GERAL > Mobilidade Eléctrica

Serão os veículos elétricos o futuro? O mercado diz que não!

(1/4) > >>

JoãoPVCarvalho:



A imprensa da especialidade tem transmitido as vontades e tendências do mercado e especula já sobre o seu futuro.
Os investimentos na produção de hidrogénio verde são já maiores que o investimento das construtoras de automóveis Europeias.

Estão em fase muito avançada 750 projetos para produção de "Hidrogénio verde" em toda a Europa tendo sido Portugal contemplado com dois dos maiores, sob a chancela da FusionFuel em Benavente que representa um investimento de 10M€ numa fábrica totalmente automatizada e que deverá iniciar a produção no final de 2022. Em laboração encontram-se já as unidades de Almargem do bispo, Évora e Sines de um total previsto de 37 unidades cujo o governo prevê que possam dar início à comercialização de Hidrogénio no próximo ano “No Plano Nacional do Hidrogénio está previsto um mecanismo de apoio entre 2021 e 2030 que cubra a diferença entre o preço de produção do hidrogénio verde e o preço do gás natural no mercado ibérico de gás natural. Serão leiloadas 76 quilotoneladas de hidrogénio verde em Portugal, para uma incorporação de 15% na rede de gás natural, com um apoio do Fundo Ambiental entre 500 e 550 milhões de euros.” Galamba, João em: Tribuna do Alentejo, 2020.

A tecnologia que permite associar Hidrogénio e gás natural para servir de combustível para motores térmicos já está implementada desde 2020 e tem vindo a ser apontada como uma solução de futuro viável e sustentável, a exemplo temos empresas de renome internacional como a Jenbacher que já dispõe de vários modelos no mercado. A saber já há pelo menos 2 em serviço desde 2020 na unidade Industrial da Unilever em Sta. Iria de Azoia. A aposta do setor será a de incorporar o Hidrogénio na atual rede de distribuição de gás natural permitindo desta forma assegurar a sua distribuição através a rede já existente que cobre grande parte do território Nacional.

Esta tecnologia está recentemente a ser explorada pelo setor automóvel com grande entusiasmo porque permite alcançar as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris sem implicar uma remodelação muito profunda nesta indústria. No caso das construtoras europeias, a conjuntura atual está a servir de lição ao demonstrar que não se pode ficar à mercê de países produtores de energia que se mantêm à margem das convenções e tratados que vigoram no mundo ocidental e nem tão pouco é viável depender da incapacidade demonstrada pelos atuais processos de produção de energias renováveis para suprir as necessidades primárias dos Países. Assim o Hidrogénio configura-se cada vez mais como a verdadeira resposta de futuro para a mobilidade dando resposta às tão controversas questões da autonomia, tempo de reabastecimento ou da poluição associada às baterias que são características aos veículos elétricos.

Focando no mote deste fórum, acrescenta-se ainda a vertente da performance. Quantos são os motociclistas que não ambicionam mais alguns cavalos à disposição do punho direito ou de simplesmente saírem para a estrada sem rumo nem hora marcada? Ora tudo isto se torna num verdadeiro exercício logístico se equacionarmos a utilização de uma mota elétrica. Na verdade, atrevo-me a dizer que as palavras, prazer e mota elétrica, na mesma frase são cada vez mais difíceis de conjugar. É sabido que estes veículos na sua maioria se equiparam a uma 125cc e para sair deste registo são necessários muitos milhares de Euros.

Vejamos um exemplo prático simples.
Uma Zero SRS oferece um impressionante torque de 106 Newton/metro e uma velocidade máxima a rondar os 160kmh, mas necessita de 5 horas para carregar a bateria a 100%. Numa utilização mais exigente oferece uma autonomia de 70/80Kms e em circuito urbano ultrapassa os 200kms de autonomia, tudo pela módica quantia de 17K€.

Para a mesma oferta dentro da categoria dos 35Kw temos concorrentes como a KTM 390 Duke por 6.500€ ou a Yamaha MT-03 por menos de 6000€ e outras tantas dentro desta categoria.
Quer isto dizer que olhando apenas aos preços, a opção por uma mota convencional permite uma poupança aproximada de 10K€.
À luz dos mais recentes acontecimentos, consideremos um preço por litro de 2.5€ e nesse caso os 10k€ chegariam para 4000 litros de gasolina o que dava para rodar qualquer coisa como 100.000kms a uma média de 4litros por cada 100kms. Ou seja, mesmo fazendo 20.000kms por ano, os 10.000€ seriam suficientes para rodar durante 5 anos!
Se a esta equação juntar-mos os benefícios ambientais do hidrogénio, penso que é seguro afirmar que os veículos elétricos são um projeto morto a breve trecho e a industria sempre o soube e os mercados estão finalmente a despertar para esta realidade.




A estupidez é invisível, mas todos sabem que ela existe! – Cantiflas e o cancioneiro Nacional

TMXR:
As baterias não tem densidade energética suficiente para a sua utilização numa moto, pelo menos para os números que temos actualmente em baterias.

Daí que as motos que tem chegado ao mercado praticamente so scooters.


Sapiens21:
Começando no principal...

O hidrogénio verde é aquele que é produzido pela eletrólise da água, usando para tal energias renováveis, pelo que sim...
Concordo que tem tudo para ser sustentável e uma aposta forte no futuro!


--- Citação de: JoãoPVCarvalho em Março 19, 2022, 23:35:53, 23:35 ---(....)

Os investimentos na produção de hidrogénio verde são já maiores que o investimento das construtoras de automóveis Europeias.

(....)

--- Fim de Citação ---

Essa ligação para um artigo do Banco de Investimento Europeu fala num investimento, na parte ambiental, de 1 bilião de Euros até 2030.

Não pretendo menorizar o valor em questão, mas assim à primeira vista não me parece um investimento disruptivo do sector automóvel.
Não me refiro concretamente à importância do hidrogénio verde no futuro 👍, mas sim...no valor do investimento em si.

Se não estou a incorrer em erro, 1 bilião de Euros significa mil milhões de Euros.

Pois a este respeito devo dizer que só a VW (estamos a falar de um só construtor), na fábrica da cidade de Zwickau, que é uma unidade exclusiva de veículos elétricos, vai gastar mais do que isso na sua actualização para novos modelos.

Isto sem falar no que pretende fazer com a nova fábrica em Wolfsburg, com um investimento numa fábrica exclusivamente para veículos eléctricos, onde irão gastar 2.2 Biliões de Euros.

Deixo link:
https://cleantechnica.com/2022/03/07/volkswagen-decides-on-new-2-2-billion-ev-factory-in-wolfsburg-realigns-tech-department/



--- Citação de: JoãoPVCarvalho em Março 19, 2022, 23:35:53, 23:35 ---(....)
Esta tecnologia está recentemente a ser explorada pelo setor automóvel com grande entusiasmo (....)

--- Fim de Citação ---

De modo algum negarei que exista uma ou outra marca do sector a fazê-lo, mas ao olhar para o sentido geral e nas tomadas de decisão já em prática, não posso deixar de ver os gigantescos avanços na mobilidade eléctrica, onde são inclusivamente compradas ou feitas parcerias com start-ups ligadas aos mais recentes avanços nas baterias de estado sólido.

Ou seja, estão a ocorrer e aparentam continuar os investimentos gigantescos no caminho da electrificação total das gamas de veículos .

-------------------------------------------

Onde eu vejo o hidrogénio verde a ter uma forte aceitação, é nas embarcações.. :palmas:

É por demais sabido que o esforço que a indústria automóvel teve e vai ter de continuar a fazer para abdicar dos combustíveis fósseis vai ser alargado a outros meios de transporte...e por aquilo que já li sobre este tema, existem investimentos concretos em células de combustível a hidrogénio, com tecnologia especificamente desenvolvida para embarcações eléctricas, inclusivamente de grandes dimensões.

Todos aqui no fórum sabemos que o transporte marítimo é conhecido por ser uma fonte significativa de gases de efeito estufa e emissões de partículas, pelo que vejo o hidrogénio verde como altamente apelativo e transformador no sector/indústria marítima, permitindo assim uma redução impressionante nas emissões, ao mesmo tempo em que pode tornar o próprio transporte mais viável economicamente.
Vejo o hidrogénio verde como muito forte, futuramente, nesse sector.

Obrigado pelo tópico.  :nice:

JoãoPVCarvalho:

--- Citação de: Sapiens21 em Março 20, 2022, 12:15:30, 12:15 ---Começando no principal...

O hidrogénio verde é aquele que é produzido pela eletrólise da água, usando para tal energias renováveis, pelo que sim...
Concordo que tem tudo para ser sustentável e uma aposta forte no futuro!


--- Citação de: JoãoPVCarvalho em Março 19, 2022, 23:35:53, 23:35 ---(....)

Os investimentos na produção de hidrogénio verde são já maiores que o investimento das construtoras de automóveis Europeias.

(....)

Dizes bem: A VW vai fazer, ainda não fez. Já não será até 2030 mas sim até 2050 e nunca diz que será por via da construção de veículos elétricos
Estes investimentos a que o artigo se refere estão já aplicados.

Citando Jorge Oliveira, "Da mesma forma que o presidente da VW tem a honestidade intelectual de vir reconhecer que as ambiciosas metas que a companhia havia fixado para EV na Europa necessitam ser revistas de forma mais realista, é importante que os governos reajustem os calendários para a neutralidade carbónica que aprovaram. Estabelecer objetivos ambiciosos é importante mas não é menos importante rever de forma mais realista os prazos para os atingir. Fazer de conta que não é necessário proceder a essa revisão revelará falta de capacidade para analisar a realidade ou escassa humildade democrática. É fácil prometer amanhãs que cantam para décadas futuras. Mas em países como Portugal, em que as emissões de carbono variam na razão direta do crescimento económico, insistir em tais promessas não é só estultícia, é imprudente. Não fazer essas correções atempadamente virá com um preço pesado a pagar em termos de credibilidade política e aceitação das políticas pela população." Costa Oliveira, Jorge in DN 9 de Fevereiro 2022

--- Fim de Citação ---

Essa ligação para um artigo do Banco de Investimento Europeu fala num investimento, na parte ambiental, de 1 bilião de Euros até 2030.

Não pretendo menorizar o valor em questão, mas assim à primeira vista não me parece um investimento disruptivo do sector automóvel.
Não me refiro concretamente à importância do hidrogénio verde no futuro 👍, mas sim...no valor do investimento em si.

O Investimento é mesmo na produção do Hidrogénio verde e para Portugal está negociado isto!

Se não estou a incorrer em erro, 1 bilião de Euros significa mil milhões de Euros.

Pois a este respeito devo dizer que só a VW (estamos a falar de um só construtor), na fábrica da cidade de Zwickau, que é uma unidade exclusiva de veículos elétricos, vai gastar mais do que isso na sua actualização para novos modelos.

Isto sem falar no que pretende fazer com a nova fábrica em Wolfsburg, com um investimento numa fábrica exclusivamente para veículos eléctricos, onde irão gastar 2.2 Biliões de Euros.

Deixo link:
https://cleantechnica.com/2022/03/07/volkswagen-decides-on-new-2-2-billion-ev-factory-in-wolfsburg-realigns-tech-department/

Na verdade o que leio nas entrelinhas desse artigo é que existe uma luta de galos dentro da VW e que essa suposta comunicação está muito longe de ser uma decisão.
É algo muito comum na Industria Automovel. O que te posso garantir em primeira mão e com conhecimento direto de causa é que as encomendas de peças da SEAT triplicaram só no primeiro trimestre de 2022 e projectos como o Cupra foram alargados até 2034 com EDI's já assinadas entre o Grupo VW e a JAC Products (Estou a falar de um modelo a gasolina).


--- Citação de: JoãoPVCarvalho em Março 19, 2022, 23:35:53, 23:35 ---(....)
Esta tecnologia está recentemente a ser explorada pelo setor automóvel com grande entusiasmo (....)

--- Fim de Citação ---

De modo algum negarei que exista uma ou outra marca do sector a fazê-lo, mas ao olhar para o sentido geral e nas tomadas de decisão já em prática, não posso deixar de ver os gigantescos avanços na mobilidade eléctrica, onde são inclusivamente compradas ou feitas parcerias com start-ups ligadas aos mais recentes avanços nas baterias de estado sólido.

Caro Sapiens não estarás a cometer um erro de avaliação?
https://www.turbo.pt/yamaha-v8-hidrogenio/
https://www.toyota.pt/world-of-toyota/articles-news-events/2021/Toyota-apresenta-GR-Yaris-experimental-movido-a-hidrogenio.json
https://motor1.uol.com.br/news/225188/honda-registra-patente-de-moto-movida-a-hidrogenio/
https://motomais.motosport.com.pt/noticias/kawasaki-e-yamaha-trabalham-na-moto-a-hidrogenio/
https://mobilidade.estadao.com.br/inovacao/yamaha-cria-motor-v8-a-hidrogenio-em-parceria-com-a-toyota/
Até já andam em competições!!!
https://autoentusiastas.com.br/2021/09/picape-com-motor-a-combustao-a-hidrogenio/



Ou seja, estão a ocorrer e aparentam continuar os investimentos gigantescos no caminho da electrificação total das gamas de veículos .

Alguém vai ter de pagar o disparate que a industria automóvel cometeu! Just saying!!

-------------------------------------------

Onde eu vejo o hidrogénio verde a ter uma forte aceitação, é nas embarcações.. :palmas:

Aqui também o investimento na tecnologia de associação de gás natural e hidrogénio já deu passos muito importantes. mas era assunto para outro fórum  Check!

É por demais sabido que o esforço que a indústria automóvel teve e vai ter de continuar a fazer para abdicar dos combustíveis fósseis vai ser alargado a outros meios de transporte...e por aquilo que já li sobre este tema, existem investimentos concretos em células de combustível a hidrogénio, com tecnologia especificamente desenvolvida para embarcações elétricas, inclusivamente de grandes dimensões.

Todos aqui no fórum sabemos que o transporte marítimo é conhecido por ser uma fonte significativa de gases de efeito estufa e emissões de partículas, pelo que vejo o hidrogénio verde como altamente apelativo e transformador no sector/indústria marítima, permitindo assim uma redução impressionante nas emissões, ao mesmo tempo em que pode tornar o próprio transporte mais viável economicamente.
Vejo o hidrogénio verde como muito forte, futuramente, nesse sector.

Eu não tenho dados concretos mas acredito mais no nuclear para este setor...

Obrigado pelo tópico.  :nice:

--- Fim de Citação ---

Sapiens21:
Tornou-se para mim um pouco difícil dar seguimento ao raciocínio e promover resposta, quando a citação se dá pelo meio do próprio post.
Mas prometo que vou tentar... :) :nice:

Escreveste isto atrás:

"(....)Dizes bem: A VW vai fazer, ainda não fez. Já não será até 2030 mas sim até 2050 e nunca diz que será por via da construção de veículos elétricos
Estes investimentos a que o artigo se refere estão já aplicados.(....)"

Ora como sabes, não fui eu que disse que os investimentos na produção de hidrogénio verde são já maiores que o investimento das construtoras de automóveis Europeias, colocando depois link que redireciona para uma notícia de 1 bilião de Euros até...2030!!!

Pois eu da minha parte dei-te um único exemplo de uma única marca cujo investimento é maior do que esse que indica o artigo a que fizeste alusão.
Fui directo em mostrar a desproporcionalidade de investimento.
Nem chega sequer a haver discussão nesse tocante. São valores de investimento que não têm nada a ver e se trazidos para a conversa todas as marcas Europeias, então não há mesmo ponto de comparação a fazer.


Depois escreveste:

"(....)Na verdade o que leio nas entrelinhas desse artigo é que existe uma luta de galos dentro da VW e que essa suposta comunicação está muito longe de ser uma decisão.(...)"

Lamento, mas fizeste leitura errada ou encontras nas entrelinhas o que não está lá. :)
A dita luta de galos como lhe chamas, é do ano passado e o próprio artigo refere-o.

A nova fábrica para se dedicar inteiramente a 100% eléctricos está aprovada como indica o artigo, tem um custo estimado de 2.2 Biliões de Euros e será mais uma a juntar àquilo que o Grupo já tem actualmente no fabrico de eléctricos.
Poderás procurar outros links que noticiam o mesmo, para além daquele que indiquei, como por exemplo este recente.  :)


Depois mais adiante escreves:

"(....)Caro Sapiens não estarás a cometer um erro de avaliação?(....)"

Pois aquilo que tu indicas, com a postagem de links, não é mais do que um ou outro exemplo de um explorar inicial (ia escrever embrionário no que à produção em larga escala diz respeito), do hidrogénio em veículos.

Se formos recordar o que eu próprio escrevi mais atrás, onde expressamente indiquei que não negava a existência de uma ou outra marca a fazê-lo, então sinceramente não vejo onde esteja o erro de avaliação que me é apontado. :)

Para que se fique bem ciente daquilo que se está a falar, bastará dizer que os exemplos nesses links são concept-cars, são um explorar da viabilidade da tecnologia e são veículos experimentais colocados no terreno..

------------------------------------

E afinal onde estamos mesmo alinhados nisto do hidrogénio verde?? :writing:

Certamente não nos veículos particulares como é bom de perceber daquilo que escrevi e onde prevejo que as baterias terão cada vez mais densidade energética, mas sim:

No transporte marítimo;
Em camiões;
Em autocarros.

Aqui sim, estou alinhado nessa visão de futuro para o hidrogénio verde e onde não excluo naturalmente a aviação.

Nos transportes de uso particular, sinceramente não creio.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa