Autor Tópico: Apps Android para acompanhar Intercomunicadores  (Lida 3034 vezes)

Fevereiro 10, 2018, 20:03:38, 20:03
Lida 3034 vezes

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Caros,

Tal como prometido no tópico do intercom BT-S2 aqui vão duas pequenas reviews sobre apps que podem usar para complementar os vossos aparelhos  ;)


Grande parte dos modelos de Intercom mais em conta não trazem a funcionalidade de comandos por voz.


Seguindo o espírito que sempre acompanhei aqui no fórum, venho partilhar com vocês umas dicas sobre como ultrapassar essa questão, desde que usem um smartphone conectado ao intercomunicador.


Obviamente a utilidade dependo do tipo e funcionalidades do Intercomunicador que possuem. O meu não tem comandos por voz, por isso uso isto para atender automaticamente chamadas de certos números pré-definidos.


Vou falar de aplicações para Android mas tenho a certeza que  devem existir equivalentes para Windows Phone ou iOS/iPhone.


Existem aplicações que nos permitem automatizar operações mediante certas condições e parâmetros. Basta definir umas quantas regras, e facilmente se consegue que o smartphone atenda uma chamada de forma automática, por exemplo após 3 toques, e apenas se detectar que está ligado a um dispositivo por bluetooth.


Começo pela mais simples:

Agent - do not disturb & more

Link:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tryagent


No modo Drive além de outros automatismos úteis, permite definir regras para:

1) Atendimento (ou rejeitar) automático ou por voz (falar para atender, versão em testes)
2) Respostas padrão automáticas por SMS (vou a conduzir, ligo mais tarde, etc)
3) Definir períodos de operação (7h às 20h, etc)
4) Ler automaticamente SMS e/ou mensagens por voz
5) Selecionar conjunto de contactos para usar nos atendimentos automáticos (rejeita os que não estão nessa lista)



Macrodroid

Esta é mais complexa de configurar, mas com um pouco de paciência conseguem-se resultados excelentes e tornar o nosso (suposto!) "smart" phone realmente..... SMART!

Link:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.arlosoft.macrodroid


Esta app permite criar virtualmente todas as acções automáticas que precisamos, relacionadas com tudo o que o nosso smartphone consegue disponibilizar!

Para perceberem melhor, explico com um exemplo práctico.


Nos primeiros tempos em que dei início a esta aventura das duas rodas que a Maria, naturalmente, ficava preocupada de manhã e exigia(!) que eu lhe enviasse sempre um SMS quando chegasse ao trabalho.


Como sou muiiiiitaaaa preguiçoso, deitei logo mãos à obra para não ter que me lembrar de me lembrar de enviar o dito SMS!!!


Resumindo, bastou instalar o MacroDroid e configurar assim:

1) Acção: enviar SMS para 96xxxxxxx

2) Trigger/gatilho:
Quando detectar a rede WIFI do trabalho com o nome XPTO

3) Condicionantes: entre as 07h e as 20h, e apenas dias de semana

4) Mostrar notificação que o SMS foi enviado

Feito!!!

Desta forma, nunca mais me preocupei em não me esquecer de enviar o dito SMS: assim que entro no meu piso, a app MacroDroid encarrega-se disso por mim  _pol_


Para os mais atentos, sim, tive que brincar um pouco com variáveis (true/false) e mais umas acções para evitar que sempre que fosse à rua ao café e voltasse a entrar, lá ia novo SMS para a patroa!   _Rolley_


Com uma sequência de acções resolvi o assunto:
> Quando entro no trabalho e se liga ao WifI XPTO a macro verifica se a variável WORK=FALSE e envia o SMS; em seguida marca a variável WORK=true;
> A partir daí, a cada vez que se volta a ligar ao mesmo WifI no mesmo dia (saídas e entradas), executa o conjunto de acções definidas excepto enviar o SMS (porque WORK=true);
> Ao entrar em casa, tenho outra acção que corre ao ligar-se a rede WiFi de casa e simplesmente marca a variável "WORK=false"
> Assim, no dia seguinte WORK=false na primeira vez que entrar no trabalho -- e envia o SMS ;)


Como existem utilizadores a partilhar conjuntos de "macros" (sequências de acções) rapidamente chegam lá, com base em uma delas (templates).

Nota: já suporta algumas acções com comandos de voz (Inglês ou Brasileiro), mas obviamente depende do telemóvel e requer algum tempo de habituação. Explorem as macros que permitem fazer isso.


Para configurar o atendimento automático fazer algo deste género:

1) Acção: atender chamada + aumentar volume max

2) Trigger: ao chegar chamada voz

3) Condições: se dispositivo [nome do intercomunicador] estiver ligado por Bluetooth + se a chamada for de um dos números da lista X, etc.



Para configurar leitura por voz das SMS, fazer algo deste género:

1) Acção: aumentar volume + ler por voz SMS

2) Trigger: ao chegar SMS

3) Condições: se dispositivo [nome do intercomunicador] estiver ligado por Bluetooth + se SMS for enviada por um dos números da lista X, etc.



Só uma nota sobre o consumo de bateria:

Este tipo de aplicações tem a má fama de consumir bastante bateria nos smartphones - e com alguma razão, se abusarmos.

O problema por norma prende-se com o uso excessivo do GPS / serviços de localização, que nos permite facilmente despoletar acções com base no local onde estamos.

O que não podemos é ter uma ou mais macros a verificar a posição GPS a cada 5 minutos sem consumir mais bateria que o normal!
Não fazendo uso disso consome o mesmo que qualquer outra app em operação.

Razão pela qual optei por usar como trigger a detecção das redes WiFi em vez da localização do meu escritório ;)



Explorem a app!

Vale a pena e tenho a certeza que vão encontrar outros usos bem úteis não relacionados com condução  :))

Exemplo: e que tal porem o MacroDroid a "falar" em alta-voz as mensagens SMS quando vão na mota/carro com o Bluetooth ligado?


Boas curvas e bom fim semana!

« Última modificação: Fevereiro 10, 2018, 20:07:25, 20:07 por replicantz »

Fevereiro 10, 2018, 20:49:46, 20:49
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Essas aplicações funcionam em todos os telemóveis?
Mesmo aqueles que de Bluetooth tenham apenas as características básicas tipo A2DP ou LE?
Ou isso não interfere nessas apps?

Obrigado pelo post - interessante!  :nice: :convivio:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 10, 2018, 21:07:58, 21:07
Responder #2

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Só testando.

Podem apresentar algumas limitações relacionadas com a versão do Android ou até do próprio bluetooth.


Sent from my Mi A1 using Tapatalk


Fevereiro 10, 2018, 22:11:27, 22:11
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Bom post :) quando puder vou verificar.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 24, 2020, 11:48:34, 11:48
Responder #4

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Não sei se já alguém experimentou... mas parece que esta funciona bem!

HelmChat.eu (Motorcycle Groups Chat)
https://helmchat.eu/?fbclid=IwAR01nW03WAdgTG4fifhdnKyV92ufF1l3HcWdtxRZpNg-mI9Zx-xVQMkwbBE
https://play.google.com/store/apps/details?id=eu.helmchat.meet

Para quem usa iphone pode usar o "jitsi" (mas é preciso mudar na aplicação o "server url" para meet.helmchat.eu), aplicação esta na qual este "helmchat.eu" se baseia mas sem a função de camera (video), apenas audio.
https://jitsi.org/downloads/
https://apps.apple.com/pt/app/jitsi-meet/id1165103905
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 25, 2020, 19:35:36, 19:35
Responder #5

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Olhando á lógica de funcionamento, parece porreiro.

Não sei é se não consumirá muitos dados 3G/4G em viagens mais longas, se as conversas forem frequentes. Há que manter isso debaixo de olho e ir percebendo o rate de gastos.

Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk


Dezembro 25, 2020, 23:20:10, 23:20
Responder #6

MaisUm

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 208
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    A estrada é o caminho.
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT 2020
  • Localidade: Setúbal
Olhando á lógica de funcionamento, parece porreiro.

Não sei é se não consumirá muitos dados 3G/4G em viagens mais longas, se as conversas forem frequentes. Há que manter isso debaixo de olho e ir percebendo o rate de gastos.

Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk
Pelo que dita o site, consome cerca de 30Mb/hora, mas deverá permitir que o pessoal se junte em bate-papo, trocando informação enquanto conduz, e a distancia não será problema, pode até ser o próprio pendura ou a moto-vassoura do grupo.... boa dica.
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
Spritmonitor.de" border="0

Dezembro 26, 2020, 11:49:28, 11:49
Responder #7

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1931
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Não sei se já alguém experimentou... mas parece que esta funciona bem!

HelmChat.eu (Motorcycle Groups Chat)
https://helmchat.eu/?fbclid=IwAR01nW03WAdgTG4fifhdnKyV92ufF1l3HcWdtxRZpNg-mI9Zx-xVQMkwbBE
https://play.google.com/store/apps/details?id=eu.helmchat.meet

Para quem usa iphone pode usar o "jitsi" (mas é preciso mudar na aplicação o "server url" para meet.helmchat.eu), aplicação esta na qual este "helmchat.eu" se baseia mas sem a função de camera (video), apenas audio.
https://jitsi.org/downloads/
https://apps.apple.com/pt/app/jitsi-meet/id1165103905

Antes e comprar os meus Intercom, testei várias dessas App, algumas inclusive a pagar.
Esquece isso, elas de facto funcionam e algumas nem requerem dados, tens desde WIFI Direct a Bluetooth mas, o problema é sempre o mesmo, têm um delay que as torna inúteis.

Hoje em dia se não fores muito exigente já tens intercom baratos que funcionam muito bem. Eu por exemplo comprei uns Vimoto6 e faço viagens de dois dias sem precisar de os carregar, e como já pudeste testemunhar vou sempre na conversa com a esposa. Estão permanentemente emparelhados com os telemóveis e permitem receber ou realizar chamadas, utilizar o GPS ou simplesmente ouvir musica, a qualidade do som é muito boa, (Não é nenhum HI-FI), a bateria carrega com um usb qq em 10m o que permite recarregar mesmo na mota com um simples cabo e telemóvel. trazem os acessórios todos para montagem em capacetes fechados, abertos ou modulares. Prometem a possibilidade de interligar até 10 intercomunicadores e de facto já testei com 4, funciona bem mas apenas em linha aberta para todos, o contra é que tem um alcance reduzido max. uns 10m depois perde ligação. Custaram com portes cerca de 70€
Mas há muitas outras opções...
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas