À partida qualquer bom mecânico tem aptidões para fazer o que pretendes.Normalmente oficinas de marca não o fazem por com grande probabilidade de ser uma alteração às característica da moto, o máximo que fazem é substituir a mola por desgaste (outra igual)... ou verificar folgas nos retentores das bainhas e verificar ou substituir óleo.Em oficinas multi-marca ou mecânicos com oficina própria é onde tens de procurar mas......tens perto de Vila Franca de Xira a MGmoto que te faz isso de certeza!https://mgmoto.pt/E ficas bem servido!
Boa noite,Podes sempre aproveitar para obter opiniões de mais oficinas. Por experiência própria posso dizer que na AG Racing (https://www.agracing.pt) fui muito bem servido na altura da NC750X tendo a mota ficado com regulação (que não tinha de origem) especialmente no amortecedor de trás, o que tornou a condução bem mais agradável.Como tudo, procura bastante, questiona e decide pelo que achares melhor.
Eu fui à AGP mas eles estão fechados até cerca de dia 19 Estou curioso em conversar com eles.Aguardemos.
O que é que ganhaste com este amortecedor?Em quanto ficou mais ou menos?Fizeste ainda durante a garantia da mota?Obrigado
Citação de: zinko_pt em Agosto 13, 2024, 21:58:30, 21:58O que é que ganhaste com este amortecedor?Em quanto ficou mais ou menos?Fizeste ainda durante a garantia da mota?ObrigadoBoas... desculpa a demora mas estou de férias e não venho aqui com "regularidade" Troquei já fora da garantia porque o original já andava a pedir "tratamento"... foi mais ou menos ao fim de 50.000kms.O que ganhei foi mais controlo (afinação) dado o original não permitir, o que resultou num melhor conforto em condução, suspensão mais suave para um "jovem que passou os 50 de idade e os 90 de peso ", bem como numa melhor aderência à estrada (menos saltitante) o que também me restituiu a confiança na anterior moto (NC750X). De referir que apenas troquei o amortecedor traseiro por um bitubo tendo o da frente levado novas molas e oleo.Quanto ao valor já não me recordo mas foi algo na casa dos 300 (e muitos) mas fiz as contas na altura e compensou bastante... bem o relacionamento e conhecimento e segurança demonstrado pela "equipa da casa" também ajudou.Andei uns kms com estes amortecedores e gostei bastante (vendi a mota com quase 80.000kms e ainda estavam excelentes).
Quando o atual amortecedor estiver a dar o berro, posso considerar gastar num amortecedor "melhorzito".
Citação de: zinko_pt em Agosto 31, 2024, 00:47:07, 00:47Quando o atual amortecedor estiver a dar o berro, posso considerar gastar num amortecedor "melhorzito". Quando isso acontecer, provavelmente já trocaste ou estarás a pensar em trocar de moto.
Citação de: dfelix em Setembro 02, 2024, 13:21:37, 13:21Citação de: zinko_pt em Agosto 31, 2024, 00:47:07, 00:47Quando o atual amortecedor estiver a dar o berro, posso considerar gastar num amortecedor "melhorzito". Quando isso acontecer, provavelmente já trocaste ou estarás a pensar em trocar de moto.Eu tenho por hábito ficar uns bons anos com os carros e tenciono fazer o mesmo com a mota. Espero retê-la pelo menos 100.000km.
... E para mim, que só quero ajustar a pré carga em função do peso carregado, está óptimo.
Citação de: zinko_pt em Setembro 24, 2024, 10:11:17, 10:11... E para mim, que só quero ajustar a pré carga em função do peso carregado, está óptimo.Quando se mexe na pré-carga acaba-se por ter de mexer no rebound tbm
Pode ser impressão minha mas não noto diferença no rebound agora quando mexo na pré carga. Acho-o sempre controlado e a velocidade é sempre a mesma.
Ao se aumentar a pré-carga aumenta-se a tensão na mola pelo que a descompressão do amortecedor (rebound) é mais "violenta" (rápida) do que se tiver menos pré-carga.
Do pouco que sei, quando aumento a pré carga na traseira, esta sobe.
Tanto quanto me foi aconselhado, é para compensar o aumento de peso carregado.
Na Triumph notava que a suspensão ficava simultâneamente um pouco mais firme, já sendo uma suspensão com algum cariz desportivo. Na TA não noto isso: pré carga e a progressividade da compressão e rebound são independentes. Antes e depois da alteração das molas e óleo.
Citação de: zinko_pt em Setembro 26, 2024, 10:09:24, 10:09Do pouco que sei, quando aumento a pré carga na traseira, esta sobe. Não sobe, afunda menos que são coisas diferentes.Existem amortecedores que têm a possibilidade de ajustar a altura da traseira mas não creio que a Triumph ou a Transalp tenham.Citação de: zinko_pt em Setembro 26, 2024, 10:09:24, 10:09Tanto quanto me foi aconselhado, é para compensar o aumento de peso carregado. SIm, quando se aumenta o peso transportado deve aumentar-se a pré-carga. Se a moto afunda muito estaticamente depois a andar vai estar sempre a trabalhar no final de curso da suspensão e pode ir aos batentes facilmente. Mais, se o sag (ou o afundamento estático) entre a traseira e a frente da moto não está equilibrado a geometria da moto fica alterada com as consequências nefastas para a dinâmica e segurança da moto.A primeira coisa que toda a gente devia fazer quando compra uma moto é ajustar o sag para o seu peso.Citação de: zinko_pt em Setembro 26, 2024, 10:09:24, 10:09Na Triumph notava que a suspensão ficava simultâneamente um pouco mais firme, já sendo uma suspensão com algum cariz desportivo. Na TA não noto isso: pré carga e a progressividade da compressão e rebound são independentes. Antes e depois da alteração das molas e óleo.De uma forma geral as marcas europeias montam componentes de melhor qualidade que as japonesas daí as suas motos também tenderem a ser mais caras. Ainda assim quer a Tiger 660 quer a Transalp montam suspensões simples que não devem ser muito diferentes entre si.A forma "correcta" (porém cara) de ajustar o sag de uma moto é precisamente instalando as molas adequadas. Se customizaste a Honda para o teu caso é normal que funcione melhor do que uma Transalp stock com a pré-carga afinada nas suspensões de origem.