NC750X
Este fim de semana foram os primeiros contactos. Além de um stand onde adquiri o capacete, pois os meus, de à mais de 20 anos atrás, estavam bons para servir de ninho de ratos e onde tive a oportunidade de de me sentar em diversos modelos e mais a visita a um particular, deu para tirar uma ilações.Claramente as motos de hoje estão mais "bojudas", com todos aqueles plásticos que dão uma impressão de moto imponente mas, quando sentado nelas, me parecem demasiado, transmitindo uma sensação estranha. Senti isso especialmente nas Benelli, assim como nas Tracer. O mesmo sentimento na MT-07 e MT-09 onde me sentei.De ressalvar a Teneré 700, onde me senti naturalmente, apesar de não ter tido a possibilidade de a conduzir, assim como a moto de particular (KTM 1090R), onde apenas tenho a apontar sentir-me excessivamente alto e apesar de, durante o pequeno test drive, a mota parecer muito equilibrada e leve (para o tamanho), quando se para, sente-se muita distancia dos pés ao solo. Não será certamente uma moto para andar no meio do transito, onde mesmo alguém que não é propriamente baixo como eu, tenha de colocar regularmente os pés no chão. De qualquer modo fiquei com uma impressão muito positiva da mesma. De notar que a Teneré, apesar de alta, como é mais "fina" não me deu tanto a sensação de altura que senti na KTM. Em ambas a esposa ficou com uma boa impressão, sentindo-se confortável.Próximo fim de semana irei ver mais uma quantas, a qual irei descrevendo aqui.Um bem haja a todos os membros deste fórum.
A KTM está a passar por um período conturbado de downsizing e problemas com fiabilidade.A tenere será talvez 80% off road. Faz asfalto mas não é onde se porta melhor. E para pendura então, pior. Por isso eu sugiro sempre 2 testes, 1 a solo e 1 com pendura.Também sugiro sempre a ergonomia e conforto acima da emoção e estética, quando se passa algum tempo em cima da mota. A tracer 7 e a 9 já são para outros valores, sendo a 9 uma máquina ideal para grandes tiradas com muita eletrónica e espaço.Tens a certeza que uma versys 650 não chegava? Ou a tracer 7? Ser mais volumosa pode oferecer mais proteção de vento e chuva mas talvez não tão prático entre duas faixas de rodagem.Eu não quero sugerir a minha para não ser tendencioso, mas eu escolhi-a para fazer comute para o escritório e escapadas de fim-de-semana a dois, tal como tu. Mas passa os 8000€
Citação de: zinko_pt em Setembro 23, 2024, 23:58:57, 23:58A KTM está a passar por um período conturbado de downsizing e problemas com fiabilidade.A tenere será talvez 80% off road. Faz asfalto mas não é onde se porta melhor. E para pendura então, pior. Por isso eu sugiro sempre 2 testes, 1 a solo e 1 com pendura.Também sugiro sempre a ergonomia e conforto acima da emoção e estética, quando se passa algum tempo em cima da mota. A tracer 7 e a 9 já são para outros valores, sendo a 9 uma máquina ideal para grandes tiradas com muita eletrónica e espaço.Tens a certeza que uma versys 650 não chegava? Ou a tracer 7? Ser mais volumosa pode oferecer mais proteção de vento e chuva mas talvez não tão prático entre duas faixas de rodagem.Eu não quero sugerir a minha para não ser tendencioso, mas eu escolhi-a para fazer comute para o escritório e escapadas de fim-de-semana a dois, tal como tu. Mas passa os 8000€As Hondas (NC750X) e as Kawasaki (Versys 650), estão na mira para serem testadas. Relativamente às motos que falei atrás, são apenas as primeiras impressões, pois fui ao stand comprar o capacete e aproveitei para falar um pouco com o vendedor e sentar-me nalgumas motos. A Tracer 7 também será testada, mas a impressão que tive quando me sentei nela foi a que descrevi no post acima.Claramente a Teneré é talhada para uma utilização mais offroad e também apenas me sentei nela, sem a testar. Sobre as KTM, o que pesquisei sobre a 1090, não referiu nunca problemas como os que, pelo que li, têm afectado alguns lotes de modelos como o 890.De notar que tenho como target os 8000€ (seja para moto nova ou usada), mas podendo ir mais além no caso de possibilidade de um bom negócio. A Transalp pode vir a incluir o lote de possiveis escolhas. Também, devido ao facto do meu trabalho levar-me frequentemente ao estrangeiro, tenho equacionado comprar fora de Portugal. Claramente o mercado de usados português está inflacionado se comparado aos preços que vi lá fora.
Nas motas de demonstração ainda encontras bons negócios. Eu é que não convivo bem com a ideia de comprar uma mota com poucos quilómetros que andou a ser abusada nas mãos de um vândalo. Aquela mentalidade "... não é meu, que se..."Algumas marcas são caras usadas porque são mais fiáveis e/ou têm custos de manutenção baixos. Um bocado como a Toyota nos carros. Mas não sei como é o mercado de usados fora de portas nem quanto custa legalizar uma mota.
Citação de: zinko_pt em Setembro 24, 2024, 09:49:54, 09:49Nas motas de demonstração ainda encontras bons negócios. Eu é que não convivo bem com a ideia de comprar uma mota com poucos quilómetros que andou a ser abusada nas mãos de um vândalo. Aquela mentalidade "... não é meu, que se..."Algumas marcas são caras usadas porque são mais fiáveis e/ou têm custos de manutenção baixos. Um bocado como a Toyota nos carros. Mas não sei como é o mercado de usados fora de portas nem quanto custa legalizar uma mota.Creio que andará por pouco mais que 500€. Se for de fora do espaço UE, é mais e, do que li, se tiver menos de 6 meses de matricula, ou menos de um "X" de kms terá de se pagar também o IVA sobre o valor que a AT achar que a mota vale.Quanto ao mercado de usados em Portugal, e isto, faço já a minha ressalva, é apenas uma opinião baseada em informação e observações que valem o que valem, estando sempre disposto a aprender mais e a alterar as minhas opiniões baseando no que se vai aprendendo:- Sobrevalorização dos extras que se colocaram na moto que se tenta vender. São um facilitador do negócio mas não trazem propriamente o valor acrescentado que lhe querem dar. Os extras são opções pessoais de quem os colocou, não necessáriamente as de quem quer comprar a moto que, pelo (pouco) que tenho visto, muitas vezes, quem comprar a moto, retira-os.- Tomar como referencia os valores de venda dos usados nos stands. Um stand tem de dar uma garantia (18 meses actualmente) e tem uma infraestrutura que tem um custo (instalações, pessoal, logistica, etc) e isso tem de ser e é reflectido no preço. O privado não tem esses custos nem responsabilidades e deve ter essa noção que isso também tem de ser refletido no preço.Certamente há mais factores que ainda me escapam, mas é a percepção que começo a ganhar ao ir pesquisando e falando com potenciais vendedores e com os amigos e camaradas que têm moto.
Também, devido ao facto do meu trabalho levar-me frequentemente ao estrangeiro, tenho equacionado comprar fora de Portugal. Claramente o mercado de usados português está inflacionado se comparado aos preços que vi lá fora.
Eu por regra não compro usado e não é porque tenho montes de dinheiro. É porque as campanhas das marcas e de todos os produtos e mercados são cíclicas. É saber esperar pela campanha com as ofertas que me interessam mais e comprar nessa altura. Seja oferta da manutenção durante 3 anos, seja pack de acessórios, seja oferta dos documentos...
As pessoas são sempre livres de pedir o que quiserem pelas suas motas. E há muita gente que determina o preço da sua mota com base no valor que tem para si e não o valor do mercado concorrencial.Quando vendi a anterior notei isso. Havia malta a oferecer menos 2000€ do que uma mota igual num stand, com menos garantia (da marca) e com menos extras.É um jogo de paciência, de saber esperar e de lidar com gente que não vive na mesma realidade.Eu por regra não compro usado e não é porque tenho montes de dinheiro. É porque as campanhas das marcas e de todos os produtos e mercados são cíclicas. É saber esperar pela campanha com as ofertas que me interessam mais e comprar nessa altura. Seja oferta da manutenção durante 3 anos, seja pack de acessórios, seja oferta dos documentos... A última que eu apanhei foi oferta de documentos, garantia 5 anos, seguro 1o ano, Honda Mapit, alarme e localizador. O concessionário ainda pode fazer um desconto nos acessórios ou irmos comprando aos poucos de outras marcas.
Esse é outro problema em Portugal, os importadores não fazem campanhas.Como exemplo procurem a campanha que os importadores da KTM no Reino Unido e em Itália estão a fazer e depois digam se alguma vez viram algo parecido em Portugal.
Também já percebi que o mercado das motos de "aventura" está sobreaquecido em Portugal e é o tipo de moto que procuro porque é o ponto comum com os gostos da minha esposa, mas atendendo aos valores já começo a equacionar o segmento das desportivas de turismo. Vou ter de a levar a experimentar pode ser que mude de ideias ou então não.....
A questão da V85 TT estar a ser equacionada é que a Moto Guzzi tem agora uma campanha em que abate 1.500 € ao preço da moto e oferece a primeira manutenção. Pelo que me foi dito é para escoar o stock visto terem saído as novas motorizações com norma Euro qualquer coisa.Agora a questão que tenho em relação a essa marca é: Como é que é a rede de representantes e oficinas, assim como os custos? Também é uma coisa que vai pesar bastante na escolha.
Quanto a revisoes isso é um tema mais polémico, para mim só tens a opção AGRacing em Alcabideche.... em Lisboa mau demais
Na garantia a moto tem que ir à marca.AG Racing é caríssimo. A mim não me apanham lá.Mas sim, há pouca oferta de manutenção para qualquer marca europeia. Talvez a BMW seja a excepção
Citação de: Gentleman rider em Outubro 07, 2024, 11:15:06, 11:15Na garantia a moto tem que ir à marca.AG Racing é caríssimo. A mim não me apanham lá.Mas sim, há pouca oferta de manutenção para qualquer marca europeia. Talvez a BMW seja a excepçãoOs 3 primeiros anos terão de ser na marca de modo a manter a garantia e, nesse caso, as opções mais perto que tenho, caso opte pela MG V85TT são ou Lisboa, ou Aveiro.Também a disponibilidade de peças e sobresselentes, assim como a qualidade e resposta do serviço , são questôes importantes para mim, mais até que o preço ou distância ao representante da marca.
Citação de: Nemo_Fz em Outubro 07, 2024, 16:50:56, 16:50Citação de: Gentleman rider em Outubro 07, 2024, 11:15:06, 11:15Na garantia a moto tem que ir à marca.AG Racing é caríssimo. A mim não me apanham lá.Mas sim, há pouca oferta de manutenção para qualquer marca europeia. Talvez a BMW seja a excepçãoOs 3 primeiros anos terão de ser na marca de modo a manter a garantia e, nesse caso, as opções mais perto que tenho, caso opte pela MG V85TT são ou Lisboa, ou Aveiro.Também a disponibilidade de peças e sobresselentes, assim como a qualidade e resposta do serviço , são questôes importantes para mim, mais até que o preço ou distância ao representante da marca.Quando tive a Triumph, não consegui marcar a 1a revisão com 2.semanas de antecedência para Lisboa. Combinei um almoço em Leiria,.num sábado,.deixei a mota de manhã e levantei depois de almoço. Mas marcas "exclusivas" envolvem uma logística tramada.E talvez pela exclusividade, tenho ideia que o valor residual também não é fantástico. O que não é mau para quem queira manter a mota durante bastante tempo.Por isso algumas marcas até oferecem 5.anos de garantia. Não é confiança na fiabilidade, é uma fonte de receita nas manutenções marca para manter a garantia.E os acessórios e peças de 3as partes também são mais escassos, o que obriga muitas vezes a ter que comprar original, mas mais caro e não necessariamente melhor.
Citação de: nfkart em Outubro 07, 2024, 09:17:51, 09:17Quanto a revisoes isso é um tema mais polémico, para mim só tens a opção AGRacing em Alcabideche.... em Lisboa mau demaisAG Racing é caríssimo. A mim não me apanham lá.
Citação de: Gentleman rider em Outubro 07, 2024, 11:15:06, 11:15Citação de: nfkart em Outubro 07, 2024, 09:17:51, 09:17Quanto a revisoes isso é um tema mais polémico, para mim só tens a opção AGRacing em Alcabideche.... em Lisboa mau demaisAG Racing é caríssimo. A mim não me apanham lá.Caro??? isso é na MG em lisboa, eu já lá fiz revisões na AG Racing e achei normal, quando tive a Aprilia Caponord, e mais importante que tudo são excelentes tecnicamente!
Citação de: nfkart em Outubro 08, 2024, 09:41:12, 09:41Citação de: Gentleman rider em Outubro 07, 2024, 11:15:06, 11:15Citação de: nfkart em Outubro 07, 2024, 09:17:51, 09:17Quanto a revisoes isso é um tema mais polémico, para mim só tens a opção AGRacing em Alcabideche.... em Lisboa mau demaisAG Racing é caríssimo. A mim não me apanham lá.Caro??? isso é na MG em lisboa, eu já lá fiz revisões na AG Racing e achei normal, quando tive a Aprilia Caponord, e mais importante que tudo são excelentes tecnicamente!Eu nunca levei as minhas motos a uma oficina de marca por isso não posso comparar. AG Racing é boa tecnicamente mas, para mim, muito cara na vez que lá levei uma moto.Fazer uma revisão básica numa Moto Guzzi (substituir fluidos e filtros) não é diferente de qualquer outra moto pelo que pode ser feito em qualquer oficina. Ou mesmo em casa.Trocar velas, verificar folgas das válvulas numa Moto Guzzi é particularmente fácil dado as cabeças do motor estarem tão acessíveis.
Refrigeração a ar... tenho algumas reservas quanto à fiabilidade a longo prazo e circulação na cidade.
Trocar velas, verificar folgas das válvulas numa Moto Guzzi é particularmente fácil dado as cabeças do motor estarem tão acessíveis.
Citação de: zinko_pt em Outubro 08, 2024, 08:18:08, 08:18Não faço ideia qual seja o modus operandi da Guzzi no presente... Mas Ducati e BMW há uns anos para cá usam ferramentas que só funcionam online. cada vez as marcas fazem a autenticação online de modo a restringir
Não faço ideia qual seja o modus operandi da Guzzi no presente... Mas Ducati e BMW há uns anos para cá usam ferramentas que só funcionam online.
Podem dar um exemplo de algo que eu não conseguiria fazer em casa numa BMW ou Ducati? Fiquei curioso
Ok. Mas isso é quando mexe com a electrónica. Isso percebo. Até para o simples reset do aviso de manutenção vencida as marcas tentam que os clientes recorram aos concessionários.A manutenção regular, mecânica consegue-se fazer numa oficina independente