Autor Tópico: Veículos eléctricos: inaugurado corredor de carregamento rápido em Portugal  (Lida 4221 vezes)

Agosto 06, 2016, 19:32:15, 19:32
Lida 4221 vezes

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Veículos eléctricos:
Inaugurado corredor de carregamento rápido em Portugal


Imagem meramente exemplificativa, obtida em: www.dailygalaxy.com

Notícia obtida em:  http://greensavers.sapo.pt


Na segunda-feira é inaugurado o primeiro corredor de carregamento rápido em Portugal. Quem quiser viajar de carro eléctrico entre Lisboa e o Algarve pode meter-se à estrada sem receio de ficar sem bateria.

Quatro postos, da rede eléctrica MOBI.E estarão geograficamente distribuídos de modo a evitar essa situação. Em Fevereiro, o Governo garantiu que iria concluir a Rede MOBI.E com a instalação ou actualização de 174 pontos de carregamento – dos quais 50 de carregamento rápido – por todo o território nacional, resultado de um investimento de 1,9 milhões de euros.

A conclusão da Rede MOBI.E consta de um protocolo entre a INTELI — Inteligência em Inovação, Centro de Inovação, representante do consórcio IDT MOBI.E e a Agência Portuguesa do Ambiente, entidade gestora do Fundo Português de Carbono.

Os carregadores rápidos que entram agora em funcionamento permitem carregar a bateria de um veículo em cerca de 30 minutos.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Agosto 07, 2016, 12:43:40, 12:43
Responder #1

mneves

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Tarda mas a mentalidade esta a mudar,penso eu,qualquer dia alguém se lembra de gerar ainda mais receitas com isto.
O futuro será que será assim ?demoramos 6 horas outra vez para sul? com as paragens obrigatórias,até seria engraçado. :scooter:
membro numero 16

Agosto 07, 2016, 14:02:01, 14:02
Responder #2

João_Santos

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Nada melhor que olhar para a Paisagem e desfrutar da imensidão do Lindo Alentejo, depois de Beja já cheira a Algarve (confusão). :nempenses: :nempenses:

João  :scooter: :scooter:

Agosto 07, 2016, 14:46:36, 14:46
Responder #3

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Os carregamentos rápidos ainda assim significam, presentemente, cargas que levam 30 minutos.  :nice:

Quem vá de Lisboa a Faro de veículo eléctrico, pode ir lanchando calmamente a cada paragem.  Hehe

Daqui por 10-15 anos será ainda mais curto esse tempo, possibilitando apenas comer uma sande...e já está pronto novamente.
Isto sem falar da autonomia, que de certeza aumentará no futuro.
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Dalai Lama

Agosto 07, 2016, 14:55:37, 14:55
Responder #4

João_Santos

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Daqui a 10-15 anos ou menos já não será preciso carregamentos, será directo.

João  :scooter: :scooter:

Agosto 07, 2016, 17:21:35, 17:21
Responder #5

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Talvez seja uma viagem directa, talvez não...

A evolução e a capacidade das baterias não será igual em todos os veículos, se bem que também ache que década e meia será tempo suficiente para que haja uma mais confortável extensão da autonomia nos veículos vendidos nessa altura.

Se andassem todos de Tesla, daria perfeitamente... :lolol:
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Fevereiro 19, 2019, 20:48:48, 20:48
Responder #6

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Este interessantíssimo artigo sobre estas questões é aquilo que vos convido a ler.

Já ouviram falar de wireless charging?? :)

Pois bem...

Existem condições para tal no futuro em larga escala, mas um dos grandes problemas reside (sem surpresa) num custo excessivo em termos estruturais.

Aborda-se igualmente The Electric Car's Greatest Weakness, onde o armazenamento da energia (algo que também já se tinha falado no fórum) será um dos problemas a ultrapassar ao nível das baterias.

E claro - dentro deste tópico - fala-se igualmente em carregadores novos a chegar ao mercado capazes de 450 KW!!

LINK DA NOTÍCIA: https://www.technewsworld.com/story/85850.html

« Última modificação: Fevereiro 19, 2019, 22:05:04, 22:05 por Sapiens21 »
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Fevereiro 19, 2019, 22:20:30, 22:20
Responder #7

Lourenço

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Interessante sim. A indução está a avançar, ainda tem muitos limites. Em Genebra a ABB está com projetos. Entretanto estão a circular uns autocarros engraçados já há dois anos, já andei algumas vezes na linha 23 centro/aeroporto.

já por lá anda igualmente um com fuel cell em testes.

https://www.youtube.com/watch?v=DoB3dl2ZGno

https://www.youtube.com/watch?v=UbLwD1z-ubU

Fevereiro 19, 2019, 22:43:24, 22:43
Responder #8

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Hum....não conhecia.

O carregamento é ultra-rápido.  :nice:
Basta encostar/acoplar aquele sistema mecânico que se eleva e passado pouco tempo fica pronto para nova viagem. Eficiente...  :nice:


Quanto aos carregadores de 450 KW, esta parte tinha prendido a minha atenção:

"(....)There are new chargers coming to market that are up to 450 KW and have the potential to charge an electric car in about the same time as it would take to fill it up with gas. (....)

A questão é que...os fabricantes limitam a velocidade de carregamento das baterias.  :-X

Uma BMW C-Evolution imagino que se carregasse "num piscar de olhos".  :)
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Fevereiro 19, 2019, 22:53:03, 22:53
Responder #9

2low

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ora bolas… já tinha aqui um "testamento" e isto foi abaixo e perdi tudo o que já tinha escrito…

Ficam os vídeos sobre o assunto (em offtopic) que iria falar… mas que perdi a vontade graças a este bug que não percebi se foi apenas aqui…



"variable field magnet motor" - energia infinita e esta sim Amiga do Ambiente!
nota: estes vídeos são de 2007/2008, se não houvessem os tipos do petróleo, o mundo estava bem mais desenvolvido e com este tipo de veículos mais sustentáveis sem termos de pagar a dizima a tudo e todos por cada segundo que nos deslocamos neles…
« Última modificação: Fevereiro 19, 2019, 23:03:06, 23:03 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Fevereiro 19, 2019, 23:15:14, 23:15
Responder #10

Lourenço

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Essa é a questão do equilíbrio no limite imposto pela fadiga química dentro do tolerável tendo em consideração a longevidade traduzida em numero de ciclos, que as marcas estão cheias de vontade de falsear, ainda mais que com a velha história dos consumos dos ICE.

Estamos no elo mais fraco; o armazenamento, baterias de lítio ou muitas outras tecnologias que venham a ser aprovadas ou até mesmo outra forma de "armazenar" sem ser com baterias e que alem de armazenar possam "receber" "entregar" com mais disponibilidade e sem fadiga fazendo-se esquecer o mais possível.

Os 3 pilares de um acumulador/condensador; receber, armazenar e entregar, que a equipe que desenvoveu o TOSA tentou minimizar de forma arcaica mas prática e funciona, neste caso particular, mas que eles sabem que não tem futuro, é como tudo por agora muito intermédio de recurso, como dizia um dos investigadores do CERN.

Março 05, 2019, 09:38:15, 09:38
Responder #11

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Ultimamente, dos carregadores com que me tenho cruzado, aparentam estar todos funcionais...

Não sei se por aí terá havido alguma reparação geral de carregadores eléctricos. :)

E noto também que, na maioria dos casos, os lugares de estacionamento destinados ao carregamento dos mesmos....tem sido respeitado.

Esta foto tirei-a numa zona repleta de veículos e com condutores constantemente à procura de lugar...e onde os 2 espaços destinados a v.e. foram respeitados.

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Março 05, 2019, 11:54:08, 11:54
Responder #12

Lourenço

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Houve reparação e começaram a fiscalizar mais assiduamente.
É importante que seja fiscalizado para que funcione e como tudo, tinha de deixar de ser de borla para que funcionasse minimamente.

É um negócio razoável para os proprietários ou fornecedores destes carregadores. è pena que seja tão exagerado, nos postos rápidos chega a ser mais caro que o Diesel.

Mais de 8€/100km em casa fica por pouco mais de 2€ embora em carga lenta e na hora de vazio.

Março 05, 2019, 12:25:38, 12:25
Responder #13

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Sim, carregamento em casa compensa bastante por aquilo que tenho lido.

A revista da DECO (deste mês de Março) dá destaque a um desses casos.

Até sei quem foi a pessoa entrevistada...

Talvez lhe dê uma palavrinha para se inscrever e nos contar por aqui algo mais. Tem uma BMW C Evolution...  :)

Entretanto, deixo aqui uma foto:



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Março 06, 2019, 09:11:33, 09:11
Responder #14

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Vinha na rádio a ouvir esta notícia e depois fui à procura...

Parece que os grandes espaços comerciais também vão passar a ter postos instalados, para carregamento de veículos eléctricos, enquanto os clientes dos grandes supermercados e hipermercados fazem as suas compras.

Serão +100 postos já a partir do mês de Abril.

Fiquei também a saber que as vendas deste tipo de veículos triplicou nos primeiros 2 meses deste ano, a que não serão alheios os incentivos que já se falaram no fórum.



Notícia: https://www.rtp.pt/noticias/pais/mais-postos-de-carregamento-para-carros-eletricos_a1133080#
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Março 06, 2019, 09:31:20, 09:31
Responder #15

JViegas

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Não sei onde li (vou pesquisar) em noticia recente que os incentivos fiscais parece que irão ser reduzidos ou limitados a um determinado número de veículos adquiridos como novos.

Alguém ouviu/leu algo sobre isto?  :pensador:

Março 06, 2019, 09:35:24, 09:35
Responder #16

ricardmag

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O que li foi que carros elétricos acima de 60 000 euros perdem o incentivo financeiro do estado para a sua aquisição.
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Abril 14, 2019, 19:32:21, 19:32
Responder #17

TMXR

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E por aqui inventou-se uma extensao para desenrascar  :D :D


Ha dias um amigo meu ficou sem carga no seu ZEO a 200 metros do local de trabalho, teve de vir um reboque para o levar até lá... quando ligou à rede electica o computador indicou 18 horas ate ter a carga total  :lolol: :lolol: :lolol:
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Abril 14, 2019, 20:20:18, 20:20
Responder #18

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Não estava a entender as tuas palavras com a "extensao para desenrascar"...

...até que vi aquilo que atravessava a estrada de um lado ao outro. :)

Infelizmente Portugal tem ainda muitos postos de carregamento avariados ou inactivos por uma série de razões, além de não serem em número suficiente...nem se calhar estarem tão bem distribuídos como seria desejável.

Nesse caso do Tesla, ainda assim, o seu dono deve ter "esticado" em demasia a crença na autonomia.
Imagino os flashes que o comp. de bordo lhe deve ter dado nos últimos kms até parar.  :-\

Mas daqui por mais uns anitos, acredito numa valente mudança, com um número significativo de postos de carregamento de eléctricos....e muitos deles inseridos nos actuais postos de combustível.
Veremos... :)
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Abril 14, 2019, 21:49:38, 21:49
Responder #19

Moto2cool

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Abril 15, 2019, 09:54:32, 09:54
Responder #20

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Neste momento os carros ou motas elétricas acabam por não ser económicos, pois só são viáveis como 2.ª viatura, para percursos pequenos, com possibilidade de carregar em casa e capacidade de pagar os milhares de euros extra. A autonomia é teoricamente já suficiente, mas na prática as condições podem ajudar a drenar rapidamente as baterias. Com todas estas condicionantes o veículo elétrico destina-se a quem tem uma boa disponibilidade financeira e quer um "gadget" da moda.
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Abril 15, 2019, 12:13:26, 12:13
Responder #21

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Não estava a entender as tuas palavras com a "extensao para desenrascar"...

...até que vi aquilo que atravessava a estrada de um lado ao outro. :)




Pois... é o equivalente em electroes do jerry can e funil  :D :D



Até lá o melhor é andar com um Power Bank

Um power bank... ou um gerador portatil  :D
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Abril 15, 2019, 21:45:09, 21:45
Responder #22

Moto2cool

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Um power bank para o telefone.
Assim chama a assistência em viagem :)
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Maio 11, 2021, 18:22:48, 18:22
Responder #23

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Apesar dos 'corredores de carregamento rápido' no nosso país, não deixa de ser um facto que ainda está muito aquém para suprir as necessidades que se adivinham, para breve, no que toca aos veículos eléctricos.

Um estudo da Deco diz que Portugal até sai muito mal neste tocante, no presente.

"Na rede pública, em meio urbano, o estudo verificou que apenas 7% dos carregadores têm potência superior a 42 kWh"

https://eco.sapo.pt/2021/05/10/deco-andou-3-000-km-num-eletrico-e-diz-que-os-carregadores-sao-poucos-lentos-e-distantes-entre-si/
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Maio 11, 2021, 19:45:06, 19:45
Responder #24

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Portugal há uns anos estava nos lugares da frente no que diz respeito á mobilidade elétrica nomeadamente na implementação de uma rede de carregadores.
Depois, resolveram complicar, criaram um monstro de Estado monopolista a gerir privados com o nome de Mobi.e e apesar de os defensores do "modelo" Português afirmarem constantemente que é o melhor do mundo a verdade é que estão a auto alimentar novos deficits, novas rendas futuras.

Não tiveram coragem de mudar a lei, sob pressão dos lóbis das EDPs deste país, assim os operadores dos postos, quem investe, não pode comprar nem vender energia, acaba a vender minutos de ocupação do posto sem qualquer relacionamento com o cliente que adquire um serviço e com quem através do seu posto vende energia e a quem não pode comprar nem negociar.

Quem carrega não pode pagar no momento, tem de ter contratos, no posto só está afixada, ilegalmente, a parcela do operador á qual serão adicionadas mais três parcelas, (CEME, Mobie.e e taxas mais impostos) numa fatura a ser enviada para casa dois meses depois. Consideraram certamente que não podia ser simples carregar elétrico como é abastecer combustível liquido.

A continuar este modelo, em minha opinião daqui por alguns anos estaremos com os carregamentos mais caros da Europa a não ser que liberalizem ou apareçam mais privados que como o Continente ou a Tesla com os seu postos fora da Mobi.e consigam demonstrar que é possível contrariar esta lógica monopolista, ávida de subsídios e de lucros garantidos.

Recentemente em 17/03/2021 o regulador emitiu recomendações:


Sem prejuízo do objeto específico do presente parecer incidir sobre a fixação de tarifas e proveitos da EGME em 2021, que o CT reconhece obedecer aos grandes princípios definidos no quadro organizativo e regulamentar vigente, não pode deixar este órgão consultivo de reiterar o seu entendimento sobre a necessidade e oportunidade de um balanço e reflexão sobre o próprio modelo adotado para a gestão da mobilidade elétrica em Portugal.

Do balanço do sistema organizacional adotado para a gestão da mobilidade elétrica evidenciam-se os
seguintes aspetos:

O setor da mobilidade elétrica em Portugal tem uma organização singular e única no contexto europeu.

O modelo adotado é de elevada complexidade e centralidade, com óbvios inconvenientes e custos a serem suportados e recuperados.

A atribuição a uma entidade na esfera do Setor Empresarial do Estado, com tutela própria, com a responsabilidade de toda a gestão da comunicação entre os agentes e respetivos fluxos financeiros, obrigando a uma necessidade regulatória com a possibilidade regulamentar adicional do exercício de atividades e proveitos não regulados, dificultando o escrutínio regulatório em matéria de subsidiações cruzadas.

O risco de o modelo vigente poder tornar a rede de carregamento economicamente insustentável – reconhecido pela própria ERSE – colocando em causa a própria dinamização da mobilidade elétrica.

A criação de um défice tarifário, logo no primeiro ano de implementação da tarifa EGME, é a manifestação de um desequilíbrio que pode tornar-se sistémico. O CT alerta para o perigo de poder vir a ser constituída mais uma componente, nefasta, dos denominados Custos de Interesse Económico Geral (CIEG), e incrementadora de custos no setor elétrico.

A constatação de que a solução atual está a condicionar o aparecimento de soluções comerciais de maior simplicidade e consequente racionalidade económica, de forma a possibilitar um acesso mais fácil e generalizado por parte dos utentes, nacionais e estrangeiros. A evolução para processos que conduzam ao pagamento “no momento da carga” com meios de pagamento eletrónico, prática comercial comum nos combustíveis líquidos hoje utilizados, é uma necessidade imperiosa para os UVE.

Pelo exposto, o CT recomenda que a ERSE diligencie, junto dos órgãos competentes, as conversações necessárias à apresentação dos argumentos que justificam uma revisão do modelo para a gestão da mobilidade elétrica, com vista à resolução das dificuldades atrás referenciadas, não prejudicando a possibilidade dessa atividade poder ser realizada por outros agentes e processos já existentes, também com benefícios concorrenciais para o conjunto do mercado.



https://www.erse.pt/media/h1vbfa1y/parecer-ct.pdf

Maio 11, 2021, 22:46:50, 22:46
Responder #25

ALCLCF

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"Na rede pública, em meio urbano, o estudo verificou que apenas 7% dos carregadores têm potência superior a 42 kWh" [/i]


Não é problema para a mobilidade em duas rodas....ainda não há a carregar a mais de 24kWh :D

Mas em meio urbano não é exactamente o local onde os ditos são necessários. O Lidl nas últimas semanas abriu no interior vários PCR...o de Seia ficou mesmo bem localizado.

Só têm é de começar a colocar como nas bombas gasolina, resguardos

Maio 11, 2021, 23:45:23, 23:45
Responder #26

Lourenço

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Os postos nos LiDL são todos operados pela KLC e no caso de provável bronca futura com a aberração da Mobie.e e do modelo português, serão os mais viáveis candidatos a seguir o exemplo do Continente e abandonarem a rede pública.

Maio 12, 2021, 10:03:35, 10:03
Responder #27

ALCLCF

  • Visitante
Eu também não gosto do roubo....perdão, modelo mobi.e. E tendo escolha iria para o Continente. Mas reconheço que neste momento é o Lidl que está a criar parte da rede no interior.

Maio 12, 2021, 10:51:13, 10:51
Responder #28

dfelix

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Não será de estranhar que os carregamentos sejam caros num país onde os combustíveis tradicionais e as estradas são também elas caras.


Maio 12, 2021, 11:16:16, 11:16
Responder #29

ALCLCF

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Na perspectiva de utilizador, é preciso é que comecem a "povoar" o eixo NS interior mesmo que com mobi.e. Não me importo de pagar 80% de taxas e taxinhas, até porque os custos são diluídos nas 90% das vezes que carrego no trabalho ou em casa. Quero é ir folgado para qualquer lado (mesmo que seja só psicológico » range anxiety), sem restrições a nível nacional....e sem cabos ou EVSE.

Vou muitas vezes espairecer para a SE. Sei que tenho mais que autonomia para ir e voltar...mas ter aquele posto à entrada de Seia dá descanso à alma.

Maio 12, 2021, 12:30:00, 12:30
Responder #30

Sapiens21

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"Na rede pública, em meio urbano, o estudo verificou que apenas 7% dos carregadores têm potência superior a 42 kWh" [/i]


Não é problema para a mobilidade em duas rodas....ainda não há a carregar a mais de 24kWh :D
(....)

Por enquanto...ainda não haverá.

Porém os carregadores devem ser, tanto quanto possível, preparados para o futuro da mobilidade eléctrica.
Vale isto por dizer que a sua capacidade deve ser o mais elevada possível. E a pensar em todo o tipo de veículos...

O serem future proof levará a que se evitem 2 e 3 investimentos posteriores para o mesmo local.

As velocidades de recebimento de carga a que se tem assistido nos últimos 2 anos é impressionante e faz adivinhar a total obsolescência da esmagadora maioria dos carregadores que temos agora, com tempos de carga muito pouco convidativos.

Posso estar enganado, mas parece-me que uma grande parte dos carregadores existentes não terão upgrade possível ou pelo menos capaz de acompanhar a evolução e necessidade crescente, obrigando assim a (novos) investimentos.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 12, 2021, 13:44:45, 13:44
Responder #31

ALCLCF

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Em termos de venda a retalho (lidl, continente, mercadona, etc) acho que não lhes interessa velocidades elevadíssimas....o objectivo é vender dentro da loja.

O resto (principalmente em AE) vai subir the capacidade. De qualquer das maneiras uma coisa € um carregador de 50kW e outra um de +100kW. Em termos de investimento até pode ser preferível investir num de 30-50 e daqui a uns anos quando os preços baixarem saltar.
https://www.zeev.pt/loja/postos-de-carregamento/

Maio 18, 2021, 20:40:31, 20:40
Responder #32

Sapiens21

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Não sei se já sabiam, mas a Via Verde também já se lançou nesta...transição.

E assim o faz através da aplicação da Via Verde, que passa a ter uma nova funcionalidade para pagar os carregamentos na rede Via Verde Electric.

Mas não basta ter o dístico...  :nempenses:

Além de se ser aderente Via Verde, vai ser necessário fazer um contrato com um comercializador... :zangadoregras:


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Maio 18, 2021, 22:03:06, 22:03
Responder #33

MotardFeio

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Haja fartura de semi-condutores para fabricar chips para esses carros eléctricos todos!!!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 19, 2021, 07:08:20, 07:08
Responder #34

Cross

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Não é um problema exclusivo dos veículos eléctricos. Cada vez mais "tudo o resto" é  eléctrico e as baterias que era o principal problema já é menos relevante. Os chips são para a maioria dos Asiáticos como o petróleo é para os Árabes, pedras base das suas economias.
Vamos ver o maior crescimento de sempre  em comparação ao resto do mundo destes países (china e colonias) derivado à dependência destes bens agora vistos como essenciais!
Resta aos demais o sol e a comida...


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Maio 19, 2021, 10:03:04, 10:03
Responder #35

2low

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Não é um problema exclusivo dos veículos eléctricos. Cada vez mais "tudo o resto" é  eléctrico e as baterias que era o principal problema já é menos relevante. Os chips são para a maioria dos Asiáticos como o petróleo é para os Árabes, pedras base das suas economias.
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Exactamente! Por isso acho um disparate chamarem de "Mobilidade" "Sustentável".

"Mobilidade" porque não existe qualquer procura de melhoramento de mobilidade urbana e simplesmente existe uma substituição do tipo de motorização para uma supostamente mais "amiga do ambiente" (existe aquela falha da origem de produção de baterias), tanto que os veículos continuam a ser cada vez maiores e se antes as famílias tinham dois carros, provavelmente passarão a ter três, um dos "antigos" para conseguirem fazer viagens descansadas e rápidas sem terem de andar a 60 à hora para conseguirem ir de Bragança a Faro, por exemplo...
"Sustentável" porque é cada vez maior o desperdício de matéria prima/materiais que acabam por criar grandes "rombos ambientais", sem se proceder à totalidade de recuperação e reciclagem de materiais, pois o que existe é mais do mesmo, a aposta do comércio capitalista, na sua maioria com produtos cada vez mais "descartáveis" e com cada vez menor tempo de vida útil para servir o propósito capitalista de aumentar o número de vendas e manter sustentáveis as contas dessas empresas vendedoras...E depois fala-se apenas do lixo que paraísos turísticos fazem e depositam nos Oceanos (os plásticos)... Mas ninguém fala dos cada vez maiores "montes de sucata" com também abates de automóveis, electrodomésticos, etc...

Sobre o tópico, quando esses "corredores de carregamento rápido" ficarem espalhados por todo o Portugal, será uma ajuda para as questões de autonomia ficarem minimizados, embora exige-se que os automóveis sejam melhorados para garantirem autonomias equivalentes a semelhantes automóveis a gasóleo, onde (ainda) é normal com depósito cheio ver-se autonomia de 1000km ou mais!

Pessoalmente gostava de ver uma aposta também no desenvolvimento de automóveis eléctricos com caixa manual, tanto que julgo que o único automóvel eléctrico (ou híbrido) com caixa manual já deixou de ser comercializado, era um tal Honda que nem me recordo qual o nome do modelo...
Mas já sei que a maioria até aprecia a caixa automática e que defende que tecnologicamente é melhor (ou não).
Em todo o caso, em 2017 tudo apontava que em menos de 5 anos começassem as apostas em veículos híbridos e eléctricos com recurso a também caixas manuais...
https://www.turbo.pt/embraiagem-hibridos-de-caixa-manual/
https://www.motor24.pt/tech/os-carros-eletricos-so-velocidade/190497/
Mas venham lá mais desses corredores de carregamento rápido para melhorarem a vida de quem já usa veículos eléctricos!
« Última modificação: Maio 19, 2021, 10:05:23, 10:05 por 2low »
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Maio 19, 2021, 18:00:21, 18:00
Responder #36

dfelix

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"Mobilidade" porque não existe qualquer procura de melhoramento de mobilidade...

Acho que a ideia de "mobilidade sustentável" não passa por dizer que a "mobilidade" tradicional não seja uma forma de "mobilidade"... 
Mas passar a ideia que se trata de uma "mobilidade insustentável".

O termo "sustentabilidade" é um palavrão da moda e vende muito bem.
Neste momento até as empresas se vendem como "sustentáveis" e que estão apontadas a zero emissões e bla bla.
Basta colocarem um EV na frota... e passam essa imagem que vende! :)

Pessoalmente gostava de ver uma aposta também no desenvolvimento de automóveis eléctricos com caixa manual, tanto que julgo que o único automóvel eléctrico (ou híbrido) com caixa manual já deixou de ser comercializado, era um tal Honda que nem me recordo qual o nome do modelo...

Dificilmente acontecerá porque não faz qualquer sentido.


Maio 19, 2021, 18:45:50, 18:45
Responder #37

ALCLCF

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caixa e eléctrica deve haver a Brammo e pouco mais. Por acaso tem a sua piada, mas não faz sentido para o tipo de motor.

Maio 20, 2021, 13:21:04, 13:21
Responder #38

dfelix

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caixa e eléctrica deve haver a Brammo e pouco mais.

Brammo que foi comprada pela Victory.
Victory que deixou de produzir motos em detrimento de maior aposta na Indian.

Já passaram 3 ou 4 anos e nunca mais se soube nada ...
Uma pena, porque a Empulse era bem gira.
Esteticamente era das motos eléctricas mais apelativas que já foram lançadas. 


Maio 20, 2021, 14:03:16, 14:03
Responder #39

ALCLCF

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Maio 21, 2021, 11:48:52, 11:48
Responder #40

2low

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É capaz de ter saído para o mundo muito cedo....

Não propriamente...

Em 2013/2014 começaram a aparecer vários projectos novos, muitos com meros protótipos mas outras já soluções comerciais e a Brammo foi um desses casos.
De salientar que precisamente em 2013 a Enérgica Ego foi apresentada na sua ultima versão de prototipo e se não me engano, já em 2014 teria começado a sua comercialização (uma pipa de massa, julgo que a rondar os 25.000€...) e actualmente a Enérgica Ego é precisamente o modelo utilizado na motoE...

Julgo que em todos os investimentos (e novidades), só os mais persistentes e que não tenham receio de demorar algum tempo a ser implementado ou ter notoridade, é que acabam por chegar a bom porto.

Assim, o que me parece é que a Brammo fez mal em ter desistido em 2017 uma batalha que iria só demorar mais um pouco...
Apesar da Brammo ter saído de cena, julgo que precisamente ao mesmo tempo parece que a Zero veio ocupar essa vaga...

Em 2012/2013/2014 tive o meu único contacto com um motociclo eléctrico, um tal protótipo chamada de "Volta" que achei bem divertida de conduzir e foi através de um tipo que me parece ser dos pioneiros em Portugal, um tal de Seal, em que publicitou num ex-forum de 125cc a apresentação desse protótipo na marina de Oeiras. Sobre esta Volta, esteticamente era bem apelativa e só a achava cara para algo equivalente a pouco mais que uma 125cc...
Pessoalmente julguei que seria o inicio de algo que rapidamente iria transformar o mercado, enganei-me... afinal é tudo bem mais retrogrado que eu...  :D

E resta falar de que por vezes há outros interesses superiores que de certeza que não permitiram que marcas novas viessem arrebentar com marcas centenárias implementadas...

nota:
E não será de estranhar que a própria Energica venha a ser adquirida pelo grupo VW para serem depois travestidas de Ducati, por exemplo...



« Última modificação: Maio 21, 2021, 11:56:54, 11:56 por 2low »
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Maio 21, 2021, 12:06:06, 12:06
Responder #41

dfelix

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Assim, o que me parece é que a Brammo fez mal em ter desistido em 2017 uma batalha que iria só demorar mais um pouco...

Em 2015 deixou de haver Brammo.
Foi comprada pela Victory. E esta Brammo Empulse passou a ser Victory Empulse.
Em 2017 deixou de haver Victory.

Portanto, nem é bem uma situação do modelo ter saído demasiado cedo ou tarde.
É uma situação em que um construtor que surge ao estilo de startup acaba comprado por um grande grupo (Polaris) que de repente decide reestruturar as suas subsidiárias.
E opta por deixar este projecto de fora.

Se a Polaris poderia ter dado continuidade ao projecto?
Poderia e fazia bastante sentido que sim. Mas... tendo em conta a reformulação que o grupo sofreu, pouco sabemos até que ponto conseguiram reter da aquisição da Brammo.
O mais certo nestas situações é a malta que poderia dar continuidade ter já saltado para outros projectos.

E não será de estranhar que a própria Energica venha a ser adquirida pelo grupo VW para serem depois travestidas de Ducati, por exemplo...

Concordo, aliás o ano passado escrevi algo do género aqui.
« Última modificação: Maio 21, 2021, 12:14:06, 12:14 por dfelix »

Maio 21, 2021, 13:17:43, 13:17
Responder #42

ALCLCF

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A Energica é "subdivisão" do grupo CRP (https://www.energicamotor.com/about-us/) e parece-me que foi (é!?) projecto para desenvolvimento de "mobilidade" eléctrica do grupo. Senão me engano final do ano passado/ínicio deste ano a subsidiária ficou cotada em bolsa (https://www.investing.com/equities/energica-motor-company-spa).

Agora tudo é possível ser comprado, principalmente quando são os únicos à data a puxar motociclos deste género e as marcas com €€€ que pouco ou nada fazem têm muito que dar ao pedal. Mesmo sem competição directa continuam fortes no R&D...2022/23 já anunciam DCFC 20-80% 15min.

Volta ainda existe e é distribuida pela malta que representa a Supersoco (e em termos de garantias só posso falar bem).

O "Seal" também ainda existe, moderador de um grupo FB de 2 rodas eléctricas e parece-me que além de ter uma Energica também as vende ;D

No final do dia quero é ver mais opções/oferta :scooter:

Setembro 21, 2021, 19:55:48, 19:55
Responder #43

Sapiens21

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Dentro dos tópicos existentes, creio que este se adapta à uma outra notícia, mais ou menos 'dentro do tema'.  :)

E isto para dizer que a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) fez as contas e...Portugal aparece até bastante bem classificado no que concerne ao número de postos existentes por cada 100kms de estrada.

Um honroso 4° lugar na Europa, quando os primeiros lugares são ocupados pela Holanda, Luxemburgo e Holanda.

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Dalai Lama

Setembro 22, 2021, 08:26:43, 08:26
Responder #44

ALCLCF

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PlugShare filtro para CCS e ver no mapa para comparar os vários países e ficam a dúvidas dissipadas...essa 4ª posição foi feita por algum político tuga?

Setembro 22, 2021, 11:13:58, 11:13
Responder #45

Sapiens21

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Não, não foi nenhum político Tuga.  :)

Foram mesmo as contas da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA).

Fico admirado é com a incrível falta de infraestruturas/postos de carregamento na Grécia. Aquilo por lá está mesmo muito atrasado. Não esperava...
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Dalai Lama

Setembro 22, 2021, 14:17:24, 14:17
Responder #46

ALCLCF

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Às tantas também não foram informados que Portugal é mais do que um corredor NS no litoral :lolol: