Autor Tópico: Oficina Especialista em suspensões  (Lida 2345 vezes)

Agosto 06, 2024, 17:31:10, 17:31
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zinko_pt

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É como o título diz, ando a equacionar fazer uns upgrades às suspensões da Honda TA. Amortecedor traseiro e garfos. Na pior hipótese um kit completo HyperPro. Mas prefiro financeiramente o recondicionamento das suspensões existentes.
Talvez mudar o óleo das da frente. E nova mola e ajuste para o meu peso da traseira..?

Na zona de Lisboa há alguma oficina especialista em suspensões para motas?
Obrigado!

Agosto 06, 2024, 20:10:55, 20:10
Responder #1

2low

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À partida qualquer bom mecânico tem aptidões para fazer o que pretendes.

Normalmente oficinas de marca não o fazem por com grande probabilidade de ser uma alteração às característica da moto, o máximo que fazem é substituir a mola por desgaste (outra igual)... ou verificar folgas nos retentores das bainhas e verificar ou substituir óleo.

Em oficinas multi-marca ou mecânicos com oficina própria é onde tens de procurar mas...

...tens perto de Vila Franca de Xira a MGmoto que te faz isso de certeza!
https://mgmoto.pt/
E ficas bem servido!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 06, 2024, 21:44:34, 21:44
Responder #2

Seravat72

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Boa noite,

Podes sempre aproveitar para obter opiniões de mais oficinas. Por experiência própria posso dizer que na AG Racing (https://www.agracing.pt) fui muito bem servido na altura da NC750X tendo a mota ficado com regulação (que não tinha de origem) especialmente no amortecedor de trás, o que tornou a condução bem mais agradável.

Como tudo, procura bastante, questiona e decide pelo que achares melhor.

 :sportbike:

Agosto 06, 2024, 23:32:42, 23:32
Responder #3

zinko_pt

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À partida qualquer bom mecânico tem aptidões para fazer o que pretendes.

Normalmente oficinas de marca não o fazem por com grande probabilidade de ser uma alteração às característica da moto, o máximo que fazem é substituir a mola por desgaste (outra igual)... ou verificar folgas nos retentores das bainhas e verificar ou substituir óleo.

Em oficinas multi-marca ou mecânicos com oficina própria é onde tens de procurar mas...

...tens perto de Vila Franca de Xira a MGmoto que te faz isso de certeza!
https://mgmoto.pt/
E ficas bem servido!
Obrigado.
O teu comentário faz-me suspeitar que perco a garantia com alterações nas suspensões... será?

Agosto 06, 2024, 23:36:30, 23:36
Responder #4

zinko_pt

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Boa noite,

Podes sempre aproveitar para obter opiniões de mais oficinas. Por experiência própria posso dizer que na AG Racing (https://www.agracing.pt) fui muito bem servido na altura da NC750X tendo a mota ficado com regulação (que não tinha de origem) especialmente no amortecedor de trás, o que tornou a condução bem mais agradável.

Como tudo, procura bastante, questiona e decide pelo que achares melhor.

 :sportbike:
Trocaste as suspensões pela marca deles? Foi caro?
Reparei que têm banco de ensaio... interessante. Não estou interessado em aumentar potência mas a entrega em baixa da TA é como na Hornet...

Agosto 06, 2024, 23:47:10, 23:47
Responder #5

Joao_Cruz

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Boa noite,

Podes sempre aproveitar para obter opiniões de mais oficinas. Por experiência própria posso dizer que na AG Racing (https://www.agracing.pt) fui muito bem servido na altura da NC750X tendo a mota ficado com regulação (que não tinha de origem) especialmente no amortecedor de trás, o que tornou a condução bem mais agradável.

Como tudo, procura bastante, questiona e decide pelo que achares melhor.

 :sportbike:
Boas.
Ia indicar esta mesma. Eles trabaham com hiperpro e conseguem te fazer maravilhas,  com um orçamento adequado. Explica lhe o que queres, duz quanto tens para gastar e ele dá te opções.
Eu alterei na Tracer 900 e ficou muito melhor.
Abc

Enviado do meu SM-A546B através do Tapatalk


Agosto 09, 2024, 14:34:37, 14:34
Responder #6

nfkart

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Agosto 11, 2024, 21:32:45, 21:32
Responder #7

zinko_pt

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Eu fui à AGP mas eles estão fechados até cerca de dia 19  :D
Estou curioso em conversar com eles.
Aguardemos.

Agosto 12, 2024, 15:13:48, 15:13
Responder #8

Seravat72

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Eu fui à AGP mas eles estão fechados até cerca de dia 19  :D
Estou curioso em conversar com eles.
Aguardemos.

Tive uma conversa quer com o Pai quer com o Filho e acabei por perceber que temos muito mais em comum que o "simples gosto pelas motos"... mas nestas eles foram TOP, perguntaram o que queria e aconselharam amortecedor bitubo regulavel para o eixo traseiro e melhoria mantendo o original na frente. A mota (NC750X) ficou muito melhor ... até a ter trocado pela CRF1100 ... mas insiste e vai la ter com eles, seguramente não te vais arrepender.

Agosto 13, 2024, 21:58:30, 21:58
Responder #9

zinko_pt

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O que é que ganhaste com este amortecedor?
Em quanto ficou mais ou menos?
Fizeste ainda durante a garantia da mota?
Obrigado
« Última modificação: Agosto 14, 2024, 19:01:28, 19:01 por zinko_pt »

Agosto 28, 2024, 10:43:03, 10:43
Responder #10

Seravat72

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O que é que ganhaste com este amortecedor?
Em quanto ficou mais ou menos?
Fizeste ainda durante a garantia da mota?
Obrigado

Boas... desculpa a demora mas estou de férias e não venho aqui com "regularidade" :convivio:
Troquei já fora da garantia porque o original já andava a pedir "tratamento"... foi mais ou menos ao fim de 50.000kms.
O que ganhei foi mais controlo (afinação) dado o original não permitir, o que resultou num melhor conforto em condução, suspensão mais suave para um "jovem que passou os 50 de idade e os 90 de peso  :lolol:", bem como numa melhor aderência à estrada (menos saltitante) o que também me restituiu a confiança na anterior moto (NC750X). De referir que apenas troquei o amortecedor traseiro por um bitubo tendo o da frente levado novas molas e oleo.
Quanto ao valor já não me recordo mas foi algo na casa dos 300 (e muitos) mas fiz as contas na altura e compensou bastante... bem o relacionamento e conhecimento e segurança demonstrado pela "equipa da casa" também ajudou.
Andei uns kms com estes amortecedores e gostei bastante (vendi a mota com quase 80.000kms e ainda estavam excelentes).

Agosto 31, 2024, 00:47:07, 00:47
Responder #11

zinko_pt

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O que é que ganhaste com este amortecedor?
Em quanto ficou mais ou menos?
Fizeste ainda durante a garantia da mota?
Obrigado

Boas... desculpa a demora mas estou de férias e não venho aqui com "regularidade" :convivio:
Troquei já fora da garantia porque o original já andava a pedir "tratamento"... foi mais ou menos ao fim de 50.000kms.
O que ganhei foi mais controlo (afinação) dado o original não permitir, o que resultou num melhor conforto em condução, suspensão mais suave para um "jovem que passou os 50 de idade e os 90 de peso  :lolol:", bem como numa melhor aderência à estrada (menos saltitante) o que também me restituiu a confiança na anterior moto (NC750X). De referir que apenas troquei o amortecedor traseiro por um bitubo tendo o da frente levado novas molas e oleo.
Quanto ao valor já não me recordo mas foi algo na casa dos 300 (e muitos) mas fiz as contas na altura e compensou bastante... bem o relacionamento e conhecimento e segurança demonstrado pela "equipa da casa" também ajudou.
Andei uns kms com estes amortecedores e gostei bastante (vendi a mota com quase 80.000kms e ainda estavam excelentes).
Férias é também para descansar dos ecrãs!
O que eu pensei foi só trocar molas à frente (+óleo) e atrás. Se ficar bem afinado para o meu peso e depois com pré-carga para quando for carregada, não devo precisar de mexer mais. Eles parecem perceber do assunto e têm lá muitas e variadas motas a serem mexidas.
Explicaram-me que a StreetBox da HyperPro traz um amortecedor traseiro básico sem separação gás/óleo. Para isso prefiro estar quieto. Quando o atual amortecedor estiver a dar o berro, posso considerar gastar num amortecedor "melhorzito".
Mas a mota tem 6 meses e está na garantia. Espero não ter problemas com a marca...
Obrigado pelo feedback.

Setembro 02, 2024, 13:21:37, 13:21
Responder #12

dfelix

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Quando o atual amortecedor estiver a dar o berro, posso considerar gastar num amortecedor "melhorzito".

Quando isso acontecer, provavelmente já trocaste ou estarás a pensar em trocar de moto.

Setembro 03, 2024, 19:46:06, 19:46
Responder #13

zinko_pt

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Quando o atual amortecedor estiver a dar o berro, posso considerar gastar num amortecedor "melhorzito".

Quando isso acontecer, provavelmente já trocaste ou estarás a pensar em trocar de moto.
Eu tenho por hábito ficar uns bons anos com os carros e tenciono fazer o mesmo com a mota. Espero retê-la pelo menos 100.000km. 

Setembro 08, 2024, 02:05:45, 02:05
Responder #14

Seravat72

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Quando o atual amortecedor estiver a dar o berro, posso considerar gastar num amortecedor "melhorzito".

Quando isso acontecer, provavelmente já trocaste ou estarás a pensar em trocar de moto.
Eu tenho por hábito ficar uns bons anos com os carros e tenciono fazer o mesmo com a mota. Espero retê-la pelo menos 100.000km.

Boas ... eu também gostava de atingir os 100.000kms numa moto mas... ainda não consegui... pode ser que a AT me leve lá  :megafeliz:

Setembro 24, 2024, 10:11:17, 10:11
Responder #15

zinko_pt

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Molas e óleo mudados e ficou com devia vir de origem. Sag reduzido a solo ou carregada, rebound controlado, manter o conforto e linha de faróis sem incandear os condutores.
Onde se nota mais a diferença é na traseira.
Um bocado caro, mas não chega ao preço de um bom amortecedor traseiro. E para mim, que só quero ajustar a pré carga em função do peso carregado, está óptimo.

Setembro 24, 2024, 19:14:14, 19:14
Responder #16

pjmartinho

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... E para mim, que só quero ajustar a pré carga em função do peso carregado, está óptimo.

Quando se mexe na pré-carga acaba-se por ter de mexer no rebound tbm  :)

Setembro 25, 2024, 09:03:37, 09:03
Responder #17

zinko_pt

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... E para mim, que só quero ajustar a pré carga em função do peso carregado, está óptimo.

Quando se mexe na pré-carga acaba-se por ter de mexer no rebound tbm  :)
Pode ser impressão minha mas não noto diferença no rebound agora quando mexo na pré carga. Acho-o sempre controlado e a velocidade é sempre a mesma.

Setembro 25, 2024, 13:01:28, 13:01
Responder #18

Gentleman rider

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Pode ser impressão minha mas não noto diferença no rebound agora quando mexo na pré carga. Acho-o sempre controlado e a velocidade é sempre a mesma.

Sim, são coisas diferentes. A pré-carga diz respeito à mola enquanto que o rebound diz respeito ao hidráulico do amortecedor ou forquilha.

Muitas motos não têm afinação de hidráulico da suspensão, seja rebound seja compressão.

Setembro 25, 2024, 14:27:38, 14:27
Responder #19

pjmartinho

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Ao se aumentar a pré-carga aumenta-se a tensão na mola pelo que a descompressão do amortecedor (rebound) é mais "violenta" (rápida) do que se tiver menos pré-carga.

A afinação do rebound serve para controlar a "velocidade" de descompressão da mola pelo que menos pré-carga = abrir o parafuso do rebound (até certo ponto) enquanto mais pré-carga = fechar o parafuso do rebound (até certo ponto).

Setembro 25, 2024, 15:29:35, 15:29
Responder #20

Gentleman rider

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Ao se aumentar a pré-carga aumenta-se a tensão na mola pelo que a descompressão do amortecedor (rebound) é mais "violenta" (rápida) do que se tiver menos pré-carga.

A pré-carga não altera a tensão da mola

Setembro 26, 2024, 10:09:24, 10:09
Responder #21

zinko_pt

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Do pouco que sei, quando aumento a pré carga na traseira, esta sobe. Tanto quanto me foi aconselhado, é para compensar o aumento de peso carregado.
Na Triumph notava que a suspensão ficava simultâneamente um pouco mais firme, já sendo uma suspensão com algum cariz desportivo. Na TA não noto isso: pré carga e a progressividade da compressão e rebound são independentes. Antes e depois da alteração das molas e óleo.

Setembro 26, 2024, 10:46:27, 10:46
Responder #22

Gentleman rider

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Do pouco que sei, quando aumento a pré carga na traseira, esta sobe.

Não sobe, afunda menos que são coisas diferentes.

Existem amortecedores que têm a possibilidade de ajustar a altura da traseira mas não creio que a Triumph ou a Transalp tenham.

Tanto quanto me foi aconselhado, é para compensar o aumento de peso carregado.

SIm, quando se aumenta o peso transportado deve aumentar-se a pré-carga. Se a moto afunda muito estaticamente depois a andar vai estar sempre a trabalhar no final de curso da suspensão e pode ir aos batentes facilmente.

Mais, se o sag (ou o afundamento estático) entre a traseira e a frente da moto não está equilibrado a geometria da moto fica alterada com as consequências nefastas para a dinâmica e segurança da moto.

A primeira coisa que toda a gente devia fazer quando compra uma moto é ajustar o sag para o seu peso.

Na Triumph notava que a suspensão ficava simultâneamente um pouco mais firme, já sendo uma suspensão com algum cariz desportivo. Na TA não noto isso: pré carga e a progressividade da compressão e rebound são independentes. Antes e depois da alteração das molas e óleo.
De uma forma geral as marcas europeias montam componentes de melhor qualidade que as japonesas daí as suas motos também tenderem a ser mais caras. Ainda assim quer a Tiger 660 quer a Transalp montam suspensões simples que não devem ser muito diferentes entre si.

A forma "correcta" (porém cara) de ajustar o sag de uma moto é precisamente instalando as molas adequadas. Se customizaste a Honda para o teu caso é normal que funcione melhor do que uma Transalp stock com a pré-carga afinada nas suspensões de origem.
« Última modificação: Setembro 26, 2024, 10:55:45, 10:55 por Gentleman rider »

Setembro 26, 2024, 13:56:38, 13:56
Responder #23

zinko_pt

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Do pouco que sei, quando aumento a pré carga na traseira, esta sobe.

Não sobe, afunda menos que são coisas diferentes.

Existem amortecedores que têm a possibilidade de ajustar a altura da traseira mas não creio que a Triumph ou a Transalp tenham.

Tanto quanto me foi aconselhado, é para compensar o aumento de peso carregado.

SIm, quando se aumenta o peso transportado deve aumentar-se a pré-carga. Se a moto afunda muito estaticamente depois a andar vai estar sempre a trabalhar no final de curso da suspensão e pode ir aos batentes facilmente.

Mais, se o sag (ou o afundamento estático) entre a traseira e a frente da moto não está equilibrado a geometria da moto fica alterada com as consequências nefastas para a dinâmica e segurança da moto.

A primeira coisa que toda a gente devia fazer quando compra uma moto é ajustar o sag para o seu peso.

Na Triumph notava que a suspensão ficava simultâneamente um pouco mais firme, já sendo uma suspensão com algum cariz desportivo. Na TA não noto isso: pré carga e a progressividade da compressão e rebound são independentes. Antes e depois da alteração das molas e óleo.
De uma forma geral as marcas europeias montam componentes de melhor qualidade que as japonesas daí as suas motos também tenderem a ser mais caras. Ainda assim quer a Tiger 660 quer a Transalp montam suspensões simples que não devem ser muito diferentes entre si.

A forma "correcta" (porém cara) de ajustar o sag de uma moto é precisamente instalando as molas adequadas. Se customizaste a Honda para o teu caso é normal que funcione melhor do que uma Transalp stock com a pré-carga afinada nas suspensões de origem.
Sim, já tinha notado isso. Por isso as Tiger 900 Pro e outras com ajuste eletrônico das suspensões custam o que custam. Mas também quando avariam, custa mais reparar.