o sector automóvel tem vindo a anunciar.

Mas...(porque existe sempre um "mas")...a prospecção é detida por grandes companhias estrangeiras e aposto que aquilo com que Portugal fica deve ser muito pouco....

E isto custa, porque nem com outros exemplos espalhados pelo Mundo se aprende!!!
De certeza que o proveito de Portugal com isto, deve ser uma ínfima parte daquilo com que vão enriquecer grandes companhias...

O que é certo é que quem não for maçon ou não ser dos bons agrados desses grandes grupos de bandidos e FDP que dominam o mundo, se lixa.
Basta ver o que aconteceu com o Sócrates, com o Carlos Cruz, etc...
Qualquer um deles pode realmente ser corrupto ou ter cometido algum crime mas que há muita coisa estranha em redor do ataque a essas personalidades, há e existe!

Alguém ficou chateado com o Carlos Cruz ter ficado à frente da campanha/candidatura do Euro2004...
Ups…a foto... https://desporto.sapo.pt/futebol/selecao/artigos/carlos-cruz-revela-compra-de-votos-para-o-euro2004
Ups...o texto...https://www.cmjornal.pt/desporto/futebol/detalhe/cruz_acusa_madail_e_socrates__de_comprar_votos
« Última modificação: Maio 04, 2018, 14:36:35, 14:36 por 2low »
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Fevereiro 28, 2019, 18:43:59, 18:43
Responder #38

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O interesse cresce a um ritmo impressionante, com algumas empresas já licenciadas a operar em Portugal....e outras a querer fazer o mesmo.

O preço da tonelada cresce imenso de ano para ano...mas gostava (eu e se calhar todos nós) de saber 2 coisas:

1° - Portugal (mais concretamente a sua economia) vai realmente beneficiar com essa enorme quantidade de lítio que dizem ter??

2° - Como ficarão depois as áreas onde será feita essa prospecção? Existem planos concretos para a zona não se assemelhar depois a pedreiras a "céu aberto"??

Portugal poderia ganhar muito com isto, já que este será, grosso modo, o "novo petróleo" a usar nas próximas décadas. Mas algo me diz (e não estarei longe da verdade), que só vai beneficiar uns quantos.  :-\


https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/litio-a-febre-do-ouro-branco-esta-a-mudar-o-mundo-416612
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Março 01, 2019, 09:59:58, 09:59
Responder #39

Nuno YB

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O interesse cresce a um ritmo impressionante, com algumas empresas já licenciadas a operar em Portugal....e outras a querer fazer o mesmo.

O preço da tonelada cresce imenso de ano para ano...mas gostava (eu e se calhar todos nós) de saber 2 coisas:

1° - Portugal (mais concretamente a sua economia) vai realmente beneficiar com essa enorme quantidade de lítio que dizem ter??

2° - Como ficarão depois as áreas onde será feita essa prospecção? Existem planos concretos para a zona não se assemelhar depois a pedreiras a "céu aberto"??

Portugal poderia ganhar muito com isto, já que este será, grosso modo, o "novo petróleo" a usar nas próximas décadas. Mas algo me diz (e não estarei longe da verdade), que só vai beneficiar uns quantos.  :-\


https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/litio-a-febre-do-ouro-branco-esta-a-mudar-o-mundo-416612

Independentemente do tipo de recurso, "Portugal" vai ganhar o mesmo que é costume: os donos das terras onde vão ser feitas as explorações ( normalmente politicos, que as compraram por meia duzia de tostões, depois de estas serem expropriadas em defesa do "interesse publico" ) vendem as concessões a aglomerados estrangeiros, dando-lhes contrapartidas em termos fiscais para poderem arrecadar mais uns milhões. Desde a queda do regime, em que tudo era nacionalizado, que é assim... é a chamada "liberdade".

Se, por mero acaso, não forem estrangeiros a pegar nisso, ficarão as reservas de lítio ao abandono. Porque o Estado não tem capacidade para as explorar e não dá apoios nenhuns a quem as tem. Como é costume, os apoios do Governo ás empresas são quase nulos e, quando os há, é preciso reunir algumas condições ( uns milhões de impressos preenchidos e um pacto com o Diabo ). Isto, claro, se não tivermos já os bolsos bem fundos e/ou conhecimentos nos sitios certos.

Ou seja, serão os do costume a engordar, como foi o caso da Embraer em Evora ( ou alguem acredita que a Fundação Eugénio de Almeida "doou" os terrenos para ser instalado o Parque de Industria Aéronautica á Camara de Evora, sem receber contrapartidas, além das dadas tambem a intermediários, ministros, deputados, etc? ), da AutoEuropa em Palmela, das minas de Neves Corvo, etc, etc, etc. Vão gerar emprego directos e indirectos, com certeza, mas os lucros realmente visiveis irão parar aos bolsos do Governo, das empresas de exploração e de alguns ( muitos ) politicos/empresários/intermediários. Os funcionários irão receber os salários do costume, para extrair um produto que dá lucros brutais.

Quanto ao impacto ambiental que essas explorações irão, eventualmente, provocar... estamos em Portugal, onde licenciaram a construção de um futuro aeroporto mesmo depois do parecer negativo do estudo das agencias ambientais independentes e estatais... e acho que está tudo dito.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 03, 2019, 20:26:39, 20:26
Responder #40

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Sim, é o mais certo a acontecer.
Serão somente alguns a b€n€ficiar com esta corrida ao "lítio português".

Os pedidos de prospeção e pesquisa continuam a aumentar desde a notícia da sua existência, nomeadamente desde quando se falou em "grande quantidades" de lítio.

Existe até um relatório de um grupo de trabalho intitulado “lítio” e que confirma a existência de dezenas de pedidos para a prospeção e pesquisa de lítio fora das áreas constantes da RCM (Resolução do Conselho de Ministros).

O interesse é muito...os valores de que se fala são exorbitantes...a quantidade existente é relevante (ainda que haja minas muitíssimo maiores fora da Europa), mas depois daqui por uns anos vai-se chegar à conclusão que já se adivinha.
Portugal...ou melhor, os Portugueses, na sua esmagadora maioria, beneficiam 0 (zero) com isto.  :-X

E ainda ficam com vastas áreas do território (zona norte), esventradas.
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Março 29, 2019, 12:57:43, 12:57
Responder #41

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Março 29, 2019, 13:13:13, 13:13
Responder #42

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Bem....em termos de empregabilidade e numa visão económica para o país, ter uma fábrica de um dos maiores construtores do Mundo em Portugal, focada na produção de baterias eléctricas com as mais modernas tecnologias na indústria, seria bastante bom.

Bem sei que o CEO não diz, para já, onde será construída, mas atendendo a que temos uma das maiores reservas de lítio da Europa, começo aos poucos a juntar 2+2...

A minha avó materna tem um belo terreno em pleno Alentejo, que pode muito bem vender pela pechincha de 5 milhões de €€'s.  :tornarseanjinho:

Nem que se destine somente a parque de viaturas, já que imagino que uma fábrica destas seja coisa para ocupar uns 100 hectares...no mínimo. :)
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Março 29, 2019, 13:25:55, 13:25
Responder #43

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O meu problema é quando se começa a substituir uma tecnologia que recorre ao subsolo por outra... que recorre ao subsolo.
Se tivesse de escolher, como português, preferia que fizessem os furos noutro lado
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Responder #44

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Percebo-te...

A nível paisagístico a mutação será bastante evidente, de certeza. E neste momento já temos companhias a explorar lítio em Portugal, como indiquei mais atrás neste tópico, se bem que tenho certas reservas quanto àquilo que dirá ou é abrangido pelo contrato, nomeadamente quanto ao r€torno para o país e depois o próprio momento pós-extração, mesmo que daqui por 10-15-20 anos.
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Março 29, 2019, 14:11:28, 14:11
Responder #45

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Ha aí uma coisa que preverte o discurso do administrador do grupo vAG que são os incentivos fiscais.


Não sei até que ponto é que a racional que ele usa entra em conflito com os benefícios fiscais porque cálculo que o lítio das gigafactories não venha do Nevada e de Nova Iorque.


Mais uma variável para se observar nas futuras jogadas dos grandes fabricantes  :nice:
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Março 30, 2019, 07:35:36, 07:35
Responder #46

Sapiens21

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Parece que estava a adivinhar, quando escrevi o que está mais atrás...

Na notícia mais recente sobre o tema e muito provavelmente apeecebendo-se de cada vez maiores movimentações no interesse pelo "Lítio Português", já veio a associação ambientalista ZERO criticar a falta de avaliação dos impactos ambientais do alargamento da exploração de lítio em Portugal, considerando que se trata de "um desrespeito pelas populações".


É pretendida uma Avaliação Ambiental Estratégica para evitar que, no fundo, a passagem das empresas de exploração pelos locais não resulte numa manta de retalhos. Pelo menos sem um plano para a sua recuperação ambiental após a extração...
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Abril 10, 2019, 13:02:53, 13:02
Responder #47

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A notícia, que dá conta de Projecto de Interesse Nacional (PIN) nesta área que aqui trata o tópico, é de hoje e saiu no Jornal de Negócios.


Link directo: https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/governo-so-admite-mina-de-litio-como-pin-com-construcao-de-refinaria?ref=Empresas_Destaque



« Última modificação: Abril 10, 2019, 13:05:47, 13:05 por Sapiens21 »
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Abril 13, 2019, 13:28:34, 13:28
Responder #48

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Responder #49

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Por razões que se prendem com o facto de Portugal ser o 5° maior produtor mundial de lítio e o maior de entre os países da UE, foi - e bem - alvitrada 3 vezes no tópico a mera possibilidade da Gigafactory poder vir para cá.

Pois parece que virá mesmo para a Europa, mas não para Portugal.  :-X

Nem que fosse só para fabricar baterias, seria tão bom para tanta gente...tantas famílias que teriam novas oportunidades de emprego.

Enfim....outras razõ€s mais fortes se levantam.

https://observador.pt/2019/07/29/tesla-vai-anunciar-fabrica-europeia-em-portugal/
« Última modificação: Julho 29, 2019, 22:02:09, 22:02 por Sapiens21 »
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