Autor Tópico: Em Espanha para se fazer o exame...passará a ser obrigatório ir equipado!  (Lida 2368 vezes)

Dezembro 13, 2020, 20:13:24, 20:13
Lida 2368 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Em Espanha para se fazer o exame...passará a ser obrigatório ir equipado!






Como indica o título escolhido para este tópico, em Espanha a DGT (que significa por lá Dirección General de Tráfico) vai passar a exigir a utilização de equipamento para os motociclistas (instruendos) que se apresentam a fazer o exame prático.

De forma objectiva e se acaso se perguntam exactamente o que é necessário além do capacete, a resposta é...

...levarem também luvas, botas e casaco de uso específico para andar de moto.

O que não deixa de ser igualmente interessante nisto é que abrange a obtenção de qualquer uma das categorias de licença...AM, A1, A2 e A.

Foi publicado o Real Decreto 971/2020 de 10 de novembro de 2020, tendo existido um posterior envio para as Escolas de Condução do país...se prepararem. Até porque existem outras alterações variadas.

Digamos que - no que concerne a este assunto - por lá o capacete passa a ser insuficiente para exame...

Terão de ir equipados, o que me leva a crer que as próprias Escolas possam também elas adquirir algum equipamento com números diferentes para que o(a)s instruendo(a)s (caso não tenham) possam usar nesse dia do exame.

Sinceramente não me espantaria nada que este Decreto em Espanha fosse olhado com atenção pelas autoridades portuguesas e depois replicado no nosso país..
Sim...se acaso estão a pensar em aumentos nos preços para obtenção de carta, não estarão a pensar mal. :-\


Deixo um par de artigos que falam por lá neste tema...

Link

Link   
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 14, 2020, 01:09:36, 01:09
Responder #1

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Acho muito bem.

Faz-me imensa confusão como é possível fazer aulas de condução, ou até mesmo exame, de calções, sapatilhas, t-shirt (com o colete refletor por cima) e sem luvas... Acho surreal, sobretudo quando a probabilidade de haver uma queda é bem maior do que gostaríamos de pensar.

Dezembro 14, 2020, 08:44:38, 08:44
Responder #2

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Concordo e até aplaudia se determinado equipamento de proteção contasse como despesas para fins IRS ou tivesse uma redução de IVA na sua aquisição.

Acho que relativamente ao equipamento durante as aulas de condução, apesar de obrigatório, poderia existir uma consciencialização de explicar aos alunos a importância do equipamento considerando o que se vê por aí às vezes na estrada.

A semana passada passei por um aluno de uma escola de condução de Lisboa em camisa, com o colete refletor... enfim... :confused:

Dezembro 14, 2020, 10:34:24, 10:34
Responder #3

Rodrigues1

  • Visitante
Por acaso já tinha o equipamento quando tirei a carta e usei sempre inclusive nas aulas, claro que a escola agradeceu  ;)

Não sei até que ponto os preços aumentarão se as escolas de condução forem obrigadas a ter equipamento para todos os tamanhos, não esquecer capacetes cor de rosa para as meninas, é que em Portugal há muitos oportunistas que se vão aproveitar da situação para desculpar a subida de preços.

Vamos ver no que isto vai dar

Dezembro 14, 2020, 10:40:19, 10:40
Responder #4

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
100% de acordo!!

Muito se fala de segurança e numa escola de condução, não há nada de jeito!
Aliás, infelizmente muiqaas e muitas escolas de condução são apenas mais um negócio, que se lixe se a pessoa a tirar a carta vai devidamente "formada" partilhar via pública com os demais...


Não concordo é em fazer-se descontos de IRS, IVA e afins em equipamentos.
Isso é para bens essenciais (a meu ver), água, electricidade, gás, pão, leite etc e tal...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Dezembro 14, 2020, 15:23:50, 15:23
Responder #5

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
E isso já não era obrigatório?
Perdoem-me a pergunta, pensava que tal não era passível de discussão. Sempre que me apresentei na escola de condução para ter aulas levava o blusão próprio e luvas para conduzir, pensei que deveria ser assim... e luvas e capacete são como as escovas de dentes, só gosto de usar as minhas.
Se assim não é, louvo os conselhos da malta mais "velha" nos fóruns onde participo que, sempre que se apresenta alguém com "dúvidas na aquisição", tem a preocupação de lembrar a aquisição desses equipamentos de Segurança Passiva. Se as escolas de condução não o fazem... onde é que fica a parte de "Escola"?
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Dezembro 14, 2020, 16:03:42, 16:03
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
E isso já não era obrigatório?
Perdoem-me a pergunta, pensava que tal não era passível de discussão. Sempre que me apresentei na escola de condução para ter aulas levava o blusão próprio e luvas para conduzir, pensei que deveria ser assim..
(....)

Há 10 anos atrás, quando tirei a carta Cat. A, fui apenas de capacete...

Não me pediram mais nada.
Agora não sei...

Em Espanha, passará a ser obrigatório capacete (óbvio!) + luvas + botas + casaco de uso específico para andar de moto.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 14, 2020, 20:58:21, 20:58
Responder #7

Rodrigues1

  • Visitante
À 5 anos atrás só emprestavam colete e capacete e era um jet comprado no Lidl  :lolol:

Dezembro 15, 2020, 09:08:41, 09:08
Responder #8

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
À 5 anos atrás só emprestavam colete e capacete e era um jet comprado no Lidl  :lolol:

LOL, em 1992 um capacete fechado, preto, com esponjas mais do que gastas e usado por 100 pessoas diariamente era o que a minha escola de condução tinha para me emprestar durante as aulas práticas.

Mas não me importava, o que eu queria era conduzir a CB400 que eles tinham.  :diabolico:

Pensando bem... nunca me apercebi dos riscos que corria quando ia para as aulas de ténis e em camisa.  :pensador:



Dezembro 15, 2020, 17:57:38, 17:57
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, quando somos mais jovens e muitas vezes ainda com pouco conhecimento (ou muita desvalorização) do que pode ocorrer numa queda, acontecerá em alguns casos levar-se mesmo o básico. E se calhar até quando se tira a carta mais tarde, atenção...

No meu caso e já lá vai uma década quando obtive a carta cat. A...eu era precisamente igual e levei mesmo só o básico (capacete).   :corado:
Com o tempo, a ajuda dos fóruns e mesmo algum interesse neste Mundo das motos, é que certas coisas se vão aprendendo e a dar-se a devida importância.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 23, 2020, 10:04:13, 10:04
Responder #10

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Realmente, estes espanhóis têm com cada ideia sem cabimento nenhum...

Fazer exame de condução equipado? Isso tem alguma lógica? O que é que vem a seguir, permitir a circulação de motociclos na berma, em caso de engarrafamento? Era só o que faltava, não?

https://motorcycleonline.info/?p=28259&fbclid=IwAR2aWK57lHChlXZixoOmj1RMHpmZzs0cNly0aA7TrAEeo3iqKGzdpRKnOy8
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...