Autor Tópico: Luvas de cano longo...por dentro da manga do casaco ou por cima?  (Lida 4526 vezes)

Janeiro 03, 2018, 17:14:57, 17:14
Lida 4526 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Luvas de cano longo...por dentro da manga do casaco ou por cima?






Nesta altura de maior frio, como sabemos o uso de luvas de cano mais longo ajuda bastante à sensação de conforto, assim como a melhor proteger da chuva o punho e o antebraço.

No entanto e porque já experimentei usar as mesmas das 2 formas (por dentro do casaco e por cima do mesmo), venho assim lançar o debate em torno deste tema.

Por um lado, se coloco o cano das luvas por cima da manga do casaco, sinto muito menos o frio a entrar para os braços em plena condução, mas acaba por entrar mais facilmente a água da chuva (se abundante) e que me escorre pelos braços abaixo...

Por outro lado, se coloco o cano das luvas por dentro da manga do casaco (o que faço várias vezes), noto um pouco mais o frio a entrar para os braços, mas não tenho tido problemas com a entrada de água.

A acrescer a isto, cumpre-me dizer que algumas luvas podem não ter sistema de aperto para deixar a ponta do cano mais justa ao antebraço, dificultando um pouco a sua utilização numa ou noutra destas 2 alternativas.


Bem...feita a introdução, deixo o tópico, como sempre, à vossa disposição. :)


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 03, 2018, 17:43:16, 17:43
Responder #1

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Há luvas com dois canos, para ficarem por dentro e de fora do casaco.
Com chuva o cano por fora permite escoar a agua que desce pela manga para dentro da luva. É melhor não :)
Se não houver chuva ou for muito escassa a luva por fora evita entrada de frio e vento.
Quando chove muito uso o casaco de mota e um impermeável por cima, por isso: luva sobre a manga do casaco e debaixo da manga do impermeável  ::P:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 03, 2018, 17:44:47, 17:44
Responder #2

Morgas

  • Visitante





Dias de frio/chuva ou não,












luvas de cano longo uso-se sempre por fora.

Janeiro 03, 2018, 17:50:12, 17:50
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Percebo a opção Morgas, mas nunca em dias de chuva te entrou água para dentro das luvas?


Já tive uma "entaladela" do género, com a água a escorrer-me pelo casaco para dentro das luvas e eu sem possibilidade de parar. Ou pelo menos sem ser muito conveniente fazê-lo... :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 03, 2018, 18:42:35, 18:42
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
...com a água a escorrer-me pelo casaco para dentro das luvas e eu sem possibilidade de parar.

Sim. É uma das razões que me levou a não insistir em luvas deste tipo.

Acredito que o cano longo funcione bem (até melhor) mas quando utilizado com um casaco "adequado".
E sobretudo em motos cuja posição dos braços também seja favorável.

Já em motos cuja posição é mais "radical"... o cano torna-se num verdadeiro funil!
Sobretudo a andar devagar no trânsito!


A minha rotatividade de luvas de inverno é enorme, pois normalmente perdem a estanquicidade ao fim de 1-2 invernos.
Mas no que diz respeito a entrar água pela manga... o casaco e o impermeável têm um influência fundamental.

Janeiro 03, 2018, 18:43:54, 18:43
Responder #5

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Dizem que

 quando chove por dentro;

 quando faz frio, por fora...
Basicamente... é isto.

Acrescento que com a minha proposta de usar as luvas de látex por cima das luvas de moto (ver o post respectivo) passa a ser: luvas de moto por dentro do casaco, Lucas de látex por cima do casaco.
Se usarmos um casaco impermeável (tipo corta-vento) por cima do casaco de moto, então este ainda pode ficar por cima das luvas de látex. Não entra nem vento, nem água.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Janeiro 03, 2018, 18:49:27, 18:49
Responder #6

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Nuno, essa tua táctica parece-me infalível para a chuva ! Fico com muitas dúvidas é em relação ao manuseio do acelerador , embraiagem e piscas, tendo tanto 'enchumaço' nas mãos .

Janeiro 04, 2018, 14:43:01, 14:43
Responder #7

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A minha história com as luvas de inverno vêm desde dos tempos em que passei o meu primeiro inverno a conduzir em duas rodas. Desde dessa altura experimentei algumas variantes, até que cheguei às luvas de cano longo. E como todo o newbie aprendi (apesar de ter lido) à minha conta.

Comprei umas Dainese que têm forro duplo (tenho-as aqui comigo, mas não têm qualquer nome nelas), vou ver em casa e depois digo qual é a marca. E naqueles dias em que chove, coloco um forro por dentro da manga do casaco e a outra fica de fora. Qualquer água que escorra, sai por dois orifícios que o forro interno tem (é impermeável) e nunca me chegam às mãos.

Quando chove a sério, em que tenho que usar um corta vento, visto o casaco normalmente, calço as luvas e depois o corta vento por cima, ficando totalmente estanque.

A opção no uso (dentro/fora do casaco) vai muito do gosto pessoal e/ou ainda do tipo de montada (já aqui referiram), sendo que, na minha opinião, em caso de chuva, as luvas devem (se for possível) ser colocadas por debaixo do casaco.
« Última modificação: Janeiro 04, 2018, 16:53:17, 16:53 por JViegas »

Janeiro 05, 2018, 16:25:45, 16:25
Responder #8

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Nuno, essa tua táctica parece-me infalível para a chuva ! Fico com muitas dúvidas é em relação ao manuseio do acelerador , embraiagem e piscas, tendo tanto 'enchumaço' nas mãos .
Não é muito mau. Principalmente se usares luvas finas ou de verão por baixo.
Assim, alias a proteção das luvas de moto com a impermeabilização das luvas de látex.

Claro que não é exactamente a mesma coisa do que andares de luvas de verão apenas, mas é melhor do que andar de mãos encharcadas!
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Janeiro 05, 2018, 17:15:13, 17:15
Responder #9

carlos-kb

  • Visitante
Nuno, essa tua táctica parece-me infalível para a chuva ! Fico com muitas dúvidas é em relação ao manuseio do acelerador , embraiagem e piscas, tendo tanto 'enchumaço' nas mãos .

Qual embraiagem?  :D

Nisso o DCT tem uma clara vantagem  :blush:

Com o DCT, a embraiagem não deixa de estar lá... aliás, até passa a ser "dupla".
Deixa é de ter comando manual (aka manete). ;)

Janeiro 05, 2018, 17:53:17, 17:53
Responder #10

PBarros

  • Visitante
Nuno, essa tua táctica parece-me infalível para a chuva ! Fico com muitas dúvidas é em relação ao manuseio do acelerador , embraiagem e piscas, tendo tanto 'enchumaço' nas mãos .

Qual embraiagem?  :D

Nisso o DCT tem uma clara vantagem  :blush:

Com o DCT, a embraiagem não deixa de estar lá... aliás, até passa a ser "dupla".
Deixa é de ter comando manual (aka manete). ;)

Pois.....com o DCT a mão e pé esquerdos ficam parados sem nada para fazer, podendo assim ficar gelados com frio e encharcados com chuva.... :yeah: :yeah: :yeah:
« Última modificação: Janeiro 05, 2018, 17:54:35, 17:54 por PBarros »

Janeiro 05, 2018, 18:04:28, 18:04
Responder #11

NunoMt

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 334
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Detesto colocar a luvas por cima do casaco. Pelo que tenho preferência por luvas de cano curto ou médio. Embora não existam muitas luvas de inverno impermeáveis de cabo curto.

As únicas luvas que uso por cima do casaco são as últimas que comprei na (Armr Moto WPL 250)  e só em dias é muito frio e arrumação chuva. De resto sempre tudo por dentro.

Enviado do meu 6070K através do Tapatalk


Janeiro 05, 2018, 20:34:35, 20:34
Responder #12

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino

Janeiro 06, 2018, 08:07:30, 08:07
Responder #13

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Pois.....com o DCT a mão e pé esquerdos ficam parados sem nada para fazer, podendo assim ficar gelados com frio e encharcados com chuva.... :yeah: :yeah: :yeah:
A mão esquerda tem bastante trabalho. Quer na subida ou descida das mudanças, quer na buzina e piscas.
O pé esquerdo é que vai descansado (mas pode não ir...)
« Última modificação: Janeiro 06, 2018, 08:09:15, 08:09 por Pianoman »
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Janeiro 06, 2018, 08:17:43, 08:17
Responder #14

PBarros

  • Visitante
Tens razao...esqueci-me desses artefactos....só estava a pensar em manetes... :-\