Autor Tópico: Capacetes cá para casa... com uma lista de requisitos :)  (Lida 1431 vezes)

Maio 24, 2021, 14:04:36, 14:04
Lida 1431 vezes

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Caros Colegas foristas,

Procuro adquirir capacetes mas confesso que a procura tem-me deixado mais cansado do que a compra de uma nova companhia (mulher ou mota :)). Os capacetes são para mim e para a minha mulher.

A quantidade de opções no mercado parece muito vasta mas a realidade é que quando queremos um produto com determinadas características é muito difícil de encontrar. Por isso vinha aqui procurar algum auxílio e experiências de utilização.

O objectivo é comprar em lojas físicas (se não contribuirmos para a economia nacional, quem contribuirá? O Sócrates?) mas a pesquisa junto destas lojas só têm promovido a confusão ainda maior. E claro, algumas lojas não vendem determinadas marcas… promovem as suas. A loja ao lado, vice-versa…

Actualmente tenho um NEXX XR.1 mas está urgentemente a precisar de reforma (está com 6 anos e bastante degradado) por isso tenho urgência na aquisição de um novo capacete. De qualquer modo, a experiência com este capacete também leva a considerar outras marcas. De facto, a NEXX sendo portuguesa seria a minha primeira escolha. Mas tenho visto muitas críticas aos materiais internos que não aguentam um uso diário, à semelhança do que sucede com outras marcas de nível semelhante de preço.

Actualmente tenho (embora presumo que isso não tenha muito interesse), uma NC750X, uma CB650R, uma F800GS (em partilha) e em processo de aquisição de uma Kawa Versys 650 (para reformar a NC de 2016). A estética do capacete é o menos importante… verdade, verdadinha.

Ficam aqui as características que procuro num capacete:

a) Capacete integral/full-face (sei que há muitos adeptos dos modulares… eu não, não vale a pena recomendações nesse sentido).

b) boa ou muito boa insonorização, sem prejuízo do interior removível e lavável (claro que anti-microbiano e afins);

c) muito boa ventilação (sim, eu sei, normalmente é um contra-senso com o requisito anterior);

d) com possibilidade de colocação de pinlock;

e) que tenha óculos escuros integrados;

f) que seja friendly para quem use óculos;

g) com um bom ângulo de visão;

h) com ratio em teste de segurança (4 em 5 estrelas) ou cujo antecedente tenha tido igual qualificação (há vários capacetes no mercado que ainda não foram testados pela Sharp mas os seus irmãos mais velhos ou primeiras versões tinham resultados bons).

i) que NÃO tenha possibilidade de sistema de intercomunicação integrado (tenho o sistema Cardo e iremos continuar com esses sistema… a ter essa possibilidade de integração é sempre mais uma pecinha para se partir ou perder);

j) que seja de uma marca com provas no mercado, não pela em marca em si, mas porque normalmente representa segurança e qualidade em largo período, por exemplo, com os materiais internos a não ficarem rapidamente desgastados.

k) capacete virado para o turismo desportivo, isto é, que seja confortável (em termos de materiais, em tamanho irá sempre ter de ser justo);


l) preço máximo: 500 euros em loja física…


Para o segundo capacete aplicam-se todos estes pressupostos, com exclusão de destes:

a) Pode ter possibilidade de ser adaptado um sistema intercom (embora não seja minimamente um requisito, até é preferível - mas não condição - não o ter);

b) a insonorização pode ser apenas média (é para o pendura);

c) pode não ter óculos escuros integrados;

d) capacete virado para o turismo ou para desporto… não é necessário que seja assim tão confortável porque apenas é usado umas horas por mês;
d) preço máximo: 400 euros em loja física…


Para ambos os capacetes é totalmente irrelevante ter ou não mais um viseira (é preferível usar óculos escuros graduados ou usar os óculos escuros internos).
 :sportbike:

Maio 24, 2021, 18:42:36, 18:42
Responder #1

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Ficarias bem servido com um Shoei GT-Air 2.

Só que...
- Por 500 euros tens que o mandar vir Espanha.
- E tem lá o slot para o sistema de comunicação integrado que é opcional. Mas nada impede de utilizar outro por fora normalmente.

É um excelente capacete, que cheguei a considerar... não fosse o facto de ter algumas características que embora procures, para mim são eliminatórias.

Para o segundo capacete, uma boa opção será o HJC RPHA-70

O problema que vejo aqui é mesmo os preços do mercado nacional levarem a que tenhas tudo de optar tu pelo RPHA e como segundo ir para algo mais barato. Afinal, é preciso pagar a margem ás lojas que os vão buscar ao mesmo sitio. E pagar a fiscalidade extra que directa ou indirectamente ainda vai contribuir para alguma indemnização ao Sócrates.


Maio 24, 2021, 19:22:53, 19:22
Responder #2

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Ficarias bem servido com um Shoei GT-Air 2.

Só que...
- Por 500 euros tens que o mandar vir Espanha.
- E tem lá o slot para o sistema de comunicação integrado que é opcional. Mas nada impede de utilizar outro por fora normalmente.

É um excelente capacete, que cheguei a considerar... não fosse o facto de ter algumas características que embora procures, para mim são eliminatórias.

Para o segundo capacete, uma boa opção será o HJC RPHA-70

O problema que vejo aqui é mesmo os preços do mercado nacional levarem a que tenhas tudo de optar tu pelo RPHA e como segundo ir para algo mais barato. Afinal, é preciso pagar a margem ás lojas que os vão buscar ao mesmo sitio. E pagar a fiscalidade extra que directa ou indirectamente ainda vai contribuir para alguma indemnização ao Sócrates.

Pois mas o Shoei GT-Air 2 tem uma boa parte significativa do custo (e consigo mesmo a € 500,00 mas não em loja física) ligado aos sistema de intercom da Sena. O que não me interessa estar a pagar algo que não uso, tendo ainda ali mais uma peça desmontável e em risco de partir. Além disso, ao ter esse sistema a calota do capacete é mais larga e diminui o local onde posso colocar o sistema Cardo através do grampo.

Depois tem outros aspectos que me fazem afastar dele, embora não eliminatórios. Não tem o fecho em sistema D-ring, embora o sistema de fecho seja em metal. As saídas de ar atrás não são possíveis de fechar, por isso acaba sempre por entrar algum frio... o que, em Trás-os-Montes (onde viajo muito) é bastante :pensador:

HJC RPHA-70. A HJC, embora marca coreana, actualmente produz tudo na China ou estou enganado? Se for esse o caso, não me apetecia colocar um produto chinês (com produção controlada ou não) entre o meu crânio e o asfalto  ;). Se em cada 1000 há um que escapou a um melhor controlo de qualidade... não quero que seja o meu  :???:

Maio 25, 2021, 09:35:36, 09:35
Responder #3

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Vai à MotoPonto em Algés.

Expõe todas as tuas dúvidas.

No final ainda te fazem algum desconto.

Comprei o meu Arai por quase 500 biscas.

E o schuberth a mesma coisa.

Há Shoei e AGV. E ROOF, e mais qualquer coisa que não me lembro.

Louvo o quereres comprar em Loja "física", faço o mesmo.

Boa sorte na escolha!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 25, 2021, 11:06:50, 11:06
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Pois mas o Shoei GT-Air 2 tem uma boa parte significativa do custo (e consigo mesmo a € 500,00 mas não em loja física) ligado aos sistema de intercom da Sena.

O gt-air 2 não inclui o sistema.
Apenas está preparado para o acomodar.

Mas compreendo a tua preocupação quanto à espessura.
Não acho que o problema é ser "mais largo" porque na realidade o capacete é bastante compacto.
O problema poderá ser aquelas "abas" laterais dificultarem a colocação do que tens.

Começa a ser um pouco difícil fugir a isto.
Porque os fabricantes cada vez mais estão a adoptar a integração com estes acessórios nas gamas sport-tourer e tourer.
Shoei, Schuberth, Shark, Nolan... etc.. todos eles actualmente têm.
E até mesmo as marcas mais económicas estão a ir atrás.

HJC RPHA-70. A HJC, embora marca coreana, actualmente produz tudo na China ou estou enganado? Se for esse o caso, não me apetecia colocar um produto chinês ...

Não faço ideia se a HJC produz tudo na China.
E não me choca que o faça. Porque muitos outros também.

A realidade é que a gama RPHA coloca a HJC entre as mais reputadas no que diz respeito a qualidade de construção, materiais e outras specs.
Nada melhor que te deslocares a uma loja para confirmar com os teus próprios olhos.  :)

Diria até que o mais certo é acabares com um RPHA 70 na cabeça.  :D
Porque é o único deste segmento que está dentro de todos os teus requisitos e plafond.
E facilmente se encontra numa loja fisica por um preço mais próximo ao comercializado lá fora.

Mas excluindo o Gt-Air 2 e o RPHA 70 que são talvez os mais populares... sobra pouca oferta.
O Shark Spartan também tem intercom e é apontado como mais barulhento que estes.
O Nolan N87 que também tem intercom além de que é de plástico.
OK.. há o S2 da Schuberth, mas sobre essa marca prefiro nem me pronunciar.

Fora estes... as opções sport-touring de algumas marcas como o K6 da AGV ou o profile-v da Arai acabam por ser mais desportivas e menos touring, pelo que não incluem alguns dos teus requisitos como a viseira interna.
Aliás..  a Arai nem fabrica capacetes com viseiras internas pois defende comprometer a segurança.



Maio 28, 2021, 16:38:39, 16:38
Responder #5

Teixeira

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S 1000 RR
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
Caros Colegas foristas,

Procuro adquirir capacetes mas confesso que a procura tem-me deixado mais cansado do que a compra de uma nova companhia (mulher ou mota :)). Os capacetes são para mim e para a minha mulher.

A quantidade de opções no mercado parece muito vasta mas a realidade é que quando queremos um produto com determinadas características é muito difícil de encontrar. Por isso vinha aqui procurar algum auxílio e experiências de utilização.

O objectivo é comprar em lojas físicas (se não contribuirmos para a economia nacional, quem contribuirá? O Sócrates?) mas a pesquisa junto destas lojas só têm promovido a confusão ainda maior. E claro, algumas lojas não vendem determinadas marcas… promovem as suas. A loja ao lado, vice-versa…

Actualmente tenho um NEXX XR.1 mas está urgentemente a precisar de reforma (está com 6 anos e bastante degradado) por isso tenho urgência na aquisição de um novo capacete. De qualquer modo, a experiência com este capacete também leva a considerar outras marcas. De facto, a NEXX sendo portuguesa seria a minha primeira escolha. Mas tenho visto muitas críticas aos materiais internos que não aguentam um uso diário, à semelhança do que sucede com outras marcas de nível semelhante de preço.

Actualmente tenho (embora presumo que isso não tenha muito interesse), uma NC750X, uma CB650R, uma F800GS (em partilha) e em processo de aquisição de uma Kawa Versys 650 (para reformar a NC de 2016). A estética do capacete é o menos importante… verdade, verdadinha.

Ficam aqui as características que procuro num capacete:

a) Capacete integral/full-face (sei que há muitos adeptos dos modulares… eu não, não vale a pena recomendações nesse sentido).

b) boa ou muito boa insonorização, sem prejuízo do interior removível e lavável (claro que anti-microbiano e afins);

c) muito boa ventilação (sim, eu sei, normalmente é um contra-senso com o requisito anterior);

d) com possibilidade de colocação de pinlock;

e) que tenha óculos escuros integrados;

f) que seja friendly para quem use óculos;

g) com um bom ângulo de visão;

h) com ratio em teste de segurança (4 em 5 estrelas) ou cujo antecedente tenha tido igual qualificação (há vários capacetes no mercado que ainda não foram testados pela Sharp mas os seus irmãos mais velhos ou primeiras versões tinham resultados bons).

i) que NÃO tenha possibilidade de sistema de intercomunicação integrado (tenho o sistema Cardo e iremos continuar com esses sistema… a ter essa possibilidade de integração é sempre mais uma pecinha para se partir ou perder);

j) que seja de uma marca com provas no mercado, não pela em marca em si, mas porque normalmente representa segurança e qualidade em largo período, por exemplo, com os materiais internos a não ficarem rapidamente desgastados.

k) capacete virado para o turismo desportivo, isto é, que seja confortável (em termos de materiais, em tamanho irá sempre ter de ser justo);


l) preço máximo: 500 euros em loja física…


Para o segundo capacete aplicam-se todos estes pressupostos, com exclusão de destes:

a) Pode ter possibilidade de ser adaptado um sistema intercom (embora não seja minimamente um requisito, até é preferível - mas não condição - não o ter);

b) a insonorização pode ser apenas média (é para o pendura);

c) pode não ter óculos escuros integrados;

d) capacete virado para o turismo ou para desporto… não é necessário que seja assim tão confortável porque apenas é usado umas horas por mês;
d) preço máximo: 400 euros em loja física…


Primeira parte:
a) - Shark
b) - Shark, mas a partir de uma certa velocidade qualquer capacete a insonorização é de gesso, interior é removível e lavável
c) - Shark, Boa ventilação
d) - Shark - Trás Pinlock
e) - Shark - Tens vários modelos com viseira escura
f) - Shark - Uso óculos e o capacete está preparado para isso
g) - Shark - Excelente ângulo de visão
h) - Shark - Nota 4 nos testes
i) - Shark - A calota está preparada para colocares as colunas sem stress, eu uso um intercomunicador "pregado" ao capacete
j) - Shark
k) - Shark - Tenho três

2ª Parte:
Resumindo todos os itens num só: Shark

Atenção, não sou vendedor da shark, tive várias marcas e até à data foi a que mais me agradou

Junho 09, 2021, 15:50:04, 15:50
Responder #6

ZarbFR

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 101
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Afastei o Spartan porque tenho visto várias queixas no youtube (reviews nacionais e internacionais) a referir que a viseira não veda bem e deixa entrar ar e com isso ruído. Mesmo ajustando os parafusos laterais, nunca fica correcto.

Daí ter afastado essa marca... não me apetece comprar o capacete e depois ter de andar com devoluções na loja (ainda que com a devolução do capacete a garantia seja estendida novamente para os 2 anos mínimos, contrariamente ao que muitas vezes aparece referido).
Ando a comparar o HJC RPHA 70 e o Shoei GT-air 2... apesar de ter de levar com a treta da pré-instalação do intercomunicador (ainda não percebi se o Shoei já tem colunas integradas ou não, se tiver está OUT) a verdade é que não encontro melhor relação de preço/qualidade. Realmente é uma pena o Shark ter aquele problema comum na viseira (parece que é mesmo bastante comum, embora claro que muitos podem não o ter).

Junho 09, 2021, 18:37:57, 18:37
Responder #7

ALCLCF

  • Visitante
Comprei o gt air 2 esta semana (único dos que queria que consegui experimentar e tinha uma fit quase perfeito) e só tem preparação para o sistema sena, não vem incluído

Junho 09, 2021, 19:23:29, 19:23
Responder #8

Teixeira

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S 1000 RR
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
Afastei o Spartan porque tenho visto várias queixas no youtube (reviews nacionais e internacionais) a referir que a viseira não veda bem e deixa entrar ar e com isso ruído. Mesmo ajustando os parafusos laterais, nunca fica correcto.


Se reparares o Spartan a nível de viseira, tem um "fecho" de segurança, se é que se pode chamar isso