Sei que para muitos é ,ou poderá ser, uma dúvida daquelas tramadas.
A 125 chega para o que precisamos ou será melhor uma 300?para quem tem ou vai tirar a carta ,claro.
Com a possibilidade de fazer o mesmo trajeto com as duas scooters de ambas as cilindradas durante vários dias ,eis que deixo aqui o meu testemunho na Yamaha nmax 125 e xmax 300.
A saga de pelo menos 3 dias começa na venda do pinheiro,Mafra,a saída do stand com uma nmax com cerca de 2000 km com um mês ,mais ou menos ,de cor cinza mate.
As características já sabem,125cc,12 CV ,130 kg mais ou menos e com preço competitivo até ao fim do ano.
Portanto,leve , compacta, prática e com qualidade é assim a nmax .
O primeiro trajeto foi da venda do pinheiro a Sintra ,via n9 .
Se nos primeiros km não se sente a diferença de motor , é justamente ao entrar na via rápida que temos logo uma enorme diferença,em estrada de curva contracurva pouco de diferente se nota pois não dava para mais de 80 kmh.
Aqui os consumos a subir aos 2.8 sem nada de mais a ser pedido.
A dois e a pedir mais do motor subiu aos 3.1 o que achei demais,posto isto e como vi o depósito a ficar vazio fui a mesma bomba e atestar com a mesma gasolina que utilizei na xmax, verifiquei a pressão dos pneus ,para ser tudo mais justo possível e fiz novamente reset a tudo.
Aqui começa o trajeto casa- trabalho,na primeira viagem a nmax igualou a xmax 300 ao atingir os 2.2 com médias de velocidade entre 80/100 mas de maneira calma ,de Sintra ao centro de Lisboa.
Mais uma vez é em via rápida/ AE que se nota a grande diferença mas até aos 100kmh a 125 cumpre a brincar.
Na volta,com mais trânsito e estrada molhada subiu aos 2.4
De noite ,nota positiva aos faróis led ,mas a direito,em curva perdemos o ângulo ficando até perigoso.
Os travões da nmax são bons com o ABS a ser algo permissivo.
Em estrada acima dos 100 kmh falta a proteção aerodinâmica dum vidro.
A posição de condução é o normal duma scooter podendo as pernas ser esticadas.
O quadrante tem informação essencial quase total .
Os pneus da Dunlop no molhado satisfazem.
Hoje no mesmo trajeto decidi vir sempre no limite legal da estrada ,ou seja ,quase a fundo ,tendo subido o consumo aos 2.7 ,depois ao entrar na cidade,baixou aos 2.6 o que tem andado a xmax 300 na mesma faixa de velocidades onde o motor vai muito a vontade.
A descer em AE cortou aos 123 kmh,a subir perde bastante mas mantém perto dos 90/100 kmh.
Em termos de espaço ganha sempre uma maxiscooter,tal como no conforto, proteção aerodinâmica e segurança,ok existe também a xmax 125 aqui igual a 300 .
As revisões na 300 são mais espaçadas ,quase o dobro dos km da 125.
A 300 tem 28 CV,pesa 170 kg e leva mais combustível.
Resumindo ,a 300 a mesma velocidade consegue gastar o mesmo ou até menos que a 125,a dois tem sempre mais motor disponível,em estrada ou AE é melhor ,por outro lado em cidade a 125 chega e sobra ,trajetos curtos , estradas até aos 100kmh .
Se compararmos ambas as xmax 125 e 300 ,estão separadas por cerca de 1000€ na aquisição mas esse dinheiro a médio prazo de certeza que irá ser ressarcido na utilização mais eficiente (talvez)da 300.
Irei lançar o vídeo com estes aspectos todos falados mas fica aberta a discussão do tema