Autor Tópico: App para motociclismo SCENIC  (Lida 1943 vezes)

Junho 26, 2017, 16:04:54, 16:04
Lida 1943 vezes

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Boas pessoal,

Depois de usar umas quantas apps de planeamento de rotas e gravação das mesmas, que já nem me lembro o nome de tão boas que eram, venho agora aqui mostrar a app SCENIC.

Esta app apenas está disponível para o sistema iOS (iPhones) e para já desempenha bem o seu trabalho.

Em termos básicos, esta aplicação deixa planear uma rota e segui-la ou simplesmente serve como um normal GPS mas com a particularidade de traçar e gravar, caso queiramos, o percurso que fizemos.

É também uma aplicação paga mas as limitações que tem a versão livre servem muito bem o propósito.
Talvez o único senão nesta versão livre é não ter condução por voz mas para mim...não faz diferença!

Ainda ando a descobrir as potencialidades da app mas para já...estou satisfeito.

Experimentem (quem tenha iPhone)

Scenic: Motorcycle Navigation, Planning & Tracking por Guido van Eijsden
https://appsto.re/pt/wsW8ab.i


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Junho 26, 2017, 19:21:33, 19:21
Responder #1

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Para já estou muito satisfeito com o sygic e nem por isso com a pirelli diablo porque me dá inclinações que nem um profissional   :nempenses:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 26, 2017, 21:15:16, 21:15
Responder #2

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
O sygic é um GPS convencional...e esta aplicação é um "GPS" diferente do convencional.
Vou tentar colocar um vídeo para perceberem melhor do que se fala.

Junho 26, 2017, 21:16:28, 21:16
Responder #3

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco

Julho 24, 2017, 02:49:02, 02:49
Responder #4

AVPrendas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 48
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati / Honda
  • Modelo Motociclo: MTS S Red / PCX 125
  • Localidade: Porto
Já fiz dwnld e no momento oportuno irei experimentar, parece TOP

 :ok:
ducati escreve-se com letra pequena

Julho 24, 2017, 09:51:55, 09:51
Responder #5

zepedro

  • Visitante

Essa Scenic parece ser muito interessante! A semana passada dei umas voltinhas e andei a testar.
Como disse o companheiro Sal, não se trata de uma app GPS para navegação convencional. A vantagem é que se pode criar uma rota predefinida e seguir essa rota.

Por exemplo, vamos imaginar que queriamos fazer a estrada nacional 222, junto ao Douro entre Entre-os-Rios e Pinhão. Estando num dos lados e programando como destino o outro, um TomTom ou equivalente vão mandar subir para a autoestrada porque é mais rapido. Mesmo que se programa para evitar as autoestradas, o mais provavel é que haja qq trajecto que não é bem aquele que queremos.

No Scenic podemos configurar a rota exata que se quer seguir e ele vai-nos guiando por ai.
Há dois anos, quando fiz a N2 senti uma falta enorme de algo deste tipo, que indicasse não o caminho mais perto, mais rápido ou com mais curvas, mas sim o exacto, sem sair de uma estrada concreta!
Na altura criei a rota no google Maps e importei-a em formato GPX num GPS Garmin de caminhada.



Funcionou mas não é conveniente, principalmente devido às reduzidas dimensões do ecran.

Desde essa altura que ando há procura de uma app que permita criar ou pelo menos importar rotas em GPX para o telemóvel.
Há coisa de um ano que uso uma app chamada inRoute (uso iphone e penso que existe tb para android). É fantastica para planear as viagens, permitindo definir pontos de inicio, passagem e fim, ordenando os pontos para melhor caminho. Dá a elevação e nivel de curvas esperado ao longo do caminho etc.

https://www.youtube.com/watch?v=wFB3SZ7TKps

No entanto, apesar de ser tão boa na parte de planeamento, na navegação não o é. Apenas tem visão 2D do mapa, os botões são minusculos, as informações de fim de viagem tb nao se conseguem ler em andamento.

O Scenic parece resolver isso e ser bom para navegação. Com o Scenic o que tenho feito é planear a viagem no inRoute, exportar em GPX e importar directamente no Scenic.
Funciona e é promissor. Mas de momento ainda crasha por vezes. Pelo que testei os avisos tb não sao dados exatamente no momento certo, mas vive.se bem com isso.
O Scenic tem ainda uma base de dados onde os utilizadores podem partilhar passeios e dar informações e pontuação aos mesmos. Mas até agora em Portugal não há nada ou quase nada!
Ainda me falta testar muita coisa antes de ter uma opinião mais formada, principalmente sobre o que ele faz quando saimos do trajecto definido. Um GPS convencional replaneia o melhor trajecto para o ponto final. Neste caso ainda nao percebi o que ele faz, se planeia para o ponto seguinte, anterior ou mais proximo do local onde se está.

É bastante promissora de qq modo, a minha principal queixa é que crasha de vez em quando, mas isso será certamente resolvido!

Abraços!

ZeP





Julho 24, 2017, 16:41:19, 16:41
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Normalmente uso o google maps para tudo.
Nunca senti necessidade de andar a instalar aplicações nem andar a inventar muito.

Por exemplo...
Muito rapidamente criei agora no pc uma rota

 que começa em Coina e acaba na Campa do Preto. Com passagem obrigatória pela Picha, Bustos e Colo do Pito.



Depois de satisfeito com a rota do meu passeio, mandei para o telemóvel a partir do link criado para o efeito.
Como a google account é a mesma no browser e no telemóvel, de imediato recebi a notificação no telemóvel



Basta carregar... que o google maps trata do resto:



Pode não ser o método mais perfeito.
Mas funciona e não é necessário reinventar a roda.


Julho 24, 2017, 16:54:16, 16:54
Responder #7

twin-pt

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***
  • João Mestre / twin-pt

  • 1203
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Escolha fascinante de pontos de passagem...  :napodeser: :napodeser: :napodeser:
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Julho 24, 2017, 19:06:45, 19:06
Responder #8

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Normalmente uso o google maps para tudo.
Nunca senti necessidade de andar a instalar aplicações nem andar a inventar muito.

Por exemplo...
Muito rapidamente criei agora no pc uma rota

 que começa em Coina e acaba na Campa do Preto. Com passagem obrigatória pela Picha, Bustos e Colo do Pito.



Depois de satisfeito com a rota do meu passeio, mandei para o telemóvel a partir do link criado para o efeito.
Como a google account é a mesma no browser e no telemóvel, de imediato recebi a notificação no telemóvel



Basta carregar... que o google maps trata do resto:



Pode não ser o método mais perfeito.
Mas funciona e não é necessário reinventar a roda.
Sim, mas enquanto estás a andar, tenho ideia que o Google Maps facilmente te altera a rota.
Ela não é, portanto, fixa, como seria desejável.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Julho 25, 2017, 18:36:59, 18:36
Responder #9

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Lembrei-me de experimentar mas a app não me aparece no telefone, deve ser só para iPhone.
Encontrei outra que parece interessante eatsleepride alguém conhece?
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 26, 2017, 01:47:27, 01:47
Responder #10

Grandpa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 96
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Forza 300
  • Localidade: Sintra
Lembrei-me de experimentar mas a app não me aparece no telefone, deve ser só para iPhone.
Encontrei outra que parece interessante eatsleepride alguém conhece?
Em teste.
Como registo de percursos funciona bem.

Enviado do meu GT-N5110 através de Tapatalk