Autor Tópico: E Tu? O que pensas fazer (ou já fazes) pelo ambiente?  (Lida 67064 vezes)

Janeiro 27, 2020, 00:43:41, 00:43
Responder #150

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 713
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora


Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk


Janeiro 27, 2020, 01:29:24, 01:29
Responder #151

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Aquele momento em que acabas a noite no banco traseiro dum Zoe.. e lembras-te deste tópico.
 :pensador:


Fevereiro 04, 2020, 22:00:21, 22:00
Responder #152

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Estive a ler um artigo que me deixou muito preocupado e relativo a uma situação, no nosso país, da qual não tinha qualquer conhecimento.

A situação é bem pior do que poderia alguma vez imaginar ao nível dos aterros, já que Portugal está a tornar-se autenticamente a lixeira da Europa.

Ora leiam aquilo que é de alguma forma alarmante e de que todos deveriam ter conhecimento!!



LINK:  https://executivedigest.sapo.pt/ha-cada-vez-mais-lixo-a-chegar-a-portugal-e-vem-ai-mais-79-mil-toneladas-a-caminho/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 01, 2020, 11:05:38, 11:05
Responder #153

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Um artigo hoje publicado na CNN acaba por vir dar conta de uma realidade completamente distinta entre o antes e depois, no que toca à poluição.

Em menos de uma semana...e reforço novamente... em menos de uma semana, após ter sido efectuado na Índia um dos maiores lockdowns no planeta, o resultado nas emissões, no ar que se respira e na claridade que outrora parecia perdida, deu lugar a algo completamente diferente.

Aquilo que alguns dias de indústrias (milhares delas) paradas e de veículos na sua maioria impedidos de circular...foi capaz de fazer.


O antes e o depois...







O artigo da CNN hoje publicado...
https://edition.cnn.com/2020/03/31/asia/coronavirus-lockdown-impact-pollution-india-intl-hnk/index.html
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 01, 2020, 11:37:09, 11:37
Responder #154

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
É caso para dizer "se não morrermos da doença morremos da cura".

Tem-se visto em vários lados essa diferença na poluição, nos canais de Veneza, por exemplo.

Uma das coisas que este vírus poderia trazer de bom é se as empresas percebessem as vantagens de ter mais pessoal em regime de teletrabalho, desde logo a flexibilidade no horário, poder começar as atividades mais cedo, poder pausar o trabalho para levar os miúdos à escola, poder fazer uma pausa mais curta na hora de almoço e ainda assim esticar as pernas no sofá ou mesmo fazer uma sesta... mas acho que se não houver incentivos do Estado vai voltar tudo ao mesmo. Engarrafamentos, 2h diárias gastas só no trajeto casa-trabalho-casa...

Abril 01, 2020, 13:42:02, 13:42
Responder #155

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Se o vírus é apenas temporário, e isso é uma boa notícia para as pessoas, é uma mas notícia para o ambiente.
Além que o impacto nas economias provavelmente vai afectar as metas de despoluição, mais uns aninhos com o diesel
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 01, 2020, 16:15:30, 16:15
Responder #156

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Bem, eu admito que não faço os mínimos...
Veredicto?
-Culpado!

Procuro separar os resíduos, persistindo na crença que essa separação se mantém após a recolha nos ecopontos.
Tento controlar o consumo energético e de água, nem que seja pelo aspecto dos custos directos cada vez mais penalizadores.
Sempre que possível, equilibrando o custo, faço as minhas escolhas de consumo, evitando bens alimentares processados e ou pré embalados. Muita cozinha e muita logística... 
E devem ser esses os únicos atenuantes.

 Quanto ao resto, em termos ambientais, é só desgraças.
O meu padrão de consumo é fértil em "vícios" que nada contribuem para a sustentabilidade do nosso planeta.
Desde carros, motos , armários de roupas e sapatos, um manancial de equipamento electrónico (de preferência do ultimo modelo), aquelas ferias num destino exótico ou o cruzeiro de sonhos, álcool, tabaco, o culto das "mega-ultra superfícies comerciais,  actividades de lazer que consomem quantidades exorbitantes de energia e que não trazem qualquer valor acrescentado, etc, etc etc.....
E as nossas meninas, queimam gasolina...pois é...Culpado!

E será que eu desejo manter esse modo de vida?
  Sim, eu e todos os que fazem parte daquela franja de ~15% da população mundial privilegiada.
  E como se não bastasse, temos ainda uns  largos milhões de seres humanos nos países "emergentes" que muito legitimamente querem entrar para o clube.  Os actuais movimentos migratórios com destino à Europa ou EUA,  são um bom exemplo dessa aspiração.

Além do mais, a forma como funcionam algumas das cadeias de valor que sustentam o nosso modo de vida e a nossa "consciencia" ecológica, desviam as atenções do impacto que causam no seu inicio.
 Ou seja, é bonito ser "ecológico" desde que o impacto das minhas escolhas de consumo não caia no meu quintal, mas sim no outro lado do mundo.

 Fazendo a ligação ao tema principal do fórum (Motociclismo) , é um pouco o que penso sobre a onda da electrificação.
Para mim é claro e desejável que o futuro sejam os veículos eléctricos, o que ainda não me faz sentido de todo, é que a solução encontrada à luz da actual tecnologia, sejam as baterias de lítio.

 Há inúmeras soluções que surgem de todos os lados, desde células de combustível, uso de combustível sintético ou diferentes tecnologias de armazenamento químico de energia, sem recorrer a materiais raros e cujo processo de extracção/reciclagem agravem os problemas ambientais.

rápido exemplo:

Recriar o ciclo de carbono de forma industrial, recorrendo a energias renováveis

Esse processo existe desde sempre de forma natural, mas demorando muito tempo.
Fonte:
https://www.sunfire.de/en/


A tecnologia de baterias pode surgir de varias formas. Espero que se o caminho for esse, que surjam alternativas ao  Lítio, pois este  parece não ser a mais sustentável.
 
« Última modificação: Abril 01, 2020, 16:34:20, 16:34 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Abril 01, 2020, 17:48:52, 17:48
Responder #157

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Procuro separar os resíduos, persistindo na crença que essa separação se mantém após a recolha nos ecopontos.
...
Além do mais, a forma como funcionam algumas das cadeias de valor que sustentam o nosso modo de vida e a nossa "consciencia" ecológica, desviam as atenções do impacto que causam no seu inicio.
 Ou seja, é bonito ser "ecológico" desde que o impacto das minhas escolhas de consumo não caia no meu quintal, mas sim no outro lado do mundo.
...

De forma muito resumida disseste o mesmo que


Abril 01, 2020, 19:24:19, 19:24
Responder #158

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Nesse artigo está tudo, a realidade das visões cor de rosa dos ambientalistas, da opção pela electricidade esquecendo os seus custos ambientais, da opção pelo biodiesel esquecendo o custo de oportunidade, etc.
É facil ser ambientalista, e fica bem socialmente  :yeah:
Gente da cidade, diria um amigo meu :toma:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 01, 2020, 19:31:58, 19:31
Responder #159

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Mas se nada se fizer...nada muda.
É a realidade pura e dura!

Tem de partir de algum lado (parece-me que desde logo em nós mesmos) a mudança.

Assentar a ideia em que cabe aos outros fazer, ou então o pensamento de "não vai ser por minha causa que isto vai ter mudanças", pode ser mais lesivo do que se imagina.
Ou seja, se o pensamento de milhares ou milhões for idêntico...fica tudo na mesma, ou mesmo pior.

É verdade que todos somos consumidores e mudar algumas coisas não é de todo fácil. Concordo. Não é fácil e por mim falo...
Mas pequenos gestos de cada um, diariamente (nem que seja desde logo numa poupança de água nos banhos, ou na separação de lixo, para enumerar duas coisas fáceis), fazem a sua diferença.  :nice:

Tem de partir de nós mesmos algumas acções.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 01, 2020, 22:36:24, 22:36
Responder #160

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Mas se nada se fizer...nada muda.
É a realidade pura e dura!

Tem de partir de algum lado (parece-me que desde logo em nós mesmos) a mudança.

...

Tem de partir de nós mesmos algumas acções.  :)

Não sei se já viste ou não, mas deixo aqui uma sugestão para estes tempos de "reclusão" e isolamento.
 A PLATAFORMA
Está no Netflix. É um ensaio interessante sobre a natureza humana e a sociedade em que vivemos.

 quer seja no assunto deste tópico ou no momento que atravessamos, assenta que nem uma luva.

Vale mesmo a pena ver.
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Abril 01, 2020, 23:06:01, 23:06
Responder #161

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A natureza humana é particularmente complexa
E perante adversidades na vida, pior ainda...

Mais difícil fica pedir mudanças a quem pouco tem e para quem alterações na sua vida ou eventuais preocupações ecológicas estão no final das suas preocupações.

Cabe a todos os outros (largos milhões, entenda-se) tentar operar essa mudança.

Pouco que seja de cada vez, mas tem de ser...
O cientistas e as previsões que fazem não são de levar levianamente.

O assunto é mais sério do que se pensa.

Apenas e só no que toca à poluição, há que ter em atenção que a sujeição do corpo humano, de forma repetida, a altos níveis de poluição no ar, pode desencadear crises bastante graves em pessoas com asma ou doença pulmonar obstrutiva crónica.

Aliás, muitos dos casos de doenças pulmonares são atribuídos pelo pessoal médico ao que se respira no ar, já para não falar dos riscos para o coração, vasos sanguíneos e inúmeros casos de cancro.

Eu percebo perfeitamente a dificuldade na mudança.
Não é fácil mesmo mudar alguns hábitos.

Piora no caso de quem tem pouco e não o pode mesmo fazer.
Mas algo tem mesmo de mudar.

A queima de combustíveis fósseis como carvão e petróleo são 2 das coisas que podíamos perfeitamente passar sem os ter. Mas perfeitamente...

Que venham alternativas, a preço justo e rápidamente.
É o que se espera (ou deseja), apesar de os lobbys atrasarem isto bem mais do que o devido...  :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 14, 2020, 03:06:59, 03:06
Responder #162

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Estamos no meio de uma pandemia a nível mundial e temos, práticamente, o mundo a funcionar a "meio gás"... milhões fábricas espalhadas pelo mundo fora estão fechadas, milhões de carros a menos a circular nas estradas, milhares de aviões a menos a voar, etc, etc.

Básicamente as principais fontes emisoras de gases poluentes e de efeito de estufa, nomeadamente o CO2, a poluir a ritmos muito mais baixos do que o faziam anteriormente neste periodo de "quase" paragem mundial... até se consegue ver os Himalaias a centenas de kms de distância e, na India consegue-se ver o fundo de uma avenida, coisa que não acontecia antes... fantástico  :palmas:

E o que acontece aos níveis do "bicho papão do aquecimento global" na atmosfera, o CO2?

Em 6 meses...


No inicio do mês de Abril, a maioria do mundo estava a funcionar a 50% (ou menos), e os níveis de CO2 na atmosfera eram superiores ao níveis de CO2 em Novembro do ano passado  :toma:

No espaço de 1 ano...


No inicio do mês de Abril, os níveis de CO2 estavam mais altos do que em meados do mês de Maio do ano passado.

Se calhar temos de chegar à conclusão que a influência que o ser Humano tem no planeta não é tão grande quanto se pensa. Mal comparado, o ser Humano é o equivalente às pulgas que vão à boleia em cima de um elefante... se o elefante vira para a direita, as pulgas vão para a direita... o elefante vira à esquerda e as pulgas vão para a esquerda mas, continuam a achar que são maiores que elefante e que o conseguem controlar.

Vamos ver se este virus microscópico não vai matar este macroscópico negócio que dá pelo nome de "Alterações Climatéricas".

Para quem tiver interesse em seguir esta curva

Abril 14, 2020, 07:41:41, 07:41
Responder #163

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É curioso, porque contra isso que referes posso dizer-te que não faltam artigos a indicar precisamente o contrário.

Ou seja, de que se está a emitir menos um milhão de toneladas de dióxido de carbono por dia com esta súbita quebra no consumo de petróleo devido à pandemia de Covid-19.

Existem numerosos artigos a falar disto.

Numa publicação do "Carbon Brief" e que o Diário de Notícias (Link) destaca num dos seus recentes artigos quanto a este tema, indicava que a paralisação de grandes regiões da China reduziu em 25% as emissões de CO2 do país!!

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 14, 2020, 12:32:58, 12:32
Responder #164

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Estudos e estatísticas há para todos os gostos

Cada um escolhe o que melhor fundamenta a sua posição (o Trump é mestre nisso)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 14, 2020, 12:40:18, 12:40
Responder #165

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
São necessárias....

O problema é que não faltam organismos (uns estatais e outros que supostamente não o são) que depois - estranhamente - analisam ou estudam todos os impactos e alterações, resultando cada um com a sua ideia.

Por vezes ao ponto de ser completamente diferentes sobre um mesmo assunto.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 14, 2020, 15:33:15, 15:33
Responder #166

Rodrigues1

  • Visitante
Desculpem a minha ignorância pois só sei que nada desaparece e tudo se transforma,..

Para onde foi a poluição ou seja todo aquele nevoeiro que andava no ar ??

 :pensador: :pensador:

Abril 14, 2020, 15:42:23, 15:42
Responder #167

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Um desses sensores que mede o nivel de CO2 mundial esta estrategicamente localizado no Hawai, numa montanha em que ha um vulcao activo.


Nao estou a gozar.  :D :D :D embora  seja dicil de escrever isto sem ir as lagrimas  :lolol: :lolol:




Portanto... nao estou a colocar em causa a fidelidade dos numeros obtidos pelo sensor... estou so a colocar em causa que esse sensor e respectivas medicoes nao medem a poluicao antropica.



Mas entendo... entendo  ;).... entendo que somos todos os dias influenciados, manipulados e enganados. Disso nao tenho a menor duvida
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 14, 2020, 15:47:41, 15:47
Responder #168

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
É curioso, porque contra isso que referes posso dizer-te que não faltam artigos a indicar precisamente o contrário.

Ou seja, de que se está a emitir menos um milhão de toneladas de dióxido de carbono por dia com esta súbita quebra no consumo de petróleo devido à pandemia de Covid-19.

Existem numerosos artigos a falar disto.

Numa publicação do "Carbon Brief" e que o Diário de Notícias (Link) destaca num dos seus recentes artigos quanto a este tema, indicava que a paralisação de grandes regiões da China reduziu em 25% as emissões de CO2 do país!!

Eu não disse não se estava a emitir menos CO2.

Agora, considerando a diminuição das emissões provocadas pelo ser Humano, seria de esperar um decrescimo dos níveis de CO2 ou, quando muito, um aplanar da curva no primeiro gráfico... e tal não aconteceu. Os niveis de CO2 (aparentemente) continuam a subir mesmo diminuindo a intervenção Humana o que significa que o CO2 terá de vir de algum lado (que não o Humano) o que me levou a dizer, no outro post, que "Se calhar temos de chegar à conclusão que a influência que o ser Humano tem no planeta não é tão grande quanto se pensa".

Por uma questão de curiosidade, vou continuar a seguir aqueles gráficos pois foi o unico site onde encontrei medições diárias sendo que, a maioria dos sites só apresentam medições semestrais ou anuais. É deixar passar mais 1 ou 2 meses para ver o que acontece.

Abril 14, 2020, 15:53:14, 15:53
Responder #169

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Penso que o unico sitio onde vais conseguir leituras que consigas ligar a paragem economica, vao ser as leituras locais


A nivel global devera ser dificil de ver.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 14, 2020, 16:18:06, 16:18
Responder #170

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Aqui tem uma listagem de 13 estações de medição (não sei se existem mais além destas).

Nem todas as estações têm dados disponíveis mas, se analisarmos os dados em diferentes pontos do globo talvez dê para ter uma ideia geral da situação, e desconta-se as medições de CO2 emitidas pelo vulcão  ;)

Na Australia

Costa oeste da Irlanda

Sudeste da Irlanda

Abril 14, 2020, 16:37:52, 16:37
Responder #171

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Podem fazer a coisa mais simples e consultar o nosso IPMA.

Hawaii:
https://www.ipma.pt/pt/oclima/gases.estufa/index-mauna.jsp?var=trend

Ou o nosso na ilha Terceira:
https://www.ipma.pt/pt/oclima/gases.estufa/index.jsp

Os dados não são assim tão diferentes, e parece haver uma oscilação típica da media mensal ao longo do ano.  O que é bem relevante, é que o valor médio sobe de ano para ano, desde que se iniciou o registo.

Se isso tem 100% origem da actividade do homem, só os especialistas poderão explicar, mas pessoal... é bem provável que a malta tenha dado uma ajudinha, certo?



V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Abril 14, 2020, 20:51:40, 20:51
Responder #172

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
SARider, quem dá alguma atenção ás previsões climatéricas do IPMA para se equipar e anda sempre "lixado" dificilmente acredita em algo que venha desses sitios  :lolol: :lolol: :lolol:

Não colocámos uma hipótese de investigação: o vírus na base do COViD 19 produz ele próprio no processo de multiplicação uma emissão de CO2 superior à dos humanos
Aliás SARS-COV-2 tem apenas entre "CO" e "2" o V de virus
No futuro teremos um SARS- e.V
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 14, 2020, 22:06:45, 22:06
Responder #173

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Mesmo com estas reduções nas emissões (e que são evidentes no ar que se respira), a realidade é que as perturbações que vão ter lugar nas próximas décadas são muito provavelmente inevitáveis.

Teria de haver um estancar imediato de todo o mal que temos feito (sim, porque bem não tem sido) e mesmo assim duvido que os efeitos pudessem ser evitados.

Não se trata de dramatizar. O assunto já o está por si mesmo...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 30, 2020, 04:35:20, 04:35
Responder #174

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Um ponto de vista interessante sobre o tema.



Como, nos tempos que correm, não há muito para fazer, sempre dá usar 1 hora e 40 minutos a ver o filme.

Abril 30, 2020, 08:17:39, 08:17
Responder #175

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Bem visto

Ele tem sempre programas controversos, um pouco especulativos, mas sem perda de aderência á realidade.
E com o tempo livre é sempre uma boa sugestão.
Hoje não escapa
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 30, 2020, 11:21:02, 11:21
Responder #176

Rodrigues1

  • Visitante
Não fumo por isso acho que já ajudo muito, não me peçam mais.  :)

Abril 30, 2020, 13:04:28, 13:04
Responder #177

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não fumo por isso acho que já ajudo muito, não me peçam mais.  :)

Muito provavelmente farás muito mais que isso, mas serão coisas que à partida não as verias como boas práticas.  :)

Com toda a certeza não és pessoa de mandar o lixo para o chão, para uma barragem, para o oceano..
Com toda a certeza não serás pessoa de fazer puro desperdício alimentar e não só (os States, pelo lado contrário, infelizmente são exímios nisso)...
Com toda a certeza que não queimas os pneus quando chegam ao fim e fazes a troca num agente autorizado e que lhes dará um destino diferente daquele que outros farão, como o atirar por uma encosta ou deixá-los na natureza...

Há coisas que já fazemos e que não parecem nada de especial....mas até são.  :)
Mas noutras partes do mundo, infelizmente isto não são práticas correntes.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 30, 2020, 13:35:13, 13:35
Responder #178

Rodrigues1

  • Visitante
Não fumo por isso acho que já ajudo muito, não me peçam mais.  :)

Muito provavelmente farás muito mais que isso, mas serão coisas que à partida não as verias como boas práticas.  :)

Com toda a certeza não és pessoa de mandar o lixo para o chão, para uma barragem, para o oceano..
Com toda a certeza não serás pessoa de fazer puro desperdício alimentar e não só (os States, pelo lado contrário, infelizmente são exímios nisso)...
Com toda a certeza que não queimas os pneus quando chegam ao fim e fazes a troca num agente autorizado e que lhes dará um destino diferente daquele que outros farão, como o atirar por uma encosta ou deixá-los na natureza...

Há coisas que já fazemos e que não parecem nada de especial....mas até são.  :)
Mas noutras partes do mundo, infelizmente isto não são práticas correntes.


Como é que sabes que faço tudo isso ?  :feliz:

Obrigado amigo Isaac, tomo essa tua atitude como um elogio

Sim de facto tenho muito respeito pelo planeta onde vivemos e só inconscientemente faria algo que o prejudicasse.

 :convivio:

« Última modificação: Abril 30, 2020, 13:36:22, 13:36 por Rodrigues1 »

Abril 30, 2020, 15:59:25, 15:59
Responder #179

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Com toda a certeza que não queimas os pneus quando chegam ao fim e fazes a troca num agente autorizado e que lhes dará um destino diferente daquele que outros farão, como o atirar por uma encosta ou deixá-los na natureza...

O Rodrigues pode não fazer isso, mas o José Socrates quando era secretário de estado do ambiente, propunha fazer isso nas cimenteiras... na altura chamavam-lhe "co-inceneração".

Maio 01, 2020, 09:37:06, 09:37
Responder #180

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não sei se acaso teria que ver com o pretenderem dar "uma nova vida" aos pneus.

Digo isto porque existe actualmente...aliás, desde há algum tempo, o uso de betume modificado com borracha (BMB), que é conseguido através da reutilização de pneus em fim de vida.
O objectivo era melhorar a elasticidade, resistência e prevenir o aparecimento de fissuras.

Já se essa co-incineração tinha outros objectivos diferentes deste, não sei.

De qualquer forma, a queima de pneus, mesmo que feita de forma controlada, imagino que não seja propriamente boa para o ambiente.
Sem conhecimento da situação, espero que os gases libertados na queima e reutilização futura da borracha de pneus velhos, sejam o mais filtrados possível.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 01, 2020, 10:29:16, 10:29
Responder #181

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
O que se pode fazer pelo ambiente? Provocar uma epidemia 6 meses em cada ano, escusamos de gastar dinheiro nos eléctricos porque o que se não vai gastar de combustíveis fósseis poupa as reservas e o ambiente
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 01, 2020, 10:33:06, 10:33
Responder #182

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por acaso tem sido algo muito benéfico.

Pelo menos assim o dizem, em consenso, os estudiosos do tema.

Acaba por demonstrar o quanto a acção humana lesava o ambiente, se acaso houvesse dúvidas.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 01, 2020, 16:38:28, 16:38
Responder #183

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Já se essa co-incineração tinha outros objectivos diferentes deste, não sei.

Na altura, a co-inceneração era mesmo para se ver livre dos pneus velhos. Seriam usados para fazer o aquecimento incial dos fornos e evitar o gasto descomunal de energia para fazer os fornos atingirem a temperatura de funcionamento.

Maio 01, 2020, 17:01:40, 17:01
Responder #184

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Se ficar provado que as partículas de poluição podem servir de boleia a carga viral ativa mantendo os bicharocos em suspensão por tempo e em distância, então a premência da questão ambiental sai reforçada.

Até agora sabe-se que a propagação foi mais rápida e eficaz em área geográficas onde havia mais poluição mas na relação de causa efeito ainda é cedo para estabelecer correlação porque existe um outro denominador comum que é simultaneamente a grande densidade populacional.

Já por aqui falamos disto, as partículas são senão o principal um dos principais causadores de mortes nas zonas mais poluídas nomeadamente nas cidades. Estas partículas são oriundas das combustões incompletas no setor dos transportes, das chaminés da industria mas em grande parte também do desgaste e abrasão dos pneus no asfalto com tempo seco.

Os asiáticos já andavam de máscara antes do Covid-19 porque já tinham pensado nisto e sabem que estas partículas matam mais que muitas pandemias.

Existem também as naturais, polens, poeiras, etc.

Maio 01, 2020, 17:12:53, 17:12
Responder #185

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É também por essa razão que a Índia é vista como uma "bomba relógio".

Níveis de poluição elevadíssimos (por acaso agora reduzidos) e uma densidade populacional só comparável com a China.

Porém e para lá da questão do vírus e da minha (enorme) desconfiança quanto aos números divulgados naquele país relativos a casos confirmados e óbitos, uma coisa não deixa de ressaltar nesta análise quando se vê o antes e depois do confinamento...

A paragem total daquelas indústrias e também de algumas práticas em uso (queima descontrolada de resíduos), mostrou a rapidez com que o ar respirável e poluição mudou...e para melhor!

Chamo a vossa atenção para isto e no (pouco) tempo que medeou entre as duas análises que se podem ver na imagem.  :nice:



Link...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 02, 2020, 02:32:43, 02:32
Responder #186

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
A situação é um pouco mais complexa do que se estava à espera.

Porque a poluição baixou mas as temperaturas subiram.
Tem se observado um agravamento significativo do degelo no Árctico e as regiões que estavam cobertas por smog no norte da Índia e China estão agora com temperaturas bastante acima do normal.

Pois está-se a chegar à conclusão que a própria poluição acaba por "filtrar" os raios solares impedindo o aquecimento.

Não quer isto dizer que a poluição até seja uma coisa "fixe"!
Mas que isto está tudo tão lixado que até a despoluição poderá ter resultados imprevisíveis.


Maio 04, 2020, 11:08:38, 11:08
Responder #187

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
O Jornal de Negócios tem precisamente hoje duas noticias bem interessantes sobre esta temática.

Noticia 1
A transição energética poderá salvar a Europa?


Noticia 2
Covid19 deve acelerar revisão de metas ambientais



Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 05, 2020, 18:27:17, 18:27
Responder #188

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Falam muito na transição energética e na forma como a mesma pode (eventualmente) ser benéfica no sair da crise...quanto mais rápido se operar essa mudança. :pensador:

Verdade seja dita, esta redução de toneladas de Co2 da atmosfera, é benéfica a vários níveis.

Mas uma ligação estreita com o sair mais rápido da crise, julgo que estará muito ligada à questão da empregabilidade gerada neste sector.
E sim...não duvido que seja mesmo algo benéfico e capaz de milhares de empregos na Europa.

E Portugal tem tão boas condições para apostar na energia solar...  :read.calm:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 05, 2020, 18:30:25, 18:30
Responder #189

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A mudança da paradigma envolve sempre mudança de empregabilidade, ao contrário do governo que só conta os empregos novos, deve-se fazer o saldo entre empregos gerados e empregos extintos
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 05, 2020, 18:48:27, 18:48
Responder #190

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Falava na criação de novas oportunidades geradas com esta mudança, que naturalmente não deixa de ter também em consideração a substituição de outros postos que são suprimidos.

Vários países da Europa têm condições para colocar em prática esta mudança, mas sei que envolve muito dinheiro investido.

Uma mudança energética de forma massiva não se faz de um momento para o outro e envolve a própria sociedade nessa transição.

Mas vejo como algo muito gradual.
Leva o seu tempo e por razões que a mim me parecem perfeitamente aceitáveis.

Aliás, esta mudança já se iniciou, mas leva ainda anos até se poder dizer que ganhou o lugar...  :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 05, 2020, 19:18:56, 19:18
Responder #191

Rodrigues1

  • Visitante
Portugal apesar da sua pequena área territorial tem de tudo para ser grande.

Muito sol
Ouro da melhor qualidade de 24 k
Azeite do melhor do mundo
Cortiça até dizer chega
Lítio com fartura
Cobre
Volfrâmio ( muitas minas no nordeste Transmontano ainda têm bastante )

Até calhaus ( não me refiro aos calhaus da AR ) temos do melhor mármore do mundo, países árabes apreciam muito o nosso mármore rosa.

Enfim,..só precisávamos de 2 Albert Einstein no governo em vez de dúzias de ministros parasitas.
« Última modificação: Maio 06, 2020, 08:36:55, 08:36 por Rodrigues1 »

Maio 05, 2020, 19:24:41, 19:24
Responder #192

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Rodrigues esqueceste o mais importante: tem os melhores motociclistas do mundo
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 05, 2020, 19:31:44, 19:31
Responder #193

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Portugal apesar da sua pequena área territorial tem de tudo para ser grande.

Muito sol
Ouro da melhor qualidade de 24 k
Azeite do melhor do mundo
Cortiça até dizer chega
Lítio com fartura
Cobre
Enxofre ( muitas minas no nordeste Transmontano ainda têm bastante )

Até calhaus ( não me refiro aos calhaus da AR ) temos do melhor mármore do mundo, países árabes apreciam muito o nosso mármore rosa.

Enfim,..só precisávamos de 2 Albert Einstein no governo em vez de dúzias de ministros parasitas.

E os milhares de Km2 de mar para se poder pescar???  ;)

Maio 05, 2020, 19:41:57, 19:41
Responder #194

Rodrigues1

  • Visitante
Portugal apesar da sua pequena área territorial tem de tudo para ser grande.

Muito sol
Ouro da melhor qualidade de 24 k
Azeite do melhor do mundo
Cortiça até dizer chega
Lítio com fartura
Cobre
Enxofre ( muitas minas no nordeste Transmontano ainda têm bastante )

Até calhaus ( não me refiro aos calhaus da AR ) temos do melhor mármore do mundo, países árabes apreciam muito o nosso mármore rosa.

Enfim,..só precisávamos de 2 Albert Einstein no governo em vez de dúzias de ministros parasitas.

E os milhares de Km2 de mar para se poder pescar???  ;)


Também, só que para isso tinhamos de sair da bandeira da europa, a maioria das nossas águas são exploradas pelos Espanhois e estão a abusar.

Maio 06, 2020, 08:39:34, 08:39
Responder #195

Rodrigues1

  • Visitante
Editei o meu post
Enganei-me, era Volfrâmio e não Enxofre.

Vendemos muito deste minério aos Alemães na segunda guerra e foi uma das razões por nos terem deixado em paz.

Julho 16, 2020, 15:26:37, 15:26
Responder #196

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Vamos lá a umas contas  :diabolico:

Em Abril deste ano escrevi isto:
"No inicio do mês de Abril, os níveis de CO2 estavam mais altos do que em meados do mês de Maio do ano passado.
Se calhar temos de chegar à conclusão que a influência que o ser Humano tem no planeta não é tão grande quanto se pensa. Mal comparado, o ser Humano é o equivalente às pulgas que vão à boleia em cima de um elefante... se o elefante vira para a direita, as pulgas vão para a direita... o elefante vira à esquerda e as pulgas vão para a esquerda mas, continuam a achar que são maiores que elefante e que o conseguem controlar.
Vamos ver se este virus microscópico não vai matar este macroscópico negócio que dá pelo nome de "Alterações Climatéricas".
"

Como alguns dos observatórios que fazem estas medições não dispõem de dados para fazer uma análise comparativa com periodos homologos, usei os que disponibilizam essa informação.

O gráfico seguinte, é feito com a informação disponibilizada pelo tal observatório que está numa encosta de um vulcão no Havai e, os meses assinalados pelos rectangulos vermelhos são os meses em que o mundo esteve a funcionar a "meio gás" devido à pandemia, em 2020, comparando com o mesmo periodo em 2019.



Como este observatório poderá estar a introduzir um erro devido ao CO2 emitido pelo vulcão, fui ver o que se passou na Austrália, num outro observatório que disponibiliza esta informação ao longo de vários anos (só usei os ultimos 4 anos) onde, as barras vermelhas são os periodos homologos de anos passados comparados com o mesmo periodo de 2020.



ou seja, mesmo como menos carros a circular, menos aviões no ar, menos barcos a navegar, menos fábricas a funcionar, menos de tudo o que são os "bichos papões" das emissões de gases de efeito de estufa, os níveis de CO2 no ar continuaram a aumentar numa altura em que a "pegada humana de carbono" (acho piada a este termo pomposo) diminuiu drasticamente.

Pergunto: Que conclusões tiram disto?

Julho 16, 2020, 18:06:15, 18:06
Responder #197

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Pergunto: Que conclusões tiram disto?

Por acaso ainda há uns dias estive a ler um artigo sobre isso.

Conclusões... nem os cientistas as têm como certas.  :D

Uma coisa é certa.
Baixaram foram as emissões de CO2, Ou seja, o CO2 que é produzido.
Mas aumentou as concentrações de CO2. Ou seja, o que fica na atmosfera.

Há quem defenda que o produzido afecta concentrações locais mas as concentrações globais só a longo prazo.
E portanto podem ser efeitos do que foi produzido pre-covid.

Há quem defenda que possa estar a ocorrer uma saturação dos recursos naturais para a descarbonização.
Ou seja, as florestas e os oceanos possam ter perdido a mesma capacidade de reter o carbono.
Se isto resulta da produção excessiva continuada ou até mesmo efeitos da suposta descarbonização.. não sabemos.

 :-\

Agosto 24, 2020, 00:33:29, 00:33
Responder #198

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Uma abordagem diferente sobre um tema "popular" e gerador de fundamentalismos


Agosto 24, 2020, 22:08:14, 22:08
Responder #199

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
A ver vamos...

Investigadores criam novo catalisador para carros a hidrogénio
Investigadores da Universidade de Copenhaga, Dinamarca, criaram um catalisador que pode ser utilizado para produzir veículos movidos a hidrogénio mais baratos e sustentáveis, foi hoje anunciado.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/investigadores-criam-novo-catalisador-para-carros-a-hidrogenio

Há que produzir Hidrogénio verde e a coisa tem avançado.
« Última modificação: Agosto 24, 2020, 22:10:04, 22:10 por Lourenço »