Autor Tópico: Do tempo em que as matrículas tinham lugar no guarda-lamas...  (Lida 2570 vezes)

Agosto 07, 2017, 09:34:49, 09:34
Lida 2570 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Do tempo em que as matrículas tinham lugar no guarda-lamas...






Ontem, num normalíssimo passeio nocturno aqui pela minha zona, deparei-me com um motociclo que chama à atenção, fazendo-o não só pela sua raridade, como pelo aspecto ainda bastante cuidado tendo em conta a sua já muito longa idade.


Tratava-se de uma Vespa que - presumo apenas - seja ali dos inícios dos anos 60', com algumas marca(zitas) aqui e acolá se vistas de perto e com uns respeitáveis mais de 81.000kms marcados no odómetro.


Mas o que me chamou à atenção foi algo que se deixou de ver por completo de há uns muito longos anos para cá...algo que no fundo dei logo a entender no título escolhido para este tópico.


Porventura os mais velhos nestas "andanças" irão recordar-se de que era comum, mas nos dias que correm já é muito raro ver um motociclo com a matrícula no guarda-lamas frontal, com a indicação a fazer-se de ambos os lados....e isto sem esquecer que se mantinha na mesma a indicação na retaguarda.


Provavelmente estaria noutros tempos (+50 anos??) algo no Código da Estrada que a isso obrigasse, mas deixou de se ver e...bem...chamou-me desta vez à atenção, apesar de já ter visto o mesmo noutros modelos igualmente com umas largas dezenas de anos. Alguns desses casos com um pequeno suporte das chapas de matrícula no guarda-lamas, em zona central do mesmo, e a indicação da matrícula a fazer-se de ambos os lados.






Trata-se de um pequeno pedaço da história ligado ao motociclismo e que, possivelmente como tantas outras coisas, ficou no passado e sem qualquer reflexo no futuro.


Quanto a este modelo em si e que me atrevi a captar 3 fotos numa zona algo escura, fez-me "atirar o palpite" naquele momento de que era máquina que dormiria regulamente na rua, sem receio de que seja olhada com cobiça, pois que os mais novos não a sabem admirar ou dar o devido valor, o que para o caso é uma vantagem....isto apesar de o seu valor ser bem mais elevado do que o seu ar antigo pode dar a entender a muitos.


A adivinhar também pela quantidade de autocolantes, quase de certeza já tinha entrada numa série de provas e o seu dono (que gostaria de conhecer) por certo se encontraria inscrito nuns quantos clubes de motociclismo...


Um belo pedaço de história, terá esta unidade da Vespa para contar. :nice:  :nice:


Nota: Lamento a qualidade das fotos, mas dada a fraca luminosidade, não foi possível melhor...e eu sou avesso ao uso do flash.



"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 07, 2017, 09:55:48, 09:55
Responder #1

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Que belo exemplar. Com uma igual na cor azul, fiz mais de 200.000 klms na cidade de Lisboa ao serviço dos CTT. Para além do motor original, levou outro aos 140.000 na antiga Guerin na Av. 5 de Outubro em Lisboa.

João  :scooter: :scooter:
« Última modificação: Novembro 04, 2017, 16:40:13, 16:40 por João Santos »

Agosto 07, 2017, 10:03:02, 10:03
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bem, com esta se calhar passa-se o mesmo porque na verdade aquilo chegando aos 99.999kms deve voltar a zero e retomar a contagem de Kms...pelo que os +81.000kms que lhe vi marcados, podem afinal até ser bem mais... :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 07, 2017, 10:31:05, 10:31
Responder #3

Black

  • Visitante
Sim pode até ser bem mais, mas estar a adivinhar a história de uma mota é algo muito incerto.
Motores 2T, que viveram a crise petrolífera dos anos 70, que se tiveram que acostumar às gasolinas sem chumbo, assim como a misturas de ratio duvidoso dificilmente conservam os mesmos elementos móveis dentro do seu motor.

Também deveríamos dar margem a uma cor que pode não ser a de origem, a uma carrocería restaurada e uns autocolantes que possivelmente não estão revestidos de qualquer mérito!

Mas este é o meu ponto de vista, porque dou mais valor à uma mota de campo que tenha as tampas do motor coçadas pelas botas, plásticos arranhados e marcas de impactos na "tripa', que a uma menina brilhante, cheia de autocolantes da Afam, Renthal & chia....

Agosto 07, 2017, 10:54:19, 10:54
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pffff...ok.  :-\

Seja como for, cada qual na sua "liga".  :)

A relevância das "marcas de guerra" têm uma importância relativa e foi nesse sentido que mencionei as poucas marcas que aquela unidade tinha. Nada mais que isso...
Assim como mencionei apenas como um mero palpite a possibilidade de aquela unidade que ali vi, poder dormir na rua. Isto sem imaginar que isso pudesse ser alvo de atenção...dado o distanciamento qu dei a tal indicação.

Quanto a autocolantes e o poderem não significar nada companheiro Capa Negra, talvez seja desacreditar tudo o que se vê.

E as matrículas, do tempo em que figuravam no guarda-lamas frontal. Merecem-te algum comentário?  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 07, 2017, 11:21:31, 11:21
Responder #5

Black

  • Visitante
Sim.

Já não são obrigatórias.
Mas como pode ser um veículo antigo, a sua presença dá-lhe mais valor.

Eu só falo desde o meu ponto de vista e daria/dou mais valor a uma amolgadela ou ponto de ferrugem que aos autocolantes....

É respeitável não acha?

Novembro 03, 2017, 12:50:05, 12:50
Responder #6

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 716
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Depois ainda havia e há, os ditos suportes articulados!!


Novembro 03, 2017, 13:03:38, 13:03
Responder #7

carlos-kb

  • Visitante
E as matrículas, do tempo em que figuravam no guarda-lamas frontal. Merecem-te algum comentário?  :)

Em Macau (antigo território português) continuam a ser obrigatórias também à frente.




Novembro 03, 2017, 17:55:16, 17:55
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, acabam por seguir aquilo que ocorre em muitos países asiáticos em que usam uma matrícula mais "delgada" na frente, por norma abaixo do vidro frontal (quando o têm).
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 03, 2017, 21:19:50, 21:19
Responder #9

AntonioFerreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 65
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: FORZA 250 X
  • Localidade: Évora
Isaac
Aquela Vespa é do meu amigo Mourinha, quando tive vespas fizemos bons passeios juntos e algumas concentrações com grupos de cerca de 500 ou 600 vespas, a maior foi na Ericeira há muitos anos em que foram quase 1500, procedentes de vários países
Aquela top case é em madeira e foi feita por ele há muitos anos e é uma relíquia para ele e uma recordação de bons passeios
Isaac hoje estive na Moto Spazio junto ao Continente e está lá a vespa de luxo que com motor 125 custa 10000 euros, é bonita mas por esse preço não se deve vender por cá
Salvo erro o modelo é vespa 925 mas não me recordo se é ou não

Novembro 04, 2017, 15:19:26, 15:19
Responder #10

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 716
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
A chapas de matriculas em Portugal obriga ás características seguintes:


Janeiro 12, 2018, 22:44:41, 22:44
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Isaac
Aquela Vespa é do meu amigo Mourinha, quando tive vespas fizemos bons passeios juntos e algumas concentrações com grupos de cerca de 500 ou 600 vespas, a maior foi na Ericeira há muitos anos em que foram quase 1500, procedentes de vários países
Aquela top case é em madeira e foi feita por ele há muitos anos e é uma relíquia para ele e uma recordação de bons passeios
(....)


Hehe.
Então aquela que postei fotos é Vespa que já conheces....

Nota-se bem que não é scooter de garagem. O dono tem andado bastante nela.

Depois de ter publicado este tópico...e já lá vão uns meses, continuei a vê-la na mesma zona e que fica perto da minha casa  :nice:

------------------------------------------------------------


Oh Luís,
Essa notícia até dava para um tópico autónomo. :)

Bota aí.  :nice: :cool:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 12, 2018, 23:39:33, 23:39
Responder #12

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A chapas de matriculas em Portugal obriga ás características seguintes:



 :offtopic: vi na semana passada, julgo eu uma daquelas coisas... a Benelli TRK502, é assim que se chama?! que tinha a matricula normal com estas dimensões e depois tinha uma 2ªmoldura com o "P" azul, tipo aquelas que os stands poem nos carros, mas em vez de pvc preto era do mesmo material da matricula...
Pareceu-me uma boa solução de contornar a legislação e para aquelas motos em que o bacalhau é tão pequeno que nem um autocolante "P" lá cabe, tb seja boa ideia!

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin