Autor Tópico: 1ª moto - ajuda e opiniões  (Lida 1083 vezes)

Agosto 12, 2024, 15:33:10, 15:33
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OOO

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Boa tarde a todos,

Depois de mais de 30 anos sem andar de moto, tenho dado umas volta numa KTM Duke 125 de um familiar e tenho apreciado. Na adolescência tive sempre motorizadas e pontualmente contacto com as 125 da altura.

Agora pretendo comprar uma mota que servirá essencialmente para alguns passeios curtos e principalmente efectuar algumas deslocações para o trabalho, 30 kms para cada lado. Para isso e embora possa fazer o percurso em estradas nacionais o que levaria mais tempo, o mais certo é tal como faço com todos os dias com o carro, apanhar auto estrada (A1) e vias rápidas (IC17). Mesmo assim, não prevejo colocar muitos kms na mota, nem andar de inverno.

O orçamento é baixo (+ ou – 4000 só para a mota) tal como a minha altura 1,68  (a altura da ktm Duke que tenho experimentado tem 813 mm está no limite para me sentir confortável).
Tenho 54 anos pelo que o conforto na condução é um factor importante. Assusta-me um pouco andar de moto nas autoestradas principalmente se tiver de ultrapassar camiões e se por um lado, pelo menos por agora, não quero grandes cilindradas, também reconheço que as maiores ultrapassam melhor e com mais segurança.
Tenho andado a observar o mercado das usadas, por exemplo a BMW G310 GS , Royal Enfield scram 411 e VOGE 300ACX – 3 motos diferentes.
Surgem dúvidas entre as motos, mas também nas formas de negócios. Será preferível comprar uma BMW com 30.00 kms, uma Royal Enfield com 2.000 e ainda na garantia ou até uma Voge nova?

Por último informo que o ChatGPT diz que a mota melhor para o meu perfil é a Honda CB 500X, mas esta, mesmo usada, ultrapassa o orçamento, deverei fazer um esforço suplementar?

Agradeço desde já as opiniões que me possam dar.

Agosto 12, 2024, 17:42:45, 17:42
Responder #1

PauloC

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Boa tarde a todos,

Depois de mais de 30 anos sem andar de moto, tenho dado umas volta numa KTM Duke 125 de um familiar e tenho apreciado. Na adolescência tive sempre motorizadas e pontualmente contacto com as 125 da altura.

Agora pretendo comprar uma mota que servirá essencialmente para alguns passeios curtos e principalmente efectuar algumas deslocações para o trabalho, 30 kms para cada lado. Para isso e embora possa fazer o percurso em estradas nacionais o que levaria mais tempo, o mais certo é tal como faço com todos os dias com o carro, apanhar auto estrada (A1) e vias rápidas (IC17). Mesmo assim, não prevejo colocar muitos kms na mota, nem andar de inverno.

O orçamento é baixo (+ ou – 4000 só para a mota) tal como a minha altura 1,68  (a altura da ktm Duke que tenho experimentado tem 813 mm está no limite para me sentir confortável).
Tenho 54 anos pelo que o conforto na condução é um factor importante. Assusta-me um pouco andar de moto nas autoestradas principalmente se tiver de ultrapassar camiões e se por um lado, pelo menos por agora, não quero grandes cilindradas, também reconheço que as maiores ultrapassam melhor e com mais segurança.
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Surgem dúvidas entre as motos, mas também nas formas de negócios. Será preferível comprar uma BMW com 30.00 kms, uma Royal Enfield com 2.000 e ainda na garantia ou até uma Voge nova?

Por último informo que o ChatGPT diz que a mota melhor para o meu perfil é a Honda CB 500X, mas esta, mesmo usada, ultrapassa o orçamento, deverei fazer um esforço suplementar?

Agradeço desde já as opiniões que me possam dar.

Podendo, eu iria sempre para uma mota de CC superior a 125, nem que fosse uma 250cc ou 300cc por exemplo, a 125 vai ficar curta muito rapidamente, e depois vai querer trocar.


Agosto 12, 2024, 17:51:48, 17:51
Responder #2

ThatsMe

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Boa tarde a todos,

Depois de mais de 30 anos sem andar de moto, tenho dado umas volta numa KTM Duke 125 de um familiar e tenho apreciado. Na adolescência tive sempre motorizadas e pontualmente contacto com as 125 da altura.

Agora pretendo comprar uma mota que servirá essencialmente para alguns passeios curtos e principalmente efectuar algumas deslocações para o trabalho, 30 kms para cada lado. Para isso e embora possa fazer o percurso em estradas nacionais o que levaria mais tempo, o mais certo é tal como faço com todos os dias com o carro, apanhar auto estrada (A1) e vias rápidas (IC17). Mesmo assim, não prevejo colocar muitos kms na mota, nem andar de inverno.

O orçamento é baixo (+ ou – 4000 só para a mota) tal como a minha altura 1,68  (a altura da ktm Duke que tenho experimentado tem 813 mm está no limite para me sentir confortável).
Tenho 54 anos pelo que o conforto na condução é um factor importante. Assusta-me um pouco andar de moto nas autoestradas principalmente se tiver de ultrapassar camiões e se por um lado, pelo menos por agora, não quero grandes cilindradas, também reconheço que as maiores ultrapassam melhor e com mais segurança.
Tenho andado a observar o mercado das usadas, por exemplo a BMW G310 GS , Royal Enfield scram 411 e VOGE 300ACX – 3 motos diferentes.
Surgem dúvidas entre as motos, mas também nas formas de negócios. Será preferível comprar uma BMW com 30.00 kms, uma Royal Enfield com 2.000 e ainda na garantia ou até uma Voge nova?

Por último informo que o ChatGPT diz que a mota melhor para o meu perfil é a Honda CB 500X, mas esta, mesmo usada, ultrapassa o orçamento, deverei fazer um esforço suplementar?

Agradeço desde já as opiniões que me possam dar.

Viva.

Na minha opinião, 125cc para andar em AE é para esquecer. Fiz muitos km numa e é perigosíssimo termos camiões TIR a ultrapassar-nos à primeira subida que apanhemos.
Diria que o ideal será uma 300 ou 500.

Uma CB500x encaixaria na perfeição, faz AE a 120-130km/h sem qualquer esforço, ao contrário de qualquer uma dessas três que mencionas.
Pelo menos a BMW 310 (andei na R, não na GS mas são a "mesma" mota com roupa diferente) acima dos 100km/h as vibrações começam a ser desconfortáveis. Para cidade são motas ótimas, para andamentos diários de AE na minha opinião estão muito longe do ideal.

Essencial, sobretudo dado à altura relativamente curta, é experimentar antes de tomar decisão. A CB pode ficar alta demais, e os kits de rebaixamento valem o que valem porque acabam por mexer na forma como a mota foi pensada.
Dá sempre para rebaixar o banco tirando miolo, mas sendo que o conforto é fator importante seria uma solução longe do ideal.

Por causa da altura não sei sinceramente que mota recomendar, mas sem dúvida que a minha escolha fugiria sem dúvidas das 125cc, e idealmente tentaria fazer o esforço para uma mota com perto dos 47cv típicos nas motas de média/baixa cc.
« Última modificação: Agosto 12, 2024, 17:53:02, 17:53 por ThatsMe »

Agosto 12, 2024, 20:00:46, 20:00
Responder #3

zinko_pt

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Eu concordo com o que tem sido dito e ficava nos 400 a 500cc.
A RE tem 450cc e motas nos 500cc. Algo pesadas, mas estáveis e fiáveis porque os motores não estão espremidos. Mas para IC e AE escolhia algo com maior proteção aerodinâmica. Uma CB500 é cara, mas é fiável, é Honda. Ou uma Benelli TRK500, que não tendo os mesmos intervalos de manutenção e a fiabilidade japonesa, quando bem tratada, pode ser uma fiel companheira.
Experimenta umas quantas e vê as diferenças.

Agosto 13, 2024, 09:36:10, 09:36
Responder #4

Canonista

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Sou utilizador diário de uma Voge 300 DS (entre Março e Outubro com sol ou chuva).

Faço diariamente cerca de 36 km (ida e volta) em nacionais. Comprada nova em 2022, já vai a chegar aos 12 000 km.
Sempre a funcionar bem, económica 2,7 l/100 km. Diria que é uma excelente escolha para deslocações diárias em nacionais.
Ágil o suficiente para furar entre o trânsito (quando o há), com potência suficiente para ultrapassagens mais apertadas e divertida de conduzir.

Agora, quanto a andar em auto-estrada...
Como já foi dito, o ideal seria uma 500 cm3.
A minha 300, anda pela auto-estrada. Mas está longe de ser boa escolha para andar constantemente a 120 km/h...
A 130 km/h, o motor vai em altas rotações em esforço.

Para 1,68m não sei qual será a 500 que melhor se ajusta...?

Agosto 13, 2024, 19:51:00, 19:51
Responder #5

lferreira

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Boa tarde a todos,

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Tenho 54 anos pelo que o conforto na condução é um factor importante. Assusta-me um pouco andar de moto nas autoestradas principalmente se tiver de ultrapassar camiões e se por um lado, pelo menos por agora, não quero grandes cilindradas, também reconheço que as maiores ultrapassam melhor e com mais segurança.
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Viva,

Reparei que é da zona de V. Franca de Xira, e como menciona a marca Voge, sei que existe em Alhandra um representante, a MGmoto! Passe por lá, fale com o Miguel e experimente!
Como já mencionaram, para circular em AE as cilindradas menores tornam-se sofredoras e até perigosas, de facto o ideal seria na casa dos 500cc, mas enfim, as escolhas/orçamento vão de cada um!

Agosto 13, 2024, 23:08:19, 23:08
Responder #6

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Obrigado pelas respostas.

A altura, no meu caso a falta dela, está a revelar-se difícil de contornar.

Quanto à cilindrada parece-me que já não estou com grandes dúvidas, deverá ser de 500cc ou perto.

Surge agora na equação uma voge 500 AC , já estive sentado numa voge 350 que é ligeiramente mais leve e mais baixa, e senti-me confortável. Por outro lado também me sentei numa voge 500 DSX, parecida com a honda cb500x e fiquei um bocado desconfortável por causa da altura.
Uma vez que com o meu parco orçamento e dentro destas cilindradas, as opções são reduzidas, verifico ainda assim que consigo a Voge com muitos menos kms e mais barata. Sei que são motos diferentes, mas para o que pretendo e não faço ideia de fazer grandes viagens, sinto-me mais inclinado para a voge 500, também pelo estilo de moto que esteticamente me agrada mais, embora a escolha mais racional parece-me ser a Honda CB 500x (com um banco rebaixado, o que iria gerar uma despesa extra).  Também já pensei alugar uma honda para ir dar uma volta, mas embora os preços de aluguer diário até sejam possíveis, as cláusulas que estão nos contratos são terríveis.

Irei continuar a procura, obrigado a todos.

Agosto 14, 2024, 09:21:54, 09:21
Responder #7

Canonista

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A Voge 350 AC, também poderá ser uma opção válida para AE...

Embora tenha pouca mais cilindrada, é bicilindrica, o que lhe dá maior suavidade de utilização e já tem 40 cv...
Normalmente as 300 têm cerca de 30 cv o que é curto para AE.

O ideal seria fazer um test drive numa 350 AC em AE.

Setembro 16, 2024, 23:47:25, 23:47
Responder #8

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Acabei por optar por um negócio de ocasião, que ficou dentro do meu orçamento. De 2022 com menos de 5000kms e ligeiramente rebaixada.

Entretanto tirei as malas laterais e até ver estou bastante satisfeito, pois apresenta uma condução fácil e que transmite segurança. Nem mais nem menos daquilo que pretendia. Já fiz alguma auto-estrada e também me dei bem.

Botas: Alpinestar speedforce, que tendo uma sola alta me fazem sentir mais confiante nas manobras a baixa velocidade.
Capacete modular: Scorpion exo tech evo, que funciona bem com óculos graduados.
Casaco: Revit flare 2, com um estilo que me agrada.

E assim se redescobre, com satisfação, um gosto há muito esquecido.

Setembro 17, 2024, 09:36:12, 09:36
Responder #9

RicardoGaio

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Setembro 17, 2024, 12:08:58, 12:08
Responder #10

2low

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Muitos parabéns!
Boa escolha!

Provavelmente de todas as motos do mercado será aquela que dá maior satisfação pela facilidade de condução - é meter a 5ª que ela depois faz tudo.
Em termos de utilização gosto mais desse modelo anterior que a mais recente e a escolher uma para ir para fora de estrada será certamente essa porque com o novo modelo com mais plásticos teria mais receios...


Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 17, 2024, 14:58:34, 14:58
Responder #11

nfkart

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    Carpe Diem!
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Boas curvas na nova máquina!

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