Autor Tópico: IOT das Motas - Novidades do Internet of Things  (Lida 1390 vezes)

Outubro 26, 2020, 20:16:58, 20:16
Lida 1390 vezes

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Este assunto começou a ser abordado ligeiramente no tópico da Harley-Davison Livewire, mas acho que merece um tópico próprio, pois é um tema que terá um boom na próxima década e algo que estamos habituados a ver nos filmes de ficção científica.

Para quem não faz ideia do que é a IOT, resumidamente, o que é?
É a funcionalidade dos aparelhos comunicarem connosco mesmo estando longe fisicamente. Simultaneamente a possibilidade de podermos operar esses aparelhos à distância.

Um exemplo muito usado da utilidade disto é um individuo estar a trabalhar de manhã ter deixado roupa preparada para lavar e ligar a máquina de lavar quando quiser.

Outro exemplo, deixar comida preparada no forno ou na Bimbi, ou pão na máquina de fazer pão, e durante o commute trabalho-caso ligar o forno ou a máquina do pão e ter comida quentinha ou pão acabado de cozer.

Um dos exemplos que há muito anos está a funcionar, são os serviços de fotocopiadoras e impressoras que agora as empresas é comum utilizar. (Renting com consumo incluido ou contrato de consumiveis).
As empresas que disponibilizam estas fotocopiadoras (Minolta, Xerox, seus revendedores) podem consultar a qualquer momento os níveis de toner e quantidade de impressões que todas as suas máquinas têm/fizeram pois estas comunicam estes dados para um endereço de IP.

Vi há cerca de dois meses uma reportagem, duma plantação agrícola gigantesca, em que os técnicos tinham umas sondas na terra e viam em tempo real no computador ou telemóvel a temperatura do ar, temperatura do solo, humidade do ar e humidade do solo em todos os pontos dos seus terrenos.

Um outro exemplo já à venda mas para nichos, pois ainda será não alcançável para a maioria das bolsas - a temperatura das casas. Consultar a temperatura da nossa sala, pô-la fresca se vamos encaloradas, ou quentinha se vamos enregelados etc. Muitos de nós, portugueses, ainda não conseguem ter um sistema de aquecimento que funcione bem e mantenha uma temperatura estável, isto é outro nível - para já.

E na motas?

Conhecem alguns exemplos desta tecnologia?

Já algumas coisas a caminhar para este sentido. São as conexões por Bluetooth. Não é a mesma coisa porque ainda tem que haver proximidade para a informação ser atualizada. (Mas caberão neste tópico, o princípio é o mesmo, o canal de comunicação é que é outro)

A Honda foi a primeira a avançar nisto.

O primeiro problema que a IOT pode ajudar está relacionado com um enorme problema nas motas: Os roubos. Então no Perú, no meio da selva a Honda conseguiu tornar-se líder de mercado porque instalou nas suas scooter um dispositivo de GPS+SIM Card, que comunica ao seu dono e à polícia a localização. (Já há alguns anos que empresas andam a vender isto, mas estes vêm de origem da Honda).

Vale a pena perder 3 minutos para ver do que se está a falar. (Passa a permitir também dar um link para outras pessoas - é bom para dar às esposas no Lés-a-Lés e permitir ver que estamos mesmo a correr Portugal não estamos na casa duma amante do outro lado da ponte  :lolol:)



Algumas eléctricas também já têm apps com informações sobre a mota.

A localização é a feature evidente. Outra coisa evidente é termos no computador todo o computador de bordo da mota.

Isto irá ainda permitir que empresas de estafetas avaliem os comportamentos e consumos dos seus estafetas.

No que respeita ao Bluetooth, temos a Kymco e a aplicação Noddoe. Já tive a oportunidade de a ver em funcionamento e é algo que vai nesse caminho. Quando se está perto da mota, temos no telemóvel e na mota o mesmo computador de bordo.
Podemos inclusive fazer um trajeto num mapa no computador e telemóvel e passar essa informação para a mota dando descanso ao telemóvel e à sua carga de bateria.



Outra funcionalidade engraçada é a bússola. Se estacionamos num sítio ou cidade que não conhecemos bem e queremos encontrar a mota, esta app trás uma bússola que aponta para a mota.

Alguém conhece mais algum exemplo deste tema? (Moto/Computador/Telemóvel).
« Última modificação: Fevereiro 15, 2021, 20:25:01, 20:25 por saraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Outubro 26, 2020, 20:21:42, 20:21
Responder #1

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1931
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
A minha Guzzi tem e a Piaggio também tinha um sistema semelhante a esse que referes da Kymco.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Outubro 27, 2020, 09:10:17, 09:10
Responder #2

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bom tema  :cool:

IOT é (ou tem potencial para ser) bem mais do apenas permitir-nos obter informação remotamente. Uma das vantagens e objectivos do IOT é dotar os devices de capacidade de comunicação mas também, na medida do possível, de inteligência para os tornar autónomos e executar certas tarefas por nós.

Exemplo:
Um frigorifico "IOTificado" pode ter estas funcionalidades, de forma cumulativa.

A base do sistema funciona por ligação à rede local e diversos tipos de análise aos produtos dentro do frigorifico (código barras, reconhecimento imagem, sensores de peso e cheiro, etc.)

A partir daí, podem ser adicionadas estas funções autónomas e/ou cumulativas:

- Detectar e manter uma lista das existências dentro do mesmo
- Manter lista da validade dos produtos
- Manter lista da composição dos produtos
- Analisar aromas que circulam dentro do frigorifico para detectar produtos em decomposição, contaminação, fungos, etc.
- Emitir alertas para remoção dos produtos estragados e/ou fora de prazo
- Enviar mensagem com recomendação de produtos alternativos com menos teor de açúcar/sal/gordura
- Criar automaticamente ordens de encomenda no serviço [Supermercado] Online para compra e entrega de produtos de reposição
- Sugerir receitas para as diversas refeições com base nas existências dentro do frigorifico
- ...

Já na área dos veículos, outro dos exemplos é um consórcio liderada pela Siemens que anda a testar à uns anos é baseado em mesh-networks.
O objectivo é que todo o tipo de veículos tenha uma ligação de rede permanente (Bluetooth, BLE/RSL10, WiFi, 4/5G...).
Por proximidade isso permitirá criar uma rede inteligente e totalmente autónoma para gerir o tráfego dentro das cidades, actuando nos comandos do próprio veículo bem como em toda a infraestrutura de suporte (semáforos, por exemplo).
O objectivo é que o sistema funcione como uma espécie de entidade viva, que faz a gestão do tráfego de forma inteligente e autónoma, da forma mais eficiente possível.

No caso específico das motos: temos assistido a um aumento da oferta em relação a dispositivos autónomos ou semi-autónomos, dotados de alguma inteligência e ligação em rede, mas nada de extraordinário, do que conheço.

Os exemplos mais directos são os trackers GPS e a integração de várias sistemas unificados em smart-helmets.
Mas acredito que existe ainda muita margem para progressão.

Um dos entraves tem sido a fragmentação dos vários sistemas.
Cada fabricante oferece um conjunto de certos recursos e funcionalidades, que muitas vezes acabam sobrepostos entre dispositivos.

Por exemplo, os GPS dedicados usam os seus próprios mapas em vez dos já presentes no smartphone. Que também tem chip GPS.
Requerem ligação Bluetooth para enviar as instruções para os auriculares/intercoms. Mas apenas isso.
Para termos deteção de queda com chamada/SMS automáticos para serviços emergência ou contactos, já requer outro dispositivo. Que também precisa de ligação Bluetooth aos auriculares para podermos falar com alguém em caso de queda e imobilização.

As motos têm uma centralina que contém dados em tempo real sobre todos os sistemas. Que não podemos usar porque não existe forma de obter os mesmos em tempo real por leitura via ligação Bluetooth, por exemplo. E que permitiria melhorar comportamento, estilo condução, rentabilizar combustível, obter alertas manutenção ou potenciais falhas, etc.

Não é por acaso que a maioria dos utilizadores passou a usar o smartphone em detrimento dos sistemas GPS dedicados.
Precisamente porque ainda assim é um dispositivo omnipresente que agrega a maior parte de funcionalidades e serviços.

Esta problemática é o motor dos chamados capacetes inteligentes: o objectivo é agregar o maior número de funcionalidades de forma integrada.

Para não fugir muito ao repto do tópico:
Na óptica IOT, o que considero de bastante interesse são todos os dispositivos que usam sensores e GPS para detectar quedas, e ligação GSM/2/3/4GB para iniciar uma comunicação de alerta aos serviços de emergência de forma totalmente autónoma.

É um excelente exemplo dos benefícios que se podem alcançar com dispositivos inteligentes, que funcionam de forma autónoma e com potencial para incrementar a nossa segurança em várias ordens de grandeza.
Um sistema destes pode, no limite e casos extremos, significar a diferença entre a vida e a morte - quando há uma queda naquela ravina em off-road e ficas ferido e imobilizado sem hipótese de recorrer a nenhum tipo de ajuda a não ser aguardar que te procurem. Ou o INEM saber exactamente quando e onde aconteceu e estarem lá a prestar assistência, no menor tempo possível.

E fico por aqui, que já me estou a alongar muito  :D
« Última modificação: Outubro 27, 2020, 09:19:44, 09:19 por replicantz »

Outubro 27, 2020, 09:49:56, 09:49
Responder #3

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Detesto isto.

Pareço um velho, mas é a minha verdade. E tenho formação na área e trabalho com, mas é uma coisinha fofa que se tornará num monstro.

Vejam o Matrix. É daqui a umas décadas/séculos (se o Planeta aguentar o esmifranço para produzir electricidade e chips e cenas para tudo isto que aí vem. E é imparável. E é por isso também que o detesto.

Mas do ponto de vista tecnológico é completamente fascinante.

Quem gosta de conduzir vai deixar de o poder fazer. Eventualmente.

Entre outras.

Bom tópico!!  :nice:
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Outubro 27, 2020, 10:17:08, 10:17
Responder #4

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1931
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente


Bom tema  :cool:


As motos têm uma centralina que contém dados em tempo real sobre todos os sistemas. Que não podemos usar porque não existe forma de obter os mesmos em tempo real por leitura via ligação Bluetooth, por exemplo. E que permitiria melhorar comportamento, estilo condução, rentabilizar combustível, obter alertas manutenção ou potenciais falhas, etc.



Lamento contradizer mas tanto a Piaggio como a Guzzi interligam com a Centralina via Bluetooth, é fornece em tempo real toda a informação por ela recolhida bastando para tanto instalar a App no nosso smartphone.
O módulo de comunicação não vem de série mas é um acessório disponível na marca por uns módicos 200 e picos €


http://www.multimediaplatform.vespa.com/eng/come_funziona.htm


https://www.google.pt/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://wide.piaggiogroup.com/en/articles/accessories/the-moto-guzzi-media-platform-connects-v7-iii-to-the-world/index.html&ved=2ahUKEwjpgIvBxdTsAhUqUBUIHTZ8C4UQFjACegQIBBAB&usg=AOvVaw1yXwPngkcmKUn4-KlNqz-V

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Outubro 27, 2020, 15:10:41, 15:10
Responder #5

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
MotardFeio: vê no próximo dia 2 de novembro a série na FOX "NEXT". Aborda alguns temas sobre IA. Pelo trailer parece-me ser bastante interessante.

Desculpem o "off topic"

Outubro 27, 2020, 19:44:07, 19:44
Responder #6

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
MotardFeio: vê no próximo dia 2 de novembro a série na FOX "NEXT". Aborda alguns temas sobre IA. Pelo trailer parece-me ser bastante interessante.

Desculpem o "off topic"
Já agendei no meu track t
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Outubro 27, 2020, 22:16:24, 22:16
Responder #7

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Sinal dos nossos tempos. Certamente o IOT vai crescer exponencialmente assim como outras tecnologias dentro da AI como ML (Machine Learning) e muitas outras (demasiadas para enumerar) que todas juntas combinadas... mudará o mundo como o conhecemos hoje a curto e médio prazo.

Como tudo no arranque das novas tecnologias dependem da adopção das mesmas. Preços de acesso as mesmas é elevados mas desce com o tempo e maior adopção dos consumidores.

O veículo automono é o dentro dos veículos para  transporte o próximo passo. Está em testes em varias cidades no mundo e será uma realidade num par de anos apenas.
Para isso a utilização uma serie de tecnologías, conectividade com o ambiente que nos rodeia, reconhecimento de objectos em imagens (exemplo de machine learning), aquisição de dados e processamento dos mesmos em tempo real, diversos sensors que eram tamanho de um caixote enorme e agora temos que ter atenção que não passem pelo intervalos entre os dedos da nossa mão... etc
Dos veiculos colectivos, aos individuais como as motos é um passo pequeno.

Muitos temas de segurança, privacidade, medo,  ética, e até auto determinação etc... sairam em grande para a opinião pública, e são realidade bastante real desculpem a redundância, alias é o impedimento principal e natural para o avanço destas tecnologias e com razão. Vejam uma *Modere a sua linguagem* duma app da covid o que deu.


 Eu utilizo bastante algumas destas tecnologias mas tenho meus limites bem definidos.
Nos exemplos do home automation ou Smart home como se queira chamar tenho à vontade uns 30 devices mas todos eles, ( excepto 2), que não saem para fora da rede local, não se ligam a nenhuma cloud é tudo local e dados, gráficos e automatismos todos locais.
Também não tenho os das marcas da moda caros philips, samsung, etc... mas alguns chineses bons, os do ikea são razoáveis e prontos e faceis de utilizar, e muitis outros feitos por mim e por isso acessíveis ou muitissimo mais acessíveis.

Na mota tenho uns projectos pendentes à espera de tempo... um abre portão automático, um deles é exactamente um alerta de emergência via LORA, se acontecer um percalço dar um sinal para um servidor.

Bom tema :)

Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Outubro 28, 2020, 08:44:39, 08:44
Responder #8

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
MotardFeio: vê no próximo dia 2 de novembro a série na FOX "NEXT". Aborda alguns temas sobre IA. Pelo trailer parece-me ser bastante interessante.

Desculpem o "off topic"

Will do so! Obg!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Outubro 28, 2020, 10:48:50, 10:48
Responder #9

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino

Lamento contradizer mas tanto a Piaggio como a Guzzi interligam com a Centralina via Bluetooth, é fornece em tempo real toda a informação por ela recolhida bastando para tanto instalar a App no nosso smartphone.
O módulo de comunicação não vem de série mas é um acessório disponível na marca por uns módicos 200 e picos €


E ainda bem que contradizes :)
Não sabia que já havia fabricantes a disponibilizar isso, mas ainda bem. É sinal que as coisas estão a evoluir ;)

Outubro 28, 2020, 11:00:10, 11:00
Responder #10

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Detesto isto.

(...)
Quem gosta de conduzir vai deixar de o poder fazer. Eventualmente.

Percebo inteiramente.

Com IOT e outras tecnologias já mencionados existe o potencial para dispositivos que nos ajudam e complementam na utilização de um veículo, seja moto ou não. E isso não é impeditivo de usar uma moto tal como o fazemos hoje, enquanto ganhamos automatismos em prol da segurança e/ou tarefas como navegação e comunicações.
É neste ponto que acho que a indústria tarda em unificar e melhorar a oferta.

Já numa outra vertente, e aí também partilho esse sentimento, há muita coisa a rolar e a dar os primeiros passos para fazer acontecer os veículos autónomos. Em que a tecnologia anula ou retira o factor humano da equação. Caminhamos para transportes partilhados, em rotas circulares, totalmente autónomos.

Nesse contexto: conduzir, retirar prazer da pilotagem?
Será privilégio de alguns em ambiente controlado, especialmente motos.
(Ou talvez não!)

Agosto 09, 2021, 11:28:56, 11:28
Responder #11

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Recupero este tópico para espetar aqui um  :offtopic:

Desejo a todos umas boas férias ou bom regresso de férias, conforme o caso e eu volto em setembro.

(Poderei dar uma olhada via tapatalk mas não acontecerá muito).

Este vídeo é uma brincadeira muito fixe, mas revela a parte negativa da tecnologia em que vivemos e que cada vez mais vamos viver.



 :fotografar:
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->