Autor Tópico: Arai Quantic vs Shoei NXR2  (Lida 1887 vezes)

Dezembro 02, 2021, 20:19:06, 20:19
Lida 1887 vezes

Aeminium

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 32
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 125
  • Localidade: Coimbra
Boas.
Estou aqui com uma dúvida de escolha entre o capacete Arai Quantic e o Shoei NXR2.
Qual a vossa opinião de cada um?
O que aconselham?
Grato

Dezembro 03, 2021, 10:14:26, 10:14
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Na minha opinião:
Os dois (estou a ver se compro o NXR2, o Quantic está ainda muito caro - para mim) apesar de serem para o mesmo "público" alvo, são diferentes.

O Arai aposta em primeiro lugar na segurança dai eles terem aquele sistema do "glance-off" que curiosamente agora é um dos testes que a diretiva europeia (22.06) impõe: a capacidade que um capacete tem resvalar numa queda.

Segundo a Arai (caso não saibam) o facto dos seus capacetes serem redondos serve para que em caso de queda o capacete possa deslizar pelo chão ou em alguma superfície ao contrario de outros capacetes com arestas ou um "ar mais agressivo", pois em caso de acidente podem "bater" e "prender" num dos pontos do capacete e assim provocar maior dano à cabeça. Pesquisem pois esta explicação é muito "simplista".

O NXR2 (para a mota que tenho) apesar de menos oval/redondo tem também boas qualidades e será a minha escolha (se conseguir lá chegar).  :smiley:

Outra questão que penso ser um ponto a favor do NXR2 (e é talvez uma impressão minha) é o fecho do capacete: o Quantic fecha de lado enquanto que o NXR2 fecha à frente. Parece-me que aquilo (Quantic) com o uso (abrir e fechar o capacete) comece a "entortar o visor".
Mas isso é talvez uma impressão minha, pois nunca tive um capacete deste construtor.

Também tenho as tuas dúvidas, mas por questões financeiras estou à "pesca" de um boa compra de um NXR2 senão escolheria sempre o Quantic.

Já vis-te as novas cores do NXR2 para 2022? Muita loucas.
Não sei se já estão no site da Shoei mas num vídeo do youtube da Motocard eles mostram diversos capacetes e lá estão os Shoei. Dá uma pesquisa.
« Última modificação: Dezembro 03, 2021, 10:15:59, 10:15 por JViegas »

Dezembro 03, 2021, 16:43:37, 16:43
Responder #2

ALCLCF

  • Visitante
infelizmente há uns tempos estava comprador de um Quantic mas não consegui arranjar test fit. Fui para um Shoei gt air 2 que pude experimentar....e de facto fecho lateral tem tendência a distorcer visor na abertura e fecho e a dificultar o encerramento completo.

Mas tenho pena nenhuma "concessão" ter disponível para prova, porque capacetes redondos para além do efeito "prático" em caso de queda, são muito mais confortáveis (e seguros!?) para quem usa colete/casaco com airbag

Dezembro 03, 2021, 18:04:03, 18:04
Responder #3

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Até simpatizo com formatos mais redondos.
Mas não vejo o que possa trazer mais ao nível de segurança.
Ainda por mais quando nestes, nariz e queixo tendem a estar mais próximos da secção frontal do capacete.

O Quantic tem bom aspecto.
Mas o facto de pesar 1600g é suficiente para nunca colocar sequer como opção.

As 200g que o NXR2 tem a menos é algo que as minhas cervicais agradecem todo o tempo em que não estou a ter acidentes.

Dezembro 03, 2021, 22:32:27, 22:32
Responder #4

ALCLCF

  • Visitante
Um formato redonto trás segurança e conforto no uso e no caso de um airbag disparar. Ter um "apêndice" no capacete que pode agarrar  em vez de deixar o colete expandir sem contrições não é o ideal.

A meu ver um defeito enorme que aponto ao gt air e outros com estes "lips" na base. Algo que numa futura compra (longínqua, dada a qualidade e durabilidade do capacete :D) terei em conta.




Dezembro 04, 2021, 15:42:42, 15:42
Responder #5

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino

O Arai aposta em primeiro lugar na segurança dai eles terem aquele sistema do "glance-off" que curiosamente agora é um dos testes que a diretiva europeia (22.06) impõe: a capacidade que um capacete tem resvalar numa queda.

Segundo a Arai (caso não saibam) o facto dos seus capacetes serem redondos serve para que em caso de queda o capacete possa deslizar pelo chão ou em alguma superfície ao contrario de outros capacetes com arestas ou um "ar mais agressivo", pois em caso de acidente podem "bater" e "prender" num dos pontos do capacete e assim provocar maior dano à cabeça. Pesquisem pois esta explicação é muito "simplista".


Eu tenho o NXR2 e só posso dizer maravilhas

Posso estar muito enganado (e há sempre estudos para tudo e mais alguma coisa, o chato é conseguirmos perceber se são encomendados ou não...), mas do que me recordo de uma informação do ano passado, os pontos onde os embates mais ocorrem não são de todo na zona das arestas. Estas são tipicamente na traseira para formatos com mais aerodinâmica. Mas pronto, lá terão a sua razão em casos extremos, digo eu.


:
Outra questão que penso ser um ponto a favor do NXR2 (e é talvez uma impressão minha) é o fecho do capacete: o Quantic fecha de lado enquanto que o NXR2 fecha à frente. Parece-me que aquilo (Quantic) com o uso (abrir e fechar o capacete) comece a "entortar o visor".
Mas isso é talvez uma impressão minha, pois nunca tive um capacete deste construtor.


E de facto faz toda a diferença! Nos três capacetes anteriores o sistema de trinco sempre foi na lateral. Tem tendência a fazer pressão na viseira, especialmente quando temos a mão esquerda na embraiagem e tentamos abrir com a direita. Até assusta o nível de torção que se faz na viseira
O trinco na zona frontal anula por completo esses problemas e foi uma das razões que me levou a escolher o NXR2.

E já que estamos a discutir pormenores, outra coisa que nunca nos lembramos é o ângulo plano da viseira. A do NXR2 é plana, já a do Quantic é ligeiramente curva como tantos outros.
O facto de ser plana ajuda a eliminar a distorção da visão. Quanto mais curva mais tendência a introduzir distorção na visão, algo que se nota de forma incremental consoante o aumento da velocidade.






No geral, estou extremamente satisfeito com o NXR 2

Muito confortável, muito silencioso (para quem vem de um Glamster a diferença é abismal!).
Performance e aerodinâmica fabulosas: a velocidades acima do limite legal parece que nem levamos um capacete. A resistência ao vento (ou melhor, a falta dela) é assinalável. Mesmo próximo dos 200 a pressão é muito mas muito menor do que a que sentia com o Glamster.

Obviamente são estilos e tipos de uso bastante diferente entre os modelos, mas ainda assim. Agora entendo porque é que o NXR anterior foi um best-seller durante 6 anos

E como diz o dfelix: 200g a mais e uma calota maior (Quantic) fazem muita diferença, especialmente em tiradas mais longas ou a velocidades elevadas constantes.

Se os redondos são mais eficazes em termos de queda com arrasto? Talvez sim.
Se são tão eficazes em termos de aerodinâmica? Tenho sérias dúvidas.
O Glamster é praticamente redondo, sem qualquer tipo de aresta, e a resistência ao vento faz-se sentir bem logo a partir dos 100km/h. Com o correspondente aumento de ruído interno



Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk
« Última modificação: Dezembro 04, 2021, 15:45:13, 15:45 por replicantz »

Dezembro 04, 2021, 17:04:09, 17:04
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Um formato redonto trás segurança e conforto no uso e no caso de um airbag disparar. Ter um "apêndice" no capacete que pode agarrar  em vez de deixar o colete expandir sem contrições não é o ideal.

Isso é um apêndice aerodinâmico.
Nada tem a ver com o formato ser ou deixar de ser redondo.  :-\

Aliás, os modelos da shoei são todos ovais e só 2 ou 3 adoptam esse efeito.

Se os redondos são mais eficazes em termos de queda com arrasto? Talvez sim.
Se são tão eficazes em termos de aerodinâmica? Tenho sérias dúvidas.

A tendência que se observou ao longo dos anos foi a generalidade dos fabricantes adoptar formatos ovais.
Não foi certamente para os tornar piores.

O Glamster é praticamente redondo, sem qualquer tipo de aresta, e a resistência ao vento faz-se sentir bem logo a partir dos 100km/h. Com o correspondente aumento de ruído interno

O Glamster é oval.
Um RX7 parece uma bola de futebol ao lado do Glamster.

Não são os apêndices aerodinâmicos que definem o formato da calota.


Dezembro 05, 2021, 13:58:17, 13:58
Responder #7

Aeminium

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 32
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 125
  • Localidade: Coimbra
Boas...
Para já, comprei o Arai pro shade system, pois parece que o mesmo não abunda no mercado.
Agora aguardo saldos natalícios para adquirir o Quantic...
Grato e Fiquem bem


Dezembro 06, 2021, 11:55:25, 11:55
Responder #8

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
replicantz:

Penso que ainda tens a mesma mota que eu e as tuas impressões são para mim importantes.
Compras-te em loja física?
Conseguiste algum desconto?

Se foi pela internet a media que tiraste à cabeça coincidiu com a medida do capacete? (tenho a medida de 59cm e a medida do Shoei é o L - 59/60cm)



Dezembro 08, 2021, 14:05:34, 14:05
Responder #9

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sim, ainda tenho como não adorar a CB650R?!

Comprei na Motocard (Ubbo/DolceVita Tejo) até quando abriu. Tive direito a desconto da promoção em vigor + 10% da campanha de abertura. Em cor branca ficou a 435 (ou por aí).

Como foi em loja experimentei o tamanho S e ficou perfeito - como comparação, o Glamster em S pressionava-me bastante na zona da testa. Em tiradas mais longas tinha que parar e  deixar aliviar um pouco. Mas o M já ficava largo e pouco confortável.

O NXR 2 ficou perfeito! Pressiona q.b., mas sem ser em demasia. Está como é suposto: justo, sem apertar ao ponto de ficar desconfortável.


Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk

Dezembro 09, 2021, 10:03:57, 10:03
Responder #10

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Obrigado companheiro e boas viagens nesse motor que tanto gostamos.  :diabolico: