Autor Tópico: Adicionar acessórios electrónicos em motos menos recentes  (Lida 1022 vezes)

Julho 08, 2019, 20:18:11, 20:18
Lida 1022 vezes

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Cada vez se torna mais comum em qualquer moto que seja lançada (acima de 500cc) venha apetrechada com equipamentos e acessórios electrónicos que nos facilitam a condução, tornando-a mais segura.

E para quem está contente com a sua moto não tão recente mas que gostava de ter acesso a essas "inovações", sem ter que mudar de moto já ?

Já é possivel!

Para quem pensa em adicionar "controlo de tracção" na sua moto que apenas tem ABS, existe por exemplo o IRC Traction Control em dois modelos genéricos (Race e Estrada) ou para modelos específicos (marca, modelo).
[pelo nome da marca, uma pessoa não precisa de instalar o mIRC nem por exemplo o ninjascript...  :lolol: pois o mecânico dá conta do recado...]

exemplo modelo Race
http://www.ircstore.com/irc_en/traction-control-irc-race.html
https://www.dragobike.com/drago_en/traction-control-irc-race.html







Há pelo menos uma loja por cá que comercializa:
(modelo estrada, 479€ já com IVA) https://jbs-motos.pt/index.php?id_product=2201&controller=product&id_lang=2
(modelo race, 590,40€ já com IVA) https://jbs-motos.pt/index.php?id_product=2202&controller=product&id_lang=2
Por 148,29€ já com IVA, existe um interruptor de selecção de modos do controlo de tracção, da marca BAZZAZ: https://jbs-motos.pt/index.php?id_product=2396&controller=product&id_lang=2 e por 91,25€ já com IVA, pode-se adicionar a luz avisadora dessa mesma marca: https://jbs-motos.pt/index.php?id_product=3325&controller=product&id_lang=2
Existe ainda em alternativa um selector "mais pratico" por preço de referencia 191,56€: http://www.ircstore.com/irc_en/handlebar-control-racing-5-button.html

E que mais acessórios deste tipo, se pode "actualizar a nossa moto" ?

-Launch Control https://jbs-motos.pt/index.php?id_category=25996&controller=category&id_lang=2
-Anti Wheelie https://jbs-motos.pt/index.php?id_category=25995&controller=category&id_lang=2
-(os já conhecidos) Quickshifts https://jbs-motos.pt/index.php?id_category=25993&controller=category&id_lang=2
-alarme de temperatura de pneus http://www.ircstore.com/irc_it/cta-tyre-temperature-control.html

As questões pertinentes:
-será que vale a pena face ao custo das peças e mão de obra ?
-serão estes equipamentos realmente seguros e que oferecem fiabilidade identica aos equipamentos que vem instalados de fabrica nos novos modelos de motos ?
-....

Os experts devem pensar tipo: "não preciso dessas porcarias" ou "isso é para betinhos" ou "com o custo disso dá para X pneus"  8)
 
« Última modificação: Julho 08, 2019, 20:25:43, 20:25 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Julho 08, 2019, 21:14:59, 21:14
Responder #1

António Teles

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 476
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Viva,
Tive a ver os links e efectivamente são peças que não são para todos. Gostei especialmente da que impede de fazer cavalo no arranque pois é uma sensação única um arranque forte em que quase o guiador nos foge das mãos. No entanto com o passar dos anos estava mais inclinado, pois não sei se se vende em um ABS mesmo que fosse só para a roda da frente. Sabes se existe?
A ver se paro quieto?! 🏍

Julho 08, 2019, 21:58:34, 21:58
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Eu nem sabia que poderia ser colocado numa moto, como acessório, o Launch Control.  :corado:
Sei que algumas motos de cross até têm. A bem dizer é algo mais conhecido em carros desportivos. Pelo menos por mim falo....

Se tiver associado o anti wheelie, é coisa para perto de 300€.

Sinceramente não faço ideia se é um preço caro ou não.  :-X

Obrigado pela partilha.  :convivio:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 09, 2019, 00:26:22, 00:26
Responder #3

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Gosto da designação "race" atribuída a  equipamento cujos regulamentos de competição não permitem!
 :D


Julho 09, 2019, 09:16:04, 09:16
Responder #4

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Nem sabia da possibilidade de se poder instalar estes apetrechos posteriormente. A maior parte deles recorrem a dois sistemas: o do ABS e seus sensores e o do acelerador sem fios.
Obrigado pela partilha.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Julho 09, 2019, 11:01:24, 11:01
Responder #5

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Entretanto a fazer uma pesquisa "superficial" na net já vi que não é uma única marca a operar neste "nicho de mercado".
[A Bosch/Siemens fabrica para as marcas mas não comercializa directamente para o mercado aftermarket]

Outras questões que me surgem são:
- Como será quando as inspecções vierem para ficar?
- Existe forma de "homologar" este acessório no "livrete" (DUA) ? (para não haver equívocos de leitura, a questão é se se consegue mesmo homologar...)
- No seguimento da questão anterior... como será e o que pode acontecer numa operação stop vulgar após o agente de autoridade verificar a existência daqueles "botões e luzes extra" que se notam ser acessórios adicionais ?
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Julho 10, 2019, 02:23:42, 02:23
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Acho que a derradeira questão passa por: Até que ponto podemos confiar numa adaptação deste género?
É que parece-me demasiado... artesanal.
Se aqueles interruptores fazem mesmo parte do kit, fico curioso qual o resultado se apanharem chuva.

Outras questões que me surgem são:
- Como será quando as inspecções vierem para ficar?
- Existe forma de "homologar" este acessório no "livrete" (DUA) ? (para não haver equívocos de leitura, a questão é se se consegue mesmo homologar...)
- No seguimento da questão anterior... como será e o que pode acontecer numa operação stop vulgar após o agente de autoridade verificar a existência daqueles "botões e luzes extra" que se notam ser acessórios adicionais ?

Quanto ás inspecções... há pelo menos 12 anos que se fala nelas! E pouco ou nada se sabe.
Assumindo que podem começar a qualquer momento, o ideal é evitar alterações irreversíveis.
Quanto muito perde-se dinheiro, mas há sempre possibilidade de voltar ao estado original.

Quanto a homologação... não sei ao certo qual o objectivo.
Não me parece que alguém vá confirmar pelos documentos se trás controlo de tracção porque as que o trazem de origem também não o indicam.
O código da estrada tem "ferramentas" necessárias para que se a polícia assim o entender, qualquer coisa encaixe como "alteração ao veículo" e multar por isso. Até uma top case se encaixa na descrição se necessário.
Existem mecanismos para homologar no livrete equipamento que é comercializado como tal. (exemplo dos escapes)
Tal como para modificações á estrutura do veículo (exemplo de motos como as do inem) mas implicando sempre um projecto assinado e um documento da marca, a que acrescem uma inspecção B e mais burocracia e dinheiro.

No caso desse gingarelho.. duvido que tenha documentação necessária para que aplicável.

E se fores apanhado numa operação stop... desde que não te armes em parvo, não estejas alcoolizado e tenhas os documentos em dia não haverá grande stress. Não é habitual darem muita atenção a mais do que isso.
Já fui mandado parar inúmeras vezes em motos sem piscas, espelhos e com escapes barulhentos e nunca me aborreceram com isso.
E não foram 2 ou 3 vezes. Foram largas dezenas.. demasiadas para que possa dizer que "tive sorte".

Agora... pergunta a ti próprio é se justifica torrar algumas centenas de euros num sistema artesanal cuja fiabilidade e eficiência é questionável.

« Última modificação: Julho 10, 2019, 02:25:15, 02:25 por dfelix »

Agosto 27, 2019, 17:45:08, 17:45
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Estava-se por aqui a falar de adaptações e gingarelhos artesanais.

Pois bem...

Seja a máquina mais recente ou mais antiga, vejam este trabalho de DIY (Do It Youself) para se sentirem inspirados em fazer o mesmo...

Não vale começarem à gargalhada..   :-\

LINK para vídeo...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama