Quando for mais velhinho e ficar com o andamento ( ainda ) mais lento, talvez me junte a um grupo motard geriátrico qualquer
Os humanos por norma sentem necessidade de pertencer a um grupo ou "tribo".É perfeitamente legitimo que associados a alguma coisa que permita socializar e sentir integrado torne muita gente feliz.Seja um clube de motociclistas ou um clube de xadrez.No caso do motociclismo a coisa já existe há mais de um século.Mas foi a partir dos 50's que emergiram determinados MC que na realidade eram gangs organizados.É daí que surge a idumentária, os "códigos de conduta e compromissos de honra".E por muito que se critique, a realidade é que inspiraram muito do que foi surgindo por aí.Há ainda a vertente desportiva. Nesta perspectiva um motoclube não deveria ser muito diferente do que é outro clube desportivo associado à respectiva federação desportiva.Mas na prática, os motoclubes tais como os GM's são formas de juntar uns amigos que gostam de motos para beber uns copos e fazer umas curvas.E participar em eventos cujo interesse fundamental é convívio e copos. E galdérias despidas.
Vou ser sucinto e utilizar um exemplo de um filme: Feios, porcos e maus (2007)Tudo o que gosto do motociclismo consigo resumir ao que esses 4 Amigos fazem e passam ao longo do filme.Tudo o que acaba por acontecer um pouco por todos os motoclubes resume-se ao tal grupo de "maus da fita" lá do filme.Existem contudo alguns motoclubes ou grupos motard que acabam por conseguir fugir um pouco a essa "regra".
Então não valerá a pena “isto” passar a ser um Motoclube ou Clube Motard.
... nem de clubites, que por norma se tornam obsessões para alguns e acabam por arruinar a coisa.
Eu fujo um pouco á norma, e ainda bem, no meu ver.
A conotação dos motoclubes com o mundo do crime existe há muito, mas não é por isso que não me junto a um grupo desses ( teria que pesar, obviamente, o comportamento dos membros e, se houvesse um unico que pudesse comprometer-me de alguma forma, sairia na hora ).
Citação de: JViegas em Dezembro 05, 2019, 10:55:47, 10:55Então não valerá a pena “isto” passar a ser um Motoclube ou Clube Motard.No jurássico do motociclismo cibernético nacional houve uma mailing list (que mais tarde também se tornou num forum) e reunia centenas de motociclistas de norte a sul. Houve uma iniciativa do género que levou à criação do MCV, ou Moto Clube Virtual.E não foram propriamente pequenos. Nem apáticos.Aliás, foi do MCV que nasceu a RTF que coordenava acções com bombeiros e entidades locais com o objectivo de proteger os rails colocando pneus. Tal como foram dos impulsionadores para a aprovação da lei que hoje em dia obriga a equipamentos com esse tipo de protecção.Porém... o que é feito do MCV?Desapareceu do mapa...Citação de: JViegas em Dezembro 05, 2019, 10:55:47, 10:55... nem de clubites, que por norma se tornam obsessões para alguns e acabam por arruinar a coisa.É um pouco por aí...Citação de: Nuno YB em Dezembro 05, 2019, 11:33:42, 11:33Eu fujo um pouco á norma, e ainda bem, no meu ver.Para percebermos a norma, seria interessante perceber quantos de nós estão associados a um motoclube.O mais certo é serem muito poucos.Portanto, o não estar associado a nada, seja talvez a norma!Eu levantei aqui a questão, tambem porque o topico dos coletes do Forum me lembrou disso, mas justamente por não ver aqui ninguem, ou quase ninguem, mencionar motoclubes ou grupos motard. Sim, já houve aqui menções a encontros ou concentrações, mas não me lembro de ver ninguem falar em nome de nenhum grupo desse género, ou que se tenha identificado como representante.Citação de: Nuno YB em Dezembro 05, 2019, 11:33:42, 11:33A conotação dos motoclubes com o mundo do crime existe há muito, mas não é por isso que não me junto a um grupo desses ( teria que pesar, obviamente, o comportamento dos membros e, se houvesse um unico que pudesse comprometer-me de alguma forma, sairia na hora ).Não me parece que alguém seja aceite por um MC 1% sem saber para o que vai... e tenha assim tanta liberdade para sair sem consequencias.
Nem sabia que Évora tinha 4 motoclubes. Confesso desde já o meu desconhecimento. Daqui sei do "Grupo Motard o Templo", os "Pachorras" e os "Hot Roads". Não sei qual o 4º... Quanto ao tema, no geral sei que existem motoclubes nacionais desde há décadas, mas nunca foi algo que me interessasse.Aliás, nem nunca me deti muito a pensar no assunto.Além disso, pessoalmente não acho que seja grande adepto de colete. Não me vejo como um associado de um motoclube, mas isso sou eu.Respeito quem pense diferente, mas não é algo que tenha ou já tivesse em mente.
Hum...acho que sei onde estás a dizer. Atrás do João Assis dos equipamentos de AC. Ali perto do restaurante "Coutada". São mais motoclubes por aqui do que julgava.Mas tem sido um tema que me passa um pouco ao lado, como dizia atrás.
Viva, Acho que está a haver uma tempestade num copo de água.Mas eu ou a administração escreveu em algum lado que o colete é obrigatório ou está associado a rituais ?!?!?! e códigos?!?Quem tiver gosto em usar usa, quem não tiver está a vontade também.Acho que era um dos acessórios que faltava para quem quisesse ou tenha gosto em usar ou então como recordação.Nada muda em relação às regras que já existem.Agora os Motoclubes e Grupos Motards. Como o nome indica "Clube Português de Motociclismo" não é na sua essência um "MC" clube motard. Será um clube de motas no geral e do Motociclismo em particular. Cumps
Citação de: Limpinho em Dezembro 05, 2019, 20:23:53, 20:23Viva, Acho que está a haver uma tempestade num copo de água.Mas eu ou a administração escreveu em algum lado que o colete é obrigatório ou está associado a rituais ?!?!?! e códigos?!?Quem tiver gosto em usar usa, quem não tiver está a vontade também.Acho que era um dos acessórios que faltava para quem quisesse ou tenha gosto em usar ou então como recordação.Nada muda em relação às regras que já existem.Agora os Motoclubes e Grupos Motards. Como o nome indica "Clube Português de Motociclismo" não é na sua essência um "MC" clube motard. Será um clube de motas no geral e do Motociclismo em particular. CumpsNão há tempestade alguma, amigo.O topico dos coletes foi o que me fez criar este, mas ninguem aqui está a dar opinião sobre isso. Quando a malta fala se usa, ou se gosta, ou não dos coletes, é inserido na questão dos motoclubes e grupos motards, nada mais.Os motoclubes, motoclubes a sério, têm por hábito dar um valor institucional ao colete e patchs que usam ( veja-se o tal caso dos Hell Angels, que forçaram os "inimigos" a desfazerem-se dos coletes, como um acto de humilhação ), e é disso que a malta está a falar.É claro que, sempre que adquiro algo para usar, lhe dou valor. Mas é um valor monetário, que nada tem a ver com crenças, codigos ou rituais. Irei estimar o colete, com certeza, porque me custou dinheiro. Mas não vou andar á porrada por causa disso. Como já disse, nunca me tinha ocorrido usar colete. Faço questão, agora, de comprar um devido á oferta que uma pessoa chegada me fez. E, já que vou começar a usar mas o patch que me ofereceram é dorsal e não deixa espaço para o patch do Forum, vou adquirir um outro do Forum, para usar nos passeios e bifanas e encontros e cenas, tázaver? Dou outro exemplo: não costumo usar t-shirts de bandas de rock, ou com caveiras, ou de motoclubes ( tenho 3 da concentração de Faro em casa que não as vejo desde 1999, da ultima vez que lá fui ). Recentemente, um designer grafico conhecido meu criou uma marca/logotipo de roupa, entrando depois em litigio com uma loja que se apropriou da marca e o obrigou em tribunal a abandonar a sua propria criação. Como protesto, todo o material que ficou proibido de vender... resolveu oferecer aos amigos. A mim calhou-me uma t-shirt, que nem é bem o meu tamanho, mas que vou fazer questão de usar em qualquer concentração ou encontro a que me desloque, com exceção dos eventos do Forum.Portanto, o objectivo deste topico é saber o que a malta acha de motoclubes e grupos motards, se gosta ou não de andar identificado com simbolos desses motoclubes e é só. Nada tem a ver com os coletes do Forum e ninguem está contra o uso deles, quem gosta usa, quem não gosta não usa.
Acho que o Nuno não pretendeu provocar tempestades. Apenas "aproveitou" a ideia do colete CPM (que nos identifica como membros) e à imagem de um Motoclube/Clube.Aliás quem associou o CPMoto à ideia de Motoclubes ou Grupos fui eu, numa ideia muito pessoal. Acho que todos nós sabemos o que o CPMoto é, e o que os seus fundadores pretenderam quando criaram este fórum. Aliás a história da sua criação está publicada no fórum, para quem não a conhece poderá ler a mesma no respetivo separador.Não me movem tempestades... apenas gasolina na maxi... Companheiros: se é isso que sugere o meu post, por favor não entendam como tal.
os Grupos Motards uma coisa feita mais 'em cima do joelho' .
Segundo sei um Motoclube é uma coisa e um Grupo Motard é outra , tem a ver com a obrigatoriedade de existirem Estatutos e Corpos Sociais eleitos, Contabilidade organizada etc, bem como número mínimo de aderentes/sócios (no caso dos Motoclubes) e a não existência destes requisitos (no caso dos Grupos Motard ) . Trocando por miúdos : Os apelidados MotoClubes é uma coisa feita mais 'á séria' e os Grupos Motards uma coisa feita mais 'em cima do joelho' .