Autor Tópico: GPS para fazer Roadtrips  (Lida 3115 vezes)

Abril 11, 2022, 11:58:03, 11:58
Lida 3115 vezes

tosoares77

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 5
  • Marca Motociclo: NC 750
  • Modelo Motociclo: NC 750
  • Localidade: Maia
Boas pessoal,

Espero não estar a fazer duplicação de tópicos, estive a dar uma vista de olhos e não encontrei nada do genero. Tenho a moto desde o inicio do ano por isso a experiência não é muita, precisava da vossa ajuda. Quero fazer a nacional 222 e por norma tenho usado o google maps a questão é que não se consegue planear o trajeto e provavelmente vai chegar uma altura que me vai mandar sair da 222 por ser um caminho mais perto ou mais rápido. Não sei até que ponto a sinalização da indicação da estrada em certos cruzamentos, etc será suficiente.
A pergunta é, existe alguma aplicação que se consiga planear o trajecto? Já vi uma no forum mas só dá em iphone.

Obrigado a todos.

 :sportbike:

Abril 11, 2022, 12:09:44, 12:09
Responder #1

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
O truque com o Maps é adicionar pontos suficientes para que ele seja obrigado a mandar-te sempre pela estrada que queres.

Já fiz a N222, N2, N108, N101, N112 e mais algumas que me possa estar a esquecer, todas apenas com o Maps, e consegui seguir sempre a estrada.

Cheguei há uns tempos a ponderar a compra de um GPS dedicado, mas nunca consegui justificar o valor porque não encontrei nenhum que efetivamente me traga mais valor que o telemóvel com o Maps.

A qualidade de imagem do telemóvel é melhor, o touchscreen costuma ser melhor, o Maps é extremamente completo (pontos de interesse, transito, radares, avisos de obras, etc) e ainda tem o bónus de ter o spotify, chamadas e etc.

Também já pesquisei por melhores aplicações para fazer roteiros, mas voltei sempre ao velho Maps.

Abril 11, 2022, 12:27:54, 12:27
Responder #2

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Falando da minha no ciclismo, existem várias opções para planear rotas.
Strava, Garmin, komoot.

Não sei se há algum específico para motociclismo.
Para quem tem algum dispositivo Garmin (relógio ou gps) é fácil e gratuito desenhar rotas.

Para quem tem o Strava premium também é muito fácil criar rotas.

O Komoot oferece um mapa da região e os restantes têm que ser pagos. A N222 implicava comprar mapas. Mas, também é muito fácil criar rotas.
https://www.komoot.com/plan/@41.1482267,-7.7897162,11.702z

Depois é pegar no ficheiro GPX e enviar para o dispositivo e seguir a rota.  ;)

Abril 12, 2022, 00:17:46, 00:17
Responder #3

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Eu prefiro usar o método misto. Um bom mapa e google maps no tlmv.
Mas confesso que já deveria haver uma aplicação que fizesse o que queremos e não o que o mapa quer. Ir de um ponto A para o B, fazendo AE nos pontos que eu quero e não que ele quer. Um exemplo.
Se quero ir de Corroios para Vila Franca de Xira e quero ir pela ponte 25 abril e depois vou pela EN-10...
Se digo que não quero portagens, ele manda me pelas Lezírias.
Se digo que quero portagens, ele já me dá a ida pela ponte,  mas depois dá me a AE-1 para VFX....
Por isso, ainda mantenho o belo do mapa e quem escolhe as opções sou eu, troco a troco.
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Maio 05, 2022, 12:46:13, 12:46
Responder #4

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Joao, o truque ja foi referido acima: adicionar pontos intermédios no maps,+ drag/drop da rota para ajustes pontuais.

Já fiz vários trajectos assim e funciona bem

A única coisa que me chateia é que por cada checkpoint intermédio quando vamos na estrada, temos que clicar no maps em "continuar" (desde que não seja mesmo para parar nesse ponto).
Se não clicas continuar, fica ali naquele ponto e não avança na rota.

Fora isso, 5*


Sent from my iPhone using Tapatalk

Maio 05, 2022, 17:12:52, 17:12
Responder #5

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Mais ou menos.
Se queres fazer Lisboa para Salamanca por exemplo.
O que queres mesmo fazer é ir na AE-1 até Torres Novas (com portagens),  depois ir pela Nacional ate Vilar Formoso(sem portagens).
Tu não consegues definir ponto a ponto que tipo de estrada queres que ele te dê o itinerário.
Se defines a rota para ser sem portagens,  ele vai aplicar essa definição a todo o trajeto. Fazes portanto Lisboa Torres Novas sempre por EN....
E se defines com portagens, ele aplica a a todo o trajeto e...vais comer cpm a AE-23 de Torres Novas a Vilar Formoso.
É isto o que me irrita nos GPS..

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Maio 05, 2022, 17:23:36, 17:23
Responder #6

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Citar
Tu não consegues definir ponto a ponto que tipo de estrada queres que ele te dê o itinerário

Tem razão, essa é uma falha que também não sei como contornar.
Não me ocorreu porque por norma meto sempre "evitar AE/portagens"  :)

Já agora e no sentido inverso:
outra que me irrita solenemente é quando quero ir pelas nacionais (principais), mas o GPS define a rota por caminhos de cabras, vias secundárias, só porque calculou que por aquele trajecto poupamos... 2 mins á viagem!  >:(

Seria excelente ter uma opção para definir um treshold de tempo mínimo, a partir do qual aí sim escolheria as estradas secundárias automaticamente. Ou seja, se o ganho de tempo na rota pelas secundárias for superior a, por exemplo, 15 mins, então tudo bem. Caso contrário, usar sempre a via nacional/principal.

Enfim, não há sistemas perfeitos, há que escolher vivendo com as limitações de cada.

Maio 06, 2022, 09:44:07, 09:44
Responder #7

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Há dois anos atrás (antes da pandemia) durante o verão andei por algumas praias fluviais no centro do nosso país e o GPS usado era o da Google que temos nos telemóveis.

E de facto acontecia-me frequentemente (tal como refere o companheiro replicantz) o GPS traçar rotas para 2poupar" alguns minutos no percurso, acabando eu por estradas municipais entre aldeias a fazer manobras adicionais, andar para frente e para trás.

Agora quando uso e depois de ser traçado o caminho, temos sempre o cuidado de ver antecipadamente por onde nos leva o GPS pois podemos "cair" numa estrada manhosa, de terra batida ou cheia de buracos só para chegar ao destino 5 minutos mais cedo.

De facto deveria existir uma opção que permitisse escolher o trajeto pelo menos por vias mais usadas, podendo assim evitar alguns dissabores.

Janeiro 25, 2023, 10:59:02, 10:59
Responder #8

bravus

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 4
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: F800 GS
  • Localidade: Coimbra
Bom dia a todos.

Pelo que estive a ler, há aí necessidades diferentes.

Não é fácil haver um software perfeitamente adaptável a todas as circunstâncias. Os GPS quando recebem instrução de "evitar autoestrada" vai fazer em todo o trajeto de A a B. Querer isso apenas numa parte, é óbvio que o GPS não adivinha.

Também se falou querer fazer de A a B e forçar a passagem em determinados sítios. Para isso é preciso dar esse input, porque mais uma vez ele não adivinha.

Onde quero chegar? Das duas uma, ou usamos a modo normal de ir para A e B e deixamos ele escolher o melhor caminho (de acordo com algumas preferência que se podem escolher) ou temos de ser nós a fazer o track!

Eu quando vou para qualquer viagem faço sempre os meus próprios tracks. Uma forma muito fácil é usar o "mymaps" da google. Permite fazer vários troços, até 10 layers se não estou em erro, e ai sim, podemos forçar ir por onde queremos. É muito intuitivo de usar e fica tudo guardado online. Depois de ter o track é possível exportar para KML/KMZ e depois é só abrir em diversas aplicações para o efeito. Se precisarem converter para outros formatos recomendo o https://www.alltrails.com/converter funciona muito bem e é free.

Para seguir depois o track que fizemos há, mais uma vez, diversas aplicações disponíveis. Eu uso o Oruxmaps, parece complexo ao início e é... mas para usar o básico, torna-se muito fácil. Tem vários mapas online para fazer download, e permite fazer download da zona que queremos e depois navegar mesmo em modo offline, para quem não tem muitos dados, ou vai para zonas sem rede.

Espero ter ajudado. Ao dispor.


Janeiro 25, 2023, 11:17:58, 11:17
Responder #9

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
A solução: app para telemóvel ligado a um bom intercomunicador (o telm vai no bolso, não preciso que vá montado no guiador).

A App (já testei várias, esta é sem dúvida a melhor): Mapy.cz

Fácil de utilizar, fácil de criar rotas (mesmo no telm) e estando integrada com outra (Windy) até te dá avisos de mau tempo e gelo na estrada. E ainda tem algumas opções como seguir pelo caminho com melhores curvas, etc. (embora estas soluções de percurso não estejam disponíveis para todo o país).

Há outras apps que, embora sejam muito boas, são mais direccionadas ao mercado americano (isso é importante, por exemplo, na apresentação das cadeias de hotéis ou restaurantes).

Reitero: faz o download do Mapy.cz e não te vais arrepender. Aprendi a mexer naquilo em 10 min, o truque é colocares o ponto de saída e o ponto de destino e depois vais colocando os pontos intermédios por onde queres passar (atenção para fazeres zoom e colocares o ponto no teu sentido da viagem e não em sentido contrário).

Janeiro 25, 2023, 15:04:35, 15:04
Responder #10

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 225
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Um APP básico e fácil é o Wikirota....vc  insere os pontos por onde vai passar, insere o preço do combustível, e o tipo de veículo e o APP calcula o tempo, a rota, o custo de portagem e de combustível. Vc pede para navegar e o APP sugere o Waze ou Google maps vc escolhe o navegador e pronto....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Janeiro 27, 2023, 12:14:36, 12:14
Responder #11

Robson

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 185
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250 RT
  • Localidade: Póvoa de Lanhoso
A solução: app para telemóvel ligado a um bom intercomunicador (o telm vai no bolso, não preciso que vá montado no guiador).

A App (já testei várias, esta é sem dúvida a melhor): Mapy.cz

Fácil de utilizar, fácil de criar rotas (mesmo no telm) e estando integrada com outra (Windy) até te dá avisos de mau tempo e gelo na estrada. E ainda tem algumas opções como seguir pelo caminho com melhores curvas, etc. (embora estas soluções de percurso não estejam disponíveis para todo o país).

Há outras apps que, embora sejam muito boas, são mais direccionadas ao mercado americano (isso é importante, por exemplo, na apresentação das cadeias de hotéis ou restaurantes).

Reitero: faz o download do Mapy.cz e não te vais arrepender. Aprendi a mexer naquilo em 10 min, o truque é colocares o ponto de saída e o ponto de destino e depois vais colocando os pontos intermédios por onde queres passar (atenção para fazeres zoom e colocares o ponto no teu sentido da viagem e não em sentido contrário).

Estou tentando me registrar no site há dois dias sem sucesso. Para o registro, eles exigem mandar um SMS pro meu telemóvel, mas nunca recebo o SMS  :confused: