Autor Tópico: A ANSR está a alertar para supostas multas (falsas) enviadas por e-mail  (Lida 2219 vezes)

Fevereiro 25, 2021, 16:56:30, 16:56
Lida 2219 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A ANSR está a alertar para supostas multas (falsas) enviadas por e-mail






Deixo por aqui a informação que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária tem estado a alertar para multas falsas recebidas por email.

Por aquilo que já é conhecido, o alerta da ANSR recai sobre (e cito): “a existência de vários emails fraudulentos enviados em seu nome, que notificam os cidadãos de um suposto auto de contraordenação, indicando um link onde devem carregar”.

Escusado seria dizer que se trata de um link que não deve ser clicado, mas como ainda poderá haver quem cai neste tipo de esquemas (semelhante a muitos outros que se fazem passar por comunicação oficial)...fica então o alerta.

Este tipo de emails são “phishing”, ou seja, trata-se de uma tentativa fraudulenta de obter informações confidenciais, por meio de disfarce de uma entidade conhecida.

Fica a informação caros companheiros.  :nice:
A ANSR não está, nem nunca esteve, a enviar multas rodoviárias por email.
« Última modificação: Fevereiro 25, 2021, 17:01:40, 17:01 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 25, 2021, 21:51:45, 21:51
Responder #1

rookie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 143
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: T-max 500
  • Localidade: Leiria
Confirmo esse mail, dizem que tenho multa de uma manobra e o local é a morada da própria ANSR ..
O valor seria de 1800€
Simplesmente lixo com o mail....
Eu abri o mail para perceber o ir era mas não cliquei no suposto link que eles pedem...
Cuidem se :yeah:

Fevereiro 27, 2021, 20:32:12, 20:32
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A própria proveniência do e-mail que recebeste, poderia levar a esse engano, companheiro Rookie?

E o teor do mesmo (assim como eventuais imagens)...era algo que à primeira vista te fazia passar a ideia fazia de se tratar de algo legítimo e com uma proveniência confiável?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 27, 2021, 20:44:55, 20:44
Responder #3

rookie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 143
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: T-max 500
  • Localidade: Leiria
primeiro desconfiei porque já as recebi em casa com carta registada, depois não é habito deixar o meu mail tudo quanto é sitio... mas fiquei naquela do que seria já estava a ver a vida andar para trás  :zangadoplus: :zangadoplus: com um valor de 1800€... só descobri (não descobri, mas feito uns contactos chegou-se à conclusão que era uma tentativa de sacar €€)que era fraude pelo endereço do remetente...

eu não me importo de partilharo print screen do e-mail... alguem tem de o colocar por mim de as imagens que eu não sei...

Fevereiro 27, 2021, 22:51:59, 22:51
Responder #4

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
primeiro desconfiei porque já as recebi em casa com carta registada, depois não é habito deixar o meu mail tudo quanto é sitio... mas fiquei naquela do que seria já estava a ver a vida andar para trás  :zangadoplus: :zangadoplus: com um valor de 1800€... só descobri (não descobri, mas feito uns contactos chegou-se à conclusão que era uma tentativa de sacar €€)que era fraude pelo endereço do remetente...

eu não me importo de partilharo print screen do e-mail... alguem tem de o colocar por mim de as imagens que eu não sei...


Tens aqui instruções para colocar as fotos

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1094.0
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 28, 2021, 16:21:41, 16:21
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Imagino que seja algo assim deste género, como vi num website que divulgava este email fraudulento...e com proveniência duvidosa.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 28, 2021, 21:23:38, 21:23
Responder #6

rookie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 143
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: T-max 500
  • Localidade: Leiria

Dezembro 21, 2022, 22:16:12, 22:16
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Este tópico foi criado há quase 2 anos, mas o assunto volta a estar na ordem do dia e teve mesmo hoje uma peça jornalística num dos noticiários.

Estejam atentos p.f....

https://www.jn.pt/nacional/ha-condutores-a-receber-emails-falsos-para-pagar-multas-15406232.html

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama