O Arai aposta em primeiro lugar na segurança dai eles terem aquele sistema do "glance-off" que curiosamente agora é um dos testes que a diretiva europeia (22.06) impõe: a capacidade que um capacete tem resvalar numa queda.Segundo a Arai (caso não saibam) o facto dos seus capacetes serem redondos serve para que em caso de queda o capacete possa deslizar pelo chão ou em alguma superfície ao contrario de outros capacetes com arestas ou um "ar mais agressivo", pois em caso de acidente podem "bater" e "prender" num dos pontos do capacete e assim provocar maior dano à cabeça. Pesquisem pois esta explicação é muito "simplista".
:Outra questão que penso ser um ponto a favor do NXR2 (e é talvez uma impressão minha) é o fecho do capacete: o Quantic fecha de lado enquanto que o NXR2 fecha à frente. Parece-me que aquilo (Quantic) com o uso (abrir e fechar o capacete) comece a "entortar o visor". Mas isso é talvez uma impressão minha, pois nunca tive um capacete deste construtor.
Um formato redonto trás segurança e conforto no uso e no caso de um airbag disparar. Ter um "apêndice" no capacete que pode agarrar em vez de deixar o colete expandir sem contrições não é o ideal.
Se os redondos são mais eficazes em termos de queda com arrasto? Talvez sim.Se são tão eficazes em termos de aerodinâmica? Tenho sérias dúvidas.
O Glamster é praticamente redondo, sem qualquer tipo de aresta, e a resistência ao vento faz-se sentir bem logo a partir dos 100km/h. Com o correspondente aumento de ruído interno