Boa tarde a todos,Depois de mais de 30 anos sem andar de moto, tenho dado umas volta numa KTM Duke 125 de um familiar e tenho apreciado. Na adolescência tive sempre motorizadas e pontualmente contacto com as 125 da altura. Agora pretendo comprar uma mota que servirá essencialmente para alguns passeios curtos e principalmente efectuar algumas deslocações para o trabalho, 30 kms para cada lado. Para isso e embora possa fazer o percurso em estradas nacionais o que levaria mais tempo, o mais certo é tal como faço com todos os dias com o carro, apanhar auto estrada (A1) e vias rápidas (IC17). Mesmo assim, não prevejo colocar muitos kms na mota, nem andar de inverno.O orçamento é baixo (+ ou – 4000 só para a mota) tal como a minha altura 1,68 (a altura da ktm Duke que tenho experimentado tem 813 mm está no limite para me sentir confortável).Tenho 54 anos pelo que o conforto na condução é um factor importante. Assusta-me um pouco andar de moto nas autoestradas principalmente se tiver de ultrapassar camiões e se por um lado, pelo menos por agora, não quero grandes cilindradas, também reconheço que as maiores ultrapassam melhor e com mais segurança.Tenho andado a observar o mercado das usadas, por exemplo a BMW G310 GS , Royal Enfield scram 411 e VOGE 300ACX – 3 motos diferentes.Surgem dúvidas entre as motos, mas também nas formas de negócios. Será preferível comprar uma BMW com 30.00 kms, uma Royal Enfield com 2.000 e ainda na garantia ou até uma Voge nova?Por último informo que o ChatGPT diz que a mota melhor para o meu perfil é a Honda CB 500X, mas esta, mesmo usada, ultrapassa o orçamento, deverei fazer um esforço suplementar?Agradeço desde já as opiniões que me possam dar.