Autor Tópico: Á PROCURA DO CAPACETE IDEAL  (Lida 1929 vezes)

Fevereiro 22, 2022, 11:10:35, 11:10
Lida 1929 vezes

PAULO VAZ

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 17
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    KAWASAKI Z1000SX
  • Marca Motociclo: kawasaki
  • Modelo Motociclo: z1000sx
  • Localidade: seixal
bom dia
tenho um Shoei NXR , e pretendo trocar por outro
fiquei um pouco desiludido com ele, tenho á dois anos e uso todos os dias, é um bocado barulhento, alargou um bocado e em velocidade já encosta ao queixo.
estou indeciso no ARAI RX-7 , no AGV corsa R , no SCHUBERTH SR2 , HJC RPHA 11 e SHOEI X SPIRIT 3

alguem me pode dar uma ajuda

Fevereiro 22, 2022, 12:08:34, 12:08
Responder #1

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
A escolha de um capacete é tanto mais difícil quanto maior a experiência de cada um.
A não ser que se tenha a sorte de se acertar em cheio num modelo que cumpra a generalidade dos requisitos fundamentais. Nesse caso, é mantê-lo, ou ir renovando a aposta no mesmo modelo.
Quanto ao ruído, quanto mais veloz a moto, mais incómodo se torna e menos milagres há.
Capacetes extremamente leves, seguros e silenciosos não existem abaixo de 4 dígitos (€). E arriscaria até a dizer (especulando) que muitos na casa dos 4 dígitos não cumprem satisfatoriamente estes 3 items.
Entre Shoeis, Arais, Shubberths, Bell, nunca experimentei nenhum capacete extrememente leve que fosse bastante silencioso. Mas lá está, acredito que acima de 1000Eur possa haver algo no mercado que cumpra, até hoje nunca experimentei um capacete nessa ordem de valores.

Edit: só para esclarecer que para mim um capacete leve está abaixo de 1,3kg. Há capacetes nos referidos no post acima que pesam 1,5/1,6kg. Podem não ser pesados para o nível de conforto acústico que proporcionam, mas para mim não são leves.
« Última modificação: Fevereiro 22, 2022, 12:11:10, 12:11 por VCS »

Fevereiro 22, 2022, 14:47:08, 14:47
Responder #2

lferreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 207
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MS 950S
  • Localidade: Lisboa
Em minha opinião, é bom lembrar que qualquer capacete desportivo ñ prima pelo isolamento acústico, e dessas opções que o Paulo menciona não creio que vá melhorar nesse campo, podem ser mais confortáveis, mais resistentes ao desgaste do material interior, de "melhor" aspecto, etc., mas no campo do ruído, duvido!  :pensador:
Alguns modelos mencionados a nível de peso, também não primam pela leveza, o que dependendo da mota (Naked por exemplo) o pescoço sente (e bem) o peso do capacete e em velocidade, ainda mais.
Eu também tenho um NXR, pode não ser o supra sumo do isolamento acústico, mas uns tampões atenuam substancialmente esse factor!!
Quanto ao desgaste do forro, sendo um capacete recente, será que se substituir por um forro novo e mais espesso, não atenua também o "encostar" ao queixo?

Fevereiro 22, 2022, 15:03:26, 15:03
Responder #3

PAULO VAZ

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 17
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    KAWASAKI Z1000SX
  • Marca Motociclo: kawasaki
  • Modelo Motociclo: z1000sx
  • Localidade: seixal
  :sportbike:
até pode resolver, mas a que preço substituir as esponjas todas , não sei até que ponto compensa, vim num site espanhol e para substituir o interior todo deve rondar os 200 euros, e gostava de trocar por isso o meu tópico sobre a minha indecisão na escolha, mas um dos modelos vai ter de ser  :palmas:

Fevereiro 22, 2022, 15:25:00, 15:25
Responder #4

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A qualidade dos capacetes é algo subjectivo e relativo à condução de cada um.
É difícil (e nada justo) comparar-se um capacete de 300€ com outro de 700€...

Deverás ter uma experiência semelhante com o ARAI RX-7 e SHOEI X SPIRIT 3, ambos a rondar os 700€...
Se quiseres baixar ligeiramente o patamar, o AGV corsa R pode ser uma boa surpresa.
Da SCHUBERTH o que tenho "ouvido e lido" é que se paga barato ou caro conforme o modelo e genericamente são mais os casos de pessoas insatisfeitas que propriamente satisfeitas...
O HJC RPHA 11 é o concorrente do teu actual Shoei NXR, que não sendo "um shoei" provavelmente dará uma sensação de melhor relação preço/qualidade/caracteristicas que o NXR não te dá...excepto no ponto "mas é um shoei"  :D

Sobre insonorização, não existe um perfeito e se queres resolver a questão só mesmo como já aqui foi dito: uns tampões.
https://www.fc-moto.de/epages/fcm.sf/?ObjectPath=/Shops/10207048/Products/Alpine-MotoSafe-Tour-Ear-Plugs
https://www.fc-moto.de/epages/fcm.sf/?ObjectPath=/Shops/10207048/Products/Alpine-MotoSafe-Race-Ear-Plugs
Eu uso os do Leroy, um pacote com 20 por 2,49€ e tem servido: https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Ferramentas/Equipamentos-protecao-individual/Protetores-auditivos-tampoes/WPR_REF_82375698

« Última modificação: Fevereiro 22, 2022, 15:28:05, 15:28 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 22, 2022, 21:12:03, 21:12
Responder #5

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Schuberth S2, silencioso, confortável, muito bom a velocidades proibidas (estável), mas quente no Verão...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Março 01, 2022, 16:49:33, 16:49
Responder #6

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Estes gajos costumam testar capacetes em vários parametros ( temperatura, ruido, peso, etc ).
Procura no Youtube se está lá alguns dos que mencionas.

https://www.championhelmets.com/
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 01, 2022, 18:11:18, 18:11
Responder #7

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
É um dos poucos sites onde justificam os valores alcançados nos comparativos com base em medições reais e (dentro do possível!) nas mesmas condições, e não em achismos.

As nuances na escolha de um capacete são sempre as mesmas:
- Cada um tem percepções diferentes do que é ruído aceitável ou não. O mesmo para a label conforto.
- Cada um vai puxar a brasa à "sardinha" que mais gostou, das 3 ou 4 "sardinhas" que já usou uns anos desde que tem moto (muito poucos terão acesso a N modelos por ano, das marcas mais reconhecidas, para poder ter uma opinião fundamentada e comparativa).
- As marcas inundam o mercado de modelos todos os anos, com modelos para todos os tipos, gostos e carteiras, tornando a escolha ainda mais dificil de balizar!

No meu caso, optei por seguir mais ou menos estes passos:

1) Definir o budget
Não vale a pena andar a ver análises e comparativos de algo fora do alcance. Só vai deixar aquele feeling que "aquele é que era" mesmo que se compre um de média gama já a roçar o premium.

2) Definir o tipo de uso
Touring? Racing? Vintage?

3) Definir o que se valoriza por ordem de importância
Ruído, ventilação, conforto, peso, e no fim performance (aerodinâmica)?
Conforto, ventilação, peso, ruído, e no fim performance?
Performance, peso, ventilação, conforto, e no fim ruído?

Ter sempre presente que há coisas antagónicas, e não há mesmo volta a dar:
Exemplo: quanto mais ventilação mais ruído, e vice-versa.

Posto isto, analisando o que existe de recente dentro de 1), reduzimos a lista de possibilidades a XX modelos.
Analisando esses modelos pela bitola 2), reduzimos a lista a 1/3.
Analisando esses modelos pela bitola 3), reduzimos a lista a meia dúzia de capacetes.

É altura de olhar aos detalhes, ver algumas reviews para perceber se algum deles tem nuances que podem não gostar, e se possível experimentar em uma loja física.

A outra opção mais directa é, dentro do budget, tentar perceber nos sites como o indicado quais os modelos mais vezes referenciados.
Um bom exemplo é o próprio NXR. Se tanta gente o compra, é porque mau não será :)
Vale o mesmo para alguns modelos de média gama da HJC ou AVG.

Ou podem não racionalizar tanto a coisa, simplesmente passar numa Motocard com a nota no bolso de sair de lá com o que vos encheu mais as medidas  :cost:

Boas curvas e boa sorte na escolha  ;)

Março 01, 2022, 19:45:37, 19:45
Responder #8

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Um forum não é certamente um local onde se partilham genericamente (só) documentos técnicos e precisos e se assim fosse seria algo enfadonho (e formal) e pouco cativante para a maioria do publico, algo dirigido apenas para técnicos especializados...
Essa expressão "achismos" acaba por ser como que uma afronta a todos, porque é isso que genericamente fazemos TODOS quando partilhamos as nossas experiências pessoais e começamos a comparar com outras coisas que talvez pouco conhecemos de forma tão aprofundada.
Acredito que seria bom abolirmos do nosso vocabulário, pelo menos aqui no fórum, essa expressão de "achismo".

Existe um paralelismo do que é tentar dar credibilidade a um tópico remetendo para não usar "achismos" com uma tese de doutoramento universitário não ser feita à base do "wikipedia".
 :lolol:

Replicantz, não leves a mal pois não é algo pessoal dirigido a ti, é antes estar a aproveitar já que também disseste para ver se de vez se "resolve o assunto", pois têm sido cada vez mais as pessoas (eu inclusive já caí nesse disparate) a dizerem algo do género, e como se isso do "achismos" servisse realmente para dar maior credibilidade a algo que estamos a debater e partilhar com os outros...  :D

Pronto, entramos no campo sensível do real significado das palavras...  :D

Há uma outra palavra que me põe louco, que é tão divulgado mas que na pratica não é correcto ser usado tal como é usado quando só em parte do problema tem a ver com o lado mau da coisa - a palavra é "especulação imobiliária" e se o PCP é acusado de ter cassetes, esta é a cassete do BE...  :D
Neste caso, genericamente existem alguns tipos de especulação imobiliária, uma é a vertente má que todos facilmente apontam ou sabem apontar mas as restantes têm mais de bom de que de mau... e colocar tudo no mesmo saco sem se saber separar... é mau!
E depois existem palavras que são usadas como moda até ficarem de tal forma desgastadas que só desaparecem quando outras entram na moda... já ninguém fala em resiliência...  :lolol:
É como uma resiliência dos achismos...  :lolol: :lolol: :lolol:
Mas nada pior do que sermos cada vez mais brasileiros e "parabenizar o próximo"... :corado:



« Última modificação: Março 01, 2022, 19:55:08, 19:55 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 01, 2022, 21:18:30, 21:18
Responder #9

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Estes gajos costumam testar capacetes em vários parametros ( temperatura, ruido, peso, etc ).
Procura no Youtube se está lá alguns dos que mencionas.

https://www.championhelmets.com/

Este site testa os capacetes! É top!

Para mim existe os Arai e os outros 👌👍

Março 02, 2022, 12:57:07, 12:57
Responder #10

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
@2low

Não levo nada a mal, companheiro.
E obrigado pelo alerta.

De facto agora que reli o que escrevi concordo na integra: não é, de todo, o sentido que quis empregar, mas acaba por ser essa a mensagem que passa.

Obviamente que todos nós opinamos sobre o que "achamos" relativo a algo.

O que quis na realidade transmitir é que este tipo de escolhas tem invariavelmente respostas baseadas na experiência de cara um. Que obviamente é de certa forma limitada pelo equipamento que até a data puderam usar ou testar.

Eu pessoalmente sou mais na linha "show me the data", e não apenas em relação a equipamento ou motos

E claro, vou retrair-me de usar a expressão acima.

Noas curvas a todos!


Sent from my iPhone using Tapatalk

Março 03, 2022, 17:08:16, 17:08
Responder #11

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Achismo é uma espéce de Machismo mas capado do M de Maxo?????

 :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :offtopic:
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha