Autor Tópico: Nova MT-09 SP 2018  (Lida 4165 vezes)

Fevereiro 20, 2018, 21:13:07, 21:13
Lida 4165 vezes

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não é um video com a máquina de um lado para o outro a acelerar.

Dois repórteres que falam a "sério" sobre a mota.

Interessante. 

« Última modificação: Fevereiro 23, 2018, 11:26:47, 11:26 por JViegas »

Fevereiro 20, 2018, 21:44:20, 21:44
Responder #1

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Na verdade está muito fraquinha a review.

Praticamente sem pov, e com muita pouca vontade de a fazer.


Curiosamente ainda falei com esse senhor quando os acompanhei no teste.

Fevereiro 20, 2018, 21:44:33, 21:44
Responder #2

pedroareias

  • Visitante
Mencionam um aspeto importante: a utilização, pelas marcas de motociclos, de pneus com modelo e marca conhecidos mas com materiais e qualidade muito inferiores aos mesmos modelos e marcas adquiridos a revendedores. I.E. "Bridgestone S20" montados de origem que não têm nada a ver com os "Bridgestone S20" que se compram nas lojas.

É uma vergonha e levanta-me suspeitas se não enviam para os "pigs" motociclos que não possuem o mesmo controlo de qualidade dos enviados para a Alemanha, EUA, etc...

Suponho que sim, uma vez chegaram a dizer-me isso sobre os automóveis.

Fevereiro 20, 2018, 22:32:30, 22:32
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Depois de ver o vídeo compreendi o que querias dizer JViegas. É uma conversa em vez de um vídeo da mota comentado em off.
Acho que prefiro o modelo tradicional, comentário em off enquanto mostram a mota no terreno. Satisfaz os olhos e os ouvidos  :smiley:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 20, 2018, 23:55:07, 23:55
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)

É uma vergonha e levanta-me suspeitas se não enviam para os "pigs" motociclos que não possuem o mesmo controlo de qualidade dos enviados para a Alemanha, EUA, etc...
(....)

Se tal acontecesse - mas no meu caso não tenho qualquer suspeita - seria um assunto muito mais sério do que o Dieselgate.   8)

Uma marca escolher os países para onde envia as suas unidades fabricadas nos períodos de tempo em que "falha a luz"  :D é uma ideia que seria bastante perturbadora se fosse provada.

Acho que a situação levantaria questões que iriam bem para lá de somente motociclos...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 21, 2018, 00:06:33, 00:06
Responder #5

pedroareias

  • Visitante
Mas ouviste o que a MCN diz no vídeo sobre os pneus martelados? Mais explícito não há. Nem os compostos são os mesmos.

Fevereiro 21, 2018, 00:21:42, 00:21
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não coloco em causa... :)

A questão é que no caso do vídeo fala-se em "probably they're not the same".

Ou seja, existe essa suspeita que um mesmo modelo tenha diferenças...e até se sentirá na prática.

Mas provar isso...é outra coisa.
Essa seria a parte (mesmo) interessante.
E a comprovar-se, seria um "estouro". 

Acho que qualquer marca que se visse confrontada com isso, viria a passar um "mau bocado".
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 21, 2018, 01:02:20, 01:02
Responder #7

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
A comprovar-se tal coisa...
Não serão os construtores de motociclos vítimas dos fabricantes de pneumáticos?
Afinal, instalam borracha que supostamente já passou por um controlo de qualidade na fábrica onde foi produzida.

Também são cada vez mais comuns os pneus exclusivos para determinados modelos de determinadas marcas...


Fevereiro 21, 2018, 10:11:53, 10:11
Responder #8

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
É claro que gosto mais das outras reviews, mas o que quis "levantar" foi essa questão dos pneus, mas não referi pois queria ver se a mesma era destacada por alguns dos companheiros de fórum, pois fez-me alguma confusão estes repórteres terem-se focado neste assunto dos pneus.

Já tenho lido algumas referências sobre os mesmos pneus que apresentam comportamentos diferentes.

Como é possível? Quando o modelo é o mesmo? Não virão todos do mesmo local (fabrica/país)?

Fevereiro 21, 2018, 12:05:22, 12:05
Responder #9

pedroareias

  • Visitante
Ora aqui vai.

Não, não são Dunlop, são Bridgestone S20, que estão à venda.

Sou sempre eu a ouvir nas conferências, a ler nos papers e na comunicação social o que mais ninguém ouve e lê.

As pessoas têm tendência a assumir, a presumir, a deixarem-se levar pela imaginação em vez da realidade dos factos.

E quanto mais atrasado é o País maior a imaginação e o "teatro" que as pessoas fazem.

No vídeo:

A 3:40-> "... for Yamaha test riders to find grip out of these OE tires... now it's not the tire manufacturer's fault these are Bridgestone S20's ... "
B 3:52-> "... they are probably not the same as the S20's you buy off the shelf..."
B 3:58-> "... there are fewer compounds, the compounds are harder..."
A 4:00-> "... yeah, exactly..."
B 4:01-> "... and the profiles can be different as well..."
B 4:02-> "... so you end up with a tire that says it's an S20 but it's just... no...."
A 4:06-> "... no it's not.."
B 4:07-> "... no... not at all..."
A 4.09-> "It's generally Bridgestone and Dunlop isn't it?... that suffer this OE problem"
A 4.12-> "... so I feel sorry for the companies because people who buy these bikes with these tires generally think the other tires are going to be the same but..."

Talvez a diferença esteja no seguinte: quando é para ouvir, eu ouço.
P.Areias

« Última modificação: Fevereiro 21, 2018, 12:09:49, 12:09 por pedroareias »

Fevereiro 21, 2018, 12:20:50, 12:20
Responder #10

pedroareias

  • Visitante
Absolutamente, Velasquez.

Referiram que são 2 das marcas de pneus que fornecem modelos não-conformes.

As 3 Japonesas estão a ser referidas por fazerem isto. Há vários vídeos a mencionarem esta técnica em detalhe para outros componentes.

Agora, a moto é sensacional e nem sequer teria visto o vídeo se não estivesse interessado.
« Última modificação: Fevereiro 21, 2018, 12:22:26, 12:22 por pedroareias »

Fevereiro 21, 2018, 12:45:01, 12:45
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Considero o assunto muito sério...e interessante!

P.f. divulguem o que sabem sobre o tema.  :)
Ouviram dizer?... têm documentação que refere diferenças inequívocas p.ex. no composto da borracha para um mesmo modelo de pneu?... existem links que referem claramente e de forma fundamentada essa situação?...

Este assunto merecia um tópico autónomo.  :nice:

« Última modificação: Fevereiro 21, 2018, 12:53:10, 12:53 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 21, 2018, 16:44:02, 16:44
Responder #12

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Uma das coisas faladas foi os pneus D222, ao que ficaram espantados saber do mau feedback é que inclusivamente disseram que os pneus foram escolhidos mesmo para este modelo da Tracer.

Já no passado passaram por uma situação idêntica com os D252, também eles exclusivos para as FZ6.


Agora, a moto é sensacional e nem sequer teria visto o vídeo se não estivesse interessado.

Parece um excelente elixir para uma eventual crise de meia idade!  :)


Fevereiro 21, 2018, 16:57:34, 16:57
Responder #13

pedroareias

  • Visitante

 :nice:

Não percebi essa da meia-idade...  :D :D :D De que é que estás a falar?


Uma das coisas faladas foi os pneus D222, ao que ficaram espantados saber do mau feedback é que inclusivamente disseram que os pneus foram escolhidos mesmo para este modelo da Tracer.

Já no passado passaram por uma situação idêntica com os D252, também eles exclusivos para as FZ6.


Agora, a moto é sensacional e nem sequer teria visto o vídeo se não estivesse interessado.

Parece um excelente elixir para uma eventual crise de meia idade!  :)

Fevereiro 21, 2018, 17:21:48, 17:21
Responder #14

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Velasquez,
Penso que vocês estão a falar de coisas diferentes.

Uma coisa são pneumáticos produzidos em regime de exclusividade para serem comercializados como oem pelos agentes oficiais.
Caso de D222 na Tracer e CB650F, do D252 das antigas FZ6 e Fazer, do MT60RS da minha Scrambler, etc...

Outra é o mesmo modelo de pneumático (não-exclusivo) instalado numa moto nova apresentar diferenças face ás unidades comercializados no mercado sob a mesma referência.

Fevereiro 21, 2018, 17:39:04, 17:39
Responder #15

pedroareias

  • Visitante
Pois. DFelix: também já reparaste? Lê-se tudo na diagonal e depois é o caos completo.

In no uncertain terms: há mais do que uma linha de produtos com a mesma nomenclatura comercial.

Já vi um vídeo a comentar que suspensões, travões, etc. também são fornecidos dessa forma às 3 grandes Japonesas. Onde está? Logo que encontre insiro o link.


Velasquez,
Penso que vocês estão a falar de coisas diferentes.

Uma coisa são pneumáticos produzidos em regime de exclusividade para serem comercializados como oem pelos agentes oficiais.
Caso de D222 na Tracer e CB650F, do D252 das antigas FZ6 e Fazer, do MT60RS da minha Scrambler, etc...

Outra é o mesmo modelo de pneumático (não-exclusivo) instalado numa moto nova apresentar diferenças face ás unidades comercializados no mercado sob a mesma referência.

Fevereiro 21, 2018, 18:52:13, 18:52
Responder #16

pedroareias

  • Visitante
Velasquez: esta MT-09 SP 2018, de acordo com o vídeo, vem com uma versão dos Bridgestone S20 e é disso que estão a falar.

Os Bridgestone S20, noutra versão, podem ser adquiridos independentemente.

Sendo a mesma designação, põe-se a questão ética.

Fevereiro 21, 2018, 19:13:55, 19:13
Responder #17

pedroareias

  • Visitante
Estou a perceber. Pode ser uma tentativa de levantar a lebre pela MCN.

Talvez, não duvido de ti, no entanto relação à Honda, Kawasaki e Suzuki já vi alguns vídeos com a mesma opinião por parte dos Americanos.

Bastante grave e parece-me demasiado comum para ser uma tentativa de libelo. Mas pode ser.

Se é libelo (enfim, ou difamação já que na web a palavra dita e escrita se confudem) ou não, convém apurar.

Velasquez: esta MT-09 SP 2018, de acordo com o vídeo, vem com uma versão dos Bridgestone S20 e é disso que estão a falar.

Os Bridgestone S20, noutra versão, podem ser adquiridos independentemente.

Sendo a mesma designação, põe-se a questão ética.

Ok Pedro. Os S20 que conduzi que equipam também a xsr900 até me pareceram bem competentes. Parecia que tinham cola. Se serão os mesmos (compostos) que equipam a SP? Não sei...

Fevereiro 21, 2018, 21:41:34, 21:41
Responder #18

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)Já vi um vídeo a comentar que suspensões, travões, etc. também são fornecidos dessa forma às 3 grandes Japonesas. (....)

Hum...

3 grandes?
Duas delas imagino quais sejam...mas a terceira confesso que fiquei na dúvida.  ;)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 21, 2018, 21:51:32, 21:51
Responder #19

pedroareias

  • Visitante
1:50->

Exactamente a mesma coisa "...these are not really Showa forks...":



Fevereiro 23, 2018, 07:53:12, 07:53
Responder #20

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
(....)Já vi um vídeo a comentar que suspensões, travões, etc. também são fornecidos dessa forma às 3 grandes Japonesas. (....)

Hum...

3 grandes?
Duas delas imagino quais sejam...mas a terceira confesso que fiquei na dúvida.  ;)
Estou como tu Sapiens, também reconheci logo a Yamaha e a Suzuki, não sei qual será a terceira ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 23, 2018, 11:59:33, 11:59
Responder #21

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
1:50->

Exactamente a mesma coisa "...these are not really Showa forks...":

Estive a ver o video para perceber o contexto em que se insere a frase... e a interpretação que faço é ligeiramente diferente.

O gajo está a falar das diferenças entre motos europeias e japonesas.
Dá o exemplo das Showa que habitualmente equipam as Hondas.
E sugere que aquilo que instalam nas motos é equipamento que eles encomendam conforme as suas especificações e price tag.

Isto não está errado!
Mas dizer que não são Showa por isso... parece-me de todo incorrecto.
Porque na realidade é isto que estes fornecedores fazem: Desenvolvem tecnologia que depois é aplicada em soluções à medida do cliente/construtor.

O gajo mete um pouco os pés pelas mãos quando dá o exemplo da própria KTM.
Dá a entender que a super duke que conduz no video é equipada por suspensões "genéricas" do catálogo da WP que qualquer um pode comprar.
Mas a realidade não é bem assim.



Fevereiro 23, 2018, 12:21:29, 12:21
Responder #22

pedroareias

  • Visitante
Há algo de publicitário, sim.

O que ele diz está alinhado com a ideia de que há algum "lixo" com os Japoneses.

Esse "lixo" justifica a diferença de preços.

Não estou a ver a KTM a dizer que tem suspensões WP que depois são diferentes das da loja.

Isso ocorre com os travões também, ainda recentemente vi outro vídeo a afirmar esse facto.



1:50->

Exactamente a mesma coisa "...these are not really Showa forks...":

Estive a ver o video para perceber o contexto em que se insere a frase... e a interpretação que faço é ligeiramente diferente.

O gajo está a falar das diferenças entre motos europeias e japonesas.
Dá o exemplo das Showa que habitualmente equipam as Hondas.
E sugere que aquilo que instalam nas motos é equipamento que eles encomendam conforme as suas especificações e price tag.

Isto não está errado!
Mas dizer que não são Showa por isso... parece-me de todo incorrecto.
Porque na realidade é isto que estes fornecedores fazem: Desenvolvem tecnologia que depois é aplicada em soluções à medida do cliente/construtor.

O gajo mete um pouco os pés pelas mãos quando dá o exemplo da própria KTM.
Dá a entender que a super duke que conduz no video é equipada por suspensões "genéricas" do catálogo da WP que qualquer um pode comprar.
Mas a realidade não é bem assim.

Fevereiro 23, 2018, 15:14:46, 15:14
Responder #23

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Não estou a ver a KTM a dizer que tem suspensões WP que depois são diferentes das da loja.

Convém percebermos primeiro o que é que a WP tem na loja.
E o que tem são produtos genéricos que pretendem ser compatíveis com os oem de diversos fabricantes... inclusivé da propria KTM!

Na tua posição de reputado engenheiro mecânico não achas que faz muito mais sentido que seja o construtor a definir as especificações ao invés de optar por um produto... genérico?

Fará algum sentido a KTM equipar a 1090 Adventure e a Triumph equipar a Tiger exactamente com o mesmo componente genérico?
O propósito final de ambos modelos pode ser idêntico não deixam de ser motos com peso, geometrias e motorizações distintas.

Não fará muito mais sentido que a WP enquanto fornecedor de ambos produza algo que responda ás reais necessidades de cada modelo e respectivas variantes?
E haverá alguém melhor para especificar isso que os teus colegas engenheiros mecânicos que trabalham para os respectivos construtores?

Neste contexto até estamos a falar duma simples escolha de equipamento...
A escolha pode se tornar mais complexa quando se introduz outras abordagens tecnológicas.
Um bom exemplo é a forquilha semi-activa que equipa a super duke GT cujo desenvolvimento resulta do trabalho entre WP, KTM e Bosch.
Nem essa nem nenhuma versão genérica equivalente aparece no catálogo!


Isso ocorre com os travões também, ainda recentemente vi outro vídeo a afirmar esse facto.

O mesmo vídeo faz referencia aos travões.

E aí no caso das marcas europeias a generalidade equipa Brembo que acaba por ter um enorme catálogo de produtos muito distintos e até linhas low cost sobre o nome byBre.

A minha bmw tem pinças bmw... mas na realidade é o rebranding fabricado pela propria brembo.
Suponho que na altura existisse razões comerciais para isto.

Março 30, 2018, 09:29:07, 09:29
Responder #24

pedroareias

  • Visitante
A rainha das naked médias:


Maio 02, 2018, 19:20:05, 19:20
Responder #25

pedroareias

  • Visitante
Não é a líder em performance (acelerações, top speed), mas não desmerece:


Maio 02, 2018, 19:36:03, 19:36
Responder #26

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Aquele arranque da Brutale 800RR, sensivelmente aos 2:40min., foi um bocado estranho...

A culpa não me pareceu da moto...mas mais do excesso de punho. :)

Não pude deixar de me lembrar deste tópico:  http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=2663.0#top  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 11, 2018, 11:41:12, 11:41
Responder #27

pedroareias

  • Visitante
Isto cada vez faz mais sentido.
Dimensões, peso, potência aceitável, qualidade, acessórios.

Julho 12, 2018, 17:33:20, 17:33
Responder #28

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Mas comprarias mesmo esta, havendo a Tracer? :)

Esta questão provavelmente será a que muitos se colocam....mesmo havendo "algum" diferencial de preço. Não fará ainda mais sentido do que esta?

Bem sei que uma é naked e a outra mais turística (e provavelmente as tuas palavras estavam a colocar a MT numa comparação com as suas "congéneres") além de que existem claramente clientes para ambas, mas entre uma e outra - na tua opinião Pedro - não verias mais sentido na aquisição da Tracer?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 12, 2018, 19:40:18, 19:40
Responder #29

pedroareias

  • Visitante
Com um vidro frontal, se existir, prefiro o conceito original.

Mesmo assim, acho que tem excesso de plásticos.

É um problema, com o tempo os plásticos ABS começam a ficar frágeis e deformados.

Talvez em aftermarket haja substitutos de boa qualidade para a MT-09.

Estão a ver o motivo pelo qual os velhadas começam a apreciar as Harley e algumas Triumph?


Julho 13, 2018, 15:34:38, 15:34
Responder #30

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Talvez em aftermarket haja substitutos de boa qualidade para a MT-09.

Não acho que os plásticos e pinturas que actualmente se observa nas Yamaha seja de fraca qualidade...