Vai por aquela que te apela mais ao coração.A Kawasaki é mais cara do que a Suzuki (que está a um preço muito bom 7.999€, a versão 650A), pois saiu novo modelo... a 800DEQualquer uma delas, na minha opinião, é uma boa compra. Depende do teu gosto pessoal e daquilo que pretendes fazer com ela.
Ninguém casa antes de namorar e ninguém namora antes de "experimentar"...Sabendo isso, deves experimentar ambas, até porque apesar da cilindrada semelhante, uma tem motor em V e outra não... e isso pode fazer toda a diferença!
pm.santosSe puderes experimentar as duas (não sei se já tens carta de condução) será sempre bom, pois terás uma ideia melhor sobre o que cada uma vale para ti.Mesmo que não consigas experimentar, será sempre importante veres como "ficas" na mota. Senta-te, vê como chegas com os pés ao chão. Tem atenção ao peso. Se é para uso diário isso importa pois nos teus percursos diários para o trabalho, poderás ter que conduzir em baixas velocidades e/ou por entre carros e gerir uma mota com mais de 200kg é sempre algo complexo.Uma mota dessas anda devagar e anda depressa, dependendo pois da tua mão direita e o teu espírito no momento. Ou seja, a mota anda aquilo que quisermos até ao seu limite ou o nosso, ou até que um carro num cruzamento qualquer não te veja.Não te assustes com a cilindrada. O primeiros dias em cima da mota não são os mais perigosos... os piores é quando pensamos que já estamos à vontade em cima dela. A viagem começa quando ligas a mota e só termina quando desligas a mota.Boas escolhas.Outra questão que me estou a lembrar: a escolha do material. Não gastes o guito todo na máquina e depois estás a comprometer a tua segurança e da tua namorada. Andando todos os dias implica um maior cuidado no equipamento. Capacete, luvas, casaco, calças, botas (motocilista) ainda implicam um bom investimento.
Uma solução muito melhor e potencialmente mais barata será:Adquirir uma 500cc/47cv usada para fazer uns 10.000km e ganhar experiência. O modelo não é muito relevante, o estado e o preço são mais importantes. Para a moto não dar problemas nem desvalorizar muito durante o período em que a vais ter.Ao fim de 10.000km vender a 500cc e apanhar uma Triumph Tiger Sport 660 usada.Porquê uma Tiger 660 Sport usada? Porque é uma Triumph e em Portugal tem pouco valor comercial e por isso estará bem desvalorizada.Porque o comprador típico dessa moto não anda a fazer corridas, nem faz grandes modificações. São motos compradas para o uso que também queres dar, commuting e passeios tranquilos. Por isso as Tiger 600 usadas são motos em bom estado, regra geral.Porque uma Tiger 660 usada não custará muito mais do que as japonesas que mencionas mas é uma moto muito superior.Porque depois de 10.000km de experiência numa 500cc não terás problema em gerir os 80cv da Triumph.
Citação de: JViegas em Outubro 02, 2023, 10:12:29, 10:12pm.santosSe puderes experimentar as duas (não sei se já tens carta de condução) será sempre bom, pois terás uma ideia melhor sobre o que cada uma vale para ti.Mesmo que não consigas experimentar, será sempre importante veres como "ficas" na mota. Senta-te, vê como chegas com os pés ao chão. Tem atenção ao peso. Se é para uso diário isso importa pois nos teus percursos diários para o trabalho, poderás ter que conduzir em baixas velocidades e/ou por entre carros e gerir uma mota com mais de 200kg é sempre algo complexo.Uma mota dessas anda devagar e anda depressa, dependendo pois da tua mão direita e o teu espírito no momento. Ou seja, a mota anda aquilo que quisermos até ao seu limite ou o nosso, ou até que um carro num cruzamento qualquer não te veja.Não te assustes com a cilindrada. O primeiros dias em cima da mota não são os mais perigosos... os piores é quando pensamos que já estamos à vontade em cima dela. A viagem começa quando ligas a mota e só termina quando desligas a mota.Boas escolhas.Outra questão que me estou a lembrar: a escolha do material. Não gastes o guito todo na máquina e depois estás a comprometer a tua segurança e da tua namorada. Andando todos os dias implica um maior cuidado no equipamento. Capacete, luvas, casaco, calças, botas (motocilista) ainda implicam um bom investimento.Sim, tenho a carta. A questão é que passei de uma scouter, para uma 600 da condução. Os meus 48 anos começam a pensar se 650 não será muito lolEnviado do meu ELE-L29 através do Tapatalk
A minha dúvida está com o facto de alguma delas ser mais nervosa, e como primeira moto, não dar conta dela. Enviado do meu ELE-L29 através do Tapatalk
Citação de: pm.santos em Outubro 03, 2023, 15:09:57, 15:09Citação de: JViegas em Outubro 02, 2023, 10:12:29, 10:12pm.santosSe puderes experimentar as duas (não sei se já tens carta de condução) será sempre bom, pois terás uma ideia melhor sobre o que cada uma vale para ti.Mesmo que não consigas experimentar, será sempre importante veres como "ficas" na mota. Senta-te, vê como chegas com os pés ao chão. Tem atenção ao peso. Se é para uso diário isso importa pois nos teus percursos diários para o trabalho, poderás ter que conduzir em baixas velocidades e/ou por entre carros e gerir uma mota com mais de 200kg é sempre algo complexo.Uma mota dessas anda devagar e anda depressa, dependendo pois da tua mão direita e o teu espírito no momento. Ou seja, a mota anda aquilo que quisermos até ao seu limite ou o nosso, ou até que um carro num cruzamento qualquer não te veja.Não te assustes com a cilindrada. O primeiros dias em cima da mota não são os mais perigosos... os piores é quando pensamos que já estamos à vontade em cima dela. A viagem começa quando ligas a mota e só termina quando desligas a mota.Boas escolhas.Outra questão que me estou a lembrar: a escolha do material. Não gastes o guito todo na máquina e depois estás a comprometer a tua segurança e da tua namorada. Andando todos os dias implica um maior cuidado no equipamento. Capacete, luvas, casaco, calças, botas (motocilista) ainda implicam um bom investimento.Sim, tenho a carta. A questão é que passei de uma scouter, para uma 600 da condução. Os meus 48 anos começam a pensar se 650 não será muito lolEnviado do meu ELE-L29 através do TapatalkTenho 50 anos e vou comprar a minha primeira mota. Não será abaixo de 650cc e não mais de 750cc. Com uma utilização semelhante à tua.O peso não faz diferença. Há 500cc a pesar tanto ou mais que as 750cc.Potência não faz diferença. Ou rodas o punho q.b. ou compras uma que tenha mapas de potência como "Rain". E com controlo de tração se te der mais confiança.O meu conselho (ainda estou a escolher e à espera das novidades da EICMA): faz como eu e aluga por 24h a mota que estás interessado. Eu fiz 300km com a NC750x e apanhei-lhe logo as pontas todas no primeiro dia. No segundo dia doi só para confirmar e disfrutar.Eu aluguei com a franquia mais reduzida (mais 15€) não fosse acontecer alguma coisa. Eu colocava outros critérios no topo, como a duração das viagens, conforto, que peso queres carregar, manutenção, fiabilidade, consumo... A viagem fazes com uma Versys como fazes com uma CB500x. Mas os detalhes fazem diferença.
Citação de: pm.santos em Setembro 29, 2023, 13:16:59, 13:16A minha dúvida está com o facto de alguma delas ser mais nervosa, e como primeira moto, não dar conta dela. Enviado do meu ELE-L29 através do TapatalkA V-Strom é uma escola, uma mota que perdoa muitos erros de principiante, nunca experimentei a Versys, mas não deve ser muito diferente da V-Strom. Comprei sem experimentar e com muito pouca experiência, nunca caí mas já apanhei alguns sustos, fazem parte da aprendizagem e servem para definir limites. O motor é dócil e linear e um pouco nervoso apenas se tiver de o ser.
Saudações,Procuro primeira moto, mas estou na dúvida. Versys 650 ou VStrom 650?Obrigado Enviado do meu ELE-L29 através do Tapatalk
Citação de: pm.santos em Setembro 29, 2023, 00:21:10, 00:21Saudações,Procuro primeira moto, mas estou na dúvida. Versys 650 ou VStrom 650?Obrigado Enviado do meu ELE-L29 através do TapatalkBoas,Se me permites, a minha opinião!Para começar tenho 49 anos, não sei a que te referes por ter 48 Em 2019 tinha como ideia comprar a versys 650, aluguei uma em alges e vamos la fazer um teste drive de 24hSe fosse para andar sozinho sempre, e em altas era sem duvida a escolha certa !E uma kawasaki 2 cilindros, adora andar sempre em rotações altas!Fiz o mesmo, aluguei uma v-strom 650!Ao fim de dez minutos a Pendura já se tinha apaixonado pelo conforto da mota, e verdade seja dita, para quem vinha de uma NC era uma diferença abismal!Não, não é tao bonita (opinião) como a versys, mas em tudo o resto para mim é superior!Se puderes, experimenta as duas, vê bem que uso lhe queres dar!A v-strom era (e é) mais cara que a versys, mas se optares pela 650A que as unicas diferenças são ;Não tem jantes raiadas, não tem proteções das maos, nem proteção do carter!Tirando isso é a mesma mota por 7999€ mais despesas de documentos!Os 1200€ de diferença dá para equipar com tudo que precises, malas, proteção para as maos, cavalete central, equipamentos, excepto as jantes que so isso custa 1000€È uma opinião, vale o que vale!Abraço e boas curvas