Atendendo que se por um lado existe uma cada vez mais preocupação pelo meio ambiente (ou simplesmente já digerimos isso de forma inconsciente) e com as questões de motorizações menos poluidoras, há também um outro lado da questão, a
REAL SUSTENTABILIDADE APLICADA À MOBILIDADE URBANA em que todos temos oportunidade de nos deslocarmos facilmente pela cidade, em veículos não poluentes, que facilmente podemos levar para qualquer lado e até guardar na despensa enquanto carrega, e por outro lado que tenha um formato compacto sem ocupar a via publica para lá do espaço que nós necessitamos de ocupar enquanto humanos (~1m²) e ser sustentável no sentido de não necessitar de delapidar mais a natureza e seus recursos naturais na produção de qualquer veículo e se possível utilizando ao máximo materiais reciclados.
Já o Lourenço tinha intervido neste sentido aqui:
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=5812.msg102599;topicseen#newAssim, não me surpreende que a Aprilia tenha optado para já de apresentar esta proposta, da mesma forma que a primeira proposta da Triumph é também um bicicleta eléctrica, tal como os quatro modelos que a Ducati lançou recentemente.
(E desconhecia que a VW já teria especulado apresentar produtos desta gama...
https://www.turbo.pt/volkswagen-mostra-os-seus-vw-streetmate-cityskater/ )
Tal como se vai falando, se os automóveis é já a relativo curto prazo que teremos grande parte dos veículos a circular em modo "sustentável e amigo do ambiente", (2021 será um ano de grande transformação), também tem-se falando que a reversão completa das motos fica para mais tarde, dando mais sentido a estas mais recentes propostas um pouco de todas as marcas.
E da Kawasaki mesmo aquela proposta que se tem falado num motociclo híbrido é para já uma mera abordagem ao que poderá estar a ser pensado preparar para a fase de transformação, não já!
Sobre as trotinetes, o mal não é o objecto e se eu "odiei" tanto o objecto não foi mais do reconhecimento de que seus utilizadores é que estavam errados no modo como os utilizavam.
MAS como quando não consegues vencer o melhor é juntares-te a eles...
Venham de lá mais propostas destas para que não tenhamos sequer que ocupar o espaço publico das cidades com os nossos trambolhos poluidores ou ligados à ficha mas que os utilizemos apenas nas maiores deslocações e estacionarmos nas zonas periféricas das cidades para depois irmos à mala do trambolho buscar o " real veiculo sustentavel urbano/citadino" e irmos por ai fora, sem nos esquecermos que o que faz bem à saúde é andar a pé! (já que raramente temos tempo para sequer irmos ao ginásio)
nota: o real problema (urbanístico) das cidades nem sequer é a questão principal do veiculo ser poluidor... é sim o facto de serem imensos (combustão ou eléctrico)...
...e puxando a brasa à sardinha e em modo de atirar à carapuça daqueles cabeça-oca que têm um ódio aos motociclos só porque sim, as motos são um excelente modo de transporte particular dentro das cidades e deveriam ser privilegiadas, mesmo sem distinção do tipo de motorização.