Autor Tópico: Não uses equipamento de segurança, é demasiado caro  (Lida 6439 vezes)

Abril 17, 2017, 21:38:46, 21:38
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Moto2cool

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Confesso que adorei esta abordagem do uso de equipamento de segurança

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Abril 17, 2017, 21:46:59, 21:46
Responder #1

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Palavras para quê...

Qualquer queda, por pequena que seja, pode trazer consequências que vão muito para lá do gasto em equipamento de segurança adequado à condução de um motociclo.

Um vídeo realizado com inteligência. A mensagem está lá sem ser preciso escancará-la.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 17, 2017, 23:23:20, 23:23
Responder #2

Joao_Cruz

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Muito bom. E "só" está a lembrar os custos directos. E a dor, a preocupação dos amigos/familiares, e o tempo de baixa, etc, etc.

Abril 19, 2017, 14:33:58, 14:33
Responder #3

João_Santos

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No verão é fácil ver maluquices destas. Mas no dia que deixarem uns bons palmos de pele no alcatrão, aprendem.

João  :scooter: :scooter:

Abril 22, 2017, 10:43:38, 10:43
Responder #4

catb

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Já vi conduzir de havaianas ,t shirt , modular levantado , sem luvas , não tem 2 dedos de testa .


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Abril 22, 2017, 23:16:03, 23:16
Responder #5

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Eu até já vi quem conduzisse uma scooter a "assapar" e sem t-shirt...o que para o caso também não ofereceria protecção alguma em caso de queda, diga-se.

Em tronco nu assisti eu e não foi numa marginal ao pé da praia.  :lolol:

Quem nunca caiu não sabe o que custa e as dores que se sentem.  :-X
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Abril 25, 2017, 08:37:28, 08:37
Responder #6

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Quem nunca caiu é porque não anda normalmente de mota, e calhar só em dias muito secos, poucos quilómetros e com duas rodinhas atrás ;)
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Março 06, 2018, 17:48:32, 17:48
Responder #7

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Hoje vi esta imagem que me fez recordar este tópico em particular...
Mas custei a encontrá-lo, confesso. O CP-Moto já vai tendo um certo volume de tópicos, hem.  :feliz:





Proper Riding Equipment....is for pussies.  :D

Acho que a mensagem foi bem passada!
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Março 06, 2018, 18:34:43, 18:34
Responder #8

carlos-kb

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Um antigo membro deste forúm (que foi banido), meu amigo pessoal, em tempos, organizou, participou e deu a cara por uma campanha similar a esta, se seu nome "Protege-te"... e com um mote idêntico.

(não encontrei o link para a campanha especificamente, se é que ainda existe... mas aqui fica o tópico do blog dele referente à mesma)

https://loneriderendlessroad.com/2015/02/11/cronica-de-uma-fotografia-3o-aniversario/

Curiosamente, em França, eles têm o bom hábito de fazer algumas destas "campanhas de choque".


Março 06, 2018, 19:11:25, 19:11
Responder #9

Moto2cool

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Seja considerei estes vídeos que passam a mensagem de uma forma humorística muito eficazes porque informam mas não chocam.
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Agosto 06, 2019, 16:08:08, 16:08
Responder #10

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Um estudo Alemão levado a cabo por investigadores de acidentes da German UDV (Accident Investigators of Insurers) indica que o facto de se fazer uso de equipamento específico para andar de moto, não invalida que, em caso de embate acima de 25kmh, se traduza igualmente em ferimentos fatais.

Reparem na velocidade indicada no estudo...25Kmh é o bastante para, mesmo com equipamento específico para andar de moto, poder ser fatal. Claro que depende de como se cai e contra o quê, mas apesar de ser bom contra o abrasão, não significa que possa salvar de um embate...a baixa velocidade.

Um excerto do artigo publicado na RiderApart:

"(....)A study by the German UDV (Accident Investigators of Insurers) has concluded that while riding gear is great at reducing abrasion injuries, aside from helmets it does not do a great deal to protect the wearer from injuries related to impacts with solid objects, according to Motorrad.

The study also showed that while riding gear doesn't protect well against serious impacts, it is excellent at protecting against abrasion while the fallen rider slides down the road. Many other examples of this exist at Motorcycle Gear Hub, which shows pictures of many types of gear after it has been through a crash. Clearly, abrasion is what they are designed to protect you from most, rather than the sudden stop when the body impacts a solid object after the fall. We also see this all the time in races where riders drop their bikes but ride out the slide, stand up, and walk away unharmed.(....)"

LINK...
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Agosto 06, 2019, 17:24:53, 17:24
Responder #11

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Acho que não é novidade para ninguém.
O equipamento protege em quedas, algum arrastamento pela via, mas as espumas nos ombros, joelhos, ancas, costas, etc não têm grande eficácia.
Talvez alguns protectores dorsais usados no motocross possam ter eficácia.
Isto tudo excepto o capacete, é claro, esse é eficaz no caso de impacto, mas não faz milagres
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Agosto 06, 2019, 18:42:07, 18:42
Responder #12

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No geral sinceramente não sei se existe essa percepção.

A maioria provavelmente não terá uma opinião muito bem formada sobre a velocidade, mesmo que baixa, na sua relação com a falta de eficácia de um equipamento adquirido (blusão, calças, botas), em caso de embate.

O estudo veio esclarecer que, apesar de a protecção contra o abrasão ser de facto eficaz, não o é tanto na dissipação de energia...

Entende-se deste estudo que o corpo, quando "atirado" contra p.ex. uma estrutura (muro, outro veículo, estrutura rígida), mesmo a apenas 25kmh...pode resultar em ferimentos fatais, não sendo assim eficaz nessas circunstâncias, pois a sua sua maior eficácia é sim relativamente ao abrasão.

Ainda assim, sempre protegerá (em qualquer circunstância) mais do que t-shirt, isso é mais que certo.  :nice:
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Agosto 06, 2019, 21:15:27, 21:15
Responder #13

Nuno YB

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Acho que não é novidade para ninguém.
O equipamento protege em quedas, algum arrastamento pela via, mas as espumas nos ombros, joelhos, ancas, costas, etc não têm grande eficácia.
Talvez alguns protectores dorsais usados no motocross possam ter eficácia.
Isto tudo excepto o capacete, é claro, esse é eficaz no caso de impacto, mas não faz milagres

Existem equipamentos, topo de gama, com proteções em fibras compósitas, em vez das mais habituais espumas ou plásticos "moles". Essas fibras aguentam MUITO mais tempo a raspar em alcatrão do que o resto dos materiais utilizados, sendo que se fizerem parte de uma peça de bom cabedal misturado com outras fibras, melhor ainda. É essa a função das "proteções", não salvar alguem de perder um membro num impacto com uma arvore ou com um rail. Retardar ao máximo a "reunião" pele/alcatrão, é essa a sua função primordial.

Se, em circuito fechado, vemos pilotos a nadarem dezenas de metros pelo tarmac enquanto fazem mais faíscas que um pedaço de metal num esmeril, deve-se a esse tipo de materiais que eles usam como proteções. Já numa utilização diária ( refiro-me a diária num percurso casa/trabalho/casa, não numa viagem pelas profundezas do Sahara ou pelos Pirinéus ), além desses fatos, com as ditas proteções XPTO, serem pouco ou nada práticos, na maioria dos casos não temos dezenas de metros para nadar... sem que se encontre um para-choques, uma arvore, um rail ou um muro.

A proteção dorsal visa minimizar lesões na coluna, aqui já contando com impactos. Mas terá que ser uma EXCELENTE proteção contra um PEQUENO impacto. No caso das dorsais, aplico a mesma lógica dos capacetes. Os mais resistentes aguentam mais tempo de rojo que os outros mas, em caso de haver um impacto a 150km/h com uma força parada ou em sentido contrário... nem a melhor dorsal, nem o melhor capacete vão servir de nada.

As forças G resultantes de tal impacto podem causar ( não digo com toda a certeza que é sempre porque há sempre a exceção que confirma a regra ) lesões fatais sem sequer mostrarem uma pinga de sangue... ele está lá e foi entornado,mas não se vê... pelo menos... logo de repente...

Ainda assim, e por muitos estudos que façam a comprovar a "inutilidade" das proteção, eu continuo a usar. E, sem duvida, sinto-me mais seguro com equipamento do que sem ele. Posso dizer, e jurar pela saude do meu velhote, que só andei 2 vezes de calções... e queimei a pena 2 vezes no escape...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 06, 2019, 21:44:58, 21:44
Responder #14

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Na verdade nem seria preciso colocar a indicação dos 150km/h, para fazer passar a mensagem que correctamente transmitas.

Um embate da cabeça, mesmo que protegida pelo melhor capacete de moto do mercado, se se der contra uma estrutura rígida, pode resultar em lesões irreversíveis ou fatais...a -1/3 dessa velocidade.

Isto já sem colocar na equação eventuais problemas (óbvios!) com os músculos e ligamentos no pescoço e que dão sustentação.

Claro que tudo isto não significa que afinal não são de se utilizar. A realidade é que o uso de equipamento específico para motociclistas oferece claríssima protecção adicional face ao uso de roupa comum. Isso é inquestionável.

O tema fulcral do estudo é apenas na explicação de que a eficácia se dá mais no caso de proteger a pele de abrasão e algumas mazelas, do que propriamente ser milagrosa ao ponto de safar o corpo de todos os excessos ou azares na condução de um motociclo.

Mesmo a tão baixa velocidade como pouco + de 25kmh..
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Agosto 07, 2019, 10:30:44, 10:30
Responder #15

begincaos

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Tive a infelicidade de ter um acidente à 4 semanas e agradeço às proteções que levava. Consequência:
luvas com protetores atuados,
blusão raspado na lateral
bota com reforço biqueira de aço furada (até ao aço)
capacete integral raspado na zona do queixo.
resumindo e na minha opinião que é a de um maçarico que tem muito que aprender. É conveniente investir o pouco que seja na nossa segurança

Apenas parti o dedo polegar, mas considerando os estragos nas proteções podia ter sido ligeiramente pior.

Agosto 21, 2019, 00:01:04, 00:01
Responder #16

Joao_Cruz

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Alguma coisa que venha a reduzir drasticamente os danosem caso de queda serão os air-bags.
Alguns estudos indicam que protegem 90% dis órgãos vitais e ainda há muito para desenvolver (e baixar preços).
Neste momento já há escolhas a começar nos 300 e poucos euros.

Agosto 21, 2019, 10:17:13, 10:17
Responder #17

Nuno YB

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Alguma coisa que venha a reduzir drasticamente os danosem caso de queda serão os air-bags.
Alguns estudos indicam que protegem 90% dis órgãos vitais e ainda há muito para desenvolver (e baixar preços).
Neste momento já há escolhas a começar nos 300 e poucos euros.

Gasta-se tempo e € demais a estudar equipamentos de proteção e recuperação para futebolistas, novas tecnologias que permitam aos misseis evitar radares e giga-jogas para aumentar impostos. Os estudos que realmente interessam ( cura de doenças, operações cirurgicas vitais, proteção para trabalhadores, segurança de motociclistas, etc ) ficam sempre para segundo plano.

E, conforme vão aparecendo, são "caras como a porra"... se é que se pode meter preço na vida de alguem...
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Agosto 23, 2019, 17:27:58, 17:27
Responder #18

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Só para ser contra a corrente dominante, acho que é desnecessário comprar  equipamento de protecção completo se for para ir a pé ao café que fica na porta ao lado
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Agosto 23, 2019, 17:42:26, 17:42
Responder #19

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"A pé" não vejo relevância....

Já de moto, as estatísticas dão conta que boa parte dos incidentes se dão perto de casa, ou zona onde habitualmente se circula.
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Dalai Lama

Setembro 17, 2019, 13:36:17, 13:36
Responder #20

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Não fosse o tipo estar equipado da cabeça aos pés e não tinha saído assim tão bem deste acidente.
No meio daquilo ainda teve bastante sorte.

A KTM Duke 790 é que...infelizmente para o dono deve ter ali uma reparação de fugir.  :o

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Novembro 03, 2019, 21:42:59, 21:42
Responder #21

pjmartinho

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Opções baratas de equipamento de segurança.


Novembro 04, 2019, 07:33:59, 07:33
Responder #22

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Impressionante como até o legítimo AGV de carbono acaba por pesar mais do que o fake AGV.

É representativo do quão fino é o material do fake e, neste caso, do quão inseguro se torna o uso de uma camada ultra fina de plástico.

Até as entradas de ar são falsas, levando ao embaciar imediato da viseira.  :curtocircuito:

Pouco mais seguro do que usar um boné na cabeça, imagino.  :-\
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Novembro 08, 2019, 05:30:56, 05:30
Responder #23

MotardFeio

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« Última modificação: Fevereiro 25, 2020, 21:57:25, 21:57 por MotardFeio »
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
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A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 31, 2020, 13:38:58, 13:38
Responder #24

2low

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Quanto à importância do uso de equipamento a motomais disponibilizou duas publicações precisamente sobre esta temática e que reflectem igualmente o que pessoalmente acho e sinto que deva ser feito - adequar também o equipamento à moto que temos e obviamente pelos regimes que utilizamos as nossas motos...

"Mudar o equipamento para a categoria A2, justifica-se?"
https://motomais.motosport.com.pt/noticias/mudar-o-equipamento-para-a-categoria-a2-justifica-se/

"Tolerância zero no equipamento"
https://motomais.motosport.com.pt/noticias/tolerancia-zero-no-equipamento/
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 31, 2020, 20:37:53, 20:37
Responder #25

Moto2cool

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Artigos esclarecedores.
É discutível se o equipamento protector não deve ser usado em todos os escalões, mesmo uma 125 atinge velocidades que podem resultar em acidente fatal.
Registo ainda a tendência para desconsiderar os modulares quando usados fechados ( "integral porque os outros usam-se abertos....") é uma leitura inapropriada da realidade
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Junho 11, 2020, 15:27:23, 15:27
Responder #26

2low

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O humor Very British associado às boas causas, não deixa de ter a sua piada e ao mesmo tempo passa a informação certa...

« Última modificação: Junho 11, 2020, 15:28:44, 15:28 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Junho 12, 2020, 10:56:34, 10:56
Responder #27

MotardFeio

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Morre muita gente em quedas a menos de 50 à hora...

O meu amigo Mário levou com uma carrinha em cima dele, e estava todo equipadinho, a 40 à hora, botas, calças, casaco, luvas, capacete.

Só partiu a anca de alto a baixo, pulmão perfurado pelas costelas partidas e uns dias em coma.

Ainda está vivo, e faz a vida quase normal, após dois anos de tratamentos, fisioterapia etc e tal...

Só tenho pena que gastem dinheiro dos meus impostos para tratar as bestas que andam de t-shirt, calções, chinelos, penicos na cabeça quando caem ao chão, porque ir para a praia de moto é bom é assim.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

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Junho 12, 2020, 11:11:11, 11:11
Responder #28

jofra

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Não tens pena também de gastar o teu dinheiro dos impostos para tratar das “bestas” que têm cancro do pulmão devido ao tabaco  ? Ou então cirroses da malta que está constantemente a beber bebidas alcoólicas? Ou então do inconsciente que teve um acidente a 60 km/h numa zona de 50 km/h...

Epa , se todos pensarem como tu ninguém trata de ninguém pois infelizmente alguns males advêm de alguns exageros ..

Junho 12, 2020, 17:35:11, 17:35
Responder #29

mneves

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Fui ha uns dias gozado por alguém que trabalha num concessionário bem conhecido, por criticar a falta de equipamento nalguns meninos ,que como fazem mais malabarismos nas duas rodas e andam de t-shirt e chinelo sao mais respeitados e são os verdadeiros motociclistas ,eu neste caso que tento andar o mais equipado possivel ,sou totó
membro numero 16

Junho 12, 2020, 19:55:24, 19:55
Responder #30

Rodrigues1

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A verdade é que sempre me questionei porque razão desço montanhas de bicicleta a 80 à hora em fato de licra e de mota nunca saio sem blusão.

Talvez porque em 40 anos a dar ao pedal só caí 3 vezes mas saí ileso só com arranhões e de mota só caí uma vez no Guincho à muitos anos por causa da areia mas curiosamente foi a areia que me safou de pior pois caí em cima de uma pequena duna.

Não sei responder a essa questão,..só sei que não saio de mota sem o blusão com proteções seja a que temperatura for.

Junho 12, 2020, 20:44:03, 20:44
Responder #31

Moto2cool

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Acompanho a opinião excepto na licra, não uso disso .
Na verdade é muito discutível o uso de Tshirt ou outra roupa leve no verão a andar de mota.
Não falo de segurança, parece que não existe discussão, mas sim da exposição ao sol.
Em velocidade o blusão de verão perfurado é perfeitamente aceitável, evitando inclusive o impacto de pequenos objectos ou insectos.
Parado pode fazer efeito de estufa mas evita a exposição directa ao sol, por alguma coisa os arabes, talvez quem mais sabe o que é andar ao sol, não usam t-shirt nem camisola de alças, mas sim roupa até os pés.
Logo não existem argumentos seja de que forma forem para não usar blusão mesmo no verão
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Junho 13, 2020, 00:29:52, 00:29
Responder #32

MotardFeio

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Não tens pena também de gastar o teu dinheiro dos impostos para tratar das “bestas” que têm cancro do pulmão devido ao tabaco  ? Ou então cirroses da malta que está constantemente a beber bebidas alcoólicas? Ou então do inconsciente que teve um acidente a 60 km/h numa zona de 50 km/h...

Epa , se todos pensarem como tu ninguém trata de ninguém pois infelizmente alguns males advêm de alguns exageros ..

Se estivesse num fórum de pneumologia se calhar falava nisso, assim falo destes.

E essa dos 60 na zona de 50 é parecido com o que falei... mais valia estares calado.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Junho 13, 2020, 10:47:28, 10:47
Responder #33

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Calma malta.  :nice:

Isto cada membro tem as suas opiniões e a verdade é que cada um anda como bem entende. (ainda que diga desde já que detesto ver quando andam de chinelo).  :)

É a realidade é que os azares podem mesmo ocorrer.

Eu por exemplo fiquei todo esfolado de um lado (braço, e perna) porque passei por aquilo que se chama de "piso vidrado".

Não me deu a mínima hipótese. Não permitiu a mínima reacção. Foi uma fracção de segundo e já estava eu a escorregar pelo alcatrão.

E se naquele momento e no calor da situação nada senti, passadas umas horas é que foi o bonito.  :curtocircuito:
E sim, foi há uns bons anos atrás e seguia de t-shirt.

Desde esse dia, nem que estejam 40°, não arrisco.

Opções...  :convivio:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 13, 2020, 19:33:02, 19:33
Responder #34

replicantz

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Dentro do tema, um artigo interessante sobre os perigos da desidratação e a relação directa com a diminuição da capacidade de resposta.

https://www.bennetts.co.uk/bikesocial/news-and-views/advice/biking-tips/riding-motorcycle-hot-weather

Em um video que já não me recordo, alertaram para o facto de usar apenas uma t-shirt (ainda que com colete por cima, ou algo assim) tem o efeito inverso quando se passam muitas horas em cima da moto expostos ao sol.

Se bem me lembro o problema é algo em torno disto: a pele tende a secar demasiado rápido, aquece demasiado, o corpo deixa de ter capacidade de transpirar nessa zona para estabilizar a temperatura interna. Desconforto, mal estar, reflexos diminuídos que levam a insolação e desidratação, podem atacar a qualquer altura.

Embora não concorde, (quase?) todos nós já andamos de calções e/ou t-shirt.
Ah e tal, porque vou só meter gasolina, porque a praia fica a 15 mins, porque vou ao Shopping aqui perto...

É um risco calculado (ou nem tanto!), que se assume na altura, e que obviamente acarreta potenciais consequências dolorosas.

Pessoalmente apenas o fiz 3 ou 4x: trajectos curtos, em ritmo passeio, e especialmente porque o termómetro andava na casa dos 40 e muitos   :toma:

Fora isso, faço questão de andar sempre com o blusão.
Aliás, principal razão porque investi num de verão de cordura ventilado e perfurado.

Aquece bem quando temos que parar minutos naquele semáforo da treta?! Sim, claro, não há milagres.
Acho que é o preço a pagar pelo prazer e liberdade de andar de moto  :convivio: