Autor Tópico: Motas 350cc  (Lida 1328 vezes)

Setembro 08, 2024, 18:24:27, 18:24
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AlexandreC

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Ora boas companheiros(as),

Eu tenho sido um pouco lurker no forum, mas reparo que aqui há quem entenda da coisa, portanto eu gostaria de ouvir a vossa opinião num tópico um pouco especifico, que é motas de baixa a media cilindrada.

Ora eu tenho a minha NMax125 a um ano e pouco, e a pequenita sem sido fenomenal para a minha deslocação casa-trabalho, e pequenos passeios ao fim de semana, desta menina não tenho nada a reclamar.
No entanto, eu vou mudar a minha habitação para mais longe, e vou necessitar de fazer auto estrada diariamente, e pela minha experiencia, isso não é nada agradável de fazer numa mota que tem que ser muito esforçada para sequer andar a 110, e tão pouco é bom para a mota em si.
Decidi então que está na hora de tirar a carta e arranjar algo um pouco mais potente, para que consiga facilmente fazer um pouco de auto estrada, seja económica e agradável de andar em meio urbano, e pensei no que continua isente de IUC, que é o mercado igual ou inferior a 350cc

Infelizmente, noto que esse mercado têm pouca oferta no que se trata das motas japonesas, e que está sim cheio de motas chinesas que parecem estar a querer tomar conta deste nicho do mercado mais acessivel, e venho por este meio perguntar até que ponto será benéfico pensar em tais motas, visto que a oferta das japonesas tem sido pouca, e já se ouve que a qualidade das chinesas tem vindo a aumentar.

Aguardo ouvir opiniões sobre o tópico, eu entendo que uma boa maneira seria ir para outras cilindradas, nomeadamente o intervalo até 500CC que me parece não ter consumos muito maiores, e o IUC é barato, mas ai não ficaria muito mais caro em relação a manutenção?

Obrigado e um grande abraço  :scooter: :nice:

Setembro 08, 2024, 23:15:14, 23:15
Responder #1

2low

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Nessa gama de cilindrada eu iria para uma Kawasaki Versys X300 mas são difíceis de se comprar no mercado de usados, apesar de estar uma agora à venda no OLX:
https://www.olx.pt/d/anuncio/kawasaki-versys-x-300-abs-IDGR3oR.html

Opinião pessoal é alargar o leque de escolhas até ao teu orçamento disponivel e encontrar a tal que preenche os teus desejos, que gostes e te sintas bem quando te sentas nela e não ficares refém de "consumos" e "IUCS" porque por vezes alguns modelos que podem gastar só um pouco mais e que até tenham um IUC não isento podem acabar por ser melhores soluções em tudo ou quase tudo...
Actualmente tens dois modelos que devem ser talvez os que consigam captar mais interesse, a CFmoto 450MT e Royal Enfield Himalayan 450, porque está na moda motos trail.

Se ainda assim achares que devas continuar com o foco "consumo/iuc" já ali deixei uma sugestão que me parece bem competente/capaz e com características que apontam para modelos de cilindrada superior.
Outro modelo que poderia olhar e que também passou despercebido com vendas residuais foi a Honda CBR250R.
Tipo esta: https://www.olx.pt/d/anuncio/honda-cbr-250r-2013-IDItgth.html
Ambas acabam por ter velocidade de ponta muito semelhante a motos actuais de 400/450cc...

Alternativas orientais...não estou a ver alguma mais capaz, tanto que os orientais já estão focados em cilindradas superiores que não estas...

Certamente que mais companheiros com maior experiência sejam também capazes de te dar uma palavrinha.
 :convivio:

EDITADO:
Kawasaki versys x300 2019 à venda em stand: https://www.standvirtual.com/motos/anuncio/kawasaki-versys-300-18-meses-de-garantia-ID8PIKde.html

« Última modificação: Setembro 10, 2024, 15:52:04, 15:52 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 09, 2024, 10:43:13, 10:43
Responder #2

AlexandreC

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Sem duvida que se torna complicado encontrar algo na gama, apesar de a 450MT, assim como a sua irmã mais desportiva a 450NK, que acaba por ser mais do meu agrado, porque (aparenta) ser mais agil para o trânsito, e mais esteticamente agradável para mim, e que até ficam em conta, visto que a CF Moto até apresenta um catálogo acessivel.

Relativamente a Royal Einfield, eu gostei bastante do aspecto das motas, até porque o estilo mais classico que eles fabricam deixou-me empolgado, mas depois reparei que, pelo menos para os modelos que estavam disponiveis, os motores pecam um pouco no performance, o que me deixa um bocado de pé atrás.

Note-se que eu não quero uma grande besta, eu entendo as limitações que são impostas a estas máquinas mais pequenas, mas uma neste caso muitas das motas apresentadas pela Royal Einfield (nestas cilindradas) têm motores mais fracos que uma CB300R ou mesmo uma Benelli Leoncino 250  :pensador: :pensador:

Mas compreendo que, de facto, terei que fazer contas a vida para encontrar um modelo nas gamas que me interessam, e que talvez não seja por uns meros 22€ ao ano que deixe de pegar nas opções de 450cc/500cc que estão a aparecer no mercado, e que com certeza não devem beber gasolina como se fossem imperiais nos dias de verão  :nice: :lolol: :lolol:

Só tenho pena que as opções das marcas mais fiáveis para estas gamas não sejam muitas, mas eles conhecem o mercado e lá terão os seus motivos para o fazerem.

Setembro 09, 2024, 11:08:11, 11:08
Responder #3

zinko_pt

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Eu acho que podes ir por várias vias.
Em primeiro acho que devias colocar o conforto e a potência no topo das prioridades, porque vais andar mais depressa e durante mais tempo.
Depois eu riscava o IUC das prioridades porque só se paga uma vez e o valor é insignificante para quem faz uns milhares de quilómetros por ano.
E até os 500cc, os consumos são contidos, tirando nas desportivas.

Portanto eu riscava da lista as custom, as desportivas e as naked.
E incluía as maxiscooter e as adventure. De onde se incluía a Versys 300 sugerida.
Nas maxi tens muita coisa até 350cc e de qualidade. Bons consumos e conforto. O senão é que pelo preço de algumas maxi compras uma adventure de maior cilindrada. Como a Xmax 300 nos 6500€ e a KYMCO Xciting VS400  praticamente ao preço da NX500.
Nas adventure nem tanto. Tens a CF-Moto 450MT que não foi desenvolvida para autoestrada. Faz, mas não é o habitat natural.
Depois tens as CB500x e NX500 da Honda, que são mais caras, novas e usadas. É Honda, não bebe, dura e é barata de manter.
Eu não excluía chinesas e coreanas. Mas tinha em atenção os eventuais intervalos de manutenção mais curtos, menor rede de oficinas (se dentro da garantia) e maior desvalorização.

Setembro 09, 2024, 16:49:26, 16:49
Responder #4

AlexandreC

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Boas Zinko, obrigado pela opinião, e pela reavaliação das prioridades, mas aproveito para colocar a questão, uma adventure não será pouco manobrável em percursos urbanos?

Eu estava a pensar que até a opinião seria de uma naked devido a sua maior flexibilidade e menor custo, por acaso tinha um pouco que posto de parte as ADV por esse mesmo motivo, mas visto que já o companheiro 2low tinha recomendado, claramente por de parte foi erro de nabo  :D :D

Mas sim, após considerar o custo benefício, não vou de todo colocar de parte uma 500cc, desde que prove ser económica e que cumpra a sua funcionalidade, não será o IUC de 22€ que me fará grande diferença, mas talvez os valores de revisão (eu irei comprar novo visto que não gosto de andar a saltitar de veículos, esta vai ser para durar)

E sim, as Maxi são sem duvida uma opção, principalmente a XMax300, que acaba por ser uma irmã mais velha da minha NMax125, que eu até gosto bastante, mas como referes, as maxi de momento estão muito caras, apesar da inegável utilidade que elas apresentam.

Vou na mesma estudar o mercado e ver as propostas que vão aparecendo visto que ainda tenho tempo para tomar a decisão, mas de facto são argumentos validos

Grande abraço

Setembro 09, 2024, 23:19:20, 23:19
Responder #5

Cross

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Companheiro agora pode ser mais complicado pela carta limitar, mas antes de comprar é mesmo testar. Sobre a facilidade ou agilidade de uma trail na cidade ou no trânsito etc... é mais do mesmo experimentares e sabes logo. Mas em geral roda maior na frente como as trails é melhor para os buracos e imperfeições no piso, passeios etc...que acontece muito no enfrentar o trânsito e afins.

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Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Setembro 10, 2024, 11:14:02, 11:14
Responder #6

JustGil

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Saudações meu caro!

Aqui vão os meus "cêntimos" quanto a este tópico.
Se queres motas aqui a rondar os 300cc - 349cc a fim de ficar isento do imposto de circulação, ainda há uns quantos modelos.

Se pretenderes continuar nas scooters, tens a Yamaha Xmax 300, a Kawasaki J300 e a Honda Forza 350 no nome diz que é 350, mas na verdade tem 330cc, então fica isenta do imposto de circulação). Ainda dentro das scooters, mas fora das nipónicas, há também a Kymco Downtown 350 que também não paga imposto, visto que são na verdade 320cc, e depois também tens a Zontes 310M.

Se pretenderes algo mais desportivo, como uma naked ou uma R, há as conhecidas Yamaha R3(desportiva mas com uma posição de condução agradável) e Mt03, são bicilindricas e têm um motor muito rotativo, a redline começa às 13mil rpm, o que faz lembrar aquelas 600cc desportivas 4 cilindros, é sempre a espremer, e o consumo de combustível também aumenta  :( Também tens a Honda CB300R (sou proprietário de uma há 3 anos e com +de 34mil km), a naked entre os 300cc - 500cc mais leve do mercado, pesando somente mais 7kg que a versão 125cc. E eventualmente, no mercado de usados também se encontra as kawasaki Ninja 300 ou a irmã naked, a Z300. Há também outras opções, como a Zontes 350GK (que tem 349cc).

Por último, caso queiras algo mais confortável para passeios maiores e com umas postura de condução mais ereta, há as trails e crossovers como a Honda CRF 300 Rally (pena que é muita alta, mesmo tendo 1,75m) há a Royal Enfield Himalyan 410 (já andei nela e achei-a com uma péssima relação peso-potência, mas ainda chega aos 120km/h e eventualmente aos 140km/h), mas agora há a versão 450cc que já tem melhor performance e mais velocidade de ponta (160km/h), mas já acredito que pague imposto de circulação. E como um colega nomeou, há a descontinuada Kawasaky Versys 300 que de longe a longe se vão vendo no mercado de usados. Mas se pretenderes algo mais estradista, há a Zontes 310T1 e a Zontes 350X (uma sport-touring com 349cc).

Quanto a performance, a maioria destes modelos que eu citei são de apenas 1 cilindro, o que quer dizer que em viagens maiores (nomeadamente se for em autoestrada), irás sentir mais vibrações pois o motor vai andar mais em altas rotações, e quase todas estas motas irão ter uma velocidade final ali nos 160 - 170km/h, com exceção da Yamaha R3/MT03 e Kawasaki Versys 300/Ninja 300 porque são bicilindricas e têm um pouco mais de "pulmão". Por exemplo, a minha CB300R aos 120km/h e aos 130km/h já vai às 7500 rpm e a redline começa às 11000rpm.
Uma 500cc, principalmente o motor da Honda CB500X,F,R, Rebel ou a nova NX500, o motor já vai um pouco mais "descansado" e já te permite ter uma velocidade de cruzeiro maior e o consumos de combustível acaba por ser praticamente o mesmo, e o imposto de circulação é de 19,21€ por ano.

Bem, de momento foram estes modelos que me vieram à mente que estão isentos de imposto de circulação. Espero ter ajudado.

Setembro 10, 2024, 12:29:42, 12:29
Responder #7

RicardoGaio

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@JustGil,
Gostei dos teus "cêntimos"  :)
Fui pesquisar a Zontes 350X, não conhecia e achei-lhe piada...! :D
Obrigado.

Setembro 10, 2024, 13:04:10, 13:04
Responder #8

zinko_pt

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Boas Zinko, obrigado pela opinião, e pela reavaliação das prioridades, mas aproveito para colocar a questão, uma adventure não será pouco manobrável em percursos urbanos?

Eu estava a pensar que até a opinião seria de uma naked devido a sua maior flexibilidade e menor custo, por acaso tinha um pouco que posto de parte as ADV por esse mesmo motivo, mas visto que já o companheiro 2low tinha recomendado, claramente por de parte foi erro de nabo  :D :D

Mas sim, após considerar o custo benefício, não vou de todo colocar de parte uma 500cc, desde que prove ser económica e que cumpra a sua funcionalidade, não será o IUC de 22€ que me fará grande diferença, mas talvez os valores de revisão (eu irei comprar novo visto que não gosto de andar a saltitar de veículos, esta vai ser para durar)

E sim, as Maxi são sem duvida uma opção, principalmente a XMax300, que acaba por ser uma irmã mais velha da minha NMax125, que eu até gosto bastante, mas como referes, as maxi de momento estão muito caras, apesar da inegável utilidade que elas apresentam.

Vou na mesma estudar o mercado e ver as propostas que vão aparecendo visto que ainda tenho tempo para tomar a decisão, mas de facto são argumentos validos

Grande abraço
Eu diria que as adventure e já agora as sport touring são mais manobráveis por causa do guiador largo e posição mais direita. Mas é pessoal, nada como experimentar.
Talvez o peso tamanho e posição de condução sejam os principais fatores para andar no meio de trânsito. Eu ando no meio das filas, a minha mota não é das mais pequenas, nem das maiores. Ando bem com a minha reduzida experiência. Há malta a passar por mim com motas maiores e há quem fique na fila com motas menores. O que quer dizer que a experiência faz diferença.
A NX500 talvez valha a pena um teste ride. Mesmo que não seja o topo das prioridades. De alguma forma parece ser o benchmark para as pequenas adv e é bem capaz de aviar percursos urbanos e os Picos da Europa. Pelo menos há malta que faz tudo com ela e aguentam-se uns bons anos sem trocar. A mecânica é mais do que testada e a eletrónica foi muito melhorada.

Depois ia testar tudo o resto que o bolso permita, mesmo que não penses comprar. Isto vai-se dar uma boa perspectiva do que gostas r não gostas.

Pelo preço da NX500, as chinesas Benelli TRK702 e QJ Motor 700 podem ser uma opção. Trazem muita coisa, mas perdem na manutenção, peso, fiabilidade (?), rede de assistência e disponibilidade de peças. Mas testa se puderes. O pior que pode acontecer é reforçar a tua ideia inicial, seja ela qual for. Mas pelo menos compras informado.

Setembro 10, 2024, 14:07:46, 14:07
Responder #9

RicardoGaio

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Já que se vai falando em 500cc, deixo aqui a minha posta:

Macbor Montana XR5 500

https://www.macbor.pt/montana-xr5-500-m-17-pt

Setembro 10, 2024, 21:06:50, 21:06
Responder #10

zinko_pt

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A um nível acima está a infalível NC750x com preço até final do mês de 7840€. É o modelo de 2023, mas para 2024 só houve a diferença nas cores. (Até pareço vendedor da Honda 😂)
Precisava de um refresh na eletrónica, mas é a campeã dos consumos, faz tudo, vai para todo o lado e o material é à prova de bala. E ainda tem o met-in no lugar do depósito.

Setembro 12, 2024, 10:34:45, 10:34
Responder #11

AlexandreC

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Saudações meu caro!

Aqui vão os meus "cêntimos" quanto a este tópico.
Se queres motas aqui a rondar os 300cc - 349cc a fim de ficar isento do imposto de circulação, ainda há uns quantos modelos.


Boas meu caro,

Começo por dizer que esses cêntimos juntos deram uns quantos euros  :lolol:

Mas brincadeira a parte, deu que pensar, e eu fui fazer um estudo de mercado, e de facto se uma pessoa não se prender pelas motas nipónicas, há de facto um relativamente grande mercado.

Eu ainda estou a decidir se continuo ou não nas scooters devido a todo o seu aspecto utilitário, mas algo me diz que vou estar mais inclinado para mota convencional  :lolol:

Dito isto, de facto a Zontes, CF Moto, QJ Motor (e a sua irmã Benelli) apresentam propostas interessantes para as 125cc-349cc

Resta só procurar informações se o apoio a marca é bom e as falhas criticas que possam ou não ter, mas lá está, é sempre o receio de comprar uma chinesa, não sei se o medo deve ou não ser real, mas cada vez que se fala nelas a reação costuma ser não tão positiva...

Um abraço meu caro

Setembro 13, 2024, 10:34:40, 10:34
Responder #12

JustGil

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Saudações meu caro!

Aqui vão os meus "cêntimos" quanto a este tópico.
Se queres motas aqui a rondar os 300cc - 349cc a fim de ficar isento do imposto de circulação, ainda há uns quantos modelos.


Boas meu caro,

Começo por dizer que esses cêntimos juntos deram uns quantos euros  :lolol:

Mas brincadeira a parte, deu que pensar, e eu fui fazer um estudo de mercado, e de facto se uma pessoa não se prender pelas motas nipónicas, há de facto um relativamente grande mercado.

Eu ainda estou a decidir se continuo ou não nas scooters devido a todo o seu aspecto utilitário, mas algo me diz que vou estar mais inclinado para mota convencional  :lolol:

Dito isto, de facto a Zontes, CF Moto, QJ Motor (e a sua irmã Benelli) apresentam propostas interessantes para as 125cc-349cc

Resta só procurar informações se o apoio a marca é bom e as falhas criticas que possam ou não ter, mas lá está, é sempre o receio de comprar uma chinesa, não sei se o medo deve ou não ser real, mas cada vez que se fala nelas a reação costuma ser não tão positiva...

Um abraço meu caro

Das chinesas, a que me está a surpreender mais pela positiva é a CF Moto.
Gostei imenso dos meus modelos 450cc, nomeadamente a desportiva 450SR, que tem um ronco brutal de origem.  :cool:
O preço das revisões é que já são os mesmos valores que pago na minha CB300R, e com um intervalo de manutenção ligeiramente mais curto, se eu não me engano nos modelos 450cc é de 5 000 em 5 000 ou anual, já nos modelos 650cc é de 6 000 em 6 000 kms como é na CB300R.
« Última modificação: Setembro 13, 2024, 10:39:47, 10:39 por JustGil »

Setembro 16, 2024, 15:18:51, 15:18
Responder #13

zinko_pt

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Precisava de um refresh na eletrónica, mas é a campeã dos consumos, faz tudo, vai para todo o lado e o material é à prova de bala. E ainda tem o met-in no lugar do depósito.
Descobri que pode levar cruise control da Veridian. Eletrónico 3 botões.
Se eu não fosse demasiado alto para essa mota, era a minha compra agora.

Setembro 16, 2024, 17:22:45, 17:22
Responder #14

HJRD

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Alexandre, tal como tu, também eu fui o feliz proprietário de uma NMax 125 durante dois anos, e alguns milhares de kms. Mas como tu também já te apercebeste, assim que entra em estradas nacionais, vias rápidas e até AEs, a NMax começa a ficar curta. No meu caso, o passo seguinte foi simples. Ponderei as vantagens e desvantagens de continuar com scooter, ou passar para algo de caixa manual, e no final, a scooter ganhou. Acabei por adquirir uma Honda ADV 350 (330cc, na realidade). Fiz as seguintes ponderações:
Desvantagens:
- Menor top speed;
- Rodas de menores dimensões, logo mais desconfortável;
- Preço elevado, comparando com outras ofertas chinesas/indianas;
- Consumos (lá por ser scooter, não quer dizer que seja poupadinha. A minha faz médias entre 3.6 a 4L)
Vantagens:
- Capacidade de carga debaixo do banco (aquilo leva dois capacetes integrais, um casaco leve e umas luvas, na boa...);
- Posição de condução;
- Sem necessidade de andar a esticar e a lubrificar correntes;
- Facilidade de utilização em cidade;
- Marca conceituada;
Haverá outras, mas estas foram as principais, e aliadas à questão estética (que gostei bastante), lá me decidi. Tenho-a há pouco mais de 2 anos, está a caminho dos 16 mil, e continua a preencher todos os requisitos.
É claro que esta é apenas uma sugestão minha, baseada na minha experiência pessoal. Mas decidas o que decidires, deixo-te a dica: faz test drives. Experimenta várias marcas e modelos. Por vezes, uma moto parece-nos perfeita no papel e nos reviews do youtube, mas depois quando a experimentamos, fartamo-nos de lhe encontrar defeitos. Vê o que há aí nos stands da zona, para testes, e passa por lá...
Que nunca nos falte gasolina!

Setembro 19, 2024, 13:48:22, 13:48
Responder #15

AlexandreC

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Alexandre, tal como tu, também eu fui o feliz proprietário de uma NMax 125 durante dois anos, e alguns milhares de kms. Mas como tu também já te apercebeste, assim que entra em estradas nacionais, vias rápidas e até AEs, a NMax começa a ficar curta.

Ora nem mais!!
Em nacionais ainda se aguenta a ir nos limites legais felizmente, e já fiz umas quantas com ela, mas de facto se for necessário passar alguém, ou pior ainda um camião, torna-se muito complicado, e auto estrada então é ver a malta a passar por nós...
Eu de qualquer modo vou ainda tirar a carta (ando com a carta B ainda), portanto vai dar tempo para decidir melhor se continuo nas scooters ou não, tudo vai depender do quão utilitário eu quero que o meu veículo seja, e tudo irá depender da minha situação quando a altura chegar, felizmente nesse aspecto eu sou uma pessoa bastante prática, mas se não tiver essa necessidade, talvez vá para um motociclo mais convencional, que estão mais em conta quando comparados com as scooters das suas gamas

Obrigado e um bem haja!!