Autor Tópico: Mudanças nas condições e incentivos para a aquisição de V.E. em 2021  (Lida 1442 vezes)

Março 06, 2021, 20:44:15, 20:44
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Sapiens21

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Mudanças nas condições e incentivos para a aquisição de V.E. em 2021






Está apenas por dias o anúncio oficial relativo a novas medidas que irão incidir sobre as condições e os incentivos para a aquisição de veículos eléctricos.

Porém, a Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE) já levantou um pouco o véu sobre o que está previsto entrar em vigor este ano.

A confirmar-se (e saberemos dentro de pouco tempo) o limite máximo destinado a estas 'ajudas' continuará fixado nos 4 milhões de euros, sendo que a real mudança recai nos beneficiários das mesmas...

Ou seja, irão desaparecer os incentivos dados às empresas para aquisição de veículos automóveis de passageiros eléctricos (recordo que as empresas em 2020 usufruíam de um incentivo de 2.000€ por candidatura), passando dessa forma boa parte dos benefícios/incentivos para os clientes particulares e pessoas singulares com actividade empresarial.

Significa isto, de forma muito concreta, que os 4 milhões irão beneficiar mais particulares do que acontecia até aqui, na aquisição de veículos eléctricos: automóveis...bicicletas com baterias...ciclomotores...motociclos.
Ainda assim, as empresas poderão ter incentivos no caso da aquisição de veículos comerciais eléctricos.

Veremos se tudo isto se concretiza, com o aguardado anúncio oficial.

Deixo um quadro elaborado pela Associação UVE - Utilizadores de Veículos Eléctricos.

« Última modificação: Março 06, 2021, 20:46:58, 20:46 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Março 07, 2021, 13:04:45, 13:04
Responder #1

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Já é oficial...
Despacho n.º 2535/2021, que inclui o Regulamento para a atribuição do Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões (2021).

Está no link que deixo abaixo, tudo aquilo que deves saber sobre este tema, se acaso te interessa adquirir um veículo eléctrico, beneficiando das ajudas que se encontram por lá fixadas. ;)


https://www.fundoambiental.pt/avisos-2021/mitigacao-das-alteracoes-climaticas/incentivo-pela-introducao-no-consumo-de-veiculos-de-baixas-emissoes-2021.aspx
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Março 07, 2021, 13:09:02, 13:09
Responder #2

JoãoPVCarvalho

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Mudanças nas condições e incentivos para a aquisição de V.E. em 2021






Está apenas por dias o anúncio oficial relativo a novas medidas que irão incidir sobre as condições e os incentivos para a aquisição de veículos eléctricos.

Porém, a Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE) já levantou um pouco o véu sobre o que está previsto entrar em vigor este ano.

A confirmar-se (e saberemos dentro de pouco tempo) o limite máximo destinado a estas 'ajudas' continuará fixado nos 4 milhões de euros, sendo que a real mudança recai nos beneficiários das mesmas...

Ou seja, irão desaparecer os incentivos dados às empresas para aquisição de veículos automóveis de passageiros eléctricos (recordo que as empresas em 2020 usufruíam de um incentivo de 2.000€ por candidatura), passando dessa forma boa parte dos benefícios/incentivos para os clientes particulares e pessoas singulares com actividade empresarial.

Significa isto, de forma muito concreta, que os 4 milhões irão beneficiar mais particulares do que acontecia até aqui, na aquisição de veículos eléctricos: automóveis...bicicletas com baterias...ciclomotores...motociclos.
Ainda assim, as empresas poderão ter incentivos no caso da aquisição de veículos comerciais eléctricos.

Veremos se tudo isto se concretiza, com o aguardado anúncio oficial.

Deixo um quadro elaborado pela Associação UVE - Utilizadores de Veículos Eléctricos.


Face aos preços praticados pelos concessionários na venda de motas eléctricas, considero o incentivo como ridículo.
A maioria dos concessionários depressa oferece um capacete ou a documentação do veiculo novo e assim torna nulo esse incentivo do Estado.
As motas continuam a ser o patinho feio da mobilidade em Portugal... Fato revelador da ignorância e da hipocrisia de políticos e defensores do ambiente no nosso País.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Março 07, 2021, 14:07:47, 14:07
Responder #3

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Concordo inteiramente que no caso dos motociclos eléctricos a ajuda é baixíssima.
Concordo em absoluto.

A questão de uma eventual oferta do concessionário (capacete ou documentação) é que não estou a ver de que forma influencia ou torna nulo o incentivo.

O concessionário pode fazer o número de ofertas que quiser...
Este incentivo e respectivas condições inserem-se numa medida governativa.

Vale isto por dizer que uma coisa não invalida a obtenção da  outra.

No caso das 4 rodas, a coisa é b€m mais simpática.
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Março 08, 2021, 10:22:14, 10:22
Responder #4

JViegas

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Primeiro compramos o veículo e depois temos que nos candidatar. E... ter a sorte dos subsídios não se terem esgotado.

Ficam aqui as condições no site do governo:
https://www.fundoambiental.pt/avisos-2021/mitigacao-das-alteracoes-climaticas/incentivo-pela-introducao-no-consumo-de-veiculos-de-baixas-emissoes-2021.aspx

Curioso.

As motas enquadram-se aqui?

"O incentivo pela introdução no consumo de veículos ligeiros de passageiros de baixas emissões é traduzido na forma de atribuição de unidades de incentivo, no valor de 3 000€ (três mil euros) para pessoas singulares, e é devido pela introdução no consumo de um veículo 100% elétrico novo.

Nos termos do número anterior, entende-se por «veículo 100% elétrico novo» qualquer veículo automóvel ligeiro de passageiros, novo, exclusivamente elétrico, da categoria M1 conforme a classificação do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT), devidamente homologado, e cujo primeiro registo e primeira matrícula tenham sido feitos em nome do candidato a partir de 1 de janeiro de 2021."




EDIT:
As classificações do IMT:
http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/Aprovacoes/HomologacoesVeiculos/Paginas/HomologacaoVeiculos.aspx

Não creio que as motas elétricas estejam contempladas. :pensador:


« Última modificação: Março 08, 2021, 10:24:43, 10:24 por JViegas »

Março 08, 2021, 10:28:30, 10:28
Responder #5

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JViegas, ora vê o quadro incluído no link do Fundo Ambiental.

Está por lá, de forma inequívoca, na Tipologia T4 "Bicicletas, motociclos e ciclomotores elétricos 100% Elétricos"
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Março 08, 2021, 10:31:03, 10:31
Responder #6

JViegas

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Bolas:
Acreditas que li para não "escrever" à toa e agora que alertas é que vi.

Que chatice. Desculpem.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Março 09, 2021, 14:40:17, 14:40
Responder #7

karloxilva

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Uma pergunta: será que os incentivos governamentais não estão a contribuir para que os construtores, e no limite os vendedores, mantenham esses veículos com preços tão elevados?
Não sou "liberal" mas acho que os incentivos governamentais no sector estão a permitir um certo tipo de "socialismo" só para ricos.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Março 09, 2021, 22:21:34, 22:21
Responder #8

ALCLCF

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Acho que ninguém vai comprar um VE de duas rodas a pensar num incentivo de 400€....até porque o FA pode mandar dar uma curva após submissão.



Março 10, 2021, 06:45:23, 06:45
Responder #9

Sapiens21

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Se for veículo eléctrico de 2 rodas como uma bicicleta com baterias, uma bicicleta convencional ou até mesmo alguns ciclomotores à venda no mercado, diria que o incentivo pode ser relevante e significar até uma grande percentagem da aquisição. Isso é um facto. 

Mas daí em diante (motociclos, entenda-se), a coisa de facto não gera grande interesse.
Os preços praticados para os mesmos, exceptuando um ou outro caso pontual como o da Super Soco TC Max e que custa em redor dos 5000€ (o incentivo significaria ainda assim apenas uns 7% do total), não levam muita gente a interessar-se.

Isto além da limitação de candidaturas, como referido acima.

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Dalai Lama

Março 10, 2021, 22:12:46, 22:12
Responder #10

ALCLCF

  • Visitante
A limitação é quando passam o restante bolo de incentivos para as 4 e deixam a malta das 2 rodas que adquire mais tarde, pendurada....Mas adiante, no final do dia interessa é deduzir o IVA.

Março 11, 2021, 10:42:53, 10:42
Responder #11

dfelix

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Estamos em Março...
Muito provavelmente até já se esgotaram os incentivos.
 :)


Março 11, 2021, 11:02:44, 11:02
Responder #12

Sapiens21

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Penso que não.

E digo isto apenas porque é muito recente a publicação.

Mais propriamente no dia 05 de Março de 2021 é que foi publicado o Despacho n.º 2535/2021, que inclui o Regulamento para a atribuição do Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões (2021).

O atraso deve ter-se devido à situação pandémica, presumo...
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Dalai Lama

Março 11, 2021, 11:43:33, 11:43
Responder #13

dfelix

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Sim, o despacho tem menos de uma semana.
Mas segundo que lá está escrito, é válido para aquisições desde o dia 1 de Janeiro.
Portanto, quem já comprou este ano se ainda não tratou disso... certamente estará a tratar.

Claro que o processo demora meses até se obter uma resposta.
E pelos vistos ainda mais para obter o reembolso.

Posso te dizer que o Zoe que ocasionalmente costumo andar foi comprado no ano passado por esta altura, a papelada submetida de imediato e já não teve direito a nada. 
Só enviaram resposta quase no final do ano passado.

Portanto, o ideal é não se elevar demasiado as expectativas quanto à obtenção do incentivo.  :-\


Março 11, 2021, 12:17:45, 12:17
Responder #14

ALCLCF

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Usei em 2018 e usei em 2020 (uma aceite, outra pendente 4 meses e mais tarde recusada por suposta falta de verba) sei bem o que fazem :stuck_out_tongue:

Citar
As regras preveem que o valor que sobre numa destas categorias passe para as candidaturas que estiverem em espera noutro tipo de automóveis. A redistribuição das verbas deverá acontecer no final deste ano, tal como em 2019.

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/incentivos-para-carros-ligeiros-de-passageiros-eletricos-esgotam-12888954.html