Autor Tópico: Novos pneus Bridgestone Battlax Sport Touring T32 e T32GT  (Lida 3448 vezes)

Outubro 22, 2020, 13:17:28, 13:17
Lida 3448 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Novos pneus Bridgestone Battlax Sport Touring T32 e T32GT








Já se estava a aguardar por uma nova geração dos conhecidos Battlax da Bridgestone e aí está ela finalmente para a categoria de motos desportivas e de turismo.

Trata-se do novo pneu Battlax Sport Touring T32 e T32GT, que sucedem assim aos Sport Touring T31.

Estes pneus destinam-se a motos de peso médio (no caso dos T32) e também para as mais pesadas touring (no caso dos T32GT).

Por aquilo que já li entretanto destes pneus da marca Japonesa, a marca reclama uma distância de travagem em piso molhado que é 7% mais curta do que o seu antecessor e sem com isto sacrificar a vida útil do pneu.

Aliás, parece que as melhorias principais entre as duas gerações de pneus estão essencialmente focadas numa clara melhoria em piso molhado, nomeadamente num melhorar a canalização da água e a drenagem através do pneu, por forma a melhorar a aderência e reduzir o deslizar do mesmo. No fundo, manter o pneu o mais agarrado possível ao asfalto. :)

Deixo aqui as palavras (em português) de Nico Thuy, que é um dos responsáveis da Bridgestone no que toca aos testes levados a cabo pela marca:

“Os pneus de turismo desportivo da próxima geração da Battlax, os T32 e T32GT, são o resultado de conhecimentos técnicos e aplicações tecnológicas que estão na vanguarda do desenvolvimento de pneus. Ao melhorar significativamente a ligação do pneu com a estrada a partir do T31, criámos um pneu que oferece um desempenho incrível mesmo em más condições. Queríamos dar aos condutores mais controlo e confiança em piso molhado e este pneu oferece exactamente isso(....)”.


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 22, 2020, 18:48:19, 18:48
Responder #1

snap

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 152
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Até podem ser os próximos pneus da minha cbf1000. Vamos a ver...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Outubro 22, 2020, 20:27:01, 20:27
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
...e supostamente têm uma longevidade maior em 10%, isto pelo que se lê... mas é muito subjectivo e varia muito de condutor para condutor...
Sobre o comportamento em molhado, parece que foram redesenhados e reposicionados os rasgos centrais do pneu para permitir essas melhorias face ao antecessor T31.

Se todas as melhorias justificarem o aumento de preço, porque não?!

nota: continuo a achar muito estranho a Bridgestone não aconselhar o uso do pneu reforçado (GT) para a minha moto...  :pensador:
« Última modificação: Outubro 22, 2020, 20:45:58, 20:45 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 22, 2020, 21:10:36, 21:10
Responder #3

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
...e supostamente têm uma longevidade maior em 10%, isto pelo que se lê... mas é muito subjectivo e varia muito de condutor para condutor...

Tenho na Pan um T30 EVO que é o pneu traseiro e que já conta com 20.000Kms, mas está em fim de vida com os avisadores quase à face (no máximo faz mais uns 500 ou 600kms). Portanto se estes fazem mais 10%... ui, ui...  ;)


nota: continuo a achar muito estranho a Bridgestone não aconselhar o uso do pneu reforçado (GT) para a minha moto...  :pensador:

Na altura que comprei os T30 EVO no site da Bridgestone indicavam os "nomais" para a PAN1100 e os GT para a BMW R1200RT... e a BMW é mais leve que a PAN  :D

Outubro 22, 2020, 21:55:10, 21:55
Responder #4

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
...e supostamente têm uma longevidade maior em 10%, isto pelo que se lê... mas é muito subjectivo e varia muito de condutor para condutor...

Tenho na Pan um T30 EVO que é o pneu traseiro e que já conta com 20.000Kms, mas está em fim de vida com os avisadores quase à face (no máximo faz mais uns 500 ou 600kms). Portanto se estes fazem mais 10%... ui, ui...  ;)


nota: continuo a achar muito estranho a Bridgestone não aconselhar o uso do pneu reforçado (GT) para a minha moto...  :pensador:

Na altura que comprei os T30 EVO no site da Bridgestone indicavam os "nomais" para a PAN1100 e os GT para a BMW R1200RT... e a BMW é mais leve que a PAN  :D


Atendendo que em termos de durabilidade entre o T30Evo e T31 é ela por ela, apesar das melhorias em determinadas ocasiões a favorecer os mais recentes T31...

...realmente uma melhoria de 10% nestes novos T32, cativa e bem o interesse!!!
"...  plus a 10 per cent increase in wear life from the predecessor." (será só nos modelos reforçados GT?!)
https://grippingstories.com/articles/2020/battlax-sport-touring-t32


Ainda se faz uma vaquinha para uma compra de grupo...   :pensador: :tornarseanjinho:
(mas os Metzeler Roadtec 01 SE têm ganho os mais recentes prémios...)

Sobre os pneus reforçados GT serem os aconselhados na R1200RT, deve ser por ser uma Gorda de Turismo e termos sorte das nossas serem mais magrinhas...  :lolol:

« Última modificação: Outubro 22, 2020, 22:03:32, 22:03 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 23, 2020, 09:56:20, 09:56
Responder #5

NunoMt

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 334
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Mas os T31 não tinham muito tempo pois não? Uns2 anos acho eu...

Por acaso quando mudei o ano passado de pneus acabei por colocar os Continental Road Attack 3. Não considerei os T31 pelo preço... Era significativamente mais caro que estes e os roadtec 01 e até os Angel GT... Mas acho uma opção interessante.

Outubro 23, 2020, 11:31:15, 11:31
Responder #6

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Mas os T31 não tinham muito tempo pois não? Uns2 anos acho eu...

Penso que tiveram pouco tempo de vida pois comprei os T30EVO em Set./2017, e ainda não tinham saido os T31... em Out./2020 surgem os T32.

Janeiro 06, 2021, 17:49:42, 17:49
Responder #7

Wonderboy91

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias
Hei-de experimentar.
Os T30 evo que tive gostei bastante, e os 01 roadtec nem há comparações, excelentes para todo o uso

Janeiro 06, 2021, 20:31:21, 20:31
Responder #8

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1371
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
A minha veio de origem com os T31. Estes e o Angel GT 2 (que já tive na TRK) são dois bons concorrentes para quando tiver que trocar pneus.

Janeiro 06, 2021, 22:34:14, 22:34
Responder #9

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 307
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Eu sou fã da Bridgestone! Gosto muito! Equipa que ganha não se mexe!

Desde o B023 aos T30, T31 🔝

Janeiro 07, 2021, 11:37:00, 11:37
Responder #10

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Eu sou fã da Bridgestone! Gosto muito! Equipa que ganha não se mexe!

Desde o B023 aos T30, T31 🔝

Eu no passado tive uma má experiência com determinado modelo (BT21) que de alguma forma não se adaptava nem à moto que tinha, que sendo leve e não ajudava na questão de "aquecimento do pneu para garantir aderência na utilização citadina", nem à minha condução mas acredito que se fosse para um autódromo andar mais nos limites até poderia ficar satisfeito...

A actual moto vinha com uns BT23GT à frente e uns BT21 atrás e não desgostei dessa configuração mas provavelmente enquanto não mudei esse conjunto de pneus, poderia talvez ter estado em risco de um determinado dia o plástico quebrar e lá eu ir de rojo... (o pneu já deveria ser pouco borracha e muito plástico...)
Mudei para uns BT16Pro que considero não os melhores pneus mas um excelente compromisso face ao que oferece e o seu preço reduzido face aos modelos de topo equivalentes para o tipo de condução e em parte das características.
Cheguei na altura a ponderar os S21 ou os T31 mas se os S21 eu teria confiança, (ao olhar para o piso do pneu senti e) desconfiei um pouco dos T31 que tem sido um modelo que em comparações e testes é ultrapassado pela eficiência e qualidade de outros pneus de outras marcas. (aqueles pequenos rasgos são como uma farsa mais estética porque ao final de x quilómetros deixam de existir perdendo logo a eficiência ou propósito para o qual terão sido colocados/desenhados)

Estes novos T32 só de olhar dão uma sensação de finalmente a Bridgestone apresentar um pneu que poderá bem ser o melhor da classe mas esperemos pelos testes...
Em termos estéticos o piso apresenta um desenho que seguindo um pouco os anteriores modelos T30/T31 acaba por agora ter uma talvez semelhança com os Angel ST/GT da Pirelli que também são uns excelentes pneus...

Fica aqui mais info:





Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 07, 2021, 13:20:05, 13:20
Responder #11

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
desconfiei um pouco dos T31 que tem sido um modelo que em comparações e testes é ultrapassado pela eficiência e qualidade de outros pneus de outras marcas. (aqueles pequenos rasgos são como uma farsa mais estética porque ao final de x quilómetros deixam de existir perdendo logo a eficiência ou propósito para o qual terão sido colocados/desenhados)
Hããã???  :???:

Esta fotografia é de um T30Evo que anda na minha Pan e que, na altura em que foi tirada, já contava com 14/15.000 Kms... não dou por falta de rasgos nenhuns (mas eu estou a ficar pitosga :D)


Janeiro 07, 2021, 14:03:50, 14:03
Responder #12

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
desconfiei um pouco dos T31 que tem sido um modelo que em comparações e testes é ultrapassado pela eficiência e qualidade de outros pneus de outras marcas. (aqueles pequenos rasgos são como uma farsa mais estética porque ao final de x quilómetros deixam de existir perdendo logo a eficiência ou propósito para o qual terão sido colocados/desenhados)
Hããã???  :???:

Esta fotografia é de um T30Evo que anda na minha Pan e que, na altura em que foi tirada, já contava com 14/15.000 Kms... não dou por falta de rasgos nenhuns (mas eu estou a ficar pitosga :D)



Não estava a referir-me aos "normais rasgos"... mas sim outros que apareceram talvez só nos T31 e S21 que supostamente serviriam para garantir qualquer coisa a mais...
Mas pela reduzida dimensão dos mesmos compreende-se que sejam mais estéticos que outra coisa...

Aqui está o piso dos T31 e o que me refiro são aquelas meras linhas secundárias demarcadoras do piso do pneu...


Sobre a comparação que fiz destes T32 com os anteriores T30/T31 quis referir meramente um mesmo tipo de piso no seu geral... mas estes novos T32 acrescentam ângulos irregulares e mais qualquer coisa...

Mas PJmartinho... já estás a precisar de mudar esse pneu traseiro... já gasto nas laterais e a ficar um bocado quadrado, não?
 ;)
(ou será mera ilusão óptica com um rasto de sujidade do pneu?)
« Última modificação: Janeiro 07, 2021, 14:07:00, 14:07 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 07, 2021, 15:28:56, 15:28
Responder #13

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Janeiro 07, 2021, 17:51:40, 17:51
Responder #14

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Mas PJmartinho... já estás a precisar de mudar esse pneu traseiro... já gasto nas laterais e a ficar um bocado quadrado, não?
 ;)
(ou será mera ilusão óptica com um rasto de sujidade do pneu?)

Yep... está na altura pois já está quase com 20.000Kms.

Essa fotografia foi tirada à chegada da viagem que fiz pela Galiza em 2019.

Janeiro 07, 2021, 19:28:22, 19:28
Responder #15

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Eu no passado tive uma má experiência com determinado modelo (BT21) que de alguma forma não se adaptava nem à moto que tinha, que sendo leve e não ajudava na questão de "aquecimento do pneu para garantir aderência na utilização citadina", nem à minha condução mas acredito que se fosse para um autódromo andar mais nos limites até poderia ficar satisfeito...

O BT021 é plástico autêntico...
Leva-lo para o  autódromo é mesmo estar pedir para ir ao chão...  :D


Junho 13, 2022, 22:50:00, 22:50
Responder #16

Azinheira

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Santarém
Em primeiro lugar vou pedir desculpa pelo desenterranço, mas é o tópico no qual estou focado de momento.
Vou aqui deixar as minhas experiencias, duvidas e expectativas...
A minha mota, MT0 07 de 2019 equipa de origem com BT023.
Os BT023 são uns pneus que têm uma aderência sofrível a frio, e demoram algum tempo a aquecer. Fizeram na minha mota perto de 10 mil quilómetros, mas nos últimos 40% de borracha os níveis de tração e aderência caem a pique, basicamente, BT023 jamais.
Gastos os BT023, li alguns reviews interessantes acerca dos T31, e montei um par novo de T31...Por comparação, a diferença em termos de aderência e rapidez de aquecimento, é abismal, os avisadores nos pousa pés, começaram a roçar no asfalto com regularidade. Fiquei fã deste pneus, ao ponto de montar um segundo jogo de T31 com as mesmas sensações. Ah, um ponto importante que me estava a esquecer, os meus T31 atuais com 9 mil quilómetros, estão carecas, mas os níveis de aderência continuam brutais, ou seja, T31 tem uma aderência até ao fim da sua vida, por comparação com os BT023 que perdem os níveis de aderência e tração aos 50/60% de rasto.
Ambos os jogos de T31 fizeram cerca de 9 mil quilómetros, marginalmente menos que os BT023, mas com muito mais qualidade.


Hoje estava para encomendar o 3ª par de T31, eis que recebo a noticia que estavam esgotados, e que havia em stock para montagem imediata os T32, 30 euros mais caros que os T31.
Amanhã vou montar T32, e vou dando feedback à medida que os quilómetros forem passando, mas as expectativas são altíssimas, face às boas experiencias que tive com o seu antecessor.


Abril 18, 2023, 15:43:20, 15:43
Responder #17

jaserrano

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 18
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Fazer 8
  • Localidade: Aveiras de Cima
Boas…. Voltando ao clássico tópico dos pneus… estou na dúvida entre 4 modelos para a minha Honda NT1100, que irá fazer este verão uma grande viagem de 11000 km e tem que ter pneus para aguentar os kms e o peso de dois e mota carregada.
Os pneus são os aqui já falados Battlax T32 ou T32GT e os Michelin Pilot Road 6 ou 6GT, que desconfio serem significativamente mais caros que os Battlax…

Venham daí essas ajudas e opiniões.

Obrigado e boas curvas.

Abril 18, 2023, 19:00:54, 19:00
Responder #18

Aphonso Pereira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 93
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT '19
  • Localidade: Lisboa
Portanto, a pergunta é entre Bridgestone T32,  Bridgestone T32GT e Michelin Road 6 ou Michelin Road 6GT.

De entre essas quatro opções muito válidas eu escolheria, sem sombra de dúvida, os Pirelli Angel GT II.

A Pirelli nunca me desiludiu, nem nos calendários nem na moto.
If you can't explain it simply, you don't understand it well enough

Abril 18, 2023, 22:31:59, 22:31
Responder #19

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Portanto, a pergunta é entre Bridgestone T32,  Bridgestone T32GT e Michelin Road 6 ou Michelin Road 6GT.

De entre essas quatro opções muito válidas eu escolheria, sem sombra de dúvida, os Pirelli Angel GT II.

A Pirelli nunca me desiludiu, nem nos calendários nem na moto.

Para uma Tracer 900 eu retiraria da equação os modelos GT da Bridgestone e da Michelin pois são exclusivos para motos touring de peso bem superior, com talvez reforços de telas laterais mas que não conferem qualquer vantagem nem sequer durabilidade na Tracer...


Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Abril 18, 2023, 22:34:44, 22:34
Responder #20

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Tenho uns na minha Multistrada 1260, mas ainda não gastei muita borracha com ela.


Sinceramente acho que a minha preferência vai para os conti road attack


No caso da tracer, talvez fosse mesmo para os Angel GT. Não tem como errar
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 18, 2023, 22:50:38, 22:50
Responder #21

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 223
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Os pneus são para uma Honda NT1100 e não para a Yamaha Tracer.....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Abril 19, 2023, 08:49:33, 08:49
Responder #22

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 328
  • Localidade: Lisboa
Boas…. Voltando ao clássico tópico dos pneus… estou na dúvida entre 4 modelos para a minha Honda NT1100, que irá fazer este verão uma grande viagem de 11000 km e tem que ter pneus para aguentar os kms e o peso de dois e mota carregada.
Os pneus são os aqui já falados Battlax T32 ou T32GT e os Michelin Pilot Road 6 ou 6GT, que desconfio serem significativamente mais caros que os Battlax…

Venham daí essas ajudas e opiniões.

Obrigado e boas curvas.

Acho que as pessoas devem ser honestas consigo próprias. A que ritmo vai ser essa viagem? Normal? Então qualquer pneu serve na verdade, hoje em dia não existem pneus maus.

Até porque, ao contrário dos carros em que os pneus duram 100.000km, numa moto os pneus são consumíveis e se não gostarmos de um dado pneu não demorará muito tempo a ser substituído.

Não vejo como um pneu possa durar 11.000km numa moto carregada a dois. Mas leio aqui quilometragens incríveis que, sinceramente, não consigo perceber como são atingidas.

Respondendo directamente à pergunta: entre os T32 e Road 6 (ou qualquer um dos concorrentes) escolheria o melhor negócio. Entre as versões normais e GT não consigo opinar pois nunca tive motos suficientemente pesadas para pesquisar sobre o assunto.
« Última modificação: Abril 19, 2023, 08:52:03, 08:52 por Gentleman rider »

Abril 19, 2023, 10:04:21, 10:04
Responder #23

jaserrano

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 18
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Fazer 8
  • Localidade: Aveiras de Cima
Bom dia a todos e obrigado pelas opiniões aqui deixadas…

Abril 19, 2023, 10:14:35, 10:14
Responder #24

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1371
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Boas…. Voltando ao clássico tópico dos pneus… estou na dúvida entre 4 modelos para a minha Honda NT1100, que irá fazer este verão uma grande viagem de 11000 km e tem que ter pneus para aguentar os kms e o peso de dois e mota carregada.
Os pneus são os aqui já falados Battlax T32 ou T32GT e os Michelin Pilot Road 6 ou 6GT, que desconfio serem significativamente mais caros que os Battlax…

Venham daí essas ajudas e opiniões.

Obrigado e boas curvas.

Não conheço nenhuma das versões GT, mas já tive os T31 (modelo anterior aos que queres) e os Road 6.

Antes de dar a minha opinião, quero dizer que ambos são bons pneus e que chegam para 90% do que qualquer pessoa queira fazer com eles.
No entanto, tendo em conta que já experimentei praticamente tudo na gama de Sport Touring (Angel ST, Angel GT II, T31, Roadtec 01 SE, Road 6, contiRoadAttack 4) consigo apontar alguns defeitos que cada um tem.

No entanto, para alguém vindo de um jogo de pneus inferiores qualquer um destes acima são excelentes. O contexto é sempre relevante.

Assim sendo, as coisas que não gostei nos T31 (imagino que os T32 sejam melhores, não sei):
  • À chuva eram muito fraquinhos, os mais fracos de todos os que mencionei acima.
  • Demoravam muito tempo a aquecer, vários km
  • Arrefeciam muito rapidamente, uma paragem de 5 minutos era o suficiente para ser necessário todo o ciclo de aquecimento de novo até voltar a agarrar devidamente.
O que não gostei nos Road 6:
  • A zona central tem consideravelmente menos aderência do que a concorrencia direta (só se nota em condução agressiva).
  • Para um pneu cujo marketing foca tanto em longevidade, duraram menos do que os Metzeler e foram os mais caros que já coloquei salvo erro.
Posto isto, em tudo o resto são excelentes.

Como tal, se fosse eu e caso estivesse limitado a esses 2 modelos, iria para os mais baratos.
Caso pudesse escolher outras opções, iria sem dúvida para os Metzeler Roadtec 01 SE ou para os Continental contiRoadAttack 4.


Em qualquer um dos casos, como já mencionaram, não iria para a versão GT.

Abril 19, 2023, 19:29:05, 19:29
Responder #25

jaserrano

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 18
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Fazer 8
  • Localidade: Aveiras de Cima
Estou a pesquisar os Continental Conti Road Atack 4… e estou a achar interessantes… alguém pode dar mais feedback? Incluindo as kilometragens… obrigado

Abril 19, 2023, 19:52:08, 19:52
Responder #26

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Os pneus "GT" são vocacionados para motas pesadas. A minha, a pesar de ser pesada (mais de 320Kg) não leva pneus GT porque não os há nas medidas que usa e por isso uso os "normais". Pelo que entendo, os pneus "GT" têm a zona central de rodagem mais "rija" para durarem mais quilometros do que os "normais".

Já tive os T30 EVO e agora ando com os B23. Em qualquer um desses pneus consegui quilometragens de cerca de 14.000kms no pneu dianteiro e cerca de 20.000Kms no traseiro andando sozinho/acompanhado mais ou menos 50%/50%. A minha mota gasta mais pneu à frente do que atrás pq o pneu dianteiro é um 110 em vez do habitual 120.

A duração dos pneus varia bastante conforme o tipo de condução usada. O meu "segredo" para essas quilometragens é ter a suspensão relativamente bem afinada, bem como as pressões dos pneus (não uso os habitualmente recomendados 2,5/2,9 bar), para o peso que vai em cima da mota e não tratar o acelerador, e os travões, como interruptores "on-off", ou seja, acelerações moderadas e travagens igualmente moderadas... as velocidades parecem não influenciar o desgaste pois tanto posso andar a 100Kms/h como a velocidades "obscenas"... depende para o lado para onde estou virado. Também não faço curvas com o joelho a raspar no chão pois não sou nenhum Rossi nem tenho nenhuma corrida para ganhar.

Como já disseram antes, hoje em dia não há pneus maus (nas marcas conceituadas) e por isso, eu escolheria o melhor negócio.
« Última modificação: Abril 19, 2023, 19:55:49, 19:55 por pjmartinho »

Abril 19, 2023, 20:22:03, 20:22
Responder #27

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1371
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Estou a pesquisar os Continental Conti Road Atack 4… e estou a achar interessantes… alguém pode dar mais feedback? Incluindo as kilometragens… obrigado

Montei recentemente um traseiro.



Não posso falar de longevidade dado que só fiz uns 1000km, mas tem um grip na zona central consideravelmente melhor que o Road 6, a par com o Metzeler Roadtec 01 SE.

Linear nas curvas, mas não puxa a mota para dentro ao curvar como faz um pneu mais agressivo tipo o Angel GT II.

A lateral é extremamente mole, esta foto foi depois de 15km de curvas agressivas e estava a encaracolar... Nunca tal me tinha acontecido num pneu.

Ainda fiz pouca chuva com ele por isso essa parte prefiro para já não comentar.

Tem em consideração que o feedback que estou a dar é para a minha mota, noutra o feedback poderá ser diferente.
Um exemplo, o meu Road 6 consegui gastar de ponta a ponta enquanto que um colega numa GS com o mesmo pneu e a curvar igual a mim deixa uns bons 2cm de chicken strips.
Outro exemplo é que o Roadtec 01 SE nesta mota não consegue comer de ponta a ponta, ao fim de 12.000km ainda tinha pelo menos 1cm por usar enquanto que neste Continental logo nas primeiras curvas usei-o todo sem problema. Isto mostra que a geometria do Michelin e do Continental é mais adequada à minha mota do que a do Metzeler.

Portanto cada caso é um caso, nada como experimentarmos na nossa mota.
« Última modificação: Abril 19, 2023, 20:27:16, 20:27 por ThatsMe »

Abril 20, 2023, 00:53:43, 00:53
Responder #28

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Na Xx que não é propriamente levezinha e com ritmos quentes de vez em quando, nunca me desiludiu o Angel GT, mudei depois para os RoadSmart III e melhorou à chuva.
Passei a usar desses.
Duração do pneus de trás por volta dos 10 a 12 mil km's, conforme andamentos.

Escolhe os mais bonitos e baratos.

Desta gama, e em qualquer marca das boas, todos os pneus são bons.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha