Autor Tópico: Capacete Inteligente: Tali Connected  (Lida 1396 vezes)

Janeiro 14, 2020, 17:40:42, 17:40
Lida 1396 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Capacete Inteligente: Tali Connected






No CES, em Las Vegas, foi apresentado (mais um) capacete inteligente.
Neste caso vem de França e trata-se do Tali Connected.

Trata-se de uma startup francesa e que apresentou um conceito de capacete que tem como objectivo tornar o motociclismo mais seguro. :nice:

Além de permitir a conexão com o smartphone via Bluetooth e de todas as funções poderem ser controladas por comando de voz, também permite ser localizado se for roubado, pois envia os dados GPS para o telemóvel do proprietário.

Também tem a função, em caso de acidente, de fazer uma chamada de emergência de forma autónoma.

Para lá disso, incorpora brake light e que pelas imagens que já pude ver...é coisa que chama bastante à atenção pela intensidade e dimensões.

Isto além de incorporar também Leds no capacete e que servem de piscas adicionais. Claro...desde que a moto tenha Bluetooth para permitir a ligação.

Foi desenvolvido ao longo de 3 anos e por agora aguarda a certificação Snell e DOT, esperando-se que este capacete todo high-tech chegue ao mercado no final no ano.  :nice:






Se quiserem saber mais, vejam aqui a página oficial:  https://taliconnected.com/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 14, 2020, 19:48:24, 19:48
Responder #1

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
As specs parecem decentes, já o design... ca coisa mais feiosa

Mas até sou gajo para comprar uma coisa destas se vier a preço razoável.

Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk


Janeiro 14, 2020, 22:16:48, 22:16
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Aqui está a versão real do mesmo... :nice:

Quanto a preço, por aquilo que li, é de esperar qualquer coisa como 1.100€.
É o preço a pagar por um capacete que aposta muito na  tecnologia e ligação com a segurança.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 14, 2020, 22:41:56, 22:41
Responder #3

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
1100 eur? Daassss
Lá teremos de esperar uns aninhos e/ou que os chineses entrem no mercado.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Janeiro 15, 2020, 07:56:36, 07:56
Responder #4

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Não vi as características todas do capacete, porém, quase aposto que os chineses ja inventaram uma "lanterna vermelha" que se cola atrás de qualquer capacete, que tenha a função de acender essa luz quando a velocidade abranda e que não custe mais de 20€.

Nos dias de hoje isso é uma brincadeira de crianças para eles, provavelmente é conectado a um smartphone por bluetooth e sempre que houver desacelerações a luz há de acender.

Para ser uma coisa mais séria/correta, o dispositivo devia estar ligado à centralina e dessa forma a luz só acenderia se o travão fosse pressionado.

O que acontecerá quando entramos num tunel e se perde o sinal de GPS? Ou quando andamos onde não há sinal nenhum?

Janeiro 15, 2020, 08:11:37, 08:11
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Este tipo de capacetes tenderá a ver o seu preço diminuído com o passar do tempo.
É o que costuma acontecer e é normal sair com um preço alto...

Os Chineses podem ter sistemas baratos que são acoplados (não tenho dúvidas que os tenham), mas não será a mesma coisa nem tem a mesma qualidade.
Seja por não serem totalmente estanques, ou porque a luz emitida não é tão forte, ou porque não tem estes sistemas de piscas integrados, ou porque não tem os comandos por voz que este já tem para as funções de comunicação, ou o sistema de localização por via de furto, etc...

Aliás, por aquilo que vi numa imagem, até produz uma luz Led de cor branca na zona frontal, para auxiliar na iluminação do caminho.  :nice:



« Última modificação: Janeiro 15, 2020, 08:14:20, 08:14 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 15, 2020, 09:41:29, 09:41
Responder #6

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Nem mais.

É precisamente por isso que existem sistemas como o dGuard a custar ~600 Eur e requerem instalação certificada, e depois temos as versões chinesas a custar algo entre os 10 e os 80 Eur. "Parece" que até fazem umas coisas...

Outro bom exemplo é no campo das GoPro e restantes "GoPro killer" que aparecem às dúzias por mês... só que não!
O hardware não está lá, a qualidade de construção, controlo qualidade, etc. não estão lá. E isso nota-se e bem, especialmente quando se dá uso intensivo.

A única marca que talvez se diferencie por apostar num nível de qualidade acima da média dos fabricantes do oriente é a Xiaomi. O compromisso preço vs. qualidade ainda é excelente (já foi bem melhor).


Noutro ponto de vista: este capacete justifica os mais de 1000 Eur pedidos?

Tendo em conta que começou a produção agora, percebo essa fasquia de preço. Tenderá a descer se conseguirem vendas suficientes para isso num período razoável.

Sem saber em pormenor como integraram e vão funcionar certas coisas é difícil avaliar se mesmo a um preço de ~600 é caro ou não.

Á partida na minha opinião está demasiado caro para o que oferece: não conta com nenhuma dashcam, o GPS integrado é coisa para 30 a 50 paus (custo produção + contrato anual com uma operadora), o sistema de luzes também não me parece rocket-science.

Não há detalhes, mas se o sistema de luzes e piscas está limitado a ser controlado apenas por motos que contem já com bluetooth de origem, isso reduz imenso o potencial clientes.

Apostam em um visor fotocromático que encarece e bem o preço final (por comparação, um da Shoei custa em média 200 Eur!). Seria um bom candidato a acessório optional a meu ver, e talvez permitisse aligeirar o PVP para a fasquia dos <1000 Eur.

E claro, com um price tag +1000 Eur resta saber em que nível se classifica em termos da funcionalidade essencial de um capacete: proteção. Falhando neste aspecto, não haverá "inteligência" que o venda.

Janeiro 15, 2020, 11:34:39, 11:34
Responder #7

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Não vi as características todas do capacete, porém, quase aposto que os chineses ja inventaram uma "lanterna vermelha" que se cola atrás de qualquer capacete, que tenha a função de acender essa luz quando a velocidade abranda e que não custe mais de 20€.

Nos dias de hoje isso é uma brincadeira de crianças para eles, provavelmente é conectado a um smartphone por bluetooth e sempre que houver desacelerações a luz há de acender.

Para ser uma coisa mais séria/correta, o dispositivo devia estar ligado à centralina e dessa forma a luz só acenderia se o travão fosse pressionado.

O que acontecerá quando entramos num tunel e se perde o sinal de GPS? Ou quando andamos onde não há sinal nenhum?

Nem isso: https://www.ebay.com/itm/Motorcycle-LED-Wireless-Full-Face-Helmet-Brake-Stop-Turn-Signal-Light-Indicator/174144807389?hash=item288bd6e1dd:g:7OEAAOSwJJxeDaKU

Pela módica quantia de 15€, mais coisa, menos coisa...

Falando no capacete deste topico... feiinho que dói, mas o aspecto não pode ser o mais importante quando se trata de segurança.
Mas, face á pouca oferta, ainda são muito caros.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Janeiro 15, 2020, 12:25:20, 12:25
Responder #8

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Tudo o que seja para melhoria da segurança activa e passiva do motociclista é bem vindo.

O único senão é por vezes por melhor que seja a intenção acaba por esbarrar em legislação europeia e "local" que poderá tornar por exemplo este capacete obsoleto se se pretender circular por exemplo em França... mas a titulo de exemplo... 
Espera-se que a legislação acompanhe mais celeremente todas estas inovações!

Por outro lado, com a implementação de iluminação traseira no capacete não poderá existir perda de capacidade e qualidade de minimizar os impactos em caso de queda.
Se perder um pouco dessa capacidade então será melhor abolir qualquer "inovação" deste género.

:convivio:
« Última modificação: Janeiro 15, 2020, 12:28:40, 12:28 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 15, 2020, 12:43:33, 12:43
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Parece que recebeu um prémio de inovação no CES, em Las Vegas...local onde foi apresentado.

Um youtuber brasileiro dedica um vídeo inteiro ao capacete.
E em vídeo parece mais interessante do que em imagens. Gosto bastante dos Leds que tem (ver min. 1:14) e da forma como estão dispostos.  :nice: Mas vendo-o de perfil, a parte traseira realmente podia estar um pouquito menos saliente.

Dentro de uns anitos, o preço terá garantidamente um corte de 1/3... ;) :you.bet:


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 15, 2020, 15:17:17, 15:17
Responder #10

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Obrigado pelo video, muito fixe!

Whhhaaatt!?!?!
Basta ligar "uma caixinha" à bateria da moto, e a coisa a partir daí consegue perceber quando travamos e até qual dos piscas acionamos?!
Isso é muito à frente  :stuck_out_tongue_winking_eye: