Clube Português Motociclismo
Marcas de Motociclos => Outras Marcas / Modelos com Motor de Combustão => Tópico iniciado por: LeoLopes em Julho 21, 2023, 21:14:51, 21:14
-
-
-
Estou a espera da minha :nice: :convivio:
-
Excelente escolha. Vai dando o teu feedback. Boas curvas.
Enviado do meu 21061119DG através do Tapatalk
-
Estou a espera da minha :nice: :convivio:
Já foram entregues algumas.
Estou curioso por ouvir o feedback. ;)
-
Parece que há escassez de unidades para entrega... já os modelos clássicos ficam encalhados, enfim... gostos.
-
Quais modelos clássicos?
-
Eu vi uma ao vivo em exposição e pareceu-me muito bom material e com bons acabamentos. O equipamento para o preço também acho que está imbatível neste momento. O que me disse o vendedor, que também me vendeu uma QJ Srt 550, é que o motor em baixas não é muito relativo quando comparado com a minha. Mas em termos gerais e com o preço, acho muito boa escolha.
Enviado do meu 21061119DG através do Tapatalk
-
A 525 DSX tem o motor da Honda CB500
-
Parece que sim. É uma boa indicação em termos de fiabilidade.
Enviado do meu 21061119DG através do Tapatalk
-
Não é o mesmo motor da Honda pela milésima vez!
O desenho do bloco foi utilizado por vários construtores chineses mas não é o mesmo motor.
a Loncin fabrica esse motor, que por acaso é uma atualização do anterior que agora tem 494cc (motor melhorado).
Assim como os cornetos do pingo doce são parecidos com os da Olá mas não são os da Olá!!!
-
Quais modelos clássicos?
300 ACX, 350 AC, 500 AC, 525 AC, 525 ACX...
-
Não é o mesmo motor da Honda pela milésima vez!
O desenho do bloco foi utilizado por vários construtores chineses mas não é o mesmo motor.
a Loncin fabrica esse motor, que por acaso é uma atualização do anterior que agora tem 494cc (motor melhorado).
Assim como os cornetos do pingo doce são parecidos com os da Olá mas não são os da Olá!!!
:D :D
-
A 525 DSX tem o motor da Honda CB500
Como é TMXR? É mesmo Honda?
Agora estou baralhado... fiquei assim depois de me falarem em gelados! :D
(https://i.postimg.cc/Wz6zqYgN/86836451-103140127953727-9062797013682225152-n.jpg)
-
Não faço a menor ideia…. Na lateral diz Voge :D
Mas se perguntares aí no fórum, alguém te informa, pois temos aqui membros com informação ao nível da fábrica :D :D
-
Não é o mesmo motor da Honda pela milésima vez!
O desenho do bloco foi utilizado por vários construtores chineses mas não é o mesmo motor.
a Loncin fabrica esse motor, que por acaso é uma atualização do anterior que agora tem 494cc (motor melhorado).
Assim como os cornetos do pingo doce são parecidos com os da Olá mas não são os da Olá!!!
Lol, os cornetos por acaso são exatamente os mesmos. fabricados nas mesmas linhas com os mesmos ingredientes e com apenas uma pequena diferença. Têm menos açúcar. :backup.to.topic:
-
Não faço a menor ideia…. Na lateral diz Voge :D
Mas se perguntares aí no fórum, alguém te informa, pois temos aqui membros com informação ao nível da fábrica :D :D
Esse assunto não é mistério para ninguém até porque as próprias marcas são obrigadas a divulgar essas informações nos fóruns apropriados.
Lamento que os puristas não gostem mas a verdade é que SIM, são exatamente os mesmos blocos, o que a generalidade das pessoas desconhecem são as chamadas "engineering changes" ou seja, um bloco desenhado em 2020 por exemplo, está em constante avaliação por parte do fabricante que vai procedendo a alterações ao longo do ciclo de produção desse motor pelas mais variadas razões, sejam elas questões relacionadas com o desempenho ou até questões relacionadas com o preço das matérias primas e outros motivos de ordem financeira e até mesmo com o desenvolvimento das novas patentes. Se por exemplo a Honda sabe que em 2026 tem de colocar no mercado um novo modelo que respeite uma nova norma, não vai aguardar pelo SOP (Start of Project) para testar e reformular completamente uma linha de produção. O que faz habitualmente é a adaptação gradual das linhas de montagem de que dispõem, o que por vezes implica alteração de componentes inteiros num mesmo bloco. Daí ser tão importante o numero do chassis na compra de peças para um qualquer veiculo. Entretanto, uma marca que compre uma patente à Honda em 2020, vai receber os Blueprint da versão de 2020 e a menos que tenha negociado com a Honda algo em contrário, vai produzir esse bloco segundo as especificações de 2020 sem as ditas alterações que forem ocorrendo ao longo do tempo ou ainda realizando as suas próprias alterações.
Normalmente e a titulo de exemplo, países como a Índia procedem a alterações ao nível das tolerâncias mecânicas de acordo com as leis da termodinâmica, isto pela simples razão de que fazem uso de ligas metálicas com diferentes coeficientes de dilatação (muito material reciclado com índices de pureza no mínimo questionáveis) relativamente aos utilizados no Mundo Ocidental. Contudo joga a favor deles o facto de a maioria dos componentes ser fabricado por lá.
Portanto, a resposta é sim, o bloco é o mesmo, resta saber qual é a versão.
Há mais Hondas neste mundo do que parece... :lolol:
Tomem isto como um elogio. Se os outro copiam é porque é bom!
-
Não faço a menor ideia…. Na lateral diz Voge :D
Mas se perguntares aí no fórum, alguém te informa, pois temos aqui membros com informação ao nível da fábrica :D :D
Esse assunto não é mistério para ninguém até porque as próprias marcas são obrigadas a divulgar essas informações nos fóruns apropriados.
Lamento que os puristas não gostem mas a verdade é que SIM, são exatamente os mesmos blocos, o que a generalidade das pessoas desconhecem são as chamadas "engineering changes" ou seja, um bloco desenhado em 2020 por exemplo, está em constante avaliação por parte do fabricante que vai procedendo a alterações ao longo do ciclo de produção desse motor pelas mais variadas razões, sejam elas questões relacionadas com o desempenho ou até questões relacionadas com o preço das matérias primas e outros motivos de ordem financeira e até mesmo com o desenvolvimento das novas patentes. Se por exemplo a Honda sabe que em 2026 tem de colocar no mercado um novo modelo que respeite uma nova norma, não vai aguardar pelo SOP (Start of Project) para testar e reformular completamente uma linha de produção. O que faz habitualmente é a adaptação gradual das linhas de montagem de que dispõem, o que por vezes implica alteração de componentes inteiros num mesmo bloco. Daí ser tão importante o numero do chassis na compra de peças para um qualquer veiculo. Entretanto, uma marca que compre uma patente à Honda em 2020, vai receber os Blueprint da versão de 2020 e a menos que tenha negociado com a Honda algo em contrário, vai produzir esse bloco segundo as especificações de 2020 sem as ditas alterações que forem ocorrendo ao longo do tempo ou ainda realizando as suas próprias alterações.
Normalmente e a titulo de exemplo, países como a Índia procedem a alterações ao nível das tolerâncias mecânicas de acordo com as leis da termodinâmica, isto pela simples razão de que fazem uso de ligas metálicas com diferentes coeficientes de dilatação (muito material reciclado com índices de pureza no mínimo questionáveis) relativamente aos utilizados no Mundo Ocidental. Contudo joga a favor deles o facto de a maioria dos componentes ser fabricado por lá.
Portanto, a resposta é sim, o bloco é o mesmo, resta saber qual é a versão.
Há mais Hondas neste mundo do que parece... :lolol:
Tomem isto como um elogio. Se os outro copiam é porque é bom!
Posso dar a minha opinao sobre o assunto sem brincadeira :D
Nao entendi o que companheiro mivla quis dizer com nao ser o mesmo motor, mas provavelmente ele tambem nao entendeu o que o que eu quiz dizer quando disse que o motor e o da CB500 :D :D
Entao, na verdade, nao e o motor da Honda, porque este diz VOGE nos moldes :D :D mas tambem porque o motor da CB500 é o que é usado na Voge 500DSX, DS, AC, R, etc, esse é o motor com a mesma cilindrada, etc etc
O motor da 525 é o motor da CB500 mas foi alterado pela Voge, o curso foi alterado, assim como taxa compressão, cames, escape, etc etc portanto, foi melhorado face a base que é o motor original, que é o da CB500.
A Voge usa em quase todas as motorizações, projectos de outros fabricantes, o motor da SR é o da PCX, o da 300 é Kawazaki, o da scooter 400 da BMW, o da 500 da Honda e o da 900 da BMW.
Em breve sairão outras motos com outras motorizações, mas essa informação não posso partilhar... mas posso partilhar isto :D
(https://i.postimg.cc/nhPfpHtK/voge-01-jpg.webp)
Entao, voltando ao motor....
Esta pratica é bastante normal, o esforco, tempo e dinheiro para criar e homologar um motor é gigante, e o calendário apertado de lançamentos de novos modelos leva a que muitos fabricante levem a atalhar caminho licenciando os motores de outros fabricantes.
Mesmo nas motos mais baratas chinesas, isto e pratica recorrente, o grande problema é que depois de licenciar, os fabricantes de motos mais baratos vão licitar o fornecimento de pecas e é onde comeca a desgraceira, porque acabam por adjudicar pecas de baixo preco e qualidade, e o motor apesar de ser igual não fica igual, e tanto o desempenho como a fiabilidade sofrem
E poderia falar mais e com conhecimento de causa mas por aqui fico :bandeiraportugal:
-
Se calhar não me fiz entender.
O que eu queria dizer é que o motor é uma copia do da Honda, não é fabricado pelo mesmo fabricante com os mesmos materiais.
Já o caso da BMW GS900, pelo que tenho lido já é outra coisa, será uma parceria entre a BMW e a Loncin para fabricar o motor ,tanto para a GS como para a Voge 900.
Assim como o motor da CF 800 é fabricado pelo CF também para a KTM 790.
Isto segundo o que tenho lido... vale o que vale.