Autor Tópico: Que futuro para a HD?  (Lida 749 vezes)

Maio 18, 2020, 21:40:32, 21:40
Lida 749 vezes

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Uma abordagem interessante com a qualidade do costume


Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 19, 2020, 02:36:23, 02:36
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Excelente video!

Vou aproveitar para alargar o campo da "critica" e abranger todas as restantes marcas - também para não ser um post demasiadamente (patriota) Amaricano!

Isto não é um problema só da Harley, tanto que é visto e revisto (com grande certeza) lá nos escritórios das restantes marcas, ou pelo menos especula-se que assim seja.
As marcas têm de se adaptar aos potenciais futuros consumidores mas ao mesmo tempo ir contentando os actuais consumidores.

A Harley praticamente ficou parada no tempo e conta como que uma fábula mitológica desde os tempos "áureos dos EUA", do pós guerra.

Posso estar enganado mas desde que Elvis Presley se deu a conhecer na(s) sua(s) Harley, que a marca não tem assim que desenvolvido/vendido...
Aliás, pode-se especular que uma tentativa de determinado "influencer" dentro da direcção da HD em inovar, tentar angariar novo publico e seguir tendências poderá ter esbarrado na parte mais tradicional/conservadora da HD - os velhos do Restelo, neste caso do Milwaukee...

A HD a tentar piscar o olho a nova clientela e ir atrás da concorrência...



Um pouco sobre esse modelo, a única scooter da marca!
https://www.motor24.pt/motos/conheca-a-unica-scooter-harley-davidson/639603/

Essa tentativa terá sido única, uma scooter lançada em 1959 que certamente recebeu muitas criticas face aos "patriotas amaricanos de meia idade" e juntando a imagem de marca que a HD também ganhou com o Elvis Presley aparecer com modelos dessa marca...

Para quê lançar novos modelos, se tipos novos que são idolatrados gostam de mostrar que apreciam as motos da HD ?!


Será que foi o erro da marca em aproveitar essa imagem do Elvis Presley e doutros "Elvis" durante muito tempo?
Veremos...

Para já não me parece que a HD possa garantir um sucesso de vendas com a sua nova linha "das eléctricas", ou se calhar podem já ter chegado tarde e pode não bastar ser os primeiros a investirem forte nas eléctricas mas sim servir apenas para durarem mais uns tempos... novamente digo, veremos...

E o que acontecerá às marcas que seguem apenas a sombra da Harley Davidson, o que será delas?!

Em todo o caso, todas as restantes marcas acabam por se adequar aos novos tempos e praticamente têm conseguido apresentar varias gamas para abranger o máximo de potenciais "consumidores", ou encaminhar a malta para...
Nisto é certo que acabam por nem sempre contentar a totalidade do mercado mas respondem na grande maioria dos "consumidores com grande apetite" pelas novidades....

Quero finalizar que o valor de mercado de usados também tem um pouco a ver com isto...
Mas como o motociclismo pode ter vários significados para cada um de nós...
...pessoalmente prefiro apreciar uma determinada moto com design tão bem conseguido em determinada época, design "futurista" à época, e que consiga manter-se nos dias de hoje como ainda bem inserida e que a parte mecânica me consiga transmitir as tais sensações que cada um de nós espera-se que procure!!!

2002-2010 Honda VFR800FI

2005-2011 Triumph Sprint ST 1050 (depois sucedeu a GT 1050)

2001-2005 Aprilia RST1000 Futura

2004-2008 BMW K1200S

...entre outras...

E reparem no que acontece na Arquitectura - o modernismo!
Anos 30

Anos 60


Agora, tentem imaginar os automóveis e motociclos à época de inauguração destes edifícios e dá para perceber a noção do que digo por "design bem conseguido ao longo do tempo"...

Para finalizar...
...atendendo às tendências dos últimos anos em ir transformando os motociclos cada vez mais curtos (e pequenos) mas com uma aparente frente bem encorpada, faz-me contudo lembrar um pouco os tipos "ridículos" do ginásio que fazem braços mas depois esquecem-se das perninhas... sem querer contudo ofender alguém!
Mas as motos deve ser como o proverbio "as mulheres e as motos querem-se pequenas como as sardinhas"  :D
Já as desportivas dos anos 90/00 eram totalmente encorpadas e nos dias de hoje notam-se serem já ultrapassadas no design, apesar de contar a parte que ocuparam na história...

nota: sobre a parte do valor das acções em bolsa... é tudo um jogo para (também) ainda manter a HD viva...

« Última modificação: Maio 19, 2020, 11:33:03, 11:33 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 19, 2020, 08:04:48, 08:04
Responder #2

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Quando Trump diz que a culpa é da China não se refere apenas ao vírus. A cruzada já era mais antiga.
É contra todos os mercados que competem com marcas americanas e estão a ganhar .
Ainda por cima ele não percebe que quando mais protecionista for pior é para as marcas americanas. O caso ilustrado da HD é emblemático, quando devia evoluir pediu proteção agora pode já ser tarde de mais. Ainda acaba nas mãos de uma marca chinesa a produzir motas de 250 para a China e Índia
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 19, 2020, 14:29:08, 14:29
Responder #3

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Posso estar enganado mas desde que Elvis Presley se deu a conhecer na(s) sua(s) Harley, que a marca não tem assim que desenvolvido/vendido...

A marca teve vários picos associados a modas e ondas de patrotismo.
O último foi provavelmente na década de 90.

Não é a primeira vez que a marca passa por dificuldades.
Certamente também não será a última.

A HD a tentar piscar o olho a nova clientela e ir atrás da concorrência...

As recentes Pan America e Streetfighter  são exemplo de como o continuam a fazer no presente.
A própria Livewire acaba por ser, e a jornada do "long way up" recorre ao gatilho de "influencers" cujo resultado só o futuro dirá.

E o que acontecerá às marcas que seguem apenas a sombra da Harley Davidson, o que será delas?!

Algo do género já se discutiu nos tópicos da R18, da hipotética Honda Rebel 1100... duma recolha de assinaturas para ressuscitar algumas pequenas cruisers japonesas das cinzas.

A realidade é que os construtores foram abandonado as cruisers por serem menos apelativas ao mercado no presente.
Da mesma forma que a HD parece querer alcançar outros mercados para compensar isso.


Agora, tentem imaginar os automóveis e motociclos à época de inauguração destes edifícios e dá para perceber a noção do que digo por "design bem conseguido ao longo do tempo"...

No caso da HD, mais do que o design eles vendem o "lifestyle"...
E no presente não há tanta gente a sentir o mesmo apelo em parecer que faz parte de um gang de motociclistas.


...atendendo às tendências dos últimos anos em ir transformando os motociclos cada vez mais curtos (e pequenos) mas com uma aparente frente bem encorpada, faz-me contudo lembrar um pouco os tipos "ridículos" do ginásio que fazem braços mas depois esquecem-se das perninhas... sem querer contudo ofender alguém!

Nem por isso...
No caso das nakeds e desportivas, esta foram perdendo "rabo" mas a realidade é que cada vez mais se tem concluído que é inútil... excepto para evitar salpicar as coisas.
Já nem para o escape serve, pois cada vez mais começou a ser adoptado no local certo.

As perninhas continuam lá com as jantes do mesmo tamanho.  :D


Maio 19, 2020, 15:16:54, 15:16
Responder #4

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
não queria deixar o tópico morrer sem comentar que de facto a área comercial da HD é qualquer coisa... e isso às vezes vende.
Andei nestes últimos tempos em busca da próxima montada e em stands da honda, kawasaki, yamaha parece que me estão a fazer um favor em "tentar" arranjar um espaço de 30 minutos para testar a mota. Garantidamente não têm a atenção que a malta da HD lisboa teve. E atenção não é um vender por vender (sentei-me em cima da street rod e o comercial disse logo que essa mota não ia dar para mim, apesar de eu já saber... já num da kawasaki, sentei-me na ninja 650 e apesar de saber que parecia um urso num triciclo, o comercial disse que estava "impecável").
Eu dou muita importância ao trato que me dão quando vou a um stand disposto a largar uma batelada. Se o stand que me recebe não me mete à vontade, não têm "muito interesse" em que eu teste as motas todas e mais alguma, ou simplesmente não se mostra disponivel, para mim é motivo suficiente para me fazer desistir da marca...

 :backup.to.topic:
Concordo que a Harley está a morrer um pouco. A harley para ganhar novamente mercado devia ter investido numa média cilindrada em condições e não na "mal-feita" harley street/street rod.
Acho que se deviam desligar e tentar afastar um pouco do estereotipo de motas de motards de concentrações e os tipicos "porcos, feios e maus", e desenvolver algo para começar a atrair os iniciantes para captar bem os clientes logo de inicio. Não falo duma 125cc barata, falo de uns 3 modelos 125cc bem feitos (que sejam feitos na india, não interessa, desde que aguentem bem), um bobber (estilo mais simples possivel), outro mais cruiser standard (sem grandes cromados) e uma a procurar ir buscar parecenças a uma diavel misturada com uma Vmax, com uma assinatura cruiser, mas mais desportiva. Após essa experiência se vissem o mercado realmente a subir, começavam por desenvolver umas 500 dentro dos mesmos modelos, e consoante o que vendesse mais, então desenvolver uma de alta cilindrada.. Acho que talvez assim várias pessoas começassem numa H-D e se mantivessem fieis à marca. e outros, fossem buscar uma H-D só para poder dizer que tinham uma HD na garagem  :D
Isto claro, era a minha visão, se calhar completamente errada, mas que a marca precisa de lavar a cara e começar do zero, acho que precisa.
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Maio 19, 2020, 16:03:11, 16:03
Responder #5

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa




Nos anos 50 quase toda a gente fazia scooters: HD, Ducati, Moto Guzzi, MV Agusta, etc...
« Última modificação: Maio 19, 2020, 16:04:30, 16:04 por VCS »

Maio 19, 2020, 16:47:29, 16:47
Responder #6

Rodrigues1

  • Visitante
Nem a Harley escapa a esta coisa do Coronavirus,...

O que estava pensado para este ano ficou na gaveta e com uma mota bem bonita


https://www.andardemoto.pt/moto-news/49016-novo-ceo-da-harley-davidson-adia-lancamento-de-novos-modelos/

 

Agosto 09, 2020, 21:01:13, 21:01
Responder #7

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
O problema da Harley vai para além dos causados pelo Corona

Há algum tempo que se esperam ouvir más notícias. Os recentes negócios com fabricantes da China vêm por em pé os cabelos de muitos amantes de motas em geral.

Muitos antevêm a Harley nas notícias da bancarrota e estas começam a aparecer.

A Harley-Davidson revelou os resultados financeiros do segundo trimestre e, com eles, chegou a confirmação de que o mítico fabricante norte-americano de motociclos atravessa um dos piores momentos em 117 anos de história. É certo que as vendas da marca vêm a cair desde 2015, mas o impacto causado pela pandemia do novo coronavírus agravou ainda mais os resultados, com fábricas paradas, revendedores fechados e clientes que tardam em não aparecer depois do reinício da actividade

(...)

Contudo, Zeitz avança com um reajustamento do negócio que passa pela simplificação da estrutura, com a inevitável redução do número de postos de trabalho. Ao todo, globalmente, 700 pessoas irão ficar desempregadas, estimando a marca gastar 42 milhões de dólares nesta reestruturação para depois, anualmente, poupar 100 milhões por ano com as medidas adoptadas.


Fonte: https://observador.pt/2020/08/07/crise-na-harley-davidson-leva-a-plano-de-choque/
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->