Autor Tópico: Triumph Thunderbird (Storm / Commander / LT)  (Lida 2644 vezes)

Abril 20, 2018, 12:58:45, 12:58
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Triumph Thunderbird (Storm / Commander / LT)








"Estilo, desempenho e controlo. É uma combinação com classe, mas basta um simples olhar à gama Triumph Thunderbird para saber instantaneamente que tem tudo o que importa. Das longas viagens ao domínio da paisagem urbana, qualquer que seja a escolha, o motor de dois cilindros paralelos de maior cilindrada em produção em qualquer parte do mundo tem todas as respostas.

Despreconceituosa e relaxada, a Thunderbird é exactamente como uma cruiser deve ser.

Porém, além disso, a engenharia Triumph juntou uma performance e uma manobrabilidade superiores sem diluir a verdadeira génese da Thunderbird.

O motor propriamente dito é único na sua classe, um clássico motor de dois cilindros paralelos Triumph. E o estilo é puro cruiser com linhas ondulantes, assento baixo e guiador elevado.

Mas tal como qualquer Triumph, também é bastante prática, e perfeitamente utilizável como veículo para as deslocações diárias. Um veículo para deslocações diárias comprido, baixo e de pneus largos com componentes cromados."



Equipamento de série (versão base)

ABS de serie
Suspensão regulável
Transmissão por correia
Altura baixa do assento
Intermitentes com cancelamento automático



Características Técnicas (versão base):

Motor Tipo   Duplo paralelo, DOHC, refrigerado a líquido, intervalo de disparo 270º
Cilindrada   1597cc
Bore Stroke   103.8 mm / 94.3 mm
Compression   9.7:1
Potência máxima CE   86 CV (63 kW) @ 4,850 rpm
Binário máximo CE   146 Nm @ 2,750 rpm
Sistema   Injeção de combustível eletrónica sequencial multiponto, ligação progressiva no acelerador
Escape   Catalisadores de elevado volume em tandem em aço inoxidável com revestimento duplo, 2 para 1 para 2, tandem, numa caixa centralizada, silenciadores cromados
Transmissão Final   Correia dentada
Embraiagem   Húmido, multi-placa
Caixa de velocidades   6 velocidades
Quadro   Aço tubular, viga central dupla
Braço oscilante   Dois lados, aço
Roda dianteira   Liga de alumínio fundido 5 raios 19 x 3,5 pol.
Roda traseira   Liga de alumínio fundido 5 raios 17 x 6,0 pol.
Pneu dianteiro   120/70 R19
Pneu traseiro   200/50 R17 75W
Suspensão dianteira   Forqueta Showa de 47 mm. Movimento de 120 mm
Suspensão traseira   Amortecedores duplos de molas cromadas Showa com pré-carga regulável em 5 posições. Movimento da roda traseira de 95 mm
Travão dianteiro   Discos flutuantes duplos de 310 mm. Pinças fixas Nissin de 4 pistões, ABS
Travão traseiro   Disco único fixo de 310 mm, pinça flutuante Brembo 2 pistões, ABS
Painel de instrumentos e funções   Velocímetro analógico com conta-rotações integrado, botão de deslocamento no guiador, computador de viagem LCD, indicador de combustível e relógio
Largura do guiador   880 mm
Altura (sem espelhos)   1120 mm
Seat Height   700 mm
Distância entre eixos   1615 mm
Inclinação   32 º
Avanço   151 mm
Peso en seco   308 Kg
Capacidade do depósito   22 L
Constant Speed 56mph 90kph   4.2 L/100 km
Constant Speed 75mph 120kph   5.7 L/100 km



Fonte da informação: http://www.triumphmotorcycles.pt/
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Dalai Lama

Abril 23, 2018, 00:56:37, 00:56
Responder #1

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Uma Rocket, ainda me seduzia ter numa garagem com muitas outras motos, já esta, não me seduz. Trumpets para mim, gosto das de 3 cilindros. As de 2, acho-as pãozinho sem sal e estas até parece que querem ser Harleys :stuck_out_tongue_winking_eye:

Abril 23, 2018, 07:51:48, 07:51
Responder #2

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Parece que querem ser Harleys?

A Thunderbird existe na Triumph há quase 70 anos!! ;)

É uma evolução que vem desde os anos 50'.
Não creio que haja necessariamente uma busca por parecer-se com o que faz a marca americana, quando a própria Triumph evolui um modelo com quase 70 anos de história.

Sobre os 2 ou 3 cilindros e a sua diferenciação nos modelos da Triumph, desconheço...
Mas com aquele binário disponível logo a uma rotação tão baixa, não deve ser nada desagradável dentro do seu género. ;)
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Abril 23, 2018, 09:14:43, 09:14
Responder #3

jmartins13

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 :curtocircuito:

Sapiens.....a Harley faz este ano 115 anos :smiley:
Binário em baixas rpm e toda aquela estética, já a Hd tem há muito tempo....

Não tarda ainda me dizes que a Honda shadow ou a Yamaha Dragstar não vieram imitar nada  :cool:
Parece que querem ser Harleys?

A Thunderbird existe na Triumph há quase 70 anos!! ;)

É uma evolução que vem desde os anos 50'.
Não creio que haja necessariamente uma busca por parecer-se com o que faz a marca americana, quando a própria Triumph evolui um modelo com quase 70 anos de história.

Sobre os 2 ou 3 cilindros e a sua diferenciação nos modelos da Triumph, desconheço...
Mas com aquele binário disponível logo a uma rotação tão baixa, não deve ser nada desagradável dentro do seu género. ;)

Abril 23, 2018, 10:04:05, 10:04
Responder #4

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Não me percebeste....

O que quis dizer é que o modelo Thunderbird é o seguimento de uma linhagem de longa data.

É uma evolução de um modelo que vem desde há décadas.

Dava a entender que não é necessariamente uma "cópia" da H-D.
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Abril 23, 2018, 10:24:47, 10:24
Responder #5

jmartins13

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Percebi sim Sapiens, se pesquisares para trás, a thunderbird original é uma moto ao estilo das boneville, uma naked clássica tão característica da marca. Na versão Storm, quando surgiu, foi coladíssima à HD fatbob de dupla óptica em preto, que anteriormente tinha sido lançada. Já a outra é nitidamente ao estilo de uma Heritage.  :cool:

Abril 23, 2018, 13:31:47, 13:31
Responder #6

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Volto a dizer, porque razão na tua ideia é esta Triumph a querer parecer-se como uma Harley e não uma Triumph a evoluir um modelo que existe há largas décadas?  ;)

Fazes referência mais acima ao facto de a Harley ter feito 115 anos...

Ok...mas deduzo que saibas quantos anos tem a Triumph, certo??  ;)

É que se formos argumentar por esse caminho ou sentido, rapidamente se volta ao contrario o sentido do que disseste acima...  ;)

A Triumph começou por produzir bicicletas e uns anos mais tarde (em 1886) adoptou o nome "The Triumph Cycle Company".
Com o virar desse mesmo século começou a produzir motos... Estamos a falar de uma marca que tem uma imensa história e um grande legado nas 2 rodas.

O estilo das motos que referes até pode ser semelhante (não está em causa!), mas dizer que alguma marca copia outra e fazê-lo sem olhar para o passado...é algo que merece alguma reflexão.  :-\


Como mera curiosidade, esta era uma Triumph Minerva de 1902...




Um ano depois (em 1903) a Harley apresentou a sua primeira moto...




...quando já a Indian tinha isto em 1901.  ;)

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Abril 23, 2018, 14:09:03, 14:09
Responder #7

jmartins13

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Sapiens, nos primordios das motos, ainda não havia segmentos nem propriamente oferta  de modelos. A imagem da moto em sí era o que apresentas nas fotos: uma bicicleta com um motor. Não é comparável neste contexto.

Agora se me disseres que esses modelos da triumph são anteriores à fatbob e à heritage da HD, já a conversa muda.

O que a triumph fez nesses modelos foi o q as japonesas fizeram, copiaram o estilo/modelo/identidade da Hd, e vestem-nas com roupas de verão da marca.
« Última modificação: Abril 23, 2018, 14:14:27, 14:14 por jmartins13 »

Abril 23, 2018, 19:01:05, 19:01
Responder #8

Sapiens21

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Jmartins :nice:

A menção por mim feita a cada marca e respectivo surgimento no campo das motos, veio no seguimento da indicação que tinhas feito para a idade da H-D…como se os 115 anos justificassem algo perante a Thunderbird (ver citação abaixo) ou para a própria Triumph.

Até que ponto a Thunderbird será assim um "seguir atrás da H-D"??

Pergunto isto porque não falta história a esta marca Britânica e as evoluções - exceptuando o aparecimento de certos modelos nas últimas décadas - fizeram-se ao longo do tempo com um grande conservadorismo no design, não me sendo estranho poder naturalmente haver semelhanças com algumas H-D.

Mas quem copia quem (se é que o faz alguma), parece-me algo pouco relevante como argumento para o caso. Mas ainda quando, juntamente com a Indian, estamos a falar de marcas que já por cá andam há bem mais de um século. :)

Já se falarmos de uma Benelli ou Keeway a "querer parecer uma Harley"...isso já é outra história. ;)

O peso da marca ganho ao longo do tempo serve-lhes de bitola, sem dúvida.


:curtocircuito:

Sapiens.....a Harley faz este ano 115 anos :smiley:
(....)
« Última modificação: Abril 23, 2018, 22:31:08, 22:31 por Sapiens21 »
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Abril 23, 2018, 22:47:01, 22:47
Responder #9

JoãoPVCarvalho

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Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Abril 24, 2018, 00:08:16, 00:08
Responder #10

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Ora para que se perceba então dentro da perspectiva que me tentam explicar:

Isto é copiar Harleys:




Porque são motos recentes e chinesas.


Mas, partindo de uma marca conceituada, em que o modelo até X ano era este:




Alteram-se ligeiramente,e nada têem a ver com Harleys, não são "cópias", nem se estão a colar:






 :cool:
Como queiram, mas eu não como gelados com a testa
 :nice:

Abril 24, 2018, 01:01:21, 01:01
Responder #11

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Nem se pretende que os comas dessa maneira.  :nice:

De Harleys percebes tu.  :nice:


Mas existe por aí algum excesso, se me permites.

É que dás dois exemplos que me parece "não encaixarem".

Quando a Harley se lançou nisto por volta de meados de 2007...


Artigo de lançamento do modelo em 2007: https://www.motorcyclenews.com/news/new-bikes/2007/july/jul0907harleylaunchesnewfatbob-/


Já a Triumph o fazia antes...e pelo menos desde 2004.






Artigo de lançamento do modelo em 2004: http://www.mcnews.com.au/triumph-rocket-iii/


--------------------------

Estamos apenas numa de dinamizar os tópicos.
P.f. não stresses. :nice:

Não tenho rigorosamente nada contra a H-D. Mas há coisas que depois geram mais conteúdo e vejo isso como benéfico para o fórum. :nice:

Não há necessidade de ficar aborrecido.

A Road King foi sempre bem mais fiel a si mesma ao longo dos anos  :nice: se bem que te digo que sem o vidro e as Saddlebags...é bem mais...normal. :)

Esta sem vidro e sem as malas:



Vá. Sem stress. :nice:
« Última modificação: Abril 24, 2018, 01:05:53, 01:05 por Sapiens21 »
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Abril 24, 2018, 01:21:38, 01:21
Responder #12

jmartins13

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Sapiens a fatbob saiu para sneakpeak em 2006, foi lançada em 2007 e a triumph em questão, sai em 2008. As imagens que apresentas como de 2004 é de uma rocket, e não da thunderbird.
A dupla óptica, como muita coisa no universo HD, é lançado em futuros modelos, baseado em estudos de mercado assentes na tendência das customizações. Dupla óptica e pneus 230, já era tendência na Alemanha desdo meados dos anos 90. Mais tarde, entra para produção um modelo assim. Portanto nem o conceito da rocket é inovador em moto bruta, pois antes de isso até já havia as BossHoss, com dupla óptica e um motor V8.

Volto a frisar, não como gelados com a testa.

Abril 24, 2018, 01:38:26, 01:38
Responder #13

Sapiens21

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Eu sei perfeitamente que é da Rocket.

Mas dados os teus últimos dois exemplos vistos mais atrás (em que apontavas para a linguagem de design e "cópia") segui o que indicavas e demonstrei-te que era um design já adoptado pela marca pelo menos desde 2004 ou seja, quando saiu a FaytBob com dupla óptica (2007), já a Triumph utilizava essa opção desde há uns anos atrás. :) Não me parece que a Triumph tenha ido copiar a H-D, isto com base nesses 2 exemplos deixados mais acima por ti.


(....)
Volto a frisar, não como gelados com a testa.
.

Estás aborrecido e não vejo razão para isso. A sério.

Deixo de postar sobre assuntos em torno da Harley ou que a abordem, no problem.  :nice:
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Abril 24, 2018, 02:01:45, 02:01
Responder #14

jmartins13

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A moto da direita, customizada pelo João Figueiredo da Motorcycle Madness de Setúbal nos anos 90. Saiu inclusive num suplemento Custom da Revista Motojornal Tuga:






Boss Hoss e Rocket 3:






Ps: Não estou chateado :cool: