Autor Tópico: Veículo parado e com motor ligado por 2 minutos? Multa de 100€!! (Espanha)  (Lida 2299 vezes)

Setembro 04, 2021, 15:16:34, 15:16
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Sapiens21

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Veículo parado e com motor ligado por 2 minutos? Multa de 100€!! (Espanha)






Este tema que trago ao fórum tem gerado vários artigos na Imprensa Espanhola e já chegou mesmo ao YouTube por parte de alguns youtubers Espanhóis.

Trata-se da nova multa...quando se está parado!
Mas já adiante explicarei os detalhes...

A Câmara Municipal de Madrid será a primeira a aplicar a proibição de...manter o motor a trabalhar enquanto estamos parados, por determinado tempo e sem justificação.

Mas a medida não se ficará exclusivamente por lá, pois a DGT também a incorporará a nível nacional a seu tempo.

Trata-se de uma medida que tem por base a preocupação com o meio ambiente, mas que naturalmente (e sem surpresas) poderá constituir também uma importante fonte de receitas nas sanções de trânsito.

Sim.
A partir de agora estar parado com o motor (de combustão) ligado pode, dependendo da circunstância, dar lugar a uma multa...

E faço aqui a questão...
A quem por aqui nunca aconteceu por exemplo avistar alguém conhecido e parar junto a essa pessoa por breves momentos para cumprimentar e perguntar 'como vai a vida' e assim?
Ou então parar para ir buscar algo à top-case?

Pois agora...a proibição de manter o motor em funcionamento por dois minutos ou mais, dará por lá direito a 'prenda' de 100€.


« Última modificação: Setembro 04, 2021, 15:34:10, 15:34 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Setembro 04, 2021, 15:27:04, 15:27
Responder #1

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Existem excepções...

Ou melhor, existem veículos que por pertencerem ou estarem destinados a determinadas actividades / organismos, estarão isentos da medida.

E nesses casos...podem estar ligados sem limitações.  :-\

Veículos das forças de segurança, bombeiros, ambulâncias, polícia municipal, autocarros, entre mais um ou outro caso...



https://www.google.pt/amp/s/amp.marca.com/coches-y-motos/trafico/2021/08/29/61289c2eca474184188b456c.html
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Dalai Lama

Setembro 04, 2021, 15:41:26, 15:41
Responder #2

Cross

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Quem tem sistema stop/start nos carros isto é automático. Não tenho conhecimento qie existe nas motos....
 Será que se aplica nas mesmas condições nas motos?
Quem gosta de estar parado e a fazer rateres pois já era...
Por cada minuto parado realmente podem fazer alguns kilometros salvo erro 1 minuto da para 3 a 4 kilometro em média.

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« Última modificação: Setembro 04, 2021, 15:59:56, 15:59 por Cross »
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Setembro 04, 2021, 16:00:19, 16:00
Responder #3

Sapiens21

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Quem tem sistema stop/start nos carros isto é automático. Não tenho conhecimento qie existe nas motos....
 (....)

Conheces pois...  :)
Não te lembra nada?  ;)




Quanto às excepções e também daquilo que já li, efectivamente não sei se excepcionam os motociclos.

Tenho visto em alguma da imprensa Espanhola a referência a "veículos".





Quanto ao start-stop, estás correcto.
Os veículos que o têm já fazem por si mesmos, passados breves segundos.

O que esta medida vai combater logo de início (e talvez com relativa eficácia) são por exemplo as paragens em 2a fila, onde não raras vezes noto que os motores são deixados a trabalhar e com os 4 piscas. Muitas vezes por tempo algo longo..

Imagino que a autoridade espanhola, nesses casos, será implacáv€l.

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Dalai Lama

Setembro 04, 2021, 16:10:19, 16:10
Responder #4

Cross

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Quem tem sistema stop/start nos carros isto é automático. Não tenho conhecimento qie existe nas motos....
 (....)

Conheces pois...  :)
Não te lembra nada?  ;)




Claro que sim :)
Era para ter saído como sarcasmo mas nos posts com telele o autocorrect estraga tudo.

Inclusive já se comentou que como comparação se as motos são os veículos mais poluidores que os carros deveriam ter esse sistema obrigatório e não o têm.


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Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Setembro 04, 2021, 16:21:06, 16:21
Responder #5

Sapiens21

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No que toca às paragens em 2a fila, a situação na realidade não se ficaria somente em 100€...mas sim em 300€!
Seriam os 200€ pela paragem nessa situação + os 100€ pelo motor ligado.

No conhecido jornal Espanhol 'El Mundo' :


(...) En concreto, la Ordenanza de Movilidad Sostenible recoge que «quien conduzca deberá apagar el motor desde el inicio del estacionamiento, aun cuando esté en el interior del vehículo». El incumplimiento de la norma es considerado una infracción leve y se castigará con hasta 100 euros, que se podrían sumar a los 200 por dejarlo en doble fila.(....)"


Quanto às excepções concretas, tenho procurado perceber se os motociclos estariam fora destas medidas, mas não encontro nada que o esclareça de forma cabal, o que me leva a crer que de facto estão incluídos nestas medidas e, por conseguinte, passíveis de sanção se forem deixados com o motor ligado por 2min. ou mais.
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Dalai Lama

Setembro 04, 2021, 16:30:37, 16:30
Responder #6

Sapiens21

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(....) Em Espanha estão a carregar também com agravamentos de impostos de CO2 para veículos poluidores na Catalunha, ou seja estão a duplicar ou triplicar os mesmos impostos porque os veículos já são taxados anualmente pela cilindrada e potência e taxados pelos kms percorridos no combustível… (.....)


Ainda há menos de 1 hora atrás estive a ver o Calero do Carwow.es a lembrar precisamente isso.

E não tenho dúvidas nenhumas que isso se vai estender muito para lá da Catalunha...
Mais ano menos ano, chegará algo do género a Portugal, com (imagino) escalões de CO2 por km.

Não estranharia que fossem estabelecidos os 95g/km como ponto de partida para cobrança.

Para ser sincero, nas cidades não se respira como devia.
É uma realidade... :(
Claro que não ponho tudo 'no mesmo saco', mas por exemplo autocarros e camiões com +25 anos não deveriam ser sancionados pelas emissões. Deveriam era ser banidos!
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Setembro 04, 2021, 17:59:06, 17:59
Responder #7

Lourenço

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Na Alemanha, em quase todos os países nórdicos, na Suíça, em França há mais de 50 anos é uma infração de 4º nível ou seja uma multa de 135€ que pode ser minorada a 90€ ou majorada a 135€ segundo os casos. No Canadá, Montreal, é mesmo estipulado o tempo máximo por cada hora de funcionamento que um veículo pode ter o motor ao ralenti em temperaturas ambiente positivas e negativas excluindo veículos de emergência, com refrigeração ou aquecimento de mercadorias, táxis, veículos de segurança blindados e outros especificados.

Em alguns locais na Europa, mesmo antes do stop start já via com frequência os condutores desligarem os veículos nos semáforos ou em paragens de trânsito mais prolongadas o que na altura comecei por pensar que era para poupar combustível mas percebi depois que era de lei, ambiental.

Na Suíça, um colega avisou-me quando viu uma vez o que eu fazia todas as manhãs, deixar aquecer os vidros para melhorar com o  motor a trabalhar para mais facilmente retirar o gelo. Não bastou acabei por ser avisado pela autoridade. É uma questão de poluição atmosférica, sonora e com risco acrescido como eu fazia, ligar o carro na rua e esperar ao quente abrigado, explicaram-me. Como também é punível circular com os vidros com gelo e neve acabei por fazer como os outros proteger com spray, com proteção sintética adequada e tartar de arranjar uma garagem.

Setembro 04, 2021, 18:09:54, 18:09
Responder #8

Sapiens21

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A poluição do ar é uma das principais causas de doenças e mortes prematuras. Na maioria dos casos não se vê...mas existe.
Aliás, até se vê com mais regularidade do que seria desejável... Basta andar atrás de um dos inúmeros autocarros que há muito deviam estar banidos da circulação, com a criação nuvens negras que libertam e a que é difícil de escapar.  :(

E a realidade é que estudos já feitos terão demonstrado relação para o contrair doenças cardíacas, assim como derrames cerebrais, entre outras doenças, como graves problemas respiratórios/pulmonares.

Quando me referia a cidades mais atrás, não circunscrevia o meu pensamento a zonas concretas das mesmas.

Em Nov. /2019 saiu um artigo sobre a qualidade do ar que se respira em Lisboa e as conclusões não foram muito animadoras.
Nada animadoras...

https://expresso.pt/sociedade/2019-11-30-Lisboa-esta-a-respirar-um-veneno-invisivel

No caso de Lisboa a questão não se fica naturalmente só pela poluição automóvel, indo mais longe do que isso, com o mencionado aeroporto (já referido), assim como várias indústrias que não estão assim tão longe de zonas habitacionais.

Este é mesmo um inimigo invisível.
O organismo e a corrente sangunia vai acumulando...até que surgem as doenças.


E sim...se me disserem que existem pontos do globo bem piores eu concordo. Tudo bem.

Mas neste caso e onde podemos fazer algo (onde vivemos) é aí que assenta a minha primeira preocupação.
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Dalai Lama

Setembro 04, 2021, 21:36:56, 21:36
Responder #9

Lourenço

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Não vejo que em Lisboa ou Porto o ar seja um problema assim tao grande.

Para mais em Lisboa cidade, o número de moradores e muito mas muito baixo, não mora praticamente ninguém na baixa … e o trânsito que temos e muito pequeno face às grandes cidades Europeias… e a cidade e litoral. Como agravante tem um aeroporto dentro da cidade e poluição vinda da navegação marítima.

Vai comparar o trânsito com qualquer outra metrópole Europeia  e a quantidade de carros e as constantes filas de trânsito parado ultrapassam o valor absoluto de carros de Lisboa por um factor multiplicativo de centenas.


Queres apostar que vão taxar tudo os eu se lembrarem e os índices de qualidade do ar vão-se manter inalterados???

A qualidade do ar melhorou muito em Lisboa mas afirmar que a qualidade do ar em Lisboa e Porto não é problema não será contrariar a ciência e desprezar os que sofreram e sofrem, por vezes pagando com a vida ou com a pouca qualidade de vida a poluição de toda a origem mas sobretudo viária em todas as suas componentes particularmente no que a micro partículas diz respeito?
A má qualidade do ar na área metropolitana de lisboa e Porto não afeta só os residentes mas igualmente as centenas de milhar de pessoas que todos os dias aí se deslocam para trabalhar e estudar.
Últimos relatórios apontam para seis mil mortos diretos por ano devido á poluição, diagnosticados com causa efeito diretos, fora os de doença prolongada e de par com outras patologias decorrentes.
Isto não é problema para alguns, há agora inclusivamente uma minoria que afirma que morreriam de qualquer maneira, uma minoria pseudo intelectual negacionista que está na moda e que ganhou recentemente expressão extremista também em Portugal. Os mesmos que afirmando querer defender e priorizar a economia em detrimento da vida humana não conseguem perceber o custo social e financeiro para o SNS de tudo isto, que de qualquer maneira tem igualmente como objetivo acabar com o próprio SNS impingindo seguros de saúde obrigatórios para todos, os que os poderem pagar e tiverem saúde suficiente para os obter e manter enquanto forem saudáveis, depois são excluídos.

Porque em Lisboa ou Porto se respira melhor (nem sempre) que em Moscovo ou Varsóvia quer dizer que não há problema? Quer dizer que se nas metrópoles de Paris ou de Nápoles morrem 50 000 e em Portugal 6 000 de consequências diretas estes 6 000 são lixo desprezível?

Lisboa tem atualmente uma rede de 300 sensores em diversos locais, que permitem monitorizar o dióxido de azoto, ozono, partículas PM2.5 e PM10, dióxido de enxofre e monóxido de carbono, para avaliar a qualidade do ar.
As estações principais estão frequentemente no vermelho.

https://aqicn.org/map/lisbon/pt/
https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMWU3ODY1YTYtYzE1MC00YThmLWFhMWYtMzcyN2Y2YTRlMTcwIiwidCI6ImEyNmRlZWJjLTgzN2QtNGU5OS04N2EyLThmZDAwMjQ2NzE3MiIsImMiOjl9
https://www.tcontas.pt/pt-pt/ProdutosTC/Relatorios/RelatoriosAuditoria/Documents/2020/rel08-2020-2s.pdf
https://www.lisboa.pt/cidade/ambiente/qualidade-ambiental/ar

Quem afirma que a qualidade do ar em Lisboa e Porto não é um problema, ou está desinformado ou é negacionista em muitos mais outros assuntos ou não acreditando na ciência e no trabalho desenvolvido pelas nossas universidades e pelos cientistas envolvidos afirma que tudo é despesa e invenção. Por outro lado nunca viveu em Lisboa, na Baixa (e sim mora, trabalha e estuda muita gente na baixa, veja-se os últimos censos) ou na resto da cidade para ter notado que um estore branco sem lavagem manual ou natural fica preto em dois meses, com partículas acumuladas.

Mas Lisboa não é só a Baixa e sabemos que alem do eixo Avenida da República - Avenida da Liberdade, cuja lavagem é feita nos dias de maior calor uma ou dua vezes por dia para lavar poeiras tóxicas diversas acumuladas diariamente senão os contadores enlouqueciam para valores superiores aos das cidades Polacas, existem Entrecampos e Campo Grande com valores muitas vezes a superar os do centro de Madrid e de Paris, Sete Rios, Benfica e Campolide frequentemente acima do índice máximo crítico recomendado nos diversos poluentes gasosos e partículas.
Dependendo do vento e da temperatura, frequentemente durante vários dias, boa parte da poluição criada em Lisboa acaba por efeito de Nortada e ascensão de massa de ar quente por "cair" e poluir certos locais da margem sul, onde o imobiliário tem menor valor também como consequência, a vegetação se ressente e os políticos primam em não informar a população. Outra poluição não é só apercebida nas áreas metropolitanas, viaja dezenas. centenas e milhares de km como o recente e mediático aparecimento no norte de Espanha e norte da Europa dos fumos (partículas e gases) dos incêndios californianos.

http://www.ccdr-lvt.pt/files/9d151c8e7558b741c11f9bb58d569a5663ce9360.pdf
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