Autor Tópico: Imposto sobre Veículos (IUC): tabela motos em 2023...  (Lida 16312 vezes)

Outubro 17, 2022, 18:06:44, 18:06
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Sapiens21

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Imposto sobre Veículos (IUC): tabela motos em 2023...






O portal Imposto Sobre Veículos já atualizou as tabelas para o próximo ano, fazendo a simulação utilizando a subida de 4% anunciada pelo Governo, referindo que para além dessa percentagem superior relacionada com a inflação, não se verificam alterações nos métodos de cálculo do imposto nem na legislação a ele associada.

Tabela de IUC 2023 para as motos

Matrícula posterior a 1996

Cilindrada até 119 cc – Isento
Cilindrada de 120 a 250 cc – 6,02€ (Isento de pagamento)
Cilindrada de 251 a 350 cc – 8,51€ (Isento de pagamento)
Cilindrada de 351 a 500 cc – 20,58€
Cilindrada de 501 a 750 cc – 61,83€
Cilindrada superior a 750 cc – 134,26€


Matrícula até 1996

Cilindrada até 119 cc – Isento
Cilindrada de 120 a 250 cc – Isento
Cilindrada de 251 a 350 cc – 6,02€ (Isento de pagamento)
Cilindrada de 351 a 500 cc – 12,18€
Cilindrada de 501 a 750 cc – 36,41€
Cilindrada superior a 750 cc – 65,85€
« Última modificação: Outubro 17, 2022, 18:07:55, 18:07 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

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Outubro 18, 2022, 11:36:03, 11:36
Responder #1

JViegas

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Para a minha cilindrada (650cc) aumentou cerca de 3 €. Bolas... o pessoal das cilindradas superiores...  :confused:

Outubro 18, 2022, 11:57:16, 11:57
Responder #2

j-santos

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Outubro 18, 2022, 12:50:28, 12:50
Responder #3

TMXR

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7 € a mais...   voltou a troika e a austeridade e nao dei por isso????  :???: :???:
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Outubro 18, 2022, 13:01:15, 13:01
Responder #4

mneves

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E por aqui continuamos isentos,que fixe
membro numero 16

Outubro 18, 2022, 13:13:16, 13:13
Responder #5

ThatsMe

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7 € a mais...   voltou a troika e a austeridade e nao dei por isso????  :???: :???:

Como se os 129€ não chegassem, ainda subiu um pedaço.
Enquanto isso, o que é provavelmente a maioria das motas em circulação diária em Portugal (<300cc) continuam a pagar nicles.

São coisas que nunca entenderei.

Outubro 18, 2022, 13:42:34, 13:42
Responder #6

TMXR

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Acima de 750 sao a 127 ou a 129???


Abaixo dos 300 não pagarem já nem digo nada.  Agora o salto dos 750 é que é um assalto ao contribuinte e terem a lata de cobrarem 134 € a alguém que tem uma moto com 24 anos parece-me muito pouco justo




Mas alguém tem que pagar o salario do tacho da mulher do personal trainer da CEO da TAP... 15 mil por mes.

O IUC de 1567 motos vao para pagar o salario à madame  :bandeiraportugal:

 :D :D :D :D



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Outubro 18, 2022, 13:49:04, 13:49
Responder #7

ThatsMe

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Outubro 18, 2022, 14:21:41, 14:21
Responder #8

TMXR

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 :animated-smileys-angry-049: ok  :nice: Este ano ainda não tinha paguei nenhum
5 € de aumento  :'(
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Outubro 18, 2022, 17:32:53, 17:32
Responder #9

carlos-kb

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Habituámo-nos (e resignámo-nos) que o IUC seja actualizado em função da inflação... e com uma inflação a roçar os quase 8%, seria também expectável um aumento proporcionalmente maior, em relação aos anos transactos.

O problema são os escalões de cilindrada permanecerem inalterados há décadas e estarem totalmente desfasados da realidade do mercado actual das motos. O que em 1995 era uma mota de "alta cilindrada" ou "de luxo" (entre os 750cc e os 1000cc), hoje em dia é uma media cilindrada que abrange inclusivé o segmento das motos utilitárias.
Por outro lado, também há muito que a indicação do(s) ano(s) de matrícula referente(s) à "descida" de escalão ou que atribuía "isenção" também não mexe(m). Ou seja, actualmente é impossível uma moto passar a pagar menos IUC, derivado da sua antiguidade.

Menos motos a descer de escalão ou a ficarem isentas + aumentos anuais sucessivos + aumento do parque motociclístico com motos novas ==> Cada vez mais e maiores r€c€itas para os cofres estatais.  :cost:

De qualquer forma, também nos habituámos que mexidas na fiscalidade, por norma, nunca sejam para >>beneficiar o contribuinte<<. Basta lembrarmo-nos quando mexeram a fundo na fiscalidade automóvel (IUC e ISV).

Portanto, tal como em tudo o resto, serão sempre menos uns trocados nas carteiras.

Recordem ainda que há muitas taxas e taxinhas, que são actualizadas em função da inflação (portagens, por exemplo, são uma delas, que aumentam sempre com a entrada do novo ano civil)...E o dia 01/01/2023 já está aí bem perto!   :-X


Outubro 18, 2022, 18:25:33, 18:25
Responder #10

TMXR

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Nada a fazer.

O pais é pobre, esta sobrendividado e agora temos uma tempestade perfeita a nossa frente, que devido a decisões autoinfligidas vai ver um serio aumento de preço do custo da energia e da comida.

A unica expectativa será uma inevitável perca acentuada de poder de compra, sobretudo da classe media.

Quem puder que imigre para locais com melhores perspectivas
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Outubro 18, 2022, 20:37:27, 20:37
Responder #11

2low

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Quando somos novos geralmente gostamos de reivindicar as coisas de forma empolgada mas muitas vezes sem noção da realidade total...
Quando envelhecemos chegamos à conclusão que mais vale ficar sossegado porque todas as mudanças são todas para pior...

Resta a cada mudança, saber que não votámos neles nas precedentes eleições para termos consciência tranquila de lhes chamarmos todos os nomes e mais alguns!
 :lolol:

Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Outubro 19, 2022, 07:39:52, 07:39
Responder #12

mneves

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Ou isso ou então perceber que tanto cavalo e tanta cilindrada faz o mesmo de outras que saem mais em conta,tem todas duas rodas na mesma
membro numero 16

Outubro 19, 2022, 09:12:23, 09:12
Responder #13

dfelix

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...ou então perceber que tanto cavalo e tanta cilindrada faz o mesmo de outras que saem mais em conta...

Isto é a opinião "síndrome de Estocolmo"...   :)
Como se estivesse tudo bem.
"Bora lá castigar toda a gente anda 1250GS... obrigando-os a andar de PCX!"  :D

Sejamos realistas...
Estamos a falar de 134,26€ para >750cc a partir de 1996!
O desempenho não entra na equação.
E a quantidade de oferta que por questões ambientais viu a cilindrada subir é considerável.

A dura realidade é que não são só as escolhas de "luxo" ou as grandes performances que são afetadas.
Até percebo que muita gente sinta que se deve "castigar" quem comprou a GS ou o gajo que compra uma R de 200cv.
Mas não faltam soluções de mobilidade bastante adequadas a ocupar este escalão.
Especulou-se recentemente que a NC750X poderia numa das próximas interações subir a cilindrada. Não será preciso assim tanto para entrar também neste escalão...

Depois há a questão do ano...
Uma 900cc com 26 anos continuar no mesmo escalão como se fosse nova?
Os ingénuos dirão questões ambientais. Só que as emissões não entram no cálculo. Tal como não entra a potência.
A fórmula do IUC é a mesma de sempre. Baseada na cilindrada.

« Última modificação: Outubro 19, 2022, 09:14:02, 09:14 por dfelix »

Outubro 19, 2022, 09:19:41, 09:19
Responder #14

2low

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Ou isso ou então perceber que tanto cavalo e tanta cilindrada faz o mesmo de outras que saem mais em conta,tem todas duas rodas na mesma

Neves, isso é distinto...

Qualquer moto serve para "andar de moto" mas nem todas transmitem as mesmas sensações que se pretendem em determinada altura da vida...
Para ir para o trabalho até te dou razão.
Para ter como 1ª ou 2ª moto uma de cilindrada mais contida até te dou razão.
Ter uma moto especifica para lazer em que se pretende adrenalina máxima pelas poucas vezes que é utilizada... não te dou razão.
No entanto, neste ultimo caso a lógica seria ir alugando a moto...

nota: e eu nem falei em IUC... que é injusto!

Para concluir confesso que a minha aprendizagem como motociclista decorreu tanto com a 125 como com a 650 e ambas deixaram muitas saudades e não fiz mais com uma o que fiz com a outra, mentira, uma fiz quase 12.000km (11 meses) e a outra quase 42.000km, mas ambas serviram para os mesmos trajectos casa-trabalho e passear, uma dava gozo conduzir e ir batendo recorde de velocidade na medida que ia perdendo peso após vários parafusos se desapertarem e até deixarem para trás um descanso, uma ponteira de escape e por pouco ia o motor...e foi até ao Algarve e até à Serra da Estrela!... e a outra... foram 7 anos de muitas alegrias em que pude fazer o mesmo e muito mais! (mas sem ter que ir tantas vezes à oficina)
« Última modificação: Outubro 19, 2022, 09:22:08, 09:22 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Outubro 19, 2022, 10:18:02, 10:18
Responder #15

Gentleman rider

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Ou isso ou então perceber que tanto cavalo e tanta cilindrada faz o mesmo de outras que saem mais em conta,tem todas duas rodas na mesma

Pela mesma lógica para quê namorar com uma gaja gira se as feias fazem a mesma coisa :o

Outubro 19, 2022, 10:22:42, 10:22
Responder #16

ThatsMe

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Ou isso ou então perceber que tanto cavalo e tanta cilindrada faz o mesmo de outras que saem mais em conta,tem todas duas rodas na mesma

Tenho que deixar os meus 5 tostões:

Por essa ordem de ideias devia-se proibir a venda de tudo o que seja acima de 125cc.
Afinal de contas tudo o que existe acima disso é um mero luxo porque fazem exatamente as mesmas coisas que as mais fracas.

Continuando o raciocínio, devia-se proibir todo e qualquer uso das motas que seja unicamente dedicado a lazer, porque afinal de contas é perfeitamente possível ter lazer sem ir montado numa mota.
Por último, devia-se racionar o combustível e pneus de acordo com a distância entre casa e o trabalho, porque afinal de contas ninguém precisa de fazer aquele kilometro extra para desanuviar o pirolito.

Por último, com todo o respeito, qual é o objetivo de no teu canal fazeres publicidade a motas que não sejam 125cc ou pequenas elétricas?
Para quê publicitar motas grandes, quando para tudo uma 125 serviria de forma exatamente igual mas consideravelmente mais económica?

Outubro 19, 2022, 11:01:35, 11:01
Responder #17

TuCa

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no fundo deveriam atualizar escalões e formula de calculo. tal como já fizeram 2 ou 3 vezes nos automoveis

Outubro 19, 2022, 13:32:10, 13:32
Responder #18

2low

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no fundo deveriam atualizar escalões e formula de calculo. tal como já fizeram 2 ou 3 vezes nos automoveis

Se o fizerem que não seja literalmente sempre para fazer o mesmo: aumentar o já existente e os que não pagavam começarem a pagar...

Não é justo um automóvel topo de gama (carrinha tradicional que já ninguém liga) lá por ser híbrido e ter capacidade para circular a 220kmh pague menos que um qualquer automóvel utilitário mesmo que seja a gasolina ou gasóleo e ainda pagar quase o mesmo IUC que uma moto antiga com mais de 15 anos com mais de 750cc.

DEMAGOGIA E INJUSTIÇA NO CÁLCULO DE IUC
Skoda Superb hibrid ~138€
Seat Leon hibrid ~138€
BMW 520e hibrid ~205€
BMW 530e hibrid ~205€
Honda Jazz hibrid ~138€
Renault megane TCE gasolina ~172€

Mercedes EQS electric 0€
Audi RS e-tron GT electric 0€

Motos sem haver distinção de motos antigas e com mais de 750cc: ~135€

Lá por ser eléctrico, sendo um veículo de luxo porque razão tem isenção de IUC?
Querem ver que não desgastam a via publica?
Veiculos de gamas diferentes pagam o mesmo IUC? Peso e desgaste na via publica deve ser idêntico...
E a isenção de motociclos abaixo de 300cc também é demagogia tal como as bicicletas não pagarem IUC simbólico de 1€ anual.
« Última modificação: Outubro 19, 2022, 13:37:31, 13:37 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 19, 2022, 13:50:46, 13:50
Responder #19

Gentleman rider

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O IUC taxa a posse dos veículos não o seu uso. Tal como o IMI taxa a posse de imóveis. Fazem algum sentido? Claro que não. Mas os impostos não existem para ter sentido mas para roubar os contribuintes.

Reparem como a palavra contribuinte é irónica. Deixa implícito ser voluntário quando sabemos que poucos se é que algum contribuinte o fosse de livre vontade.

O mais lógico, se é que podemos encontrar alguma lógica em impostos, era integrar o IUC nos impostos dos combustíveis. Ou nas portagens. Quem mais andasse mais pagava.



Outubro 19, 2022, 14:43:01, 14:43
Responder #20

JustGil

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Preços absurdos!
Principalmente a diferença entre preços de uma cilindrada para outra.  :zangadoplus:
Duvido um pouco que a nova CB750 Hornet vá vender tão bem como a MT 07.

Creio que compensa mais comprar uma trotinete elétrica, que é mais rápida do que uma Nmax 125  :D

« Última modificação: Outubro 19, 2022, 14:49:18, 14:49 por JustGil »

Outubro 19, 2022, 15:16:06, 15:16
Responder #21

Aphonso Pereira

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O transporte particular ainda é considerado um artigo de luxo.

A caça desenfreada aos "ricos e luxuosos" só agora começou.

Um dia destes começam a cobrar IUC a bicicletas, triciclos, patins-em-linha e até carrinhos de rolamentos.

Um bom slogan é essencial: "os Ricos que paguem a crise".
If you can't explain it simply, you don't understand it well enough

Outubro 19, 2022, 15:42:32, 15:42
Responder #22

mneves

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Bem, as críticas.....
Se é luxo ou não,se são compradas e usadas ,ou se ficam na garagem nos dias como hoje,de chuva,assim se vê como vai o motociclismo,uma hipocrisia notável tal como toda a sociedade que teima em não ser de bom senso,de responsabilidade,de ter civismo,enfim.
Não foi uma pandemia que mudou o ser humano,não vai ser uma guerra que vai mudar mentalidades,a não ser que consigam bater no fundo do poço e saber o que custa,eu sei.
Existe muito preconceito nas duas ou quatro rodas.
Obrigado a todos pelas palavras.
Edito só para acrescentar que atualmente se eu quisesse poderia ter um motociclo com bem mais cilindrada,mas é completamente desnecessário,irracional e para ficar parada ,não obrigado
« Última modificação: Outubro 19, 2022, 16:46:54, 16:46 por mneves »
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Outubro 19, 2022, 17:31:58, 17:31
Responder #23

TMXR

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Citar
Ou isso ou então perceber que tanto cavalo e tanta cilindrada faz o mesmo de outras que saem mais em conta,tem todas duas rodas na mesma



Acho que ja tentaram isso ha uns anos atras:




Mas na altura era sem as cores berrantes e as jantes anodizadas  :D :D :D


A malta comprava um destas, preechia um sem numero de impressos e depois ia a uma repartição entregava a papelada, um burocrata carimbava e dizia: a sua moto vai ser entregue dia 25..... de Outubro de 2032  :D

 :corrida: :corrida: :corrida: :corrida:

E o "cliente" geralmente perguntava... vai ser entregue de manha ou de tarde???? É que de manha vem o canalizador   :stuck_out_tongue_winking_eye: :D :D

(a piada nao é minha... é do Ronald Reagan)



Acho é que a coisa correu mal, porque provavelmente o imposto da malta que compra motos maiores faz falta para pagar umas contas ao estado... coisas tipo ter hospitais abertos, nacionalizar-se uma companhia aérea que tinha acabado de ser privatizada, estoirar lá 3 mil 200 milhões para depois a privatizar (perdendo esse dinheiro) e para outras coisas de extrema necessidade, e outras que nao sao de necessidade mas que permitem a elite governante gerar riqueza para eles proprios


O IUC taxa a posse dos veículos não o seu uso. Tal como o IMI taxa a posse de imóveis. Fazem algum sentido? Claro que não. Mas os impostos não existem para ter sentido mas para roubar os contribuintes.

Reparem como a palavra contribuinte é irónica. Deixa implícito ser voluntário quando sabemos que poucos se é que algum contribuinte o fosse de livre vontade.

O mais lógico, se é que podemos encontrar alguma lógica em impostos, era integrar o IUC nos impostos dos combustíveis. Ou nas portagens. Quem mais andasse mais pagava.
  :D :D :D


Sem duvida. impostos não tem logica, porque IMPOSTO = ROUBO  :D :nice:

Aconselho a todos a lerem o livro do Sr Irwin Schiff (pai do autor financeiro Peter Schiff) chamado Federal Mafia


« Última modificação: Outubro 19, 2022, 17:33:17, 17:33 por TMXR »
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Outubro 19, 2022, 19:44:35, 19:44
Responder #24

2low

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Se é luxo ou não,se são compradas e usadas ,ou se ficam na garagem nos dias como hoje,de chuva,assim se vê como vai o motociclismo,uma hipocrisia notável tal como toda a sociedade que teima em não ser de bom senso,de responsabilidade,de ter civismo,enfim.
Não foi uma pandemia que mudou o ser humano,não vai ser uma guerra que vai mudar mentalidades,a não ser que consigam bater no fundo do poço e saber o que custa,eu sei.
Existe muito preconceito nas duas ou quatro rodas.
Obrigado a todos pelas palavras.
Edito só para acrescentar que atualmente se eu quisesse poderia ter um motociclo com bem mais cilindrada,mas é completamente desnecessário,irracional e para ficar parada ,não obrigado

É completamente desnecessário/irracional para a TUA vida, é a TUA opinião pessoal sobre a TUA moto.
Respeito isso e respeito que te sintas satisfeito a andar de 125/250/300/400cc.
Mas como isto é uma questão de palavreado dás a entender que a tua verdade é a verdade universal e por isso é que os outros comentam... com ideias diferentes.
 :D :convivio:
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Outubro 19, 2022, 21:22:34, 21:22
Responder #25

MotardFeio

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Tudo o que seja moto com menos de 1300 cc devia desaparecer, andam pouco e são irracionais.

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Outubro 19, 2022, 21:29:01, 21:29
Responder #26

j-santos

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Outubro 20, 2022, 10:41:33, 10:41
Responder #27

JViegas

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Na minha opinião se é para pagar então que paguem todos.

Que se pague mediante a cilindrada e ano de fabrico (este último deve ser equacionado nas contas), se a mota é antiga deve pagar menos.

Os valores estão obsoletos e reparem que o imposto só baixa para motos com mais de 25 anos. Está desatualizado. O estado continua a achar que as motas continuam a ser um "objeto de luxo".

Reparem que este imposto é pago pela propriedade do veículo e não pela sua circulação na via publica, o que contraria o próprio nome do imposto.

É importante referir que parte da receita deste imposto é igualmente para ser redistribuído às Câmaras Municipais:
https://www.pordata.pt/municipios/receitas+de+impostos+das+camaras+municipais+total+e+por+principais+impostos-532-2878

Este imposto serviu igualmente para acabar com Imposto Municipal sobre Veículos, Imposto de Circulação e o Imposto de Camionagem.


Convido-vos igualmente a pesquisar por imposto (IUC) para embarcações (Categoria F) e descobrir quem é que anda com veículos de luxo.  Eu digo: somos nós. Os motociclistas.



Outubro 20, 2022, 12:35:37, 12:35
Responder #28

TMXR

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Infelizmente, o facto de pagarmos tanto vem de há muitos anos atrás onde um motociclisto de +750cc era considerado um artigo de luxo. Hoje em dia essa não é mais a realidade mas a verdade é que o estado não desagravou o valor do imposto nem fez nenhuma revisão das suas categorias.



Sim, o imposto e camarário. Pelo menos na minha área não vejo grande investimento em estradas novas ou em melhorar as existentes pois aquilo que acontece é se tapar uns buracos 2 ou 3x por ano.  As únicas alterações que vi nas estradas nos últimos anos foram a construção de umas rotundas que foram pagas pelas superfícies comerciais adjacentes… pelo gostava mesmo de saber onde e que o dinheiro vai parar  :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 20, 2022, 13:15:21, 13:15
Responder #29

2low

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Infelizmente, o facto de pagarmos tanto vem de há muitos anos atrás onde um motociclisto de +750cc era considerado um artigo de luxo. Hoje em dia essa não é mais a realidade mas a verdade é que o estado não desagravou o valor do imposto nem fez nenhuma revisão das suas categorias.



Sim, o imposto e camarário. Pelo menos na minha área não vejo grande investimento em estradas novas ou em melhorar as existentes pois aquilo que acontece é se tapar uns buracos 2 ou 3x por ano.  As únicas alterações que vi nas estradas nos últimos anos foram a construção de umas rotundas que foram pagas pelas superfícies comerciais adjacentes… pelo gostava mesmo de saber onde e que o dinheiro vai parar  :D

Estás desatento... então os radares, as portagens, os lugares de estacionamento pagos e retirados todos os lugares que eram gratuitos, as ciclovias?
 :D

Tudo o que seja moto com menos de 1300 cc devia desaparecer, andam pouco e são irracionais.

É o que eu acho.   :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:

 :lolol:

Mas olha que ainda existem motos acima de 1300cc que também não andam nadinha...
Suzuki Intruder 1500 - 180kmh
Até algumas 500 bem embaladas lá chegam...



Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Outubro 20, 2022, 14:12:13, 14:12
Responder #30

TMXR

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Infelizmente, o facto de pagarmos tanto vem de há muitos anos atrás onde um motociclisto de +750cc era considerado um artigo de luxo. Hoje em dia essa não é mais a realidade mas a verdade é que o estado não desagravou o valor do imposto nem fez nenhuma revisão das suas categorias.



Sim, o imposto e camarário. Pelo menos na minha área não vejo grande investimento em estradas novas ou em melhorar as existentes pois aquilo que acontece é se tapar uns buracos 2 ou 3x por ano.  As únicas alterações que vi nas estradas nos últimos anos foram a construção de umas rotundas que foram pagas pelas superfícies comerciais adjacentes… pelo gostava mesmo de saber onde e que o dinheiro vai parar  :D

Estás desatento... então os radares, as portagens, os lugares de estacionamento pagos e retirados todos os lugares que eram gratuitos, as ciclovias?
 :D

Tudo o que seja moto com menos de 1300 cc devia desaparecer, andam pouco e são irracionais.

É o que eu acho.   :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:

 :lolol:

Mas olha que ainda existem motos acima de 1300cc que também não andam nadinha...
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Até algumas 500 bem embaladas lá chegam...


Lugares de estacionamento eram aqueles espaços que a Camara alugou para esplanadas????  :D :D

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Outubro 20, 2022, 14:14:51, 14:14
Responder #31

TMXR

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Tudo o que seja moto com menos de 1300 cc devia desaparecer, andam pouco e são irracionais.

É o que eu acho.   :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:


Eu concordo  :D :D :D E as motos das restantes cilindradas tambem era tudo proibido. E as bicicletas, trotinetes, skates, patins em linha... tudo  :D :D :D ;)


So se devia poder andar a pé  :nice: mesmo correr deveria ser proibido  :stuck_out_tongue_winking_eye:


E deveriam meter uma taxa no preço dos sapatos  :D :D :D
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Outubro 20, 2022, 15:15:04, 15:15
Responder #32

carlos-kb

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no fundo deveriam atualizar escalões e formula de calculo. tal como já fizeram 2 ou 3 vezes nos automoveis

Como se falou, a mexer na fórmula de cálculo e escalonamento do IUC dos motociclios, certamente nunca será para nos beneficiar.
Com os automóveis a coisa complicou de tal forma, metendo no cálculo (para além dos factores que já existiam como o tipo de combustível, cilindrada e ano de matrícula), factores adicionais como as emissões ou coeficiente referente ao ano de matrícula. Por isso um simples utilitário de baixa cilindrada, matriculado a partir de Julho de 2007, passou a pagar em torno dos 150 paus (mais que qualquer moto, mesmo no escalão máximo).

E no entanto VE's, muitos de potências elevadas e custos de aquisição astronómicos (alguns sim são verdadeiros veículos de "luxo"), continuam isentos de IUC ou do pagamento de taxas de estacionamento em determinadas zonas / cidades.

Outubro 20, 2022, 17:03:17, 17:03
Responder #33

TMXR

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Outubro 20, 2022, 18:04:07, 18:04
Responder #34

VCS

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Na minha opinião a tabela actual é absurda.

Mesmo que haja algum espaço para acomodar o princípio da progressividade (grosso modo, motos "maiores" pagam mais em proporção do que motos mais "pequenas", o que faz sentido) trata motos recentes acima de 750cc como bens praticamente de luxo, e não taxa motos "pequenas" recentes, nunca percebi porquê.

Eu tenho uma moto antiga de 1966 que acho bem que esteja isenta, sendo basicamente uma moto de museu, mas acho que não faz sentido a minha Vespa de 2010 estar isenta também. E ainda menos sentido faz pagar exorbitantes €61 pela Integra de 2012, uma moto utilitária. Já nem falo dos 134,26€ acima de 750, mais do dobro do escalão anterior.

Isto dito, neste particular até prefiro que nem mexam, porque da próxima vez que mexerem para reformular os escalões vai ser para "carregar".

Outubro 24, 2022, 15:40:51, 15:40
Responder #35

MotardFeio

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Quando "mexerem" de novo - e isso vai acontecer claro - vai ficar pior. Vão dividir mais os escalões e vão buscar mais dólares às cilindradas intermédias, e nas altas (por agora é acima de 750) aparecerão novos e mais altos escalões.

Se estiverem atentos, irá aparecer um escalão para motos abaixo da cilindrada das GS que por aí pululam. Tipo acima de 1000, em vez de apenas apgar 140 €, pagaremos 200€, por causa da irracionalidade e impacto ambiental.

Mas um cargueiro dos muitos que passam ali ao lado, vai continuar a poluir mais que tudo junto. Nesses não se chegam. Ainda bem, era o desastre para o Import/Export.

Mas depois não usem os argumentos da poluição para taxar (mal) o transporte individual.
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Outubro 24, 2022, 19:17:41, 19:17
Responder #36

TMXR

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Quando "mexerem" de novo - e isso vai acontecer claro - vai ficar pior. Vão dividir mais os escalões e vão buscar mais dólares às cilindradas intermédias, e nas altas (por agora é acima de 750) aparecerão novos e mais altos escalões.

Se estiverem atentos, irá aparecer um escalão para motos abaixo da cilindrada das GS que por aí pululam. Tipo acima de 1000, em vez de apenas apgar 140 €, pagaremos 200€, por causa da irracionalidade e impacto ambiental.

Mas um cargueiro dos muitos que passam ali ao lado, vai continuar a poluir mais que tudo junto. Nesses não se chegam. Ainda bem, era o desastre para o Import/Export.

Mas depois não usem os argumentos da poluição para taxar (mal) o transporte individual.


E o pior é que muitos desses cargueiros vem cheio de material da china de coisas que os quem as comprou não precisa delas e que na semana seguinte ja se partiram e foram para o lixo  :wtf:
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Outubro 24, 2022, 22:43:55, 22:43
Responder #37

António Teles

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Por mim e como pagante, considero o imposto mal distribuido, pois de grosso modo sobe de inicio de 250cc em 250cc, para terminar aos 750cc. Deixando de fora as 1000, 1250, 1500, 1750 e 2000, mantendo a relação.
Possivelmente por desconhecimento ficaram de fora e uma 1250 debería pagar por menos uns bons 400€. Assim o cofre do estado estaria mais recheado e a justiça reposta, pois porque um desgracado que compre uma 752 da Benelli pagará o mesmo que um HD1800¿?
Estou completamente fora dos impostos, pago os de 400cc e os 700cc a tempo e horas para nao entregar mais 25€ por atraso.
A ver se paro quieto?! 🏍

Outubro 25, 2022, 13:18:33, 13:18
Responder #38

2low

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Por mim e como pagante, considero o imposto mal distribuido, pois de grosso modo sobe de inicio de 250cc em 250cc, para terminar aos 750cc. Deixando de fora as 1000, 1250, 1500, 1750 e 2000, mantendo a relação.
Possivelmente por desconhecimento ficaram de fora e uma 1250 debería pagar por menos uns bons 400€. Assim o cofre do estado estaria mais recheado e a justiça reposta, pois porque um desgracado que compre uma 752 da Benelli pagará o mesmo que um HD1800¿?
Estou completamente fora dos impostos, pago os de 400cc e os 700cc a tempo e horas para nao entregar mais 25€ por atraso.

Uma moto 1250cc pagar 400€ mais que um bólide de luxo a gasolina com cilindrada superior não me parece justo!
 :lolol:

Tudo bem que possam aumentar ligeiramente o topo do IUC para ~200€ mas tudo o resto deveria ser redistribuído e as 125cc começariam a pagar como todos pagam!
E esses ~200€ parece-me um valor aceitável porque acaba até por ser superior a um IUC de um carro utilitário ou familiar híbrido...
Mais que 200€ seria um roubo!

E que escalonamentos poderiam ser vistos como justos?
Deveria ser ainda feito ajustes quanto ao tipo de motor?
É que um bicilindrico 650cc 70cv acaba por ter um rendimento inferior que um tetracilindro 650cc 95cv...
Ou no meu caso, os 1050cc de três cilindros deveriam ser mais "relacionados" com uma tradicional tetracilindrica de 800cc...
Ou não tem sentido o que estou a dizer?

Mais que a cilindrada deveriam talvez optar por um sistema diferente, algo mais parecido com o que era ou ainda é na Alemanha e tem a ver com a potência...
Quem não se lembra do escalonamento que havia nos carros alemães...mas era tudo no papel pois ia-se a ver em banco de potência e a surpresa era grande!  :D
Mas monstros como a antiga MT-01 que "só" tinha 90cv...  :lolol:

Em todo o caso, deveriam voltar a atribuir o "beneficio" de ir baixando o valor do IUC na medida da idade do veiculo aumentar...
(é justo pagar, não é justo é pagar como se fosse nova!)




« Última modificação: Outubro 25, 2022, 13:25:18, 13:25 por 2low »
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Outubro 25, 2022, 15:06:47, 15:06
Responder #39

TMXR

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129 já e um roubo…

Uma KTM 1290 paga 8 € mensais de imposto na Alemanha… e só fazer as contas.

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Outubro 25, 2022, 17:26:57, 17:26
Responder #40

Aphonso Pereira

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Talvez. Há algo de «petty» quando uma pessoa se queixa de pagar 129 € ao Estado Português num ano quando comprou uma moto de 25000 € à Alemanha ou à Áustria ou a Itália.

O Estado abusa, nem sempre é justo, nem sempre paga a horas, mas é o Estado.

Queixo-me do Estado apesar de fazer parte dele.
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Outubro 25, 2022, 19:21:13, 19:21
Responder #41

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A que propósito pagar mais do que 129 € por ter uma moto de 25 mil €???? por esse valor mal se compra um Clio   :D :D

Qual e o estrago que a moto faz para ter que pagar 400€ anuais??? Que obrigação e sobre que pretexto é que o proprietário é confiscado desse valor??? Para mim essa simples proposta é ofensiva


É que o dinheiro que a pessoa gastou os 25 mil € o estado já taxou e bem o rendimento dessa pessoa. E ja o fez pagar IVA e ISV nessa compra. E anualmente paga IUC e sempre que atesta mais IVA e mais Imposto sobre petrolíferos, taxa de carbono e contribuição rodoviária. Faz sentido pagar mais imposto?

Moralmente  não, porque para muita gente a moto de 25 mil € é paga em prestações de 200 €  :D. É a única forma de conseguirem realizarem o seu sonho. E em Portugal onde os ricos sao todos os que ganham mais do que 1200 € mensais, duvido que muita gente que ganhe esse valor consiga adquirir uma moto destas sem ser de outra forma.




E tecnicamente existe: a "curva de laffer". De nada adianta taxar ate a exaustão porque isso apenas significa menos receitas. Mais vale taxar pouco e cobrar muita vez o imposto, do que taxar tudo e não cobrar porque ninguém pode suportar esse custo....



Pessoalmente todos podemos ter imensos devaneios marxistas, mas na pratica isso apenas vai significar que vamos andar todos de bicicleta. É so ver o exemplo de Cuba, pais onde um Peugeot de baixa gama custa o equivalente a 150 mil € e nao vendem nenhum porque ninguém tem esse dinheiro para comer, quanto mais comprar um carro.
E se tivessem dinheiro para algo mais do que o comer, seria para comprar uma "camera de ar" para tentar chegar a Miami  :topicclosed: :topicclosed:


Se algum companheiro acha que os impostos estão baixos, tem a hipótese de pagar mais, fazer uma transferência bancaria para o estado ou fazer a doação dos seus bens moveis e imoveis ao estado, agora penso que globalmente já temos uma carga fiscal pesadíssima em Portugal, pelo que discordo de qualquer aumento da mesma
« Última modificação: Outubro 25, 2022, 19:23:34, 19:23 por TMXR »
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Outubro 25, 2022, 19:47:04, 19:47
Responder #42

Aphonso Pereira

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Sim. A inveja move montanhas. As frases-bomba do tipo "os ricos que paguem a crise" resultam desde 197?. O Júdice em tempos falou nisso.

Acusar alguém de «ser rico» é a melhor forma de se conseguir alguma coisa.

Já agora, se trocarmos "ricos" por "vizinhos" também resulta. Ou "colegas de trabalho". Tudo o que dê jeito.

Neste caso particular, o Estado podia ser um pouco mais progressivo: uma fórmula para o IUC do tipo:  30+ PVP*0.0075 .

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Outubro 25, 2022, 20:57:21, 20:57
Responder #43

TMXR

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sem duvida.


Os ricos nunca pagarão a crise. Em primeiro lugar porque já sao quem paga mais e depois porque o modelo de taxação é baseado em taxar rendimento e taxar propriedade e o tipo de riqueza dos 1% sao baseados em fluxos financeiros e em ativos



Defendo a responsabilidade individual e a consciência sobre as situações em que o Estado se encontra. Percebo que o Estado não produz riqueza mas que divide a que que produzimos individualmente e nem sempre da melhor forma. Defendo um estado pequeno e pouco interventivo e o respeito pela propriedade individual, porque considero que um estado grande, interventivo e insaciável na carga fiscal é o novo modelo de escravatura.

 :nice: :nice: :nice:
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Outubro 25, 2022, 20:59:59, 20:59
Responder #44

Gentleman rider

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O Estado abusa, nem sempre é justo, nem sempre paga a horas, mas é o Estado.

Pois é, o Estado é o Estado. Isto é, tem o monopólio do crime na sociedade.

Por definição toda a troca de dinheiro não voluntária é roubo. Qualquer indivíduo/associação/entidade que o faça arrisca ser apanhado e condenado pela justiça. Menos o Estado. Porque o Estado detém as forças policiais e judiciais. Por isso faz aquilo que entende.

Claro, o Estado não chama roubos ao roubos nem vítimas aos roubados.

Chama respectivamente, impostos e contribuintes. Que é muito mais fofo! E, de alguma forma, induz a vítima a reconhecer alguma legitimidade na prática desse crime.

Claro que se a vítima não reconhecer nenhuma legitimidade nesse roubo nada poderá fazer. Porque, novamente, o Estado é dono da polícia e dos tribunais.

Os indivíduos mais ricos e poderosos de uma sociedade têm formas de minimizar o roubo do Estado, transferindo parte da sua propriedade privada para Estados que roubem menos. E é isso que fazem.

Infelizmente, estas fugas não estão ao alcance da maioria das vítimas, isto é, contribuintes!

 
« Última modificação: Outubro 25, 2022, 21:06:02, 21:06 por Gentleman rider »

Outubro 25, 2022, 21:32:23, 21:32
Responder #45

Aphonso Pereira

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É votar noutro partido. Um partido que promova a prosperidade e menos estado.
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Outubro 25, 2022, 22:19:02, 22:19
Responder #46

TMXR

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Estado » entidade metafísica autorizada a cometer violência e estelionato


Acredito no Libertarianismo e no anarcocapitalismo, pelo que não existe nenhum partido que siga essas ideologias politicas em que possa votar  :D :nice:
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Outubro 25, 2022, 22:50:38, 22:50
Responder #47

Gentleman rider

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Roubo é uma extrusão de propriedade privada cometida por alguém que não detém o controlo das polícias e tribunais. Neste caso a vitíma pode recorrer à polícia e aos tribunais para tentar obter justiça e recuperar a sua propriedade privada

Imposto é uma extrusão de propriedade privada cometida por alguém que detém o controlo das polícias e tribunais (tipicamente o Estado). A vítima não pode recorrer à polícia e tribunais. Mais, a vítima sabe que qualquer resistência ao crime vai provocar o aumento da violência por parte do Estado. É por isso que a maioria das vítimas aceita passivamente o crime pois sabe que qualquer tipo de contestação vai provocar uma escalada da violência e extrusão como fica aqui tão bem demonstrado:
Estou completamente fora dos impostos, pago os de 400cc e os 700cc a tempo e horas para nao entregar mais 25€ por atraso.


Na história recente, e em diversos países, houve algumas organizações que conseguiram criar forças de coacção extremamente violentas que se sobrepuseram às forças políciais e judiciais dos Estados. E usaram essas forças para cobrar impostos às populações e empresas a trocaõ de protecção (em substituição das polícias do Estado). E criaram tribunais informais, com leis próprias, para mediar disputas (em substituição dos tribunais do Estado). Tornaram-se num Estado dentro do Estado. A esses mini-Estados chamamos normalmente mafias.

« Última modificação: Outubro 25, 2022, 23:03:29, 23:03 por Gentleman rider »

Outubro 26, 2022, 09:32:18, 09:32
Responder #48

AndréAlves

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Não confundir o que é um "imposto" com o que é um "imposto excessivo praticado para compensar outros desvaneios derivados de uma má gestão".

Quem acredita que impostos são efectivamente um roubo... Nem sei por onde começar...

Outubro 26, 2022, 10:18:14, 10:18
Responder #49

Canonista

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Quando pretendemos bens comunitários, temos que aceitar naturalmente os impostos...
É a única fonte de financiamento de estradas, auto-estradas, hospitais, tribunais, centros de saúde, infraestruturas desportivas, etc...

Agora a questão é, quando pago impostos espero ter direito a utilizar estradas em boas condições, hospitais onde seja bem atendido e de forma célere, etc...

Depois há a questão da quantidade de impostos... Que chega a absurda.
Para já ainda não há nenhuma taxa para o ar que respiramos, nem para o sol. Mas qualquer dia lá chegaremos...

Outra questão que critico é a demagogia política...
Nos tempos do Passo Coelho, caía o Carmo e a Trindade com a brutalidade dos impostos! Havia greves por tudo e por nada...
As pessoas revoltavam-se com a Sobretaxa dos combustíveis.
Agora continuamos com Taxas e Sobretaxas, os impostos continuam a aumentar e ninguém se queixa...  :o

E hospitais, entre outros, cada vez oferecem um pior serviço...
Mas será que apenas eu vejo isto? :pensador: