Excelente video!
Vou aproveitar para alargar o campo da "critica" e abranger todas as restantes marcas - também para não ser um post demasiadamente (patriota) Amaricano!
Isto não é um problema só da Harley, tanto que é visto e revisto (com grande certeza) lá nos escritórios das restantes marcas, ou pelo menos especula-se que assim seja.
As marcas têm de se adaptar aos potenciais futuros consumidores mas ao mesmo tempo ir contentando os actuais consumidores.
A Harley praticamente ficou parada no tempo e conta como que uma fábula mitológica desde os tempos "áureos dos EUA", do pós guerra.
Posso estar enganado mas desde que Elvis Presley se deu a conhecer na(s) sua(s) Harley, que a marca não tem assim que desenvolvido/vendido...
Aliás, pode-se especular que uma tentativa de determinado "influencer" dentro da direcção da HD em inovar, tentar angariar novo publico e seguir tendências poderá ter esbarrado na parte mais tradicional/conservadora da HD - os velhos do Restelo, neste caso do Milwaukee...
A HD a tentar piscar o olho a nova clientela e ir atrás da concorrência...
Um pouco sobre esse modelo, a única scooter da marca!
https://www.motor24.pt/motos/conheca-a-unica-scooter-harley-davidson/639603/Essa tentativa terá sido única, uma scooter lançada em 1959 que certamente recebeu muitas criticas face aos "patriotas amaricanos de meia idade" e juntando a imagem de marca que a HD também ganhou com o Elvis Presley aparecer com modelos dessa marca...
Para quê lançar novos modelos, se tipos novos que são idolatrados gostam de mostrar que apreciam as motos da HD ?!
Será que foi o erro da marca em aproveitar essa imagem do Elvis Presley e doutros "Elvis" durante muito tempo?
Veremos...
Para já não me parece que a HD possa garantir um sucesso de vendas com a sua nova linha "das eléctricas", ou se calhar podem já ter chegado tarde e pode não bastar ser os primeiros a investirem forte nas eléctricas mas sim servir apenas para durarem mais uns tempos... novamente digo, veremos...
E o que acontecerá às marcas que seguem apenas a sombra da Harley Davidson, o que será delas?!
Em todo o caso, todas as restantes marcas acabam por se adequar aos novos tempos e praticamente têm conseguido apresentar varias gamas para abranger o máximo de potenciais "consumidores", ou encaminhar a malta para...
Nisto é certo que acabam por nem sempre contentar a totalidade do mercado mas respondem na grande maioria dos "consumidores com grande apetite" pelas novidades....
Quero finalizar que o valor de mercado de usados também tem um pouco a ver com isto...
Mas como o motociclismo pode ter vários significados para cada um de nós...
...pessoalmente prefiro apreciar uma determinada moto com design tão bem conseguido em determinada época, design "futurista" à época, e que consiga manter-se nos dias de hoje como ainda bem inserida e que a parte mecânica me consiga transmitir as tais sensações que cada um de nós espera-se que procure!!!
2002-2010 Honda VFR800FI2005-2011 Triumph Sprint ST 1050 (depois sucedeu a GT 1050)2001-2005 Aprilia RST1000 Futura2004-2008 BMW K1200S...entre outras...
E reparem no que acontece na
Arquitectura - o modernismo!Anos 30Anos 60Agora, tentem imaginar os automóveis e motociclos à época de inauguração destes edifícios e dá para perceber a noção do que digo por "design bem conseguido ao longo do tempo"...
Para finalizar...
...atendendo às tendências dos últimos anos em ir transformando os motociclos cada vez mais curtos (e pequenos) mas com uma aparente frente bem encorpada, faz-me contudo lembrar um pouco os tipos "ridículos" do ginásio que fazem braços mas depois esquecem-se das perninhas... sem querer contudo ofender alguém!
Mas as motos deve ser como o proverbio "as mulheres e as motos querem-se pequenas como as sardinhas"
Já as desportivas dos anos 90/00 eram totalmente encorpadas e nos dias de hoje notam-se serem já ultrapassadas no design, apesar de contar a parte que ocuparam na história...
nota: sobre a parte do valor das acções em bolsa... é tudo um jogo para (também) ainda manter a HD viva...