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Fuel Cell (hidrogénio) nas motos...poderá ser viável??

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Sapiens21:
Fuel Cell (hidrogénio) nas motos...poderá ser viável??





Depois de...há apenas 2 meses, ter sido dado conhecimento da existência de um protótipo de uma moto com célula de combustível de hidrogénio, agora o assunto parece vir a tornar-se mais sério, com a criação de toda uma rede de reabastecimentos de hidrogénio no Japão com o intuito de, numa primeira fase, conseguir suprir as necessidades de 40.000 veículos.

De tal forma que até algumas marcas automóveis se associaram ao projecto e pretendem criar + de centena e meia de postos de carregamento de hidrogénio até 2020, numa clara iniciativa de que..."nem tudo será eléctrico".

No que toca às motos, o primeiro passo foi dado (apesar de em 2009 já ter havido uma scooter que se lançou no mesmo) e, ainda que se trate apenas de um projecto -  inclusivamente já com soluções patenteadas para uma moto com esta tecnologia - já se sabe que nestas questões, o aparecimento tanto pode revelar que efectivamente algo no género irá crescer em termos de números e tornar-se viável, como pode não dar em nada!

A este respeito da Fuel Cell nas motos, e dadas as dificuldades técnicas e encarecimento final do produto, dou-vos conta do excerto de um artigo que ilustra bem parte daquilo que uma marca tem de ultrapassar:


"Despite the argument that it’s easy to store and transport, the gas is so thin that it’s actually very hard to contain. It either needs to be compressed at incredible pressure to get lots into a small volume, or it needs to be stored in liquid form at -253°C. Hydrogen molecules are also the smallest in the universe, making leak-proof containers hard to build. Hydrogen filling stations would, therefore, need to be completely reengineered compared to current petrol stations.

There’s also the issue of producing hydrogen in the first place. Most hydrogen is currently produced from hydrocarbon fuels, like natural gas, so carbon dioxide is still released into the atmosphere during the production process. The alternative is electrolysis, which uses electricity to split water into hydrogen and oxygen. That’s clean, but requires a huge amount of electricity, which in turn would need to be generated from a renewable source to give hydrogen fuel cells truly green credentials."
https://www.bennetts.co.uk/bikesocial/news-and-views/news/2017/october/honda_fuel_cell_bike


O que vale é que as tecnologias começam caras, mas....o tempo e a massificação tende a diminuir imenso o custo final.
Tenho a minha convicção de que os modelos eléctricos não vão dar "hipóteses" nenhumas à Fuel Cell nas motos, mas pode ser que me engane...pode ser que me engane. :-\




Deixo aqui um artigo para lerem sobre o tema: https://www.motorcycle-magazine.com/honda-gets-serious-fuel-cell/

2low:
Nos automóveis cada vez se torna mais viável...

E já temos uma proposta bem interessante:



As desvantagens podem ser tantas quanto as que se apontem aos Eléctricos mas estes a Hidrogénio têm logo vantagem perante esses quanto à significativa redução de peso...
cerca de 600/700kg a menos...  :tirarchapeu:

Acredito bem mais nesta tecnologia do que propriamente os "eléctricos".

E acredito também que se a Kawasaki recentemente virou as agulhas para este campo, iremos ter a curto prazo soluções japonesas também nos motociclos...
Digo soluções japonesas porque as marcas japonesas mais conhecidas trabalham em sinergia e parceria para criar tecnologia a curto prazo!

Wonderboy91:

--- Citação de: 2low em Janeiro 23, 2021, 23:30:53, 23:30 ---
E acredito também que se a Kawasaki recentemente virou as agulhas para este campo, iremos ter a curto prazo soluções japonesas também nos motociclos...


--- Fim de Citação ---

Camarada, onde se encontra a fonte desta notícia? Gostava de me informar mas relacionado com as motas

2low:

--- Citação de: Wonderboy91 em Janeiro 24, 2021, 11:42:55, 11:42 ---
--- Citação de: 2low em Janeiro 23, 2021, 23:30:53, 23:30 ---
E acredito também que se a Kawasaki recentemente virou as agulhas para este campo, iremos ter a curto prazo soluções japonesas também nos motociclos...


--- Fim de Citação ---

Camarada, onde se encontra a fonte desta notícia? Gostava de me informar mas relacionado com as motas

--- Fim de Citação ---

Aqui está parte da informação: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=5837.msg103160#msg103160

Wonderboy91:

--- Citação de: 2low em Janeiro 24, 2021, 11:59:30, 11:59 ---
--- Citação de: Wonderboy91 em Janeiro 24, 2021, 11:42:55, 11:42 ---
--- Citação de: 2low em Janeiro 23, 2021, 23:30:53, 23:30 ---
E acredito também que se a Kawasaki recentemente virou as agulhas para este campo, iremos ter a curto prazo soluções japonesas também nos motociclos...


--- Fim de Citação ---

Camarada, onde se encontra a fonte desta notícia? Gostava de me informar mas relacionado com as motas

--- Fim de Citação ---

Aqui está parte da informação: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=5837.msg103160#msg103160

--- Fim de Citação ---

Camarada, obrigado pela partilha, mas segundo um mesmo link (https://www.mcnews.com.au/kawasaki-heavy-industries-to-separate-motorcycle-business/) no qual me direcionou, informa isto:

"The huge conglomerate that is KHI builds ships, trains, planes, helicopters, hydraulics and robotics along with gas turbines and jet engines that run on hydrogen, amongst many other things.

Thus while Kawasaki is a massive global force in the motorcycle world, in the grand scheme of things, the motorcycle business is not their core asset, not even close."

Não informa rigorosamente nada em relação a motociclos a hidrogênio relativamente a Kawasaki. Informa que a Kawasaki heavy industries não tem nada a ver com a Kawasaki motorcycle.

Já a outra notícia revela algo mas nada associado a marcas  pelo que tenha lido, apenas uma modelos protótipos da Suzuki e yamaha. Há algo mais concreto que possam partilhar?
Agradeço

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