Autor Tópico: A segurança das nossas meninas após o confinamento  (Lida 3960 vezes)

Maio 01, 2020, 11:29:40, 11:29
Lida 3960 vezes

NunoMt

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 334
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Devo-vos dizer que este é um assunto que não tenho visto muito debatido quer nacional quer internacionalmente mas que me preocupa.

Tal como nós os amigos do alheio fizeram o seu confinamento e distanciamento social e as oportunidades para se apropriarem de bens alheios (não apenas dos motociclos) por certo diminuíram. Foram várias as noticias durante a crise, sobretudo no início de que a criminalidade tinha diminuído significativamente.

E no pós? Quando a oportunidade se voltar a "oferecer"? Sinceramente acho que os roubos, em particular de motas irão subir e muito, pois haverá quem queira compensar o tempo perdido.

Planeiam de algum modo reforçar o que já tinham em termos de segurança/anti roubo? Não se preocupam com isso?

Confesso que quando tudo isto começou já andava de olho em trocar o meu cadeado de disco, e antecipei a troca precisamente já a pensar neste assunto. Tinha um Kovix antigo, que vinha já do tempo da minha scooter e que já nem dava para trocar a pilha do alarme. Acabei por comprar um Oxford Boss Alarm de 16mm. Uma besta de cadeado, que servirá quer de cadeado de disco quer de cadeado para uma corrente de 13mm que tenho e que uso para prender a mota a qualquer lado quando a deixo mais tempo sem a ver ou em zonas mais duvidosas.

O que acham que irá acontecer nos próximos tempos?
« Última modificação: Maio 01, 2020, 11:31:58, 11:31 por NunoMt »

Maio 01, 2020, 11:49:51, 11:49
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Percebo a preocupação, mas julgo que os larápios ainda assim não "suspenderam a actividade".

O que terá ocorrido é um canalizar das notícias para focos mais vivos e geradores de interesse na sociedade, relegando outras "notícias" um pouco para 2° plano.

Verdade seja dita também vi uma menção para a diminuição generalizada da criminalidade, mas creio que a mesma - no caso dos furtos de motociclos - (infelizmente) continua.

Assaltos a concessionários e a garagens são dos que tenho visto relatados num grupo onde estou inscrito.

Vê bem o que aconteceu por cá há bem poucos dias...

Sabiam onde estavam os sensores do alarme e então fizeram literalmente um buraco numa das paredes e por ali passaram as motos, causando um prejuízo gigantesco à empresa.  :napodeser:




A gatunagem continua a fazer o que fazia.
Já não basta o receio que é conhecido e alarma as pessoas...e ainda tem de se levar com estes estupores que lesam quem dá no duro para ter alguma coisa.  :(
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 01, 2020, 13:26:00, 13:26
Responder #2

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Normalmente os gatunos andam preparados para o covid, já usavam máscaras

 Não vejo que seja de antecipar um aumento de roubos, mantenho o que sempre fiz mas é verdade que tenho a mota numa garagem
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 01, 2020, 15:13:04, 15:13
Responder #3

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A ideia que tenho é que tem havido roubo de motos... ha dias roubaram um stand e levaram 10 motos e roubaram 2 ou 3 motas na zona de Lisboa
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 01, 2020, 15:41:43, 15:41
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A ideia que tenho é que tem havido roubo de motos... ha dias roubaram um stand e levaram 10 motos e roubaram 2 ou 3 motas na zona de Lisboa

Ver um pouco mais acima...  :nice:


De facto continuam a levar motos.
De garagens tenho lido alguns casos, por exemplo.

Imagino que façam estudo da zona, que percebam rotinas e períodos de ausência da habitação por parte dos proprietários.

Depois e no momento que lhes é mais favorável...imagino que recorram à força bruta e maquinaria para rebarbar aquilo que lhes dificulta a tarefa.  :(

Infelizmente nem este confinamento geral impede aquela malta.  :animated-smileys-angry-049:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 02, 2020, 01:49:09, 01:49
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Ainda há uns dias foi tema de conversa com uns conhecidos...

A ideia que tenho é que houve imensos roubos nestas últimas semanas.
O caso mais estranho foi o que o indicaram acima, dum stand em que partiram uma parede na zona cega da câmera de vigilancia e sacaram lá de dentro algumas 10 motos.
E têm surgido noticias de motos roubadas aqui e acolá.

O que acontece com o pós-covid?
Volta tudo ao normal. Já roubavam motos antes. Roubaram-se motos durante este período. Vão se continuar a roubar motos depois.

 :D


Maio 02, 2020, 12:07:21, 12:07
Responder #6

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
O que acontece com o pós-covid?
Volta tudo ao normal. Já roubavam motos antes. Roubaram-se motos durante este período. Vão se continuar a roubar motos depois.

 :D

Quando o impacto económico anunciado no pós covid chegar em força, é bem provável que aumente e criminalidade, e com isso o furto de motos. Por isso só piora...  :(
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Maio 02, 2020, 15:56:11, 15:56
Responder #7

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Os roubos agravaram durante a última crise?
Se é que alguma vez chegamos a sair dela...

Não tenho dados que permita retirar conclusões válidas.

Recordo dum período muito negro que ocorreu na viragem do milênio.
Em meandros dos 00's o roubo de motos era absurdo.
Não só se ouvia relatos de anónimos pelos grupos e fóruns da altura como imensos conhecidos meus ficaram sem as respectivas motos.
Muitas levadas das garagens. Alguns casos mesmo de "motojacking"!

Porém,  da mesma forma como o motociclismo perdeu força os roubos também.

Da mesma forma que a recuperação do número de motos a circular pós-lei das 125 também levou a novamente se ouvir falar mais de casos. Mas nada comparado com o passado.

Houve coisas que mudaram entretanto,.
Uma delas é haver mais gente a recorrer a manutenção oficial e cada vez menos oferta de "vão de escada".
Pois era nestes que muita vezes se recuperava uma moto estampada com peças usadas de proveniência desconhecida,.

Se haverá mais roubos?
Qualquer opinião será mera especulação.


Maio 02, 2020, 18:41:38, 18:41
Responder #8

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Os roubos agravaram durante a última crise?
Se é que alguma vez chegamos a sair dela...

Não tenho dados que permita retirar conclusões válidas.

Não te preocupes, já há pessoal a sentir bem na pele a diferença... Daqui a uns meses acho que todos iremos directamente ou não, poder responder a essa pergunta.
Como diria o velho Reagan, -"Recessão é quando um vizinho perde o emprego; depressão é quando perdemos o nosso"



Se haverá mais roubos?
Qualquer opinião será mera especulação.

Claro que não... que parvoíce a minha!
 Estamos provavelmente a entrar num período  sem precedentes desde a WWII, e todos nós sabemos, pois não há dados que digam o contrario, é que a criminalidade nunca baixa tanto como nas grandes crises económicas... :lolol:

Brincadeiras á parte...  O roubo de motociclos, é só uma das muitas expressões de criminalidade, seja para peças,  para participar em assaltos, para exportar para países de 3º mundo, para dar apenas uma voltinha, ou para o diabo que carregue os meninos amigos do alheio.

Não  vou sequer comparar cenários com década 80/90s e inicio do século. Nessa altura o que marcava o ritmo dos acontecimentos era mesmo a heroína e não os "mecanicos de vão de escada"... Foi nessa altura que comecei a andar de mota,  muito dinheiro a entrar em Portugal e muita miséria á mistura. Não tenho dados... apenas vivi essa época. Sou um orgulhoso representante da geração "rasca".  :stuck_out_tongue_winking_eye:

No geral não me queixo, e acho mesmo que o nosso país ainda é um local seguro, e não é preciso procurar muito, basta olhar para o país vizinho.
« Última modificação: Maio 02, 2020, 18:45:09, 18:45 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Maio 02, 2020, 23:36:44, 23:36
Responder #9

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Não te preocupes, já há pessoal a sentir bem na pele a diferença... Daqui a uns meses acho que todos iremos directamente ou não, poder responder a essa pergunta.

Não entendo o que sugeres.
A malta vai estar apertada financeiramente e dedicar-se a roubar motos?
 :pensador:

O período mais negro dos roubos de motos que me recordo foi precisamente em época de vacas gordas.
Numa altura em que o motociclismo "de lazer" estava em altas. Em que havia muita gente a destrui-las e a procurar soluções baratas para as reparar.

Brincadeiras á parte...  O roubo de motociclos, é só uma das muitas expressões de criminalidade, seja para peças,  para participar em assaltos, para exportar para países de 3º mundo, para dar apenas uma voltinha, ou para o diabo que carregue os meninos amigos do alheio.

Não é fácil colocar uma moto "moderna" a trabalhar sem a respectiva codificação de chave.
Só recorrendo a uma codificação alternativa. Mas isso vai retirar margem ao lucro do roubo se for para vender.
Ou pior, obrigar o ladrão a gastar dinheiro se for para dar uma voltinha.
Não sei até que ponto justifica sequer roubar motos velhas para exportar.
A exportação para países de terceiro mundo de motos que custam poucos milhares de euros não justifica.
O trabalho que dá e custo de transporte é elevado.

Isto é uma retórica que só faz sentido se estivermos a falar de carros de luxo.

Não vou sequer comparar cenários com década 80/90s e inicio do século. Nessa altura o que marcava o ritmo dos acontecimentos era mesmo a heroína e não os "mecanicos de vão de escada"... Foi nessa altura que comecei a andar de mota,  muito dinheiro a entrar em Portugal e muita miséria á mistura. Não tenho dados... apenas vivi essa época. Sou um orgulhoso representante da geração "rasca".

A "nossa diferença" não deverá ser de muito mais que 2-3 anos...
Não me parece assim tanto para que as "nossas" realidades fossem muito diferentes.

Aliás, acho estranho teres vivido a época e não te recordares dos roubos absurdos de cinquentas (sobretudo LC's) que eram ás dezenas à porta de qualquer secundária.  :D

Acho estranho teres vivido a época e não te lembrares dos tempos que uma clientela bastante suspeita ia aí bem perto de ti gastar 200 contos no Fonseca para montar um "vaso" e meter a dar 200 pra fazer corridas no IC19. Em que todas as semanas se assistia a uma selvajaria à porta do Gringos e eram recorrentes corridas à noite na marginal.

É que eu recordo-me bem disso.
Das diversas "motos da moda" que foram surgindo e que eram sempre as mais procuradas.
E pelos mesmos motivos.

No geral não me queixo, e acho mesmo que o nosso país ainda é um local seguro, e não é preciso procurar muito, basta olhar para o país vizinho.

Ou pensar que Inglaterra sempre foi considerado "modelo" em imensas as coisas... e actualmente é a total selvajaria.


Maio 03, 2020, 02:10:59, 02:10
Responder #10

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Começando pelo final e tentando ser breve...

Lembro-me bem sim... não estranhes.
Corridas na marginal, kamikaze nos cabos d'ávila,  Fonte Nova e 2da Circular, gringo's na 24 Julho e "cenas" maradas na ponte 25 de Abril, com cargas policiais á mistura... Como vês não temos assim vivencias tão distintas durante essa época. :)
 
De facto não possuo nem pretendo deter o teu aparente conhecimento em matéria de furto/roubo de motociclos ou carros de luxo, no que respeita ás motivações ou preferencias dos delinquentes.  Aliás, fico-me  apenas pela experiencia de ter ficado sem a minha 50cc no inicio da década de 90 e para mim basta...

Não te preocupes, já há pessoal a sentir bem na pele a diferença... Daqui a uns meses acho que todos iremos directamente ou não, poder responder a essa pergunta.

Não entendo o que sugeres.
A malta vai estar apertada financeiramente e dedicar-se a roubar motos?
 :pensador:


Não compliques... Situações de depressão , exclusão,  instabilidade e injustiça social potenciam criminalidade. É um facto.
Para alguns entrar em crise poderá apenas significar que não dá para trocar de moto, ou passar férias em bora-bora.
Para outros entrar em crise significa passar fome e viver na  miséria para si  e suas famílias.
Por isso se achas que ainda estávamos em crise desde 2008.... bem, tudo depende do ponto de vista.

Á falta de dados, dei com este gráfico com os crimes registrados de 1993 a 2016.
  A barra amarela representa crimes contra património, em que o furto de veículos se inclui. Alias, com excepção de 2010/11 foi precisamente  o mais predominante. O split entre furto em carros ou motos não deve oscilar tanto assim de ano para ano, mas tu que és aparentemente o perito,  sempre poderás validar.

Recordas-te dos anos  "Portugal de tanga"?
E dos anos Sócrates e Troika?
E do período em que a taxa de desemprego desceu de 17% (final de 2012) até 6% no ano passado (pena que o gráfico finda em 2016)
Vês algum padrão?



Mas sem stress.... Participo neste forum pelo facto de poder discutir temas que gosto com pessoas que partilham a mesma "pancada das duas rodas" e pelo convivio.  :convivio:
 
Aprender em primeiro lugar e sempre que possível ajudar.
 
 Não quero ter razão á força, nem tão pouco alimentar egos "insuflados", por isso, como dizia o outro... Caga nisso!!!!

Paz, amor e muita borracha queimada, assim que pudermos sair de casa! 
 :nice:

 
« Última modificação: Maio 03, 2020, 02:14:44, 02:14 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Maio 03, 2020, 14:09:38, 14:09
Responder #11

Rodrigues1

  • Visitante
Não sei as vossas idades mas eu tenho 66 ( não tenho vergonha de dizer  :corado: ) e a minha juventude rebelde foi passada entre Lisboa - Cascais no tempo dos betinhos que nem sabiam beber uma cerveja nem tinham barba mas já tinham maquinões que os papás ofereciam como prenda pelo canudo mas continuavam burros,.. :D

Foi com eles que comecei a conduzir os ditos maquinões mas nunca me puxou ( felizmente ) para as guerrilhas de bairro nem corridas ilegais na marginal ( sempre fui um santinho  :tornarseanjinho: )

E sim, também assisiti a roubos de motas apenas por divertimento, então as Hondas 50 e Yamaha RD 50 nem se fala e não havia recessão nem fome, pelo menos eu não passei.

Arranjarem desculpas com o Covid para os roubos das nossa meninas não me parece real, sempre existiu e continuarão a existir os roubos mas na sua maioria será para desmanchar, a não ser que o dono se esqueça da chave e então sim ainda se poderá ver na estrada por um bom par de dias.



Maio 03, 2020, 14:53:57, 14:53
Responder #12

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Também acredito que o covid nada tem a ver com roubos de motas, mas é elementar (caro Watson) e  com clareza, que as crises económicas aumentam a criminalidade, que deve envolver também o tópico de motas
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 04, 2020, 12:31:15, 12:31
Responder #13

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Não me parece que uma estatística de algo tão abrangente como "crimes contra património" permita grandes conclusões.
O furto de veículos está diluído entre tanta outra coisa. O furto de algo tão específico com os motociclos ainda mais.

Recordo-me de períodos complicados no que diz respeito aos roubos de motos.
Mas não consigo traçar um paralelismo com a situação económica.
Vejo a coisa mais ligada ao número de motos a circular e ao interesse em torno delas.

É uma opinião. Vale o que vale...

Tenho obtido conhecimento de alguns roubos nos últimos tempos sobretudo através das redes sociais.
Mas casos que afectam malta conhecida é algo que felizmente não tem acontecido.
Houve tempos em que era um absurdo.