Autor Tópico: Sistema para manobras integrado no guarda lamas  (Lida 1476 vezes)

Janeiro 23, 2021, 12:24:53, 12:24
Lida 1476 vezes

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
A Michelin patenteou um sistema com um pequeno motor elétrico, em pós montagem e autónomo, que ajudaria a mover a moto em marcha atrás ou mesmo para a frente na subida de uma rampa para um reboque por exemplo



https://solomoto.es/michelin-sistema-de-marcha-atras-en-el-guardabarros/

Janeiro 23, 2021, 12:50:26, 12:50
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
As ajudas a manobras deveria ser um "acessório" obrigatório para todas as motos com pelo menos mais de 500cc, mais de 200kg ou com altura acima de 75cm de modo a que qualquer moto seja potencialmente utilizada por motociclistas de todas as estaturas.

Este em particular é uma abordagem diferente do que acontece como motos como Goldwing ou K1600GT/GTL/B e pela forma de funcionamento acaba logo por criar algumas dúvidas:
- basta o pneu estar mais "careca" ou talvez com pouca pressão para que o sistema possa não funcionar convenientemente
- este sistema poderá criar algum desgaste ?!

Mas nada como comparar com o sistema presente nas outras motos...

Goldwing e aqui pode-se ir ao passado:





A actual Goldwing e a actual K1600 devem ter tecnologia não muito diferente:

(apesar do video ser sobre um mau funcionamento dessa marcha-atrás dá para ver o essencial, como se procede para...)

« Última modificação: Janeiro 23, 2021, 12:51:30, 12:51 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 23, 2021, 14:35:32, 14:35
Responder #2

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Mais de 200 kg, não digo, mas acima de 280-300 kg já é difícil mexer una moto sozinho, sem a ajuda de um motor.
Mas é uma (boa) ideia da Michelin ...

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Janeiro 23, 2021, 15:54:14, 15:54
Responder #3

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 312
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Parece uma adaptação das antigas Solex!

Agora com motor elétrico! :cool:
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Janeiro 23, 2021, 17:50:22, 17:50
Responder #4

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Mais de 200 kg, não digo, mas acima de 280-300 kg já é difícil mexer una moto sozinho, sem a ajuda de um motor.
Mas é uma (boa) ideia da Michelin ...

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Se os veículos no geral têm regulação de bancos, volante e espelhos, porque razão as motos não têm um nível equivalente de regulação?
E para não esquecer que existem automóveis que até têm regulação dos pedais...
E todos têm marcha-atrás! Até os mais pequenitos que não têm obrigatoriedade de se ter sequer carta...

"Descriminação, descriminação meus senhores!"
 :D

Parece uma adaptação das antigas Solex!

Agora com motor elétrico! :cool:

Ora bolas... uns dias antes andava eu a tentar lembrar-me dessa marca... acabei por escrever algures Raylex...
A única experiência que eu tive com uma Solex era um modelo talvez mais antigo, ainda com farol redondo...
Talvez fosse igual a esta:

Mas pela pintura, estado em que estava e toda coberta de patine de pó... devia ter uns 200anos...  :lolol: :lolol: :lolol:

Mas realmente o funcionamento é parecido...
E não esquecer que havia mecanismos parecidos para bicicletas ficarem com iluminação por "dinamo"...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 24, 2021, 22:05:28, 22:05
Responder #5

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
A ideia já é usada há muito nas caravanas, para poder manobrar em garagens, parques de campismo ou levar o mesma ao encontro da bola de reboque.


De qualquer forma ter esse tipo de equipamento sempre montado  numa moto pode não ser muito interessante.


V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Janeiro 24, 2021, 22:26:59, 22:26
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
As ajudas a manobras deveria ser um "acessório" obrigatório para todas as motos com pelo menos mais de 500cc, mais de 200kg ou com altura acima de 75cm de modo a que qualquer moto seja potencialmente utilizada por motociclistas de todas as estaturas.

Obrigatório?  :-\



E para não esquecer que existem automóveis que até têm regulação dos pedais...


Ahhhh.... os automóveis!
Como sempre, as comparações aos automóveis!  :D
« Última modificação: Janeiro 24, 2021, 22:29:32, 22:29 por dfelix »

Janeiro 25, 2021, 08:17:00, 08:17
Responder #7

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
As motos tb têm regulação de peseiras, pedais, manetes, guiador, écran, banco.

Essa cena da Michelin é capaz de funcionar para o velho da Goldwing, ou da Electra Glide.
Mas sem força nas pernas, eu evitaria comprar um bacamarte desses...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Janeiro 25, 2021, 08:59:08, 08:59
Responder #8

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Acredito que em modelos "maiores" este "gadget" seja muito útil ou ainda para quem tenha dificuldades em movimentar a sua mota.

Pelo que entendi é um sistema que pode ser montado no para-choques de algumas motas (aquelas que têm o para choques junto à roda) e que dispõe de uma rodas que quando o aparelho entra em funcionamento "encostam" na roda para a fazer movimentar-se.  :pensador:

É inteligente, mas adaptar-se-á a todos os pneus? Acho que não. Será certamente para aquelas turísticas que não tragam como "extra" o sistema de marcha-atrás.

Já tive momentos em que, montado na mota, lembrei-me que a mesma poderia ter marcha-atrás. MAS rapidamente desmonto e "empurro a mesma".
Mas já estive montado em outras motas que de certeza que não conseguiria mover para trás sem o sistema de marcha-atrás: BMW e Honda, foram aquelas que sentei.