Autor Tópico: Como vão as coisas com o badalado interesse no..."Lítio Português"??  (Lida 19409 vezes)

Agosto 01, 2019, 09:51:23, 09:51
Responder #50

Lourenço

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O Lítio Português não é ouro e com a evolução dos preços (em baixa), muito provavelmente as empresas extratoras não terão forma de compensar os impactos ambientais.
É urgente esperar e... "ficar, pelo menos por agora, a ver passar os comboios".

...
Tendo trabalhado duro para antecipar uma corrida aos carros elétricos, as minas de lítio estão agora com muito stock. A corrida realmente não aconteceu …

As indústrias de mineração aumentaram o ritmo e abriram novos locais para extrair o lítio do solo. Um movimento iniciado para aumentar as necessidades deste metal alcalino para as baterias de carros elétricos.
No entanto, em 2018, o mercado não decolou como esperado. Na Europa e na América, mas também e especialmente na Ásia. Na China, em particular, o crescimento caiu pela metade em 2018 em comparação com 2017. Desde então, as empresas de extração reduziram os preços do lítio, chegando a 50% na Ásia. A queda é menos marcada para o lítio sul-americano.

O mercado também tem que lidar com a notável chegada da Austrália ao jogo, e essa queda no preço dessa matéria-prima usada em baterias é uma boa notícia para os fabricantes de automóveis. Mas isso acabará tendo pouco impacto no preço dos modelos para os consumidores, a quantidade de lítio não é suficiente em um único carro para realmente influenciar seu preço.



https://www.moniteurautomobile.be/actu-auto/industrie-et-economie/trop-lithium-marche.html

Agosto 01, 2019, 10:33:18, 10:33
Responder #51

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Como seria de esperar, mesmo com o preço do preço do lítio a cair a pique, tal (dizem...) não se reflecte no preço dos veículos...

Porque razão não fico espantado com isto!?  :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 02, 2019, 08:29:41, 08:29
Responder #52

Nuno YB

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Como seria de esperar, mesmo com o preço do preço do lítio a cair a pique, tal (dizem...) não se reflecte no preço dos veículos...

Porque razão não fico espantado com isto!?  :-\

Talvez porque as alternativas amigas do ambiente não são, nem nunca serão, amigas do consumidor final. Isto não acontece só nos automoveis, acontece tambem nos paineis solares e em outras situações amigas do ambiente.

Mesmo que as matérias primas para fabricar as baterias sejam mais acessiveis economicamente, o resto do automovel continua a implicar uma série de sistemas e sub-sistemas que os motores a combustão não exigem. Isso acarreta custos de produção, o que implica um aumento do preço final. Resta apenas diquer que, mesmo que não acarretasse custos de produção, os fabricantes não iriam baixar os preços... se podem vender por 1000, não vão vender por 800.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 02, 2019, 10:14:46, 10:14
Responder #53

Lourenço

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Talvez porque as alternativas amigas do ambiente não são, nem nunca serão, amigas do consumidor final. Isto não acontece só nos automoveis, acontece tambem nos paineis solares e em outras situações amigas do ambiente.



Contextualizando no tempo (momento), conforto (nível de exigência) e questões ambientais (ecológicas e humanas), penso que há muitos exemplos que provam o contrário na forma mais básica, (financeira imediata). (poderia dar muitos exemplos mas o citado, painéis solares, são precisamente um deles, mas podemos ficar por uma simples lâmpada Led).

Na vertente menos básica ou necessitada de maior compreensão e cálculos, também há muitos casos de opções que, (é sempre disto que se trata, escolhas) considerando todos os custos alem do preço imediato com peso na carteira de cada um têm um imediato ou quase imediato retorno, isto é, considerando todos os custos, de saúde humana, ambiental etc. presentes e futuros.

A arte da coisa é estar bem no seu tempo com decisões ponderadas, planeadas que originem calendários rigorosos para o futuro, que exigem na sua conceção um ménage à trois, ciência, economia e politica, difícil por natureza.

Outubro 18, 2019, 09:54:22, 09:54
Responder #54

Nuno YB

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Como eu já tinha dito lá mais atrás, as concessões de lítio vão enriquecer os do costume. Vão trazer riqueza ao país? Não, não vão. Vão trazer mais riqueza aos do costume.

João Galamba, Secretário de Estado da Energia, acaba de aprovar uma concessão de exploração de lítio na zona de Montalegre. O negocio em causa vale 380 milhões de € ( 76.183.160.000 de escudos na moeda antiga ), a distribuir por sabe-se lá quantos intermediários. Logo aqui, o contribuinte deveria saber como isto é financiado e como vão ser distribuidos os lucros. Mas isto não é o mais cómico...

... agora sim, a parte cómica disto tudo. A empresa responsavel pela construção da mina, extracção e processamento do lítio extraido dessa concessão, a LusoRecursos Portugal Lithium, apresenta um capital social de 50.000€ ( o equivalente a, mais ou menos, 10.000.000 de escudos na moeda antiga ). Isto levanta algumas duvidas, pelo menos a mim:

1- quem vai financiar a construção da mina, extracção e processamento do lítio?
2- quem vai retirar os dividendos deste processo?
3- quanto mete ao bolso o Galamba, com a adjudicação deste negocio?
4- quem são os donos da LusoRecursos Portugal Lithium?
5- quanto vai entrar nos cofres do Estado?
6- quanto vai sair dos bolsos do contribuinte, quando o financiamento da exploração der para o torto?

Vamos ver... ou não, primeiro vamos pagar, depois logo se vê se chegamos a ter algumas destas duvidas esclarecidas.

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/joao-galamba-aprova-concessao-de-exploracao-de-litio-a-empresa-com-50-mil-euros-de-capital?ref=DET_CarrosselNoticiasHP
« Última modificação: Outubro 18, 2019, 09:58:04, 09:58 por Nuno YB »
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 18, 2019, 10:20:17, 10:20
Responder #55

JViegas

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"Investigação avançada pelo programa “Sexta às Nove” da RTP lança suspeitas sobre a concessão de exploração de lítio em Montalegre atribuída, ainda sem estudo de impacte ambiental, a uma empresa "criada três dias antes" e de que é consultor um ex-governante. O caso está a ser investigado pelo Ministério Público."

https://expresso.pt/sociedade/2019-10-13-Que-negocio-do-litio-e-este-que-levou-Rui-Rio-a-acusar-a-RTP-de-favorecer-o-Governo-


Outubro 18, 2019, 10:31:31, 10:31
Responder #56

Nuno YB

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"Investigação avançada pelo programa “Sexta às Nove” da RTP lança suspeitas sobre a concessão de exploração de lítio em Montalegre atribuída, ainda sem estudo de impacte ambiental, a uma empresa "criada três dias antes" e de que é consultor um ex-governante. O caso está a ser investigado pelo Ministério Público."

https://expresso.pt/sociedade/2019-10-13-Que-negocio-do-litio-e-este-que-levou-Rui-Rio-a-acusar-a-RTP-de-favorecer-o-Governo-

Portanto, juntando as duas noticias, fica-se a perceber que uma empreitada de 350/380 milhões de € é atribuida a uma empresa com 3 dias de vida, 50000€de capital social, sem estudo de impacto ambiental e com, pelo menos, um ex-governante na sua direção, ex-governante esse que já esteve envolvido num outro esquema ilegal de favorecimento a uma outra empresa energética.

Tudo normal, portanto, cá neste cantinho á beira-mar plantado.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 18, 2019, 10:46:45, 10:46
Responder #57

pjmartinho

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O que esperavam vocês???

Deixo este video (que tem uns 7 anos) pelo titulo e partir do minuto 8:00.


Outubro 18, 2019, 10:49:20, 10:49
Responder #58

JViegas

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Parece que que o estudo de impacto ambiental não era necessário para a adjudicação e que o mesmo já se encontra a ser formalizado.

Considerando o exemplo do parecer negativo sobre o aeroporto no Montijo e que irá avançar na mesma... vamos ter lítio.

Outubro 18, 2019, 11:39:43, 11:39
Responder #59

pjmartinho

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Considerando o exemplo do parecer negativo sobre o aeroporto no Montijo e que irá avançar na mesma... vamos ter lítio.

Uma imagem aérea da área



A maior pista da base aérea do Montijo é tão grande quanto a pista mais pequena do Aeroporto de Lisboa (que raramente é usada)... como querem meter um aeroporto (ainda maior) num espaço mais pequeno e sem possibiliades de expansão (a não ser para dentro de água)???

À mesma "distância tempo" (sensivelmente) do centro de Lisboa existe o campo de tiro de Alcochete (que também foi equacionado) e onde se podem construir vários aeroportos lá dentro, sem ser necessário construir dentro de água.

Mas a escolha parece recair definitivamente no Montijo... porque será?  :tornarseanjinho:

Outubro 18, 2019, 12:47:31, 12:47
Responder #60

2low

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Considerando o exemplo do parecer negativo sobre o aeroporto no Montijo e que irá avançar na mesma... vamos ter lítio.

Uma imagem aérea da área



A maior pista da base aérea do Montijo é tão grande quanto a pista mais pequena do Aeroporto de Lisboa (que raramente é usada)... como querem meter um aeroporto (ainda maior) num espaço mais pequeno e sem possibiliades de expansão (a não ser para dentro de água)???

À mesma "distância tempo" (sensivelmente) do centro de Lisboa existe o campo de tiro de Alcochete (que também foi equacionado) e onde se podem construir vários aeroportos lá dentro, sem ser necessário construir dentro de água.

Mas a escolha parece recair definitivamente no Montijo... porque será?  :tornarseanjinho:

A base aérea do Montijo tem uma pista curta para todos os actuais aviões comerciais que operam tanto nas operadoras premium como as operadoras lowcost.
Contudo tem uma pista em funcionamento... e os custos de ampliação são inferiores a uma total nova pista...além da duração das obras ser bem inferior...suspeito que sejam esses os motivos...
[não esquecer financiamentos europeus com prováveis prazos para conclusão obras]
A construir este novo aeroporto, deverá servir apenas para desviar todos os "lowcost" do centro de Lisboa...
O campo de tiro de Alcochete tem uma vantagem que é a não limitação das construções em altura na envolvente urbana...
Depois entre as várias soluções desconhece-se quais as que sofrem mais ou menos com os ventos dominantes...
(a única pista em funcionamento em Lisboa, altera o sentido de descolar/aterrar conforme esses ventos...)
Por outro lado, olhando para a imagem satélite, a base aérea do Montijo parece localmente e estrategicamente centrada com toda a área metropolitana de Lisboa - toda a parte urbana existente e toda a que se pretende construir...

Na comparação entre base aérea do Montijo com o Campo de tiro do Alcochete, esta ultima parece-me prejudicar mais o meio ambiente - toda a biodiversidade ali envolvente - se bem que qualquer Biólogo se oponha a qualquer uma das soluções... 

O actual estado da sociedade dá a entender que nos dias de Hoje, nem sequer Salazar conseguiria mandar erguer ali a actual Ponte 25 de Abril... vêm logo todas as virgens ofendidas e que não se pode fazer isto e que não se pode fazer aquilo...
Algo já retratado aqui mas sobre outros propósitos:


Nestas coisas os que estão lá que façam o seu papel e que defendam as melhoras soluções e estratégias que realmente sejam importantes para um bom e sustentado futuro, tanto para o país, tanto como localmente para a área metropolitana de Lisboa, desde que não sejam apenas por motivos de encher os bolsos a amigos...

Sobre o Lítio é a mesmíssima coisa - que seja bom para o país e que pelo menos não prejudique localmente ninguém nas questões principais de saúde publica!
« Última modificação: Outubro 18, 2019, 13:00:40, 13:00 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 18, 2019, 14:10:18, 14:10
Responder #61

JViegas

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Mantendo-nos apenas no lítio, aconselho uma pequena leitura:
https://www.wired.co.uk/article/lithium-batteries-environment-impact

Correndo o risco de descontextualizar um pouco, transcrevo uma parte:

"...That’s a real issue, because to extract lithium, miners start by drilling a hole in the salt flats and pumping salty, mineral-rich brine to the surface.

Then they leave it to evaporate for months at a time, first creating a mixture of manganese, potassium, borax and lithium salts which is then filtered and placed into another evaporation pool, and so on. After between 12 and 18 months, the mixture has been filtered enough that lithium carbonate – white gold – can be extracted.

It’s a relatively cheap and effective process, but it uses a lot of water – approximately 500,000 gallons per tonne of lithium. In Chile’s Salar de Atacama, mining activities consumed 65 per cent of the region’s water. That is having a big impact on local farmers – who grow quinoa and herd llamas – in an area where some communities already have to get water driven in from elsewhere.

There’s also the potential – as occurred in Tibet – for toxic chemicals to leak from the evaporation pools into the water supply. These include chemicals, including hydrochloric acid, which are used in the processing of lithium into a form that can be sold, as well as those waste products that are filtered out of the brine at each stage. In Australia and North America, lithium is mined from rock using more traditional methods, but still requires the use of chemicals in order to extract it in a useful form. Research in Nevada found impacts on fish as far as 150 miles downstream from a lithium processing operation."




Outubro 21, 2019, 10:23:28, 10:23
Responder #62

dfelix

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Outubro 21, 2019, 13:12:54, 13:12
Responder #63

Nuno YB

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"Não acho relevante", "não me recordo", "conversas em off"... enfim, o costume...

Como já tinha dito, isto vai enriquecer os do costume, com consequencias ambientais e economicas que ainda ninguem consegue prever e, mais grave, ninguem (i)responsavel parece querer saber quais são.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 21, 2019, 19:58:34, 19:58
Responder #64

Moto2cool

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Quem defende a solução eléctrica, que atualmente passa pelo lítio, tem razões para meditar, pelo menos os portugueses :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 10, 2022, 16:36:14, 16:36
Responder #65

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Os autarcas dos concelhos afectados, após serem consultados, ficaram incrédulos com aquilo que lhes disse o Ministro do Ambiente.

Vale a pena ler este artigo que saiu no Expresso sobre esta matéria (na Secção da Economia) e que se debruça, entre outras coisas, sobre as contrapartidas pela abertura de cada mina.

https://expresso.pt/economia/litio-autarcas-saem-incredulos-de-reuniao-com-o-ministro-do-ambiente/
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Dalai Lama

Fevereiro 10, 2022, 16:58:58, 16:58
Responder #66

JViegas

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Ele são a venda das seis barragens da EDP na região transmontana... ele é o encerramento da central a carvão do Pêgo para depois se comprar eletricidade a Espanha que é produzida por centrais a carvão que foram entretanto reativadas... ele é minas e mais minas para o Lítio com os Presidentes de Câmara a verem a caravana a passar, ou melhor os camiões com o lítio a passar...

Parece-me que o Ministro do Ambiente vai ser reconduzido no cargo.  :stuck_out_tongue_winking_eye:


Fevereiro 10, 2022, 19:06:08, 19:06
Responder #67

EML

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O futuro governo precisa de um novo Cabrita para andarmos entretidos e não vigiarmos com atenção as decisões do governo ou será (des)governo? :napodeser:
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Fevereiro 10, 2022, 22:53:36, 22:53
Responder #68

Lourenço

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Ele são a venda das seis barragens da EDP na região transmontana... ele é o encerramento da central a carvão do Pêgo para depois se comprar eletricidade a Espanha que é produzida por centrais a carvão que foram entretanto reativadas... ele é minas e mais minas para o Lítio com os Presidentes de Câmara a verem a caravana a passar, ou melhor os camiões com o lítio a passar...

Parece-me que o Ministro do Ambiente vai ser reconduzido no cargo.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

As barragens Portuguesas foram em grande parte vendidas por imposição e decisão Chinesa. Grande parte do capital acionista direto e outra parte indireta pertence a uma empresa que pertence a 100% á Republica Popular da China. É um exemplo entre outros de empresas e estruturas essenciais a um País que em determinada altura, num passado recente, os politicos e a opinião publica portuguesa em geral, decidiram que não podiam continuar a ser Estatais do Estado Português, podem ser de outros Estados.

A questão é que mesmo que tivessem decidido que não pode ser Português mas pode ser estrangeiro as barragens assim como outras estruturas essenciais nunca deveriam ser privatizadas como foram, no máximo alocadas mas não vendidas.

Poderíamos citar mais pelo menos uma dúzia de casos semelhantes mas também estruturas de comunicações de segurança e emergência, de vias de comunicação e pontes, de serviços de inteligência e segurança de Estado, serviços básicos de correios, de reservas logísticas de energia e abastecimentos, de redes de distribuição de alta e média tensão elétrica, parte da rede de distribuição de gases e combustíveis líquidos, etc., o saque ás redes de distribuição de água esteve quase, mas eles estão á espreita, á espera de oportunidade, há agora partidos politicos na Assembleia com isso nos programas.

Na maioria dos países Europeus, por exemplo França e Alemanha este tipo de negócios não acontecem, os serviços que mencionei acima são do Estado ou pelo menos geridos sob contrato, até na ultra liberal Suíça ou na conservadora Holanda, serviços como os correios, redes elétricas, barragens, vias de comunicação, etc, são do Estado porque são essenciais.

Ontem um comentador de TV, bastante popular, referiu num jornal das 20:00 que a barragem de Castelo do Bode ficou vazia por causa do fecho da central a carvão do Pêgo e que estávamos a comprar eletricidade a Espanha produzida com carvão.
Hoje de manhã, na rádio, quando lhe pediram números respondeu que não tinha essa informação mas que tinha repetido o que tinha ouvido de um anterior Diretor Geral de Energia (que é um cargo de nomeação) e que entretanto já referiu que foi mal interpretado. Eu penso que não, ele está ressabiado porque como qualquer diretor é recambiado quando a cor muda (está mal mas é assim) e foi o que lhe aconteceu há uns anos atrás, se bem que talvez tenha sido um dos piores que por lá passou e um dos que participou nas vendas e parcerias tendo ido bem mais longe que as exigências da troika conforme o memorando publicado.

A barragem de castelo do Bode ficou vazia porque ao preço enorme a que estão a vender a eletricidade como consequência do sistema de mercado marginalista, o preço de venda do mais caro é o preço de venda para todos e como o preço do mais alto agora é do GN e como a hydro era vendida a 40€ MW e agora estava a vender a 200€ MW, chegou a estar a mais de 300€, quanto mais água fosse turbinada em menos tempo, mais lucro, o resto que se lixe, pensaram eles e a brincadeira demorou tempo demais, o ministro cortou mas devia ter cortado há 5 meses.

A central do Pêgo estava a produzir só em ultimo recurso, havia dias seguidos que só estava em standby porque não podia ser parada para depois recomeçar por questões técnico financeiras, e quando produzia era só em picos e apesar de o ponto de ligação poder absorver até 600 MW a central em pico esporádico não passava de 350 MW até porque o carvão nos últimos anos aumentou muito de preço e nos últimos meses triplicou.

Alem de tudo temos a questão de ambiente que eu sei que para a maioria é irrelevante mas quando pergunto a alguns que lá estiveram dentro e que a conhecem como eu conheci por dentro e por fora durante muitos anos e que desde há anos diziam que aquilo não devia fechar, quando lhes perguntava se gostariam de morar lá perto sobretudo no corredor Sul/Oeste até uma distância de 20 a 30 quilómetros ou em alguns relevos mais longe, respondiam-me que não tinham feito mal a ninguém, alguns, rapazes novos de Ambiente da Nova, uma das melhores, constrangedor, á porta dos outros tudo bem á minha não. Se fossem casmurros com a minha idade eu compreenderia, na faculdade nunca tive Ambiente.

Quantas centrais a carvão os Espanhóis reativaram porque o Pêgo fechou? Nenhuma.

Quanta eletricidade de carvão os Espanhóis têm no seu mix produtivo? Ás 19:00 de hoje, hora de pico, sem sol e com pouco ou nenhum vento? 3.34%. Podiam ter muito mais, até 10%, têm 3.76 GW de capacidade instalada mas em fase progressiva de desativação e há anos que não utilizam nem metade, como hoje ás 19:00 em pico momentâneo estavam a produzir 1.22 GW de um total de 36.7 GW.

Não é verdade que estejamos a importar mais por o Pêgo ter fechado, não é verdade que Espanha nos esteja a enviar eletricidade de carvão a não ser 3.34% que é o seu mix. Não é verdade que estejam os espanhóis a reativar centrais a carvão desativadas, aliás mesmo que quisessem não podem, há compromissos e regras europeias que impediriam e pagavam caro em licenças de CO2.

7.10 GW de nuclear (que estão também a reduzir como os alemães porque é cara e não sabem o que fazer aos resíduos, até hoje só a Finlândia em todo o mundo começou a construir um local para 100.000 anos mas a radioatividade irá até 1.500.000 anos, e levar para as ilhas do pacifico é coisa que os Franceses vão pagar caro, e todos nós ou os nossos descendentes), 0.741 GW de biomassa, 1.69 GW de eólica, 5.31 GW de hydro, 17 GW de GN, 0.22 GW Fuel, 0.136 GW origem desconhecida (há 7 ou 8 critérios que se convencionou como desconhecidos com a energia reativa ou algumas microproduções diversas), 3.27 GW importados de França e 1.30 GW exportados para Portugal, este era o mix em Espanha ás 19:00.

Quem sabe como funciona o Mibel e a OMIE sabe que durante o dia os parceiros de mercado, neste caso o Ibérico, há mais na Europa, aliás todos os países europeus pertencem a um mercado regulado em que fazem trocas entre si e entre mercados, trocam energia eléctrica nos dois sentidos e quando são mercados em que existem 3, 4 ou mais parceiros entre todos nos vários sentidos no sentido de otimizar preços e adaptar produção ao consumo. Portugal é mais receptor que emissor mas os preços de grosso são quase sempre os mesmos.

Portugal já esteve recentemente a exportar por mais de 48 horas para Espanha e para França sem interrupção mas por períodos pequenos é frequente tal acontecer e não foi por fechar o Pêgo que passamos a importar mais, aliás cada vez importamos menos, cada vez somos mais autónomos em energia eléctrica, já precisámos de importar mais de 60% da nossa eletricidade e hoje no máximo andamos nos 30% e se tivéssemos cumprido e não estivéssemos atrasados com a solar, com a eólica terrestre e sobretudo offshore, com a cascata do Alto Tâmega e mais duas barragens, com alguma biomassa etc., seriamos mais do auto suficientes.

Em abono da verdade somos auto suficientes mas não queremos ser, assim como os espanhóis também são mas nem sempre querem ser, porque por vezes, como aconteceu hoje quase todo o dia desde as 7:00 até agora, poderíamos ter produzido mais mas é mais barato que venha de Espanha do que produzir com o GN por cá porque está caro e os Espanhóis hoje tiveram mais vento e mais Sol que nós e quando acontece o contrário é em sentido inverso. Temos em Portugal 6 GW de capacidade de produção com GN, ás 19:00 estávamos a produzir com GN só 3 GW e a importar do nosso parceiro 1.30 GW precisamente porque estes 1.3 GW ficam mais baratos do que se fossem produzidos com GN.
« Última modificação: Fevereiro 10, 2022, 23:16:37, 23:16 por Lourenço »

Fevereiro 10, 2022, 23:26:29, 23:26
Responder #69

Cross

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Os Franceses devem loucos!!!

Ou o Macron em vesperas de eleições pôs as pilhas!

Extender a vidas das centrais nucleares que iriam fechar e instalar maos 6 novas até  2050!

Afinal a solução mais barata e limpa volta a "reinar" outra vez!

Alguém com um palmo de testa que já se apercebeu que vai facturar como nunca a vender aos "iluminados", e não quer ter dependência dos outros - Alemães/Russos - para a necessidades a curto prazo de energía.
Agora é esperar que os Alemães sigam o mesmo caminho porque já se apercebeu que os gás russo do pipeline multiilionário não é solução de "backup" que tinham no plano por razões obvias, não é "viável" de todo.

Já o outro dizia o mundo dá muitas voltas! Não sei é se vamos cá estar para ver.

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Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Fevereiro 11, 2022, 00:53:46, 00:53
Responder #70

Lourenço

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Os Franceses devem loucos!!!

Ou o Macron em vesperas de eleições pôs as pilhas!

Extender a vidas das centrais nucleares que iriam fechar e instalar maos 6 novas até  2050!

Afinal a solução mais barata e limpa volta a "reinar" outra vez!

Alguém com um palmo de testa que já se apercebeu que vai facturar como nunca a vender aos "iluminados", e não quer ter dependência dos outros - Alemães/Russos - para a necessidades a curto prazo de energía.
Agora é esperar que os Alemães sigam o mesmo caminho porque já se apercebeu que os gás russo do pipeline multiilionário não é solução de "backup" que tinham no plano por razões obvias, não é "viável" de todo.

Já o outro dizia o mundo dá muitas voltas! Não sei é se vamos cá estar para ver.

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Não é verdade que a energia nuclear seja a mais limpa e muito menos que seja a mais barata, é a mais cara. Não é limpa nem renovável, a não ser que não te incomode ter uma central nuclear perto da tua habitação, a arrefecer os reatores com a água do rio onde vai ser captada a água que bebes e os resíduos radioativos enterrados no quintal.

Os Alemães estão a fechar as que ainda restam, eles e outros como os espanhóis, porque será?

Este processo já está em andamento há mais de 6 anos, com recente proposta de Bruxelas a considerar a energia nuclear como de transição talvez o processo avance, com subsídios, apesar da oposição alemã, espanhola, austríaca, portuguesa e de outros,

A França tem uma das eletricidades mais caras, dia após dia, precisamente por ser de origem nuclear e se englobassem todos os custos como as outras fontes de energia, seria ainda muito mais cara, mas como são custos pagos com impostos...

Aliás ninguém sabe o verdadeiro custo da energia nuclear porque ninguém sabe ainda como armazenar os milhares de toneladas de resíduos, nem onde, á parte os Finlandeses que durante 40 anos vão andar a construir um "armazém", por enquanto os custos dos armazenamentos provisórios estão a custar fortunas e também não entram no preço da energia.
Alguns franceses querem as novas centrais mas quando eventualmente Macron anunciar as localidades onde irão ser construídas a coisa vai ser difícil, tão difícil como o local para os resíduos, dura há décadas esta história, todos querem energia mas ninguém quer a radioatividade por perto e departamentos do pacífico também já não querem, creio mesmo que terão de lá ir buscar os que já levaram para lá.

Não são 6 novas centrais como as que afirmas que eles vão "estender". são EPRs 2, diferentes no combustível e nos resíduos.

Vai ainda lançar mais uma duzia de SMR, para uma soma total prevista de 25 GW sendo que talvez a primeira se tudo correr esteja em funcionamento em 2035 mas nunca será antes de 2040, quando chegar essa altura, não acredito que sejam construídas estas centrais nesta quantidade, não terão energia suficiente e terão energia três vezes mais cara que os alemães, hoje é quase o dobro do preço. Hoje até nem tem sido tanto mas por vezes é mais do dobro.
Os preços são a leilão cada hora com antecedência de 4/6/8 horas mais uns critérios menos simples de explicar. Na hora 23 de ontem França com 69% de produção nuclear, 11% de GN e 5.45% de eólico está a produzir a 195€ MW e a Alemanha com 5.88% de nuclear e 9.93% mas com 45% de eólico está a produzir a 98€ MW, porque será?

Numa coisa estou de acordo contigo, eleições. A França constrói reatores, não consegue vende-los na Europa e assim evita fechar a industria e anuncia investimento e isto dá votos.

Fevereiro 11, 2022, 10:12:38, 10:12
Responder #71

ALCLCF

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Fevereiro 11, 2022, 11:03:22, 11:03
Responder #72

Gentleman rider

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Até hoje só conheci um tipo de pessoas que é contra a energia nuclear. As que pouco ou nada sabem sobre o assunto.

Não há nenhum país que consiga ser rico e desenvolvido sem energia nuclear.

O que a Alemanha anda a fazer é perder tempo e competitividade. Mais tarde ou mais cedo vai ter que se render às evidências e construir novas centrais nucleares.

Fevereiro 11, 2022, 12:52:10, 12:52
Responder #73

MotardFeio

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Se soubessem o que fazer com os resíduos, venha de lá Nuclear.

Enquanto não houver forma minimamemnte segura de guardar ou destruir isso, façam ventoinhas e metam solar nos telhados deste país.

Bombagem de água do mar durante o excesso de produção para depois compensar em períodos de baixa produção.

Mas o que interessa é o Benfica, não é isto.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Fevereiro 11, 2022, 14:16:11, 14:16
Responder #74

JViegas

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Las centrales de carbón tienen los días contados en España. Las eléctricas han cerrado ya o han pedido la autorización al Gobierno para poder clausurar todas las plantas de carbón del país (con la única excepción de la central de Aboño, en Asturias, explotada por EDP y que resiste al adiós).

Aún disponibles para el mercado eléctrico están las plantas de Endesa de As Pontes (A Coruña) y hasta hace apenas unas semanas también la de Litoral (Almería); la planta de Viesgo de Los Barrios (Cádiz); y las centrales asturianas de EDP de Aboño y de Soto de Ribera. Tras un descenso de la producción continuado desde hace años, las centrales de carbón activas han roto la tendencia y elevaron su producción un 69% en septiembre; la más que duplicaron en octubre (+124%); y la han aumentado un 77% en lo que va de noviembre.

(...)

Endesa se prepara para reactivar la próxima semana su central de carbón de As Pontes, en A Coruña. Este año, la eléctrica ya la tuvo que poner en marcha en febrero y en julio, pero en verano tuvo problemas en su funcionamiento y se vio obligada a pararla para realizar labores de acondicionamiento.

Ribera se desmarca del plan de Macron de construir más nucleares y defiende el cierre
Terminados los trabajos, Endesa podrá disponer de manera inmediata de uno de los cuatro grupos de producción de la central y da por hecho que, con la actual situación de mercado, la próxima semana entrará en mercado y tendrá que producir para volcar electricidad a la red.

Endesa ha comprado en las últimas semanas 180.000 toneladas de carbón para atender la más que probable producción que tendrá que afrontar con As Pontes en los próximos meses. Según los datos de la eléctrica, cuando la central coruñesa funcionaba a pleno rendimiento el carbón que quemaba oscilaba entre los 3,5 millones y los 4 millones de toneladas al año.

Fonte:
https://www.epe.es/es/economia/20211119/espana-relanza-quema-carbon-plena-12876190

Fevereiro 12, 2022, 12:00:06, 12:00
Responder #75

2low

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No passado, no tempo do mal falado Sócrates, Portugal teve hipótese de dar um enorme passo para uma re-industrialização necessária para o desenvolvimento e enriquecimento do país e haviam propostas de desenvolvimento na prospecção de Litio ou de criação de unidades fabris de produção de Chips electrónicos. (Merkel, FMI, agências rating etc lixaram tudo)
Com a Troika a chegar a Portugal isso foi tudo ao ar e perdeu-se essa hipótese de andarmos à frente dos outros países.
Agora... Portugal já vai tarde e face ao desenvolvimento de soluções de baterias que utilizam outras matérias primas com menores impactos ambientais pode assim não ser boa ideia insistir na mesma tecla...


 
« Última modificação: Fevereiro 12, 2022, 12:01:58, 12:01 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Abril 10, 2023, 17:57:54, 17:57
Responder #76

dfelix

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Pegando novamente neste assunto.

Está a decorrer uma consulta pública para a ampliação da Mina do Barroso, em Boticas.

O período inicial da consulta pública foi só 10 dias... o que não é nada inocente!
Certamente seria até muito conveniente.
Pois o assunto já estaria encerrado antes de muita gente chegar a ter conhecimento e poder manifestar a sua opinião.

Felizmente, devido a contestação, o período foi alargado até dia 19.



Resumidamente serão destruídos cerca de 900 hectares, predominantemente de floresta.
Áreas de presença do Lobo Ibérico e locais considerados "Património Mundial da Agricultura".
Tudo isto numa área que se encontra a uma distância inferior a 50km do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A exploração será a cargo da multinacional "Savannah" por um período de 17 anos.
E estima-se que serão necessários 570 milhões de litros de água por ano.
Ou seja, pouco mais de milhão e meio de litros por dia... para um processo que tem um impacto brutal na contaminação das águas subterrâneas.
Muito inteligente, quando nos últimos anos cada vez há uma maior consciência para a escassez de água.

Nem vale a pena divagar sobre o que será o impacto na atmosfera... da desfiguração que o local sofrerá além do que já está.
E tudo isto para retirar a matéria prima que será utilizada em soluções que nos querem obrigar a usar por serem... ecológicas.



Quem entender que se trata de um verdadeiro atentando ambiental, pode manifestar desacordo a esta consulta publica.
Basta ir ao site do "Participa" e dar a opinião.
Algo tão simples como dizer que discordamos devido ao impacto ambiental ser contraditório a toda a retórica que diariamente assistimos em torno de reduzir emissões, alterações climáticas, protecção ambiental, preservação da água potável, etc...
O que vos ocorrer!

Link: https://participa.pt/pt/consulta/alteracao-ao-projeto-de-ampliacao-da-mina-do-barroso?fbclid=IwAR151xqe_DgPEwmSQcYjRjwJ7UTN4DjRCQX9ihClZadmdeIblBnSWeOxphc
« Última modificação: Abril 10, 2023, 18:08:09, 18:08 por dfelix »

Abril 10, 2023, 21:50:02, 21:50
Responder #77

JoãoPVCarvalho

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Feito.

Obrigado @dfelix é muito importante que estas questões sejam divulgadas.
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Abril 10, 2023, 21:58:07, 21:58
Responder #78

TMXR

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Abril 11, 2023, 10:15:15, 10:15
Responder #79

JViegas

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FEITO
(É necessário o registo)
Divulgado pelos meus contactos.

Deixo igualmente um documento que pode ser descarregado que é a avaliação do projeto reformulado.
https://participa.pt/contents/consultationdocument/RNT_6009.pdf


Tal como diz o TMX: "A cura é pior que a doença"



Só por brincadeira:
Gostaria de saber a opinião de alguns movimentos sobre o assunto. Por exemplo:

https://www.climaximo.pt/
Ou
https://greveclimaticaestudantil.pt/


NOTA:
É vergonhoso como a consulta publica deste projeto é tão curta, impedindo a correta divulgação da participação cívica dos cidadãos.
« Última modificação: Abril 11, 2023, 13:51:50, 13:51 por JViegas »

Abril 11, 2023, 10:25:44, 10:25
Responder #80

Gentleman rider

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Quem não quer exploração de recursos naturais tem que ser consequente com essa opção. Se não é uma opção egoísta e imatura.

Não pode querer proibir minas de lítio mas depois encantar-se em montar uma bateria leve na moto.

Mais, para ser coerente com a sua opção, não pode sequer ter moto.

Toda a actividade que não seja estritamente necessária para a sobrevivência é incompatível com a protecção ambiental. E nunca ninguém morreu por não andar de moto.

Abril 11, 2023, 11:04:13, 11:04
Responder #81

JoãoPVCarvalho

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Quem não quer exploração de recursos naturais tem que ser consequente com essa opção. Se não é uma opção egoísta e imatura.

Não pode querer proibir minas de lítio mas depois encantar-se em montar uma bateria leve na moto.

Mais, para ser coerente com a sua opção, não pode sequer ter moto.

Toda a actividade que não seja estritamente necessária para a sobrevivência é incompatível com a protecção ambiental. E nunca ninguém morreu por não andar de moto.

A questão aqui é outra.
O que discordamos é da retórica da preservação ambiental com recurso a veículos eléctricos cuja produção dos mesmos apresenta um impacto ambiental maior que o da produção dos veículos convencionais.
Esse discurso subversivo da razão é o argumento que tem sido usado para justificar a electrificação da mobilidade automóvel. Esta Guerra Ucrânia /Rússia deixou já a nu a falsidade da capacidade das renováveis. Resumidamente, andamos a fabricar baterias para serem recarregadas com recurso a equipamentos que queimam combustíveis fósseis. Como disse em tempos um companheiro nosso: estão a retirar os gases dos escapes para os concentrar nas chaminés das centrais termo eléctricas. 🤷‍♂️
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Abril 11, 2023, 11:26:14, 11:26
Responder #82

TMXR

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Sem duvida que isto e uma enorme mentira. Mais uma narrativa que foi criada para os muitos idiotas e imbecis  :D


Não nego as alterações climáticas mas pelo tamanho e capacidade de equilíbrio do planeta penso que não sao tao catastróficas como nos estão a vender.


Aquilo que acredito que isto tudo seja, é um enorme esquema por parte das elites como ferramenta de controlo do mundo a um nível supranacional


E infelizmente, o conluio em que os media estão com toda esta agenda globalista, apenas me leva a crer que de facto isso não é uma teoria da conspiração. Basta ver os exageros da comunicação social na pandemia.


Não é de todo inocente, esta vaga de inflação e aumento do preço da energia e da comida. E a comida vai continuar a subir, basta ver o que esta a acontecer na Holanda que é o dos maiores exportador de bens alimentar do mundos e a perseguicao que o governo lhes esta a fazer. O intuito é tao simplesmente nos empobrecer porque para cumprir esta agenda de 2030 teremos de descer o nosso nível de vida a um nível quase do paleolítico. A religião desta gentalha e o malthusianismo, eles pouco se estão a marimbar se vão morrer uns milhões  :???:. Para eles "há muitos de nós"

Ate porque nada deste esforço vai ter qualquer efeito na poluição do planeta... aqui fechamos o Pego e Sines e apenas neste ano, na China abriram 80 centrais a carvão. Bem podem continuar a deixar de usar palhinhas e colheres de plastico que algures na Asia ou na America do Sul o seu uso é endemico e la nao tem escrupulos se elas vao parar ao Oceano 

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 11, 2023, 11:36:36, 11:36
Responder #83

Gentleman rider

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A questão aqui é outra.
O que discordamos é da retórica da preservação ambiental com recurso a veículos eléctricos cuja produção dos mesmos apresenta um impacto ambiental maior que o da produção dos veículos convencionais.
Esse discurso subversivo da razão é o argumento que tem sido usado para justificar a electrificação da mobilidade automóvel. Esta Guerra Ucrânia /Rússia deixou já a nu a falsidade da capacidade das renováveis. Resumidamente, andamos a fabricar baterias para serem recarregadas com recurso a equipamentos que queimam combustíveis fósseis. Como disse em tempos um companheiro nosso: estão a retirar os gases dos escapes para os concentrar nas chaminés das centrais termo eléctricas. 🤷‍♂️

Existirão muitas razões para as pessoas comprarem carros eléctricos. Umas melhores que outras. Mas no final do dia o que interessa é que as pessoas estão a comprar. E esses carros não são feitos de nuvens nem sonhos. Usam muitos materiais e consomem muita energia no seu fabrico.

O que me faz confusão é as pessoas serem contra a exploração dos recursos mas não pararem um minuto para pensar de que é feita a roupa que vestem, o que está dentro do telemóvel que usam, de onde veio a comida que acabaram de comer ou como as luzes se acendem em sua casa!

A atitude NIMBY (not in my back yard) é egoísta e imatura quando não é acompanhada de uma alteração profunda do estilo de vida.

Quem não quer minas de lítio em Portugal também não pode querer usar telemóvel nem ter carro nem consumir mais do que o estritamente necessário para sobreviver



« Última modificação: Abril 11, 2023, 11:39:46, 11:39 por Gentleman rider »

Abril 11, 2023, 17:03:12, 17:03
Responder #84

dfelix

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Existirão muitas razões para as pessoas comprarem carros eléctricos. Umas melhores que outras. Mas no final do dia o que interessa é que as pessoas estão a comprar. E esses carros não são feitos de nuvens nem sonhos. Usam muitos materiais e consomem muita energia no seu fabrico.

O Parlamento Europeu aprovou o fim das vendas de veículos a combustão até 2035 no âmbito dum pacote climático.

Quem não quer minas de lítio em Portugal também não pode querer usar telemóvel nem ter carro nem consumir mais do que o estritamente necessário para sobreviver

Cada um tem a sua visão de sustentabilidade.


Abril 11, 2023, 18:32:58, 18:32
Responder #85

pjmartinho

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Momento de humor sarcastico

Mas o lítio não iria ser o "novo" petroleo do século 21????

Fomos bombardeados com as vantagens do litio para Portugal, que tem bastantes reservas desse novo petroleo, e que iria dar muito dinheiro a ganhar ao país. Na altura, cheguei a pensar que, com governos socialistas, esses "lucros extraordinários" provenientes do litio iriam ser usados para a construção de 1 hospital para cada 100 cidadãos, para os centros de saude terem 2 médicos de familia por cada habitante, para reaprovisionar as forças armadas e policias, fazer novas escolas, novas estradas (já agora com carregamento por indução) para a circulação de carros/motas/camiões eletricos.

Até a constituição da empresa, a quem foi atribuida a concessão, ter acontecido meia duzia de dias antes dessa atribuição e de a sede da empresa ser na junta de freguesia não interessava nada porque as intenções eram "boas"... ou seja, iria ser o El Dorado na versão portuguesa.

Agora que passei a meter mais tabaco nos charros que fumo, percebi que fomos todos fecundados sem beijinhos, sem preliminares e zero de vaselina, mas tá-se bem pois esse litio todo vai ajudar a salvar os ursos polares, os pandas e outros animais... a parte do consumo de agua e da destruição de floresta é um pequeno preço a pagar por todas estas vantagens que estão para chegar no dia de são-nunca-à-tarde.

Fim do sarcásmo

Não é de todo inocente, esta vaga de inflação e aumento do preço da energia e da comida. E a comida vai continuar a subir, basta ver o que esta a acontecer na Holanda que é o dos maiores exportador de bens alimentar do mundos e a perseguicao que o governo lhes esta a fazer. O intuito é tao simplesmente nos empobrecer porque para cumprir esta agenda de 2030 teremos de descer o nosso nível de vida a um nível quase do paleolítico. A religião desta gentalha e o malthusianismo, eles pouco se estão a marimbar se vão morrer uns milhões  :???:. Para eles "há muitos de nós"

Estás a tocar num ponto que já escrevi aqui antes, num outro post e na altura fui criticado por isso mas, na realidade, a falta de alimentos no mundo ainda nos vai afectar nas nossas vidas (não vai ser só ao nossos filhos ou netos) e, enquanto isso o planeta vai continuar a girar como se nada fosse.

Já o disse noutros posts aqui, que a civilização humana à escala planetária é o equivalente às pulgas que andam em cima de um elefante... ou seja, vão à boleia sem controlo nenhum mas acham que conseguem controlar esse elefante.

Portanto, a expansão da mina de litio vai acontecer independentemente das assinaturas que sejam recolhidas porque a "fome" de dinheiro e poder de alguns politicos vai falar mais alto e, como essa expansão, acontece lá "atrás do sol posto" ninguém dá por nada.

Abril 11, 2023, 20:24:59, 20:24
Responder #86

TMXR

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Momento de humor sarcastico


Não é de todo inocente, esta vaga de inflação e aumento do preço da energia e da comida. E a comida vai continuar a subir, basta ver o que esta a acontecer na Holanda que é o dos maiores exportador de bens alimentar do mundos e a perseguicao que o governo lhes esta a fazer. O intuito é tao simplesmente nos empobrecer porque para cumprir esta agenda de 2030 teremos de descer o nosso nível de vida a um nível quase do paleolítico. A religião desta gentalha e o malthusianismo, eles pouco se estão a marimbar se vão morrer uns milhões  :???:. Para eles "há muitos de nós"




Pois eu acho que sim... dai ja ter preparado o meu futuro fora da Europa numa regiao em que os problemas de seguranca nao de seguranca alimentar e onde a entropia é tao elevada que poderei continuar a andar de moto e a queimar octanas por mais uns anitos

Por aqui o xuxialismo esta a colocar a sociedade toda igual... igualmente pobre  ;)  no que depender de mim, nao irei ficar os últimos anos da minha vida atras do "novo muro de berlin"
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Abril 11, 2023, 22:30:38, 22:30
Responder #87

JoãoPVCarvalho

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A questão aqui é outra.
O que discordamos é da retórica da preservação ambiental com recurso a veículos eléctricos cuja produção dos mesmos apresenta um impacto ambiental maior que o da produção dos veículos convencionais.
Esse discurso subversivo da razão é o argumento que tem sido usado para justificar a electrificação da mobilidade automóvel. Esta Guerra Ucrânia /Rússia deixou já a nu a falsidade da capacidade das renováveis. Resumidamente, andamos a fabricar baterias para serem recarregadas com recurso a equipamentos que queimam combustíveis fósseis. Como disse em tempos um companheiro nosso: estão a retirar os gases dos escapes para os concentrar nas chaminés das centrais termo eléctricas. 🤷‍♂️

Existirão muitas razões para as pessoas comprarem carros eléctricos. Umas melhores que outras. Mas no final do dia o que interessa é que as pessoas estão a comprar. E esses carros não são feitos de nuvens nem sonhos. Usam muitos materiais e consomem muita energia no seu fabrico.

O que me faz confusão é as pessoas serem contra a exploração dos recursos mas não pararem um minuto para pensar de que é feita a roupa que vestem, o que está dentro do telemóvel que usam, de onde veio a comida que acabaram de comer ou como as luzes se acendem em sua casa!

A atitude NIMBY (not in my back yard) é egoísta e imatura quando não é acompanhada de uma alteração profunda do estilo de vida.

Quem não quer minas de lítio em Portugal também não pode querer usar telemóvel nem ter carro nem consumir mais do que o estritamente necessário para sobreviver

Não sei se ria ou se chore!!!
Não sou eu que estou a enfiar a cabeça na areia...
Nem sou eu que digo "not on my back yard".
Eu rejeito a mobilidade eléctrica tal como a conhecemos e defendo outras alternativas e essas mais sustentáveis como alternativa. Já aqui defendi por diversas vezes o hidrogénio verde mas esse é outro tópico.

Já agora, usar o argumento de que quem não quer exploração de recursos naturais entra em contradição por querer andar de mota é muito subjetivo e abre um vasto leque de argumentos que davam para escrever vários livros...
Mas eu opto pela resposta do Albert Einstein...
Se não entendeu Google it. 😉
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Abril 12, 2023, 00:19:00, 00:19
Responder #88

TMXR

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Abril 12, 2023, 10:06:08, 10:06
Responder #89

JViegas

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Vamos fazer umas "pequenas" contas.

Qual o preço de um veículo elétrico que verdadeiramente sirva os propósitos de um familiar?
Não falo dos citadinos que dão para as voltas de casa-trabalho-escola dos putos.

A maioria tem que ser hibrida para poder ser uma alternativa real ao uso de um familiar. Mas não vou por aí.

Qual o preço de um veículo elétrico comparativamente ao ordenado nacional?
O que vejo por Lisboa ou são citadinos ou elétricos de milhares de euros.

A publicidade que vejo na TV, os test drives que vejo na TV são feitos a carros elétricos que custam milhares de euros. Carros para uma elite preocupada com o meio ambiente ou à procura de exclusividade?
Carros que se deslocam em frações de segundos para cima das centenas de kms sem qualquer interesse em poupança de energia?

Esta "boa nova" da mobilidade elétrica que nos querem vender, que nos entra pela TV ou pela internet a cada click é para poucas carteiras Portuguesas.

Aqui (nesta consulta pública) trata-se da forma como a mesma está a ser feita.
A mesma que está a ser feita para o novo aeroporto.
É o enganar a população dizendo que nos vamos tornar na nação líder do lítio quando a eletricidade é gerida por outras empresas.
(O que aconteceu ao dinheiro que deveria ter sido pago pela venda da EDP das seis barragens? 2,2 mil milhões de euros em impostos que não foram pagos às "gentes" de Miranda)

É claro que não quero que se encerrem minas nem que pare a exploração, no entanto e após 3 pareceres negativos para o alargamento desta mina, que outros interesses existem para além dos económicos? Do interesse da população? Em nome do ambiente?

O estudo refere que a exploração da mina deve ter em conta a fiscalização que deve ser efetuada. A fiscalização? Em Portugal? A mesma que vai fiscalizar o aumento dos preços dos produtos alimentares sem IVA? Ou aquela que fiscaliza os preços das bombas de gasolina, quando passamos por dois ou três postos de abastecimento no espaço de 2 ou 3 kms e o preço é todo igual?

EDIT:
(31/05/2023)


Só uma atualização:
A declaração de impacto ambiental favorável "condicionada" já foi declarada.
A empresa Savannah pode agora prosseguir com os procedimentos que visam a exploração de lítio.

"APA issued a positive Environmental Impact Statement (‘DIA’) on Savannah’s revised design and optimisation for the Barroso Lithium Project on 31 May 2023. This represents a major milestone for the Project and was the first positive DIA for a lithium raw material supply project in Portugal."

Fonte:
https://www.savannahresources.com/project/environmental-impact-assessment/
« Última modificação: Maio 31, 2023, 14:33:18, 14:33 por JViegas »

Maio 31, 2023, 16:37:43, 16:37
Responder #90

pjmartinho

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Só não acerto nos números do euromilhões  :D

Já agora, leiam as noticias relacionadas que surgem no final da noticia.