Como em França, em Portugal não importa só se vamos ter IPO mas também que tipo de IPO teremos e sabermos que a diretiva europeia dava alternativas aos países para escaparem ás inspeções para motos e só três aproveitaram.
Em Portugal, ao contrário de Espanha ou Alemanha os centros de inspeções estão separados dos organismos de homologação, quem controla se um acessório ou peça é homologada é a polícia ou uma inspeção extraordinária ou "B". Na inspeção periódica inspeciona-se segurança, identificação, características etc, como uma pelicula num vidro que não é de origem mas não o vidro se é homologado ou um travão que não trava mas não se as pastilhas ou disco são homologados, um escape que polui com ruido ou gases mas não se o escape é homologado. Em Espanha, Alemanha e Dinamarca quem inspeciona é quem homologa, são o mesmo organismo. Como vai ser em Portugal?
Algumas considerações de associações motards Francesas, organismos e lobbies defensores da causa motard francesa:
Esta é uma lei europeia, portanto, que certamente será aplicada um dia ou outro ... Mas alternativas podem ser encontradas.
Como você provavelmente sabe, houve uma votação no Parlamento Europeu em 25 de fevereiro de 2021 a favor (48 votos a favor e 1 contra - lembrando que há 705 deputados) para a aplicação do controle técnico de 2 rodas em 2022, conforme previsto na Diretiva Europeia 2014/45 / UE.
Refira-se que de acordo com as diretivas europeias, os países europeus não são obrigados a adotar o controlo técnico das motos se puderem justificar medidas destinadas a reduzir o número de acidentes (duplicação de guarda-corpos, reparação de estradas ou utilização de tintas abrasivas para marcações no solo, etc.) e se daí resultar uma diminuição de acidentes comprovada.Este sistema alternativo apenas diz respeito aos poucos países europeus que já implementaram estas medidas.
INSPEÇÃO PERIÓDICAVamos dar uma olhada no controle técnico de veículos para entender melhor as questões e os objetivos.
Deve-se entender que o CT (controle técnico) diz respeito aos órgãos funcionais e de segurança.
Como recordou a Ministra Elisabeth Borne:
“O papel dos testes de inspeção técnica é, portanto, verificar se os veículos inspecionados não prejudicam a segurança no trânsito ou o meio ambiente. Não é para validar ou recusar modificações feitas a um veículo, quer estas modifiquem ou não as suas características técnicas. Esta questão da validação das modificações do veículo insere-se no campo da homologação, por um lado, no que se refere às transformações significativas, e do registo, por outro lado, no que diz respeito à modificação das características indicadas no certificado registo. Os veículos sujeitos a "tuning" fazem, portanto, parte desta legislação geral há anos. "
O controle do veículo gira em torno de 9 elementos principais: direção, iluminação e sinalização, equipamentos, travões, ligação ao solo, mecânica, nível de poluição e ruído, carroceria e chassi, visibilidade.
Assim, um veículo modificado, considerado ilegal pela polícia, pode ter um controle técnico válido.O controle técnico é apenas um dos elementos necessários para conduzir legalmente, para além do documento de registo do veículo, do seguro e da carta de condução para o veículo em questão.
COMO ESTÁ a FUNCIONAR NOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS?Agora que esclarecemos a situação, vamos fazer um balanço da situação europeia para ver como esta lei europeia é aplicada ou não de acordo com os diferentes países.
"17 países da UE já implementaram o controle técnico para motos. Mas como é costume na União Europeia, as regras estão longe de estarem harmonizadas. Por exemplo, a Áustria impõe um controle anual, enquanto a Suécia se satisfaz com um controle a cada dois anos."
Vamos fazer um balanço da situação atual entre países sem controle técnico de motos, países com controle técnico de motos e países onde nenhuma decisão foi tomada.
Deve-se notar que quanto menos fortes as associações de defesa dos motociclistas no país, mais severo é o controle.Além disso, todos os países europeus têm uma história, cultura e abordagem diferentes às motos, às liberdades individuais e à segurança rodoviária.
PAÍSES EUROPEUS SEM CONTROLE TÉCNICO DE MOTOSIRLANDA
A Irlanda decidiu não implementar um teste de inspeção técnica, embora indicando que serão tomadas medidas alternativas para melhorar a segurança rodoviária para motociclos.
FINLÂNDIA
A Finlândia tomou as medidas necessárias para reduzir os acidentes com motos e, assim, contornar a obrigação de ter um controle técnico para motos.
HOLANDA
A Holanda não realizará um controle técnico para motos, pois há vários anos existem planos de segurança viária para motos. O plano foi colocado em prática em 2010.
Aqui estão algumas medidas importantes:
- Melhorar a formação de motards
- Formação e informação dispensada aos motards
- Informar e educar os automobilistas
- Realizar um estudo sobre os efeitos da visibilidade dos motociclistas na segurança rodoviária.
- Elaborar diretivas CROW
- Implementar a 3ª diretiva sobre licenças de motos (licenças A, A1 e A2).
BÉLGICA
A Bélgica está atualmente na mesma situação que a França.
A Valónia pode optar por aplicar um controle técnico em caso de revenda ou após um acidente.
Saberemos mais nos próximos meses sobre as decisões tomadas na Bélgica.
MONTENEGRO
Nenhum controle técnico de motos no momento.
PORTUGAL
Portugal encontra-se numa situação semelhante à da França, o controlo técnico das motos ainda não é aplicado e o governo português ainda não se pronunciou sobre esta matéria.
Por outro lado, já existe uma lei sobre o assunto. No entanto, um decreto ainda deve ser votado para que esta lei seja aplicável:
Artigo 11, parágrafo 5 (114276684 (dre.pt)):
“a obrigação de efetuar controlos periódicos em motociclos, triciclos e quadriciclos, bem como em reboques e semirreboques a que se refere o n.º 3.1 do anexo I deste decreto-lei, só entra em vigor a partir da publicação do decreto referido no n ° 5 do artigo 11. "
PAÍSES EUROPEUS COM CONTROLE TÉCNICO DE MOTOS:ITÁLIA
A Itália aplica um controle desde 2014 em todas as 2 rodas.
O controle técnico deve ser realizado no prazo de 4 anos a partir da data do primeiro registo e, em seguida, a cada dois anos.
O custo é de 45 a 66,88 € dependendo do local onde o exame é realizado (preço 2020).
Em caso de infração, a multa varia entre € 173 (prazos ultrapassados em algumas semanas) e € 8.009 e 3 meses de prisão administrativa (se a moto já se encontrava em suspensão).
Em caso de acidente com moto sem exame validado, o seguro não cobre os custos.
A inspeção periódica obrigatória na Itália é usada para verificar o seguinte:
Travões
Direção
Sistema elétrico (especialmente luzes e campainha)
Eixo e suspensão
Integridade da estrutura e da placa de licença (ou seja, verificação de identificação: número da estrutura / placa do fabricante = número DUA)
Níveis de ruído (de acordo com o DUA e placa de identificação)
Níveis de gases poluentes (se aplicável)
Limite de velocidade (para ciclomotores)
DETALHES:
Os limites de ruído e poluição são verificados com os dados do fabricante quando o veículo os possui ou com a escala geral estabelecida.
O limite de velocidade é de 45 km / h para ciclomotores.
Depois que o exame for aprovado, existem 3 possibilidades:
Validado: significa que você pode viajar e que o próximo exame será realizado em 2 anos
Repetir: você pode continuar a circular, mas terá que repetir o exame dentro de 1 mês (se não passar validado).
Suspenso: você terá que realizar as ações indicadas no certificado para voltar a circular
DINAMARCA
As regras na Dinamarca são semelhantes às estabelecidas na Espanha ou na Alemanha.Na verdade, os órgãos de controle técnico tem competência de homologação de veículos e acessórios (o que não é o caso na França).
Regras durante o controle técnico da moto
As regras não se aplicam a motocicletas (menos de 49,9 cc).
Aqui estão os casos mais frequentes em que o proprietário deve ter sua moto verificada:
Na mudança de proprietário, quando a moto tem entre 5 e 10 anos e a última inspeção aprovada foi realizada há mais de 2 anos.
Quando muda de proprietário quando a moto tem mais de 10 anos e a última verificação bem sucedida foi realizada há mais de 1 ano.
Ao importar uma motocicleta.
Nas mudanças no design e conceção da moto.
Em caso de alteração do registo da moto.
Assim, é mais frequentemente durante a venda / compra de moto que uma inspeção de serviço entra em ação.
No entanto, grandes mudanças no design da motocicleta também podem resultar em uma verificação técnica da moto.
aqui estão alguns exemplos:
Substituição de garfo
Substituição do braço oscilante traseiro
Substituição de rodas com circunferência 5% maior ou menor que a original.
Aumento de potência
Substituindo as pinças de travão
Convertendo um travão a tambor em um travão a disco
Montagem de um kit flutuador
Corte ou modificação do quadro
Substituição de quadro
(São modificações que, em França, deveriam ser objeto de uma passagem para a homologação ou inspeção completa).
Uma rede de empresas privadas faz isso na Dinamarca, assim como na Alemanha.
Aqui estão os elementos verificados durante o controle técnico da moto na Dinamarca:
Todas as luzes devem funcionar, incluindo luzes adicionais
O refletor da placa deve ser visível
Espessura da pastilha de travão
Os discos de travão devem estar retos e isentos de ferrugem ou desgaste.
A moto deve travar suavemente, sem solavancos.
A placa deve ser legível
Os garfos devem estar retos e sem desgaste
O guiador não deve ser usado e não deve ficar muito perto do tanque.
Os guarda-lamas devem ser devidamente fixados
Os pneus devem ter um piso mínimo de 1 mm
A corrente deve ser equipada com uma proteção
Os espelhos devem ser fixados e intactos
O preço do controle técnico de motocicletas na Dinamarca:
O preço médio é de 200 a 600 coroas dinamarquesas, o que equivale a 27 € a 80 €.
SUÉCIA
O controle técnico na Suécia concentra-se nas boas condições e no funcionamento de todas as partes da moto.O controle em detalhes:
- Verificação do número do chassi - placa do fabricante / documento de registo
- Verificar o quadro, carroceria, garfo dianteiro e suspensões (estado e funcionamento).
- O motor e a transmissão são verificados. Isso inclui o exame dos tubos de combustível, sistema de exaustão, sistema elétrico, sistemas de transmissão de energia, como acionamento / corrente ou polia / correia e juntas.
- Verificar os travões (incluindo o sistema ABS) e executar uma verificação funcional. Ao verificar os travões, uma verificação da transmissão, travões, rodas e sistema de acionamento também é realizada.
- A carroceria é inspecionada, bem como o selim, apoios de pés, apoios centrais e laterais para verificar se nenhum dispositivo perigoso foi instalado na moto.
- Todas as luzes e sistemas de sinalização são verificados. Isso inclui luzes de estacionamento, refletores, luzes de sinalização, luzes de travão, indicadores e faróis.
Após esta verificação geral, a moto é levantada e são realizadas verificações adicionais para verificar detalhes mecânicos, como rodas e pneus. Claro que seus pneus devem estar de acordo com a profundidade de piso exigida. Verificação se as rodas estão equilibradas e se os rolamentos das rodas rolam livremente.
Ao verificar o material rodante, examinam-se a aparência do chassi por baixo e a integridade do suporte do motor.
Em seguida, há um teste de condução para verificar a reação dos amortecedores, da direção, dos controles, dos travões, dos movimentos da moto, velocímetros, luzes etc. ...
Isso ajuda a controlar o ruído de rolamento, transmissão e escape.
Um teste de som pode ser realizado se for considerado importante.
Nesse assunto:
"A verificação de som durante as inspeções de verificação normalmente ocorre durante os test drives. Se o som for significativamente mais alto do que o normal, uma medição deve ser realizada. Se você tiver uma moto totalmente aprovada para circular, aplica-se a velocidade indicada na placa do fabricante. A este valor, adicionam-se 5 dB (A) para obter o valor limite da moto. Se você tiver uma moto mais antiga, as informações de velocidade com um limite de valor> 103 dB (A) se aplicam. "
Uma moto deve ser inspecionada nos seguintes casos:
Na primeira vez, o mais tardar 48 meses após o mês em que o veículo foi colocado em circulação pela primeira vez.
Daí em diante, o mais tardar 24 meses após o mês em que a inspeção completa anterior foi realizada.
Motos com 40 anos de idade ou mais podem estar isentas de inspeção, desde que a moto tenha uma inspeção aprovada e válida nos últimos dois anos civis para que a isenção tenha efeito.
ALEMANHA
As motos alemãs estão sujeitas à chamada inspeção periódica da TÜV há mais de 20 anos.Na Alemanha, são necessários 90 euros para um controle a cada dois anos para se obter o selo TüV (Technischer Überwachungs Verein - associação para o controle técnico).
A Alemanha tem um importante histórico de controle e se beneficia de uma importante rede de empresas competentes na área.
Além das verificações de segurança comuns a outros países, a Alemanha verifica todas as peças instaladas.
Em relação às modificações feitas nas motocicletas; existem duas possibilidades para os alemães:
Comprar peças já certificadas pela TÜV
Certificar as modificações por um profissional certificado.
Veja o exemplo de uma traseira da BMW, existem produtos que já são homologados pela TÜV e outros que não possuem esta homologação no mercado de peças. Produtos sem certificação ainda podem obter a certificação de um examinador da TÜV após a montagem.
O mesmo vale para peças caseiras que devem ser validadas por um examinador. Neste caso, a regra é simples, o trabalho amador provavelmente será penalizado.
Então, sim, ainda é possível fazer um café racer ou um scrambler na Alemanha. No entanto, o orçamento dos alemães em termos de preparação é necessariamente maior para a compra de peças TUV e a passagem para o controle TUV se necessário.
Um ponto importante a se notar, os centros TUV não podem ser comparados ao controle técnico francês. Na França, os inspetores técnicos não têm autorização para certificar um veículo ou uma peça. Essa tarefa cabe a outras organizações. Essas organizações são separadas na França, bem como em vários países.
LUXEMBURGO
No Grão-Ducado, a inspeção de veículos motorizados está em uso há muitos anos.
Por 40 €, os pontos verificados são os seguintes:
Documentos legais
Emissões de CO2
Faróis e lâmpadas
Buzina
Condição e vida útil do pneu
Tensão da corrente
Jogo do garfo
Condições dos travões
Número do chassi compatível
Bem como qualquer outro elemento cuja aparência visual requeira uma inspeção mais detalhada. Entre estes, é claro, os acessórios adicionados, como tubos de escape, luzes adicionais, etc.
Neste caso, o motociclista luxemburguês deve dirigir-se à homologação para determinar se estes acessórios são homologados. Se for esse o caso, eles serão inseridos no cartão de registo contra pagamento.
O controle técnico deve ser realizado:
Antes da entrada em serviço de um veículo que sofreu alterações nas características técnicas do modelo de série homologado (exemplo: tuning);
Após uma grande reparação na sequência de um acidente (rodas, suspensões, zonas de deformação, direção, travões, airbags, etc.);
Após uma reparação ou transformação do chassis;
Em intimação especial se o perito de uma seguradora tiver constatado defeito técnico em algum componente que possa comprometer a segurança do veículo após um acidente;
Como parte das verificações periódicas;
Em intimação especial se a polícia notou durante uma verificação que:
O veículo não cumpre as características técnicas aprovadas;
Há um defeito técnico óbvio no veículo.
“Essas medidas são eficazes? “É muito difícil estabelecer uma ligação entre acidente e falha técnica”, explica Michel Turk, presidente da Eurobiker Luxemburgo. “Se a moto passou o controle em novembro de 2018 e ocorreu um acidente com esta mesma moto em setembro de 2019, este acidente não pode estar relacionado a uma falha do centro de controle técnico, a menos que a máquina tenha percorrido apenas alguns quilômetros entre essas duas datas. ""
ESPANHA
O controle técnico para motocicletas existe há vários anos.
Como na Alemanha, as peças utilizadas são importantes e os órgãos de homologação são os mesmos do controle técnico (ao contrário da França ou da Itália).Aqui estão os principais pontos de controle da moto ITV, a inspeção espanhola:
O número do quadro
Buzina: Deve funcionar
Iluminação: Todas as luzes devem funcionar corretamente. Verificação de aprovação.
Luz da matrícula: presença e funcionamento. Verificação de certificação
Controle de manetes
Pneus: verifique a profundidade das ranhuras (medida legal mínima de 1,6 mm). Os pneus devem ser os mesmos indicados na ficha técnica. Verificação de aprovação.
Carenagem: Verifique a condição
Espelhos: em bom estado, com homologação
Assento e para-lamas: verifique a condição
Verificando o guidão e interruptor geral da moto (sistema de chave).
Verificando o suporte
Travões: mede a eficiência de travagem dianteira e traseira.
Suspensões: operação correta.
Escape: verificação de homologação, verificação do nível de ruído em relação à placa do fabricante.
Emissão de gás CO2: mede os níveis para que fiquem dentro dos limites legais, dependendo se uma exaustão é catalisada ou não.
Verificação de vazamentos de óleo, gasolina e condições de transmissão.
Como você pode ver, os controles na Espanha são mais exigentes do que em outros lugares da Europa.
No caso de preparação/modificação da moto, é necessário passar por uma empresa para que a moto seja verificada e aprovada.
Portanto, a preparação do café racer, scrambler ou bobber custa mais na Espanha porque deve ser certificado à maneira da Alemanha.
Por exemplo, a empresa DONKEY MOTORBIKE oferece um preço fixo de € 395 se você modificou o chassi, instalou controles traseiros ou trocou os amortecedores para certificar a modificação.
Se você mudar o sistema de travão ou outra mudança mais importante, o preço aumenta para 850 €.
Custos adicionais são esperados para realizar uma preparação. No entanto, a vantagem é que isso é mais fácil do que fazer o processo na França, por exemplo.
Em suma, outros países europeus que aplicam um controle técnico de moto:Áustria: controle após 3 anos a partir do primeiro registo, em seguida, após 2 anos e finalmente a cada ano;
Bulgária: revisão a cada 2 anos;
Croácia: verifique 2 anos após o primeiro registo e, em seguida, todos os anos;
Estônia: verifique após 3 anos a partir do primeiro registo, depois três vezes a cada 2 anos e finalmente a cada ano;
Grécia: verifique a cada 2 anos;
Letônia: verifique a cada 2 anos;
Lituânia: verifique após 3 anos a partir do primeiro registo e, a seguir, a cada 2 anos;
Polônia: controle após 3 anos a partir do primeiro registo, em seguida, após 2 anos e, finalmente, a cada ano;
Reino Unido: verifique após 3 anos a partir do primeiro registo e, em seguida, anualmente;
República tcheca: verifique após 4 anos a partir do primeiro registo e, a seguir, a cada 2 anos;
Romênia: verifique a cada 2 anos;
Eslováquia: verifique após 4 anos a partir do primeiro registo e, em seguida, a cada 2 anos;
Eslovênia: verifique após 4 anos a partir do primeiro registo, a seguir duas vezes a cada 2 anos e, finalmente, a cada ano;
Hungria: verifique após 4 anos a partir do primeiro registo e, a seguir, a cada 2 anos.
QUE MOLHO O FRANCÊS VAI COMER?
Aqui estão nossas suposições para abril de 2021, após um estudo geral da situação:
Como vimos, a situação e a infraestrutura na França são diferentes das de outros países.
A França não possui organismo tipo TUV como na Alemanha e não possui profissionais homologados como na Espanha.Além disso,
a França tem associações de motociclistas como o FFMC para defender os interesses dos motociclistas.Assim,
é improvável que haja a aplicação de um controle técnico da moto como na Alemanha e na Espanha.O controle técnico das motos deve ser realizado pelos mesmos centros que já fazem os controles dos carros.
Os centros de controle técnico não têm conhecimento do veículo no momento do recebimento da fábrica como em Espanha, Alemanha ou mesmo Dinamarca. Seu trabalho é seguir as especificações para garantir que o veículo não represente nenhum risco do ponto de vista da segurança viária, como a Suécia ou a Itália.SOBRE O ACOMPANHAMENTO DE EVENTOSEm primeiro lugar, a França deve esclarecer a situação sobre o que será aplicado.
Então, se o controle técnico da moto for escolhido entre todas as soluções que podem reduzir o número de acidentes com motociclistas, será necessário definir suas características.
Além disso, será necessário esperar pelo menos até 2023 (ver 2025) para que todos os centros técnicos adquiram o equipamento necessário para realizar as verificações de uma motocicleta.
O controle técnico da moto talvez seja muito próximo ao controle da moto italiana ou sueca com um controle de elementos de segurança eficientes e não discriminatórios.OUTRAS POSSIBILIDADES VÁLIDASOutras soluções poderiam ser implementadas em vez do controle técnico obrigatório.
É possível que haja um controle de verificação em caso de venda ou após um acidente. Isso é o que a região da Valónia na Bélgica está considerando.
As outras soluções:
- Mais prevenção
- Mais consciência
- Verificações mais detalhadas realizadas pela polícia e pela gendarmaria.
Também é possível que seja adiado e não discutido, mas, neste caso, a França será afetada por sanções da UE.
O CONTROLE TÉCNICO QUE PODEMOS TER (SE APLICÁVEL):Controle técnico da moto com base na segurança viária e no meio ambiente.
Portanto, uma revisão de todos os elementos relacionados a esses temas.
Sistema de travagem
Nível de fluido de travão
Condição das pastilhas e discos de travão
Bom funcionamento - teste de travão
Iluminação
Funcionamento dos vários elementos: indicadores, luzes dianteiras e traseiras, luzes de travão.
espelho retrovisor
Presença e bom funcionamento
Pneus
Controle de desgaste
Transmissão
Estado da corrente, correia ou kit cardan.
Motor
Verifique possíveis vazamentos. (óleo e, se aplicável, refrigerante)
O odómetro
Presença e bom funcionamento
Luzes de odómetro
Presença e bom funcionamento
Buzina
Presença e bom funcionamento
Iluminação de placa
Presença e bom funcionamento
Direção e suspensão
Verificação da operação correta
Número do chassi
Verificação de correspondência do chassi e do DUA
A isso pode ser adicionada uma verificação de som do escape e talvez uma verificação de poluição dependendo do ano da moto.
Verificações e controles básicos que já são realizados na maioria das motos pelos mecânicos durante as revisões ou intervenções.
ALGUMAS DICASAqui estão algumas dicas para modificar uma moto para garantir que você possa antecipar essa verificação.
MANTER PEÇAS ORIGINAIS
O primeiro conselho é manter as peças originais da motocicleta se você planeja alterar alguns elementos que podem ser problemáticos. Estou pensando no escapamento. Não sabemos se um centro técnico terá os meios técnicos para controlar o volume da motocicleta. Portanto, neste caso, seria melhor manter o escapamento original.
PARA OS SEGUINTES ELEMENTOS, PREVILIGUE OS ELEMENTOS COM A MARCAÇÃO "E"
Para os indicadores, o farol, as luzes traseiras, os pneus, prefira produtos com a etiqueta "E". Isso significa que esses elementos atendem aos padrões de segurança europeus.
Na verdade, talvez o centro técnico pudesse controlar isso, além de seu funcionamento adequado.
Observe que os padrões TUV ou ABE não são válidos na França. No entanto, eles podem atuar como um selo de qualidade.
REVISÃO ANUAL
Sabemos da importância que o motociclista dá à sua moto. O estado das motos é muito melhor do que o dos carros.
Se você perceber um problema, mas não tiver certeza, não hesite em consultar um especialista. É importante que você se sinta seguro em sua moto, mas o mais importante é que você esteja realmente seguro!
Isso permite que você esteja seguro, além de evitar qualquer controle.
UM PROFISSIONAL OU especialista
Não é aconselhável fazer nada muito amador, em alguns casos sua vida depende disso.
Nós favorecemos o trabalho limpo e organizado. Para isso pode rodear-se dos seus amigos com conhecimentos em cada uma das áreas necessárias (mecânica, carroçaria, chapa etc. ...) ou diretamente a profissionais.
Observe que quanto mais cuidadoso for o trabalho, mais seguro você estará e protegido de problemas de controle técnico. E você poderá revender seu projeto com mais facilidade.
CONCLUSÃO:A preparação da moto não morreu!
Em primeiro lugar, devemos lutar para que esse controle técnico desnecessário não seja aplicado na França.
Seguindo o sucesso das manifestações de 10 e 11 de abril. O FFMC obteve uma resposta do governo sobre este assunto e a confirmação de um adiamento após 2022.
No entanto, a luta não acabou porque nenhuma decisão foi tomada ainda.
Como vimos em outras partes da Europa, é muito difícil harmonizar este tipo de decisão quando cada país tem sua própria maneira de fazer as coisas, suas próprias tolerâncias e objetivos.
Mesmo que venha a ser aplicado um dia ou outro, deve-se saber que este tratará da segurança, uma moto tratada de maneira correta não pode ser retirada de circulação.
café racers, scramblers, bobbers, trackers ainda existem, mesmo em países onde os controles são drásticos.
Não, este não é o fim, podemos continuar a personalizar as nossas
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