Autor Tópico: 125 ou 300 ? Um teste diferente  (Lida 2264 vezes)

Dezembro 16, 2018, 20:06:06, 20:06
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mneves

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Sei que para muitos é ,ou poderá ser, uma dúvida daquelas tramadas.
A 125 chega para o que precisamos ou será melhor uma 300?para quem tem ou vai tirar a carta ,claro.
Com a possibilidade de fazer o mesmo trajeto com as duas scooters de ambas as cilindradas durante vários dias ,eis que deixo aqui o meu testemunho na Yamaha nmax 125 e xmax 300.
A saga de pelo menos 3 dias começa na venda do pinheiro,Mafra,a saída do stand com uma nmax com cerca de 2000 km com um mês ,mais ou menos ,de cor cinza mate.
As características já sabem,125cc,12 CV ,130 kg mais ou menos e com preço competitivo até ao fim do ano.
Portanto,leve , compacta, prática e com qualidade é assim a nmax .
O primeiro trajeto foi da venda do pinheiro a Sintra ,via n9 .
Se nos primeiros km não se sente a diferença de motor , é justamente ao entrar na via rápida que temos logo uma enorme diferença,em estrada de curva contracurva pouco de diferente se nota pois não dava para mais de 80 kmh.
Aqui os consumos a subir aos 2.8 sem nada de mais a ser pedido.
A dois e a pedir mais do motor subiu aos 3.1 o que achei demais,posto isto e como vi o depósito a ficar vazio fui a mesma bomba e atestar com a mesma gasolina que utilizei na xmax, verifiquei a pressão dos pneus ,para ser tudo mais justo possível e fiz novamente reset a tudo.
Aqui começa o trajeto casa- trabalho,na primeira viagem a nmax igualou a xmax 300 ao atingir os 2.2 com médias de velocidade entre 80/100 mas de maneira calma ,de Sintra ao centro de Lisboa.
Mais uma vez é em via rápida/ AE  que se nota a grande diferença mas até aos 100kmh a 125 cumpre a brincar.
Na volta,com mais trânsito e estrada molhada subiu aos 2.4
De noite ,nota positiva aos faróis led ,mas a direito,em curva perdemos o ângulo ficando até perigoso.
Os travões da nmax são bons com o ABS a ser algo permissivo.
Em estrada acima dos 100 kmh falta a proteção aerodinâmica dum vidro.
A posição de condução é o normal duma scooter podendo as pernas ser esticadas.
O quadrante tem informação essencial quase total .
Os pneus da Dunlop no molhado satisfazem.
Hoje no mesmo trajeto decidi vir sempre no limite legal da estrada ,ou seja ,quase a fundo ,tendo subido o consumo aos 2.7 ,depois ao entrar na cidade,baixou aos 2.6 o que tem andado a xmax 300 na mesma faixa de velocidades onde o motor vai muito a vontade.
A descer em AE cortou aos 123 kmh,a subir perde bastante mas mantém perto dos 90/100 kmh.
Em termos de espaço ganha sempre uma maxiscooter,tal como no conforto, proteção aerodinâmica e segurança,ok existe também a xmax 125 aqui igual a 300 .
As revisões na 300 são mais espaçadas ,quase o dobro dos km da 125.
A 300 tem 28 CV,pesa 170 kg e leva mais combustível.
Resumindo ,a 300 a mesma velocidade consegue gastar o mesmo ou até menos que a 125,a dois tem sempre mais motor disponível,em estrada ou AE é melhor ,por outro lado em cidade a 125 chega e sobra ,trajetos curtos , estradas até aos 100kmh .
Se compararmos ambas as xmax 125 e 300 ,estão separadas por cerca de 1000€ na aquisição mas esse dinheiro a médio prazo de certeza que irá ser ressarcido na utilização mais eficiente (talvez)da 300.
Irei lançar o vídeo com estes aspectos todos falados mas fica aberta a discussão do tema
membro numero 16

Dezembro 16, 2018, 23:22:23, 23:22
Responder #1

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tendo já testado um número aceitável de modelos e em que se contam unidades também nas cilindradas que indicas, tenho essa mesma opinião..

Em via rápida ou numa utilização de AE é onde se nota a diferença.

Para lá disso, ou seja...cidade e por vezes alguns trajectos de estrada, a "falta" de motor não se pode dizer que seja gritante.

Isto porque uma 125cc como a Nmax, PCX, Cruisym, GTS, Forza, X-Max, etc...cumprem (ainda que com diferenças) perfeitamente aquilo que se precisa para trajectos mais curtos.

Se for para andar regularmente a 2....bem...aí sinceramente optaria sempre por uma acima das 125cc.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 17, 2018, 00:45:48, 00:45
Responder #2

mneves

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Agora mesmo,só para se ter uma noção,de Lisboa a Sintra de punho trancado o consumo subiu aos 3.0 LT/100 .
Sobe Monsanto a 79,cabos Dávila a 90 , Queluz a 90,depois assim que consegue passa dos 100 e até aos 115 vai muitas vezes .
Nada mal para a pequena.
membro numero 16

Dezembro 17, 2018, 10:17:24, 10:17
Responder #3

twin-pt

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Agora mesmo,só para se ter uma noção,de Lisboa a Sintra de punho trancado o consumo subiu aos 3.0 LT/100 .
Sobe Monsanto a 79,cabos Dávila a 90 , Queluz a 90,depois assim que consegue passa dos 100 e até aos 115 vai muitas vezes .
Nada mal para a pequena.


NMAX OU XMAX?


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João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
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Dezembro 17, 2018, 10:41:39, 10:41
Responder #4

Quico

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Tendo já testado um número aceitável de modelos e em que se contam unidades também nas cilindradas que indicas, tenho essa mesma opinião..

Em via rápida ou numa utilização de AE é onde se nota a diferença.

Para lá disso, ou seja...cidade e por vezes alguns trajectos de estrada, a "falta" de motor não se pode dizer que seja gritante.

Isto porque uma 125cc como a Nmax, PCX, Cruisym, GTS, Forza, X-Max, etc...cumprem (ainda que com diferenças) perfeitamente aquilo que se precisa para trajectos mais curtos.

Se for para andar regularmente a 2....bem...aí sinceramente optaria sempre por uma acima das 125cc.

Partilho da mesma opinião.

Dezembro 17, 2018, 13:10:13, 13:10
Responder #5

mneves

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Agora mesmo,só para se ter uma noção,de Lisboa a Sintra de punho trancado o consumo subiu aos 3.0 LT/100 .
Sobe Monsanto a 79,cabos Dávila a 90 , Queluz a 90,depois assim que consegue passa dos 100 e até aos 115 vai muitas vezes .
Nada mal para a pequena.


NMAX OU XMAX?


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Já fui levantar a xmax a venda do pinheiro,vim a Sintra,fui a Lisboa,voltei sempre a 100/120 médias como a foto
membro numero 16

Dezembro 17, 2018, 13:14:16, 13:14
Responder #6

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por mera curisidade, quando te for possivel nos próximos 2 abastecimentos, verifica a coisa com os Kms percorridos e os litros colocados.

Para perceber a exactidão da indicação do C.B.  :nice:

Já agora...é 95 simples / 95 aditivada / 98 ?? Creio saber a resposta, mas pergunto na mesma...  :)
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Dalai Lama

Dezembro 17, 2018, 16:21:51, 16:21
Responder #7

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Por mera curisidade, quando te for possivel nos próximos 2 abastecimentos, verifica a coisa com os Kms percorridos e os litros colocados.

Para perceber a exactidão da indicação do C.B.  :nice:

Já agora...é 95 simples / 95 aditivada / 98 ?? Creio saber a resposta, mas pergunto na mesma...  :)
Já verifiquei que pela app que uso da a mais 0.1 que marcado no computador de bordo ou seja se lá marca 2.7 na app dá 2.8 .
A gasolina fiz dois depósitos de 95 aditivada e agora estou no segundo de 98 isto na xmax
A nmax levou um depósito de 98 ,o que tinha devia ser simples 95 .
membro numero 16

Janeiro 30, 2019, 06:35:30, 06:35
Responder #8

mneves

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Aqui fica o vídeo a bordo da nmax e as impressões :
membro numero 16

Janeiro 31, 2019, 13:36:59, 13:36
Responder #9

Sapiens21

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Numa utilizção estritamente urbana, a Nmax (que também já conduzi) tem um comportamento e facilidade de condução que não deixa nada a desejar.
É fácil, económica, bastante manobrável e a desenvoltura da mecânica é mais que suficiente para esse ambiente. Sò lhe acho o mostrador demasiado pequeno nas indicações dadas, mas pronto. É o que é. :)

Já quando a utilização é "mista", de facto a coisa começa logo a pender favoravelmente para uma maxiscooter com outra disponibilidade, com outra proteccção, com uma superior qualidade no "pisar da estrada" e segurança oferecida. Como aliás sempre deste a entender. :nice: :nice:
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