Autor Tópico: Inspeção obrigatória a motociclos...o eterno 'será que sim, será que não'  (Lida 61176 vezes)

Outubro 02, 2024, 17:21:17, 17:21
Responder #300

turbomonster

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As inspeções seriam úteis se vivessemos num pais de gente séria e preocupada com os moticiclista e outros veiculos na estrada!

Mas todos sabemos como isto vai acabar:

- Esquemas da treta (corrupção) para passar a moto;
- Com IUC´s carissimos ainda vamos pagar mais uma inspeção;
- tempo perdido para ir fazer a inspeção;
- nao incluir as 125 é um erro, existem milhares de motos destas sem as devidas condições, nomeadamente os Glovo e Uber desta vida....

Enfim....é sempre a mesma coisa.....

- Acontece o mesmo nos automóveis
- Acontece o mesmo nos automóveis
- Acontece o mesmo nos automóveis
- As 125cc parece o veiculo sem lei, condições mínimas de segurança, condutores sem habilitações para as conduzir.

Outubro 04, 2024, 16:00:31, 16:00
Responder #301

dfelix

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-Não sabia que EV não pagava portagem. Qual o fundamento disso?

Pagam portagens como qualquer outro.
Estão é "isentos" de pagar estacionamento na zonas da emel, através da aquisição do "dístico verde" que é prai 12 euros por ano.


Outubro 05, 2024, 11:45:55, 11:45
Responder #302

Robson

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Pagam portagens como qualquer outro.
Estão é "isentos" de pagar estacionamento na zonas da emel, através da aquisição do "dístico verde" que é prai 12 euros por ano.

Ok, havia entendido errado. Obrigado

Outubro 07, 2024, 21:50:21, 21:50
Responder #303

2low

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A Assembleia da Republica recebeu em Julho o representante dos centros de inspecções que lamentavelmente terá sido pelos vistos às escondidas (não se ouviu em parte alguma) e certamente com o intuito de lá irem tratar da pieguice, e em final de Setembro foi a vez de receberem a Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).
Já sobre esta noticia da FMP na Assembleia da Republica acabou por ser noticiado mas muito pouco...

Fonte: https://revistamotos.pt/inspecoes-periodicas-obrigatorias-para-motociclos-de-novo-na-ordem-do-dia/

Fica o vídeo que nos interessa:


O vídeo do lobby:

(daqui dá para ver a posição do PS, o partido que jamais um motociclista deveria voltar a votar!)



A visita da FMP poderá ter pecado por ser tão tardia porque deu tempo suficiente para a outra parte ter conseguido influenciar o governo...
Vamos ver o que sairá... A Esperança é a última a morrer!

nota de curiosidade:
Os balizadores que o presidente da FMP fala são os pilaretes que as autarquias colocam nos passeios para os automóveis não estacionarem nos passeios e sim tem total razão de quando diz que deveriam ser todos arrancados, até porque SÃO TOTALMENTE ILEGAIS, não cumprem a legislação de Acessibilidades.
Daqueles pilaretes em cruz era fácil de se ver em Lisboa junto à Ribeira das Naus e felizmente já os tiraram!
O antigo dono da MotoPonto faleceu numa queda do motociclo sobre um desses pilaretes a menos de 40kmh...

SÃO PILARETES, RAILS E O RAIO QUE OS PARTA e depois têm a lata de dizer que são as inspecções que fazem diminuir a sinistralidade e mortes na via publica?!

Alguém encontrou alguma informação se o PS terá feito chantagem sobre as inspecções às motos serem obrigatoriamente colocadas no Orçamento de Estado para que o PS venha a viabilizar o mesmo?
Digo isto por meu desconhecimento de como funciona o Orçamento de Estado mas que estando aqui bem desconfiado não seria de estranhar algum deste tipo de facadas feitas aos motociclistas... reparem que foi ainda o PS que no anterior Orçamento de Estado em vez de criar a classe 5 das portagens para motociclos à ultima de hora encaminhou a folga orçamental para os que choraram mais na altura...
Se assim for e como suspeito, uma manifestação no final do ano não serve de nada, deveria ser ainda antes do OE vir a ser viabilizado!


Ao lobby me dirigo e digo: se querem apenas as inspecções porque fizeram um enorme investimento, sejam sérios e façam justiça contra apenas quem vos obrigou a isso, coloquem o Estado em tribunal por má conduta.



« Última modificação: Outubro 07, 2024, 22:56:15, 22:56 por 2low »
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Outubro 30, 2024, 17:54:09, 17:54
Responder #304

2low

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Coisas que vamos deixar de ver com as inspecções:



 :lolol:
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Novembro 01, 2024, 12:07:32, 12:07
Responder #305

dfelix

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Sabes que... segundo o regulamento do código da estrada, as luzes frontais podem ser brancas ou amarelas... certo?  :)

Novembro 01, 2024, 15:40:31, 15:40
Responder #306

turbomonster

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Sabes que... segundo o regulamento do código da estrada, as luzes frontais podem ser brancas ou amarelas... certo?  :)

Isso é falso.

Novembro 01, 2024, 15:41:38, 15:41
Responder #307

turbomonster

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Coisas que vamos deixar de ver com as inspecções:



 :lolol:

Se o pyrex estiver homologado, passa fácil!  :D

Novembro 03, 2024, 12:07:01, 12:07
Responder #308

dfelix

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Novembro 03, 2024, 17:13:16, 17:13
Responder #309

turbomonster

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Isso é falso.

Pelo menos é o que consta (ou constava) no n.º 2 do artigo 80.º do Código da Estrada.

No que consta no de Maio de 2002 é cor branca.
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/132-2002-160351

Infelizmente o acesso à informação no que se trata de codigo da estrada é por vezes confusa. Deveria ser mais fácil obter informação atualizada.

Novembro 04, 2024, 11:06:51, 11:06
Responder #310

TuCa

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este tema tem andado meio esquecido...
com o final do ano a chegar, sempre é no próximo ano que arrancam as inspeções, ou vai continuar na gaveta?

Novembro 04, 2024, 22:27:11, 22:27
Responder #311

2low

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Há uma enorme probabilidade de as inspecções aos motociclos começarem já em Janeiro, por mais inconstitucional que seja ou pela não necessidade.

Contudo, parece-me estranho haver acções de formação "à pressa" para inspectores, estarão todos aptos para inciar as inspecções em Janeiro?
Não será este o tal mau presságio que isto vai andar e de novo sempre com o preconceito que o motociclo é mau e tem de ser inspeccionado...  :zangadoplus:

Neste caso, segue exemplo de uma acção de formação para inspectores com inicio já amanhã, 5 Novembro:



Mais info: https://www.cepra.pt/courses/show.html?courseactions_id=3832
« Última modificação: Novembro 04, 2024, 22:37:39, 22:37 por 2low »
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Novembro 05, 2024, 14:01:57, 14:01
Responder #312

dfelix

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Infelizmente o acesso à informação no que se trata de codigo da estrada é por vezes confusa. Deveria ser mais fácil obter informação atualizada.

Sim, e acredito que até seja propositado!
Não faz qualquer sentido o "cidadão comum" ter que navegar por um novelo de decretos e portarias até chegar à informação que pretende.

Contudo, parece-me estranho haver acções de formação "à pressa" para inspectores, estarão todos aptos para inciar as inspecções em Janeiro?

Não me parece que seja necessário um curso de engenharia para manusear equipamentos básicos de diagnóstico.
O objetivo das IPO nas motos sempre foi claro e óbvio... que é alargar receita a uma categoria de veículos que ainda estava por desbravar.
Os técnicos irão naturalmente operar segundo diretivas superiores.
E são essas diretivas superiores que preocupam.

Se a bitola para valores de ruído e emissões forem as mesmas da homologação, praticamente nada irá passar.