Entre as novas tecnologias das motos voltadas para a segurança, umas atuam nas rodas, pedal de travão, acelerador e até na suspensão, melhorando a performance em situações de emergência.
Outras vêm para aprimorar a forma de condução do motociclista e alertar sobre possíveis erros, ou para fazer intervenções durante a condução.
Agora vamos conhecer os principais destaques entre essas tecnologias.
RBW – RIDE-BY-WIRE – Acelerador EletrônicoMais conhecido como acelerador eletrônico, é o fim do sistema de acionamento do acelerador mecânico via cabo. Este sistema utiliza um potenciômetro no punho de aceleração, que informa a ECU (Engine Control Unit) sobre a variação ou o posicionamento do acelerador. Os dados são tratados pela central, que pilota o sensor de posição da borboleta, abrindo e fechando quando necessário.
TCS – TRACTION CONTROL SYSTEM – Sistema de Controle de TraçãoCom a utilização de sensores nas rodas, fica possível detetar instantaneamente a diferença de velocidade entre a roda dianteira e a traseira, que seria a deslizante. Por meio da comparação dos dados pela ECU, a tecnologia realiza o retardamento da ignição para que a moto possa recuperar a tração.
MSC – MOTORCYCLE STABILITY CONTROL – Controle de Estabilidade para MotosCom o controle de estabilidade, o motociclista pode travar e acelerar em retas e curvas sem perder o desempenho dinâmico da moto, mantendo a moto na posição desejada. Fazendo análises como, por exemplo, da velocidade da roda, do ângulo de inclinação, aceleração, travagem de pressão, entre outros dados, os sensores passam todas as informações para a ECU, que é responsável por comandar o sistema ABS e o controle de tração.
RLM – REAR WHEEL LIFT MITIGATION – Anti elevação da Roda TraseiraEste recurso evita que haja o levantamento indevido da roda traseira em caso de uma travagem de emergência, o que desestabilizaria a moto. Mais conhecido como RL, o sistema atua por meio do ABS para o alívio das aplicações de forças na roda dianteira.
IMU – INERTIAL MEASUREMENT UNIT – Unidade de Medição InercialO sistema combina o uso de giroscópios e acelerômetros para analisar a movimentação do veículo em várias direções, como inclinação, guinada e aceleração, para os seis eixos. Com os dados transmitidos para o ECU, os demais sistemas são acionados para o devido controle da moto.
Fonte: Cesvi Brasil