Autor Tópico: Comparativo: Yamaha Ténéré 700 VS KTM 790 Adventure VS Suzuki V-Strom 650XA  (Lida 2553 vezes)

Outubro 08, 2019, 13:13:45, 13:13
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Sapiens21

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Comparativo:
Yamaha Ténéré 700 VS KTM 790 Adventure VS Suzuki V-Strom 650XA






A conhecida publicação Francesa motoservices.com colocou em confronto 3 modelos com cilindrada entre 650cc e 790cc, com o objectivo de fazer "um assalto" aos Alpes e daí retirar algumas conclusões em diferentes cenários de condução. :)

A potência das 3 propostas varia entre os cerca de 70cv e os 95cv, mas como já sabemos nem tudo é potência e a publicação focou-se (e muito bem) em diferentes avaliações.

Começando pelo estilo: Ponto para a Yamaha Ténéré 700

Depois o conforto/ergonomia: Ponto para a Suzuki V-Strom 650XA

Seguem-se a instrumentação da moto e informações dadas a bordo: Ponto para a KTM 790 Adventure

Seguidamente a travagem e também as assistências electrónicas: Ponto para a KTM 790 Adventure

Após foi avaliado o motor e a perfomance do mesmo: Ponto para a KTM 790 Adventure

O comportamento em estrada também foi avaliado: Empate entre os 3 modelos

Quanto ao comportamento off-road: Ponto para a Yamaha Ténéré 700

O resultado final ditaria que a KTM levava os louros, mas a publicação dá claramente a entender que cada uma terá o seu cliente-alvo.
Não há aqui uma moto má.
Existem sim 3 propostas distintas, com desempenhos de motor diferentes, com o conforto a sair a ganhar ou a perder, com comportamento mais eficaz ou mais fraco em off-road, com melhor ou pior ergonomia, com mais ou menos ajudas electrónicas à condução, etc...

Além disso, os preços de cada uma também acabam por ajudar a ditar as suas diferenças...e não é algo que se conte numa pequena dif€r€nça.  :)









"(....)Two answers are possible, even three, to the question: which is the best of the three? It all depends on what you are looking for with a trail. If you want a motorcycle that can run as well on the road as on the roads, go for the Ténéré. If you want an arsouilleuse who can take a path from time to time, and you have a bigger budget, go to KTM. And if you want a trail for the comfort of its driving position, saddle, cushioning and protection, without breaking your PEL, do not sulk your pleasure, head to the Suzuki. This is the journalistic answer, objective but dispassionate. But if I had to retain one, despite the result of the games that gives the advantage to the KTM, I would opt for the Ténéré because when I think trail, that's what I think(....)"
Link...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 08, 2019, 14:09:37, 14:09
Responder #1

JViegas

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Ao nível de custo de aquisição existem diferenças:

A versão mais barata das três é a XA (Suzuki) que em Portugal custa 9.399 €

A Yamaha vai lá com 9.850€ e a Adventure (KTM) anda nos 14.493,63€.

A KTM com mais atributos, a Teneré para algo mais "simples" sem o "bem-bom" da eletrónica e a Suzuki para maior comodidade.

Outubro 08, 2019, 14:48:52, 14:48
Responder #2

Raminhos

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Ténéré all the way! Todas as reviews apontam para o excelente equilibrio do conjunto.

Outubro 08, 2019, 18:24:17, 18:24
Responder #3

Vasco Gama

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Em estrada a TENERE não me convenceu!!

Preferi a V-Strom!

Mas também tenho a certeza que vai poucas x andar fora de estrada!
Omnia tempus habent

Outubro 08, 2019, 18:44:26, 18:44
Responder #4

Sapiens21

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(....) e a Adventure (KTM) anda nos 14.493,63€.(....)

Esse é o preço da Adventure "R".  :nice:

A versão standard da 790 Adventure (que foi analisada pela publicação), é um pouco menos.
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Dalai Lama

Outubro 08, 2019, 18:49:51, 18:49
Responder #5

Moto2cool

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Normalmente estes testes estão ligados a novos modelos a entrar no mercado e procuram facilitar os clientes oferecendo comparações com modelos e referência.
Supreendente para mim foi a relativa democracia na distribuição da apreciação, embora concluam necessariamente com teneré
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 08, 2019, 19:18:33, 19:18
Responder #6

Sapiens21

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É um review comparativo que não me parece descabido, até porque acabam por valorizar aquilo em que cada uma de facto é mais forte/mais se destaca.

Diria...até mesmo em linha com a conclusão que eles tiveram, que os 3 modelos abarcam clientes que procuram algo um pouco diferente.

Não há propriamente vencedores no que a uma conclusão diz respeito, se bem que no que toca exclusivamente a off-road (que duvido haja assim tantos a fazê-lo), será a Ténéré a mais apta à tarefa, de entre as 3.
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Dalai Lama

Outubro 09, 2019, 14:14:53, 14:14
Responder #7

JViegas

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Reparem por exemplo que a Teneré o banco para o passageiro é muito pequeno considerando por exemplo a "Suzi"... isto para não falar da altura... viram o vídeo do mneves? Um dos "problemas" é a altura que é bom no off road (mota alta) mas depois no trânsito é preciso algum cuidado adicional.


EDIT:

Mas certamente serão poucas as pessoas (com pouca experiencia no offroad) que poderão gastar mais de 10 mil euros e pôr-se a andar por todo o caminho, com os risco inerentes a tal atividade.
« Última modificação: Outubro 09, 2019, 14:16:45, 14:16 por JViegas »

Outubro 09, 2019, 17:11:14, 17:11
Responder #8

Megamustaine

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Eu tenho dito em alguns posts que a Teneré ia criar um novo subsegmento de mercado. Uma mota com elevados atributos de off-road mas com um comportamento muito equilibrado em alcatrão. Até à data no segmento das trail e maxi trails temos exatamente o contrário.
 Este fenómeno vai despoletar uma apetência para aqueles que, depois de já terem adquirido uma AT ou GS 1250, gostariam de enveredar por uma vertente mais off road, mas sem deixar de ter alguma polivalência no dia a dia. Aos preços a que vem a nova AT, certo que com muito mais tecnologia, a Teneré pode chegar a ficar quase a metade do preço de uma AT e garantidamente de uma GS 1250. E isso certamente irá fazer muitos pensarem no assunto.
Estou muito ansioso para experimentar a T7 para comprovar se o que leio e vejo é efectivamente verdade. As opiniões são unânimes.....
I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Outubro 10, 2019, 10:22:13, 10:22
Responder #9

JViegas

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Tenho reparado/assistido em diversos vídeos de youtubers (alguns já referenciados por aqui) que preferem algo mais adequado para uma utilização off road mas que queiram ir para o trabalho de mota.

A T7 vem com atributos muito diversificados e porque não "novos"? para um público que não consegue/não quer chegar a uma Africa Twin, KTM ou BMW, mas quer algo igualmente bom, abdicando de algumas características "mais" eletrónicas.

Pessoalmente, acredito que o mercado Europeu pode ser, à primeira vista muito "pequeno" para uma aventureira como por exemplo a T7, quando comparamos a qualidade de conforto na Suzuki ou o "divertimento eletrónico" da KTM (refiro-me apenas às marcas indicadas neste tópico), mas existem atributos na "simplicidade" da T7 que seduzem, e que para mim são o motor e posição de condução, por exemplo.



« Última modificação: Outubro 10, 2019, 10:23:46, 10:23 por JViegas »