Autor Tópico: Altas vibrações podem danificar as câmeras do iPhone, alerta Apple  (Lida 1360 vezes)

Setembro 13, 2021, 15:00:05, 15:00
Lida 1360 vezes

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
A Apple alerta na seu site para os riscos de utilizar o seu smartphone num suporte sem amortecimento de vibrações.

Estranho lançarem este alerta em vésperas de novo modelo ou talvez uma maneira de restringir a garantia no caso de utilização em suporte de moto ou scooter.

Parece existirem bastantes casos em que as câmeras e o estabilizador, entre outros, se danificam devido ás vibrações de grande amplitude em diversas frequências por vezes imperceptíveis ao condutor.

Com outras marcas será idêntico  :pensador:

https://support.apple.com/en-us/HT212803

https://www.journaldugeek.com/2021/09/13/utiliser-son-iphone-ou-conduire-une-moto-il-faudra-choisir/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+LeJournalDuGeek+%28le+Journal+du+Geek%29

https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n179476/vibracoes-podem-danificar-cameras-iphone.html




Setembro 13, 2021, 15:34:01, 15:34
Responder #1

ALCLCF

  • Visitante
Extensível a todos os telemóveis com estabilizador de imagem do mesmo género....por isso as marcas de suportes telemóveis vendem o extra da "borracha" anti vibração.

Setembro 13, 2021, 15:43:38, 15:43
Responder #2

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A única coisa estranha é terem demorado tanto tempo a reconhecer o problema!

Os casos já foram tantos (e não apenas com iPhones) que a QuadLock passou a comercializar desde Out 2020 um vibration dampener que se instala no suporte.
Precisamente para evitar essa avaria.





Isso apenas acontece em smartphones com estabilizador de imagem por hardware. Os de gama baixa/média fazem-no por software.
Os iPhones 11 e 12 avariam com frequência porque o estabilizador está sempre activo.

E ao contrário do que tem sido amplamente copiado "noticiado"(?) nestes últimos dias: a potência da moto pouco ou nada influencia  :D
O que importa é a frequência e amplitude das vibrações transmitidas ao smartphone pela suspensão e guiador, especialmente em piso muito irregular.

Apesar de agora ter um iPhone, optei por manter o Android apenas e só para uso exclusivo na moto (GoogleMaps/Waze, radarbot, música, SMS e chamadas (com clone do cartão principal). Livro-me desses problemas e em caso de azar não vai um iPhone para o lixo.


Setembro 18, 2021, 16:53:44, 16:53
Responder #3

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Ja ha muito tempo que chamo a atenção para este problema que senti na pele no iPhone 4s e no 6.

Mas apesar da Apple chamar a atenção para o problema, não se pense que é falha apenas deste fabricante ou que se deve ao tipo de câmera usado pela Apple pois é um problema transversal a todos os telemóveis com este tipo de câmera conforme o companheiro acima já explicou


E também não se pense que apenas as câmeras se telemóveis estão expostos a uma falha catastrófica devido as vibrações porque os discos rígidos (mecânicos) também estão particularmente expostos, portanto cuidado a transportar o portátil ou o disco portátil

Obviamente, uma falha destas não acontece numa viagem de Belém para a Ajuda, e preciso acumular alguns kilometros valentes para isto acontecer.

E se todas as motos provocam a falha, algumas podem provocar-lo mais rapidamente nomeadamente motos que tem mais vibrações, tipo monocilindricas ou que tem disposições de motor mais “vibrantes”…. E a mesma coisa da estrada, uma estrada com mais ondulação ou um caminho em terra vai provocar maior desgaste do que outra que seja lisa como uma mesa de bilhar
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 20, 2021, 11:53:04, 11:53
Responder #4

msilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 78
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Aprilia
  • Modelo Motociclo: Caponord
  • Localidade: Tondela

Apesar de agora ter um iPhone, optei por manter o Android apenas e só para uso exclusivo na moto (GoogleMaps/Waze, radarbot, música, SMS e chamadas (com clone do cartão principal). Livro-me desses problemas e em caso de azar não vai um iPhone para o lixo.


Eu tambem já me lembrei disso, mas da ultima vez que contactei a MEO, a informação que obtive foi que não existia a possibilidade de pedir um clone  :confused:

Setembro 22, 2021, 16:29:15, 16:29
Responder #5

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eu tenho tarifário da empresa, talvez por isso tenha sido possível atribuirem um segundo cartão.
Atenção qhe quando digo clone é no sentido de segundo cartão com o mesmo numero: é apenas para dados 4G, enviar SMS e iniciar chamadas. Não recebe os SMS nem as chamadas porque estas vão sempre para o cartão principal.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Setembro 22, 2021, 16:53:03, 16:53
Responder #6

msilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 78
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Aprilia
  • Modelo Motociclo: Caponord
  • Localidade: Tondela
Eu tenho tarifário da empresa, talvez por isso tenha sido possível atribuirem um segundo cartão.
Atenção qhe quando digo clone é no sentido de segundo cartão com o mesmo numero: é apenas para dados 4G, enviar SMS e iniciar chamadas. Não recebe os SMS nem as chamadas porque estas vão sempre para o cartão principal.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Ok, essa possibilidade tb ja me foi apresentada, o que tenho feito é fazer com o iphone um hotspot e  o android recebe via wifi.