Autor Tópico: Primeira Moto  (Lida 1629 vezes)

Setembro 29, 2023, 00:21:10, 00:21
Lida 1629 vezes

pm.santos

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Marca Motociclo: Por comprar
  • Modelo Motociclo: Por comprar
  • Localidade: Portimão
Saudações,

Procuro primeira moto, mas estou na dúvida. Versys 650 ou VStrom 650?

Obrigado

Enviado do meu ELE-L29 através do Tapatalk


Setembro 29, 2023, 09:56:37, 09:56
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Vai por aquela que te apela mais ao coração.

A Kawasaki é mais cara do que a Suzuki (que está a um preço muito bom 7.999€, a versão 650A), pois saiu novo modelo... a 800DE

Qualquer uma delas, na minha opinião, é uma boa compra. Depende do teu gosto pessoal e daquilo que pretendes fazer com ela.

Setembro 29, 2023, 13:16:59, 13:16
Responder #2

pm.santos

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Marca Motociclo: Por comprar
  • Modelo Motociclo: Por comprar
  • Localidade: Portimão
Vai por aquela que te apela mais ao coração.

A Kawasaki é mais cara do que a Suzuki (que está a um preço muito bom 7.999€, a versão 650A), pois saiu novo modelo... a 800DE

Qualquer uma delas, na minha opinião, é uma boa compra. Depende do teu gosto pessoal e daquilo que pretendes fazer com ela.
Oi. Gosto das duas, e será para ir trabalhar e dar alguns passeios com a namorada. A minha dúvida está com o facto de alguma delas ser mais nervosa, e como primeira moto, não dar conta dela.

Enviado do meu ELE-L29 através do Tapatalk


Setembro 29, 2023, 13:49:03, 13:49
Responder #3

jdalima

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 4
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: Adventure
  • Localidade: Braga
Ninguém casa antes de namorar e ninguém namora antes de "experimentar"...

Sabendo isso, deves experimentar ambas, até porque apesar da cilindrada semelhante, uma tem motor em V e outra não... e isso pode fazer toda a diferença!

Setembro 29, 2023, 18:31:46, 18:31
Responder #4

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Ninguém casa antes de namorar e ninguém namora antes de "experimentar"...

Sabendo isso, deves experimentar ambas, até porque apesar da cilindrada semelhante, uma tem motor em V e outra não... e isso pode fazer toda a diferença!

Conforme os mais recentes reallity shows, é fácil de perceber que existe forma de casar sem namorar e sem sequer ter experimentado antes...
E alguns reallity shows estrangeiros é na base do "olhar primeiro para o material" e através do que se ver imaginar e escolher e depois ver se funciona.  :lolol:

De resto, excatamente isso... com motos é experimentar que conseguimos tirar duvidas porque por muito que hajam reviews/testes e publicações sobre os modelos de moto que estamos interessados teriam de ser testados por esses "jornalistas" se tivessem a nossa mesma estatura e talvez temperamento parecido...  8)
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 02, 2023, 10:12:29, 10:12
Responder #5

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
pm.santos

Se puderes experimentar as duas (não sei se já tens carta de condução) será sempre bom, pois terás uma ideia melhor sobre o que cada uma vale para ti.

Mesmo que não consigas experimentar, será sempre importante veres como "ficas" na mota. Senta-te, vê como chegas com os pés ao chão. Tem atenção ao  peso. Se é para uso diário isso importa pois nos teus percursos diários para o trabalho, poderás ter que conduzir em baixas velocidades e/ou por entre carros e gerir uma mota com mais de 200kg é sempre algo complexo.

Uma mota dessas anda devagar e anda depressa, dependendo pois da tua mão direita e o teu espírito no momento. Ou seja, a mota anda aquilo que quisermos até ao seu limite ou o nosso, ou até que um carro num cruzamento qualquer não te veja.

Não te assustes com a cilindrada. O primeiros dias em cima da mota não são os mais perigosos... os piores é quando pensamos que já estamos à vontade em cima dela. A viagem começa quando ligas a mota e só termina quando desligas a mota.

Boas escolhas.


Outra questão que me estou a lembrar: a escolha do material. Não gastes o guito todo na máquina e depois estás a comprometer a tua segurança e da tua namorada. Andando todos os dias implica um maior cuidado no equipamento. Capacete, luvas, casaco, calças, botas (motocilista) ainda implicam um bom investimento.


Outubro 03, 2023, 09:00:22, 09:00
Responder #6

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Uma solução muito melhor e potencialmente mais barata será:

Adquirir uma 500cc/47cv usada para fazer uns 10.000km e ganhar experiência. O modelo não é muito relevante, o estado e o preço são mais importantes. Para a moto não dar problemas nem desvalorizar muito durante o período em que a vais ter.

Ao fim de 10.000km vender a 500cc e apanhar uma Triumph Tiger Sport 660 usada.

Porquê uma Tiger 660 Sport usada?

Porque é uma Triumph e em Portugal tem pouco valor comercial e por isso estará bem desvalorizada.

Porque o comprador típico dessa moto não anda a fazer corridas, nem faz grandes modificações. São motos compradas para o uso que também queres dar, commuting e passeios tranquilos. Por isso as Tiger 600 usadas são motos em bom estado, regra geral.

Porque uma Tiger 660 usada não custará muito mais do que as japonesas que mencionas mas é uma moto muito superior.

Porque depois de 10.000km de experiência numa 500cc não terás problema em gerir os 80cv da Triumph.
« Última modificação: Outubro 03, 2023, 09:06:16, 09:06 por Gentleman rider »

Outubro 03, 2023, 15:09:57, 15:09
Responder #7

pm.santos

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Marca Motociclo: Por comprar
  • Modelo Motociclo: Por comprar
  • Localidade: Portimão
pm.santos

Se puderes experimentar as duas (não sei se já tens carta de condução) será sempre bom, pois terás uma ideia melhor sobre o que cada uma vale para ti.

Mesmo que não consigas experimentar, será sempre importante veres como "ficas" na mota. Senta-te, vê como chegas com os pés ao chão. Tem atenção ao  peso. Se é para uso diário isso importa pois nos teus percursos diários para o trabalho, poderás ter que conduzir em baixas velocidades e/ou por entre carros e gerir uma mota com mais de 200kg é sempre algo complexo.

Uma mota dessas anda devagar e anda depressa, dependendo pois da tua mão direita e o teu espírito no momento. Ou seja, a mota anda aquilo que quisermos até ao seu limite ou o nosso, ou até que um carro num cruzamento qualquer não te veja.

Não te assustes com a cilindrada. O primeiros dias em cima da mota não são os mais perigosos... os piores é quando pensamos que já estamos à vontade em cima dela. A viagem começa quando ligas a mota e só termina quando desligas a mota.

Boas escolhas.


Outra questão que me estou a lembrar: a escolha do material. Não gastes o guito todo na máquina e depois estás a comprometer a tua segurança e da tua namorada. Andando todos os dias implica um maior cuidado no equipamento. Capacete, luvas, casaco, calças, botas (motocilista) ainda implicam um bom investimento.
Sim, tenho a carta. A questão é que passei de uma scouter, para uma 600 da condução. Os meus 48 anos começam a pensar se 650 não será muito lol

Enviado do meu ELE-L29 através do Tapatalk


Outubro 03, 2023, 15:12:22, 15:12
Responder #8

pm.santos

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Marca Motociclo: Por comprar
  • Modelo Motociclo: Por comprar
  • Localidade: Portimão
Uma solução muito melhor e potencialmente mais barata será:

Adquirir uma 500cc/47cv usada para fazer uns 10.000km e ganhar experiência. O modelo não é muito relevante, o estado e o preço são mais importantes. Para a moto não dar problemas nem desvalorizar muito durante o período em que a vais ter.

Ao fim de 10.000km vender a 500cc e apanhar uma Triumph Tiger Sport 660 usada.

Porquê uma Tiger 660 Sport usada?

Porque é uma Triumph e em Portugal tem pouco valor comercial e por isso estará bem desvalorizada.

Porque o comprador típico dessa moto não anda a fazer corridas, nem faz grandes modificações. São motos compradas para o uso que também queres dar, commuting e passeios tranquilos. Por isso as Tiger 600 usadas são motos em bom estado, regra geral.

Porque uma Tiger 660 usada não custará muito mais do que as japonesas que mencionas mas é uma moto muito superior.

Porque depois de 10.000km de experiência numa 500cc não terás problema em gerir os 80cv da Triumph.
Obrigado pela dica.

Enviado do meu ELE-L29 através do Tapatalk


Outubro 10, 2023, 17:45:45, 17:45
Responder #9

zinko_pt

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 46
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Transalp XL750
  • Localidade: Lisboa
pm.santos

Se puderes experimentar as duas (não sei se já tens carta de condução) será sempre bom, pois terás uma ideia melhor sobre o que cada uma vale para ti.

Mesmo que não consigas experimentar, será sempre importante veres como "ficas" na mota. Senta-te, vê como chegas com os pés ao chão. Tem atenção ao  peso. Se é para uso diário isso importa pois nos teus percursos diários para o trabalho, poderás ter que conduzir em baixas velocidades e/ou por entre carros e gerir uma mota com mais de 200kg é sempre algo complexo.

Uma mota dessas anda devagar e anda depressa, dependendo pois da tua mão direita e o teu espírito no momento. Ou seja, a mota anda aquilo que quisermos até ao seu limite ou o nosso, ou até que um carro num cruzamento qualquer não te veja.

Não te assustes com a cilindrada. O primeiros dias em cima da mota não são os mais perigosos... os piores é quando pensamos que já estamos à vontade em cima dela. A viagem começa quando ligas a mota e só termina quando desligas a mota.

Boas escolhas.


Outra questão que me estou a lembrar: a escolha do material. Não gastes o guito todo na máquina e depois estás a comprometer a tua segurança e da tua namorada. Andando todos os dias implica um maior cuidado no equipamento. Capacete, luvas, casaco, calças, botas (motocilista) ainda implicam um bom investimento.
Sim, tenho a carta. A questão é que passei de uma scouter, para uma 600 da condução. Os meus 48 anos começam a pensar se 650 não será muito lol

Enviado do meu ELE-L29 através do Tapatalk
Tenho 50 anos e vou comprar a minha primeira mota. Não será abaixo de 650cc e não mais de 750cc. Com uma utilização semelhante à tua.
O peso não faz diferença. Há 500cc a pesar tanto ou mais que as 750cc.
Potência não faz diferença. Ou rodas o punho q.b. ou compras uma que tenha mapas de potência como "Rain". E com controlo de tração se te der mais confiança.
O meu conselho (ainda estou a escolher e à espera das novidades da EICMA): faz como eu e aluga por 24h a mota que estás interessado. Eu fiz 300km com a NC750x e apanhei-lhe logo as pontas todas no primeiro dia. No segundo dia doi só para confirmar e disfrutar.
Eu aluguei com a franquia mais reduzida (mais 15€) não fosse acontecer alguma coisa.
Eu colocava outros critérios no topo, como a duração das viagens, conforto, que peso queres carregar, manutenção, fiabilidade, consumo... A viagem fazes com uma Versys como fazes com uma CB500x. Mas os detalhes fazem diferença.

Outubro 10, 2023, 18:06:45, 18:06
Responder #10

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
A minha dúvida está com o facto de alguma delas ser mais nervosa, e como primeira moto, não dar conta dela.

Enviado do meu ELE-L29 através do Tapatalk
A V-Strom é uma escola, uma mota que perdoa muitos erros de principiante, nunca experimentei a Versys, mas não deve ser muito diferente da V-Strom. Comprei sem experimentar e com muito pouca experiência, nunca caí mas já apanhei alguns sustos, fazem parte da aprendizagem e servem para definir limites. O motor é dócil e linear e um pouco nervoso apenas se tiver de o ser.

Outubro 11, 2023, 00:46:03, 00:46
Responder #11

pm.santos

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Marca Motociclo: Por comprar
  • Modelo Motociclo: Por comprar
  • Localidade: Portimão
pm.santos

Se puderes experimentar as duas (não sei se já tens carta de condução) será sempre bom, pois terás uma ideia melhor sobre o que cada uma vale para ti.

Mesmo que não consigas experimentar, será sempre importante veres como "ficas" na mota. Senta-te, vê como chegas com os pés ao chão. Tem atenção ao  peso. Se é para uso diário isso importa pois nos teus percursos diários para o trabalho, poderás ter que conduzir em baixas velocidades e/ou por entre carros e gerir uma mota com mais de 200kg é sempre algo complexo.

Uma mota dessas anda devagar e anda depressa, dependendo pois da tua mão direita e o teu espírito no momento. Ou seja, a mota anda aquilo que quisermos até ao seu limite ou o nosso, ou até que um carro num cruzamento qualquer não te veja.

Não te assustes com a cilindrada. O primeiros dias em cima da mota não são os mais perigosos... os piores é quando pensamos que já estamos à vontade em cima dela. A viagem começa quando ligas a mota e só termina quando desligas a mota.

Boas escolhas.


Outra questão que me estou a lembrar: a escolha do material. Não gastes o guito todo na máquina e depois estás a comprometer a tua segurança e da tua namorada. Andando todos os dias implica um maior cuidado no equipamento. Capacete, luvas, casaco, calças, botas (motocilista) ainda implicam um bom investimento.
Sim, tenho a carta. A questão é que passei de uma scouter, para uma 600 da condução. Os meus 48 anos começam a pensar se 650 não será muito lol

Enviado do meu ELE-L29 através do Tapatalk
Tenho 50 anos e vou comprar a minha primeira mota. Não será abaixo de 650cc e não mais de 750cc. Com uma utilização semelhante à tua.
O peso não faz diferença. Há 500cc a pesar tanto ou mais que as 750cc.
Potência não faz diferença. Ou rodas o punho q.b. ou compras uma que tenha mapas de potência como "Rain". E com controlo de tração se te der mais confiança.
O meu conselho (ainda estou a escolher e à espera das novidades da EICMA): faz como eu e aluga por 24h a mota que estás interessado. Eu fiz 300km com a NC750x e apanhei-lhe logo as pontas todas no primeiro dia. No segundo dia doi só para confirmar e disfrutar.
Eu aluguei com a franquia mais reduzida (mais 15€) não fosse acontecer alguma coisa.
Eu colocava outros critérios no topo, como a duração das viagens, conforto, que peso queres carregar, manutenção, fiabilidade, consumo... A viagem fazes com uma Versys como fazes com uma CB500x. Mas os detalhes fazem diferença.
Obrigado pelas boas ideias e dicas.

Enviado do meu ELE-L29 através do Tapatalk


Outubro 11, 2023, 00:46:46, 00:46
Responder #12

pm.santos

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Marca Motociclo: Por comprar
  • Modelo Motociclo: Por comprar
  • Localidade: Portimão
A minha dúvida está com o facto de alguma delas ser mais nervosa, e como primeira moto, não dar conta dela.

Enviado do meu ELE-L29 através do Tapatalk
A V-Strom é uma escola, uma mota que perdoa muitos erros de principiante, nunca experimentei a Versys, mas não deve ser muito diferente da V-Strom. Comprei sem experimentar e com muito pouca experiência, nunca caí mas já apanhei alguns sustos, fazem parte da aprendizagem e servem para definir limites. O motor é dócil e linear e um pouco nervoso apenas se tiver de o ser.
Obrigado

Enviado do meu ELE-L29 através do Tapatalk


Outubro 11, 2023, 14:35:02, 14:35
Responder #13

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Saudações,

Procuro primeira moto, mas estou na dúvida. Versys 650 ou VStrom 650?

Obrigado

Enviado do meu ELE-L29 através do Tapatalk

Boas,


Se me permites, a minha opinião!

Para começar tenho 49 anos, não sei a que te referes por ter 48 >:( >:( 

:backup.to.topic: :backup.to.topic:

Em 2019 tinha como ideia comprar a versys 650, aluguei uma em alges e vamos la fazer um teste drive de 24h


Se fosse para andar sozinho sempre, e em altas era sem duvida a escolha certa  :stuck_out_tongue_winking_eye: :stuck_out_tongue_winking_eye:!

E uma kawasaki 2 cilindros, adora andar sempre em rotações altas!

Fiz o mesmo, aluguei uma v-strom 650!

Ao fim de dez minutos a Pendura já se tinha apaixonado pelo conforto da mota, e verdade seja dita, para quem vinha de uma NC era uma diferença abismal!

Não, não é tao bonita (opinião) como a versys, mas em tudo o resto para mim é superior!

Se puderes, experimenta as duas, vê bem que uso lhe queres dar!

A v-strom era (e é) mais cara que a versys, mas se optares pela 650A que as unicas diferenças são ;

Não tem jantes raiadas, não tem proteções das maos, nem proteção do carter!

Tirando isso é a mesma mota por 7999€ mais despesas de documentos!

Os 1200€ de diferença dá para equipar com tudo que precises, malas, proteção para as maos, cavalete central, equipamentos,  excepto as jantes que so isso custa 1000€

È uma opinião, vale o que vale!

Abraço e boas curvas
Omnia tempus habent

Outubro 11, 2023, 15:10:01, 15:10
Responder #14

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Facilmente apanha uma campanha na 650A com oferta das proteções de mãos e "proteção" do cárter. Foi o que aconteceu comigo, e em 2018 quando a 650A era anunciada por 8999€ a minha ficou por 8499€ com essas ofertas, e documentos incluídos.

Outubro 11, 2023, 16:29:09, 16:29
Responder #15

pm.santos

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Marca Motociclo: Por comprar
  • Modelo Motociclo: Por comprar
  • Localidade: Portimão
Saudações,

Procuro primeira moto, mas estou na dúvida. Versys 650 ou VStrom 650?

Obrigado

Enviado do meu ELE-L29 através do Tapatalk

Boas,


Se me permites, a minha opinião!

Para começar tenho 49 anos, não sei a que te referes por ter 48 >:( >:( 

:backup.to.topic: :backup.to.topic:

Em 2019 tinha como ideia comprar a versys 650, aluguei uma em alges e vamos la fazer um teste drive de 24h


Se fosse para andar sozinho sempre, e em altas era sem duvida a escolha certa  :stuck_out_tongue_winking_eye: :stuck_out_tongue_winking_eye:!

E uma kawasaki 2 cilindros, adora andar sempre em rotações altas!

Fiz o mesmo, aluguei uma v-strom 650!

Ao fim de dez minutos a Pendura já se tinha apaixonado pelo conforto da mota, e verdade seja dita, para quem vinha de uma NC era uma diferença abismal!

Não, não é tao bonita (opinião) como a versys, mas em tudo o resto para mim é superior!

Se puderes, experimenta as duas, vê bem que uso lhe queres dar!

A v-strom era (e é) mais cara que a versys, mas se optares pela 650A que as unicas diferenças são ;

Não tem jantes raiadas, não tem proteções das maos, nem proteção do carter!

Tirando isso é a mesma mota por 7999€ mais despesas de documentos!

Os 1200€ de diferença dá para equipar com tudo que precises, malas, proteção para as maos, cavalete central, equipamentos,  excepto as jantes que so isso custa 1000€

È uma opinião, vale o que vale!

Abraço e boas curvas
Olá Vasco. Falo nos 48,porque já ouvi comentários que não serão motas para mim devido a idade WTF

Obrigado pelas dicas preciosas.

Enviado do meu ELE-L29 através do Tapatalk


Outubro 12, 2023, 08:47:29, 08:47
Responder #16

RicardoGaio

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 116
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: NH-T 125
  • Localidade: Torres Vedras
Velhos são os trapos.
Mais uma para a faixa dos 48!!  :D :D :D

Outubro 12, 2023, 08:59:49, 08:59
Responder #17

Robson

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 195
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250 RT
  • Localidade: Póvoa de Lanhoso
Quando não conseguir mais manter a moto de pé, compro um trike e a vida que se segue.

Mas ainda vai demorar muito

Sent from my SM-S918B using Tapatalk