Temos de esperar talvez uns dias para saber mais e verificar se esta Tiger 1200 conseguirá pelas suas características e preço destronar a BMW R1250GS nas vendas!
(....) Temos de esperar talvez uns dias para saber mais e verificar se esta Tiger 1200 conseguirá pelas suas características e preço destronar a BMW R1250GS nas vendas!(....)
Destronar a GS? Nem pensar...nem na sua terra natal, em que a GS é líder, à anos, quanto mais no resto dos países onde irá ser comercializada.Dependendo do preço e da performance, pode eventualmente "roubar" vendas à KTM Super Adventure, visto que o design da KTM não é consensual (aos meus olhos prefiro os looks da KTM a milhas, mas isso é com cada um...).Contudo, entre Ducati, BMW e KTM, a KTM é a quem tem preços mais competitivos, e uma performance brutal. Dito isto, duvido que esta Triumph, tenha um preço mais vantajoso, e se morder os calcanhares à KTM, a nível de performance não é mau.Veremos...
A Triumph é a única moto entre as congéneres, a par da BMW, a ter transmissão por veio, algo que é muito relevante para bastantes compradores deste género de moto. Não tenho grande predilecção pela ordem de explosão que a Triumph adoptou nos motores destas últimas Tiger 900 e 1200 mas entendo que seja uma boa cartada de marketing junto de potenciais compradores. A maioria não saberá bem o que é uma cambota T-plane mas soa cool e é isso que importa.Acho que é mais ou menos aquilo que acontece em relação a estas motos, a maioria não sabe bem porque as compra mas são cool e é isso que importa
O T-Plane acaba por seguir ideologia do Crossplane da Yamaha, mas com menos um cilindro...Ou não?!
... porque razão uma Tiger 900 será mais eficiente (maior binário) que uma Tiger 800 ...
Citação de: belzebuh em Novembro 17, 2021, 17:47:32, 17:47Destronar a GS? Nem pensar...nem na sua terra natal, em que a GS é líder, à anos, quanto mais no resto dos países onde irá ser comercializada.Dependendo do preço e da performance, pode eventualmente "roubar" vendas à KTM Super Adventure, visto que o design da KTM não é consensual (aos meus olhos prefiro os looks da KTM a milhas, mas isso é com cada um...).Contudo, entre Ducati, BMW e KTM, a KTM é a quem tem preços mais competitivos, e uma performance brutal. Dito isto, duvido que esta Triumph, tenha um preço mais vantajoso, e se morder os calcanhares à KTM, a nível de performance não é mau.Veremos...A GS em 2006/2007 não vendia e a partir de 2009/2010 começou a subir nas vendas, mas líder de vendas (lá fora) no segmento só mais recentemente.Como nem tudo é eterno e tudo acaba por ser cíclico, nada garante que a GS continue por muitos anos a ser a referência de vendas de trails:- as eléctricas estão aí- as trails estão a passar de modaSobre esta nova Triumph Tiger 1200, pode vir muito boa e criar bom impacto nos media e por conseguinte abrir o apetite à malta... Basta boa publicidade e bom marketing... E é assim com esta Triumph como será com qualquer outra...Mas parece-me errado se a BMW pensar assim dessa forma que tem sempre a batalha ganha...Pessoalmente parece-me justo equipar esta nova Triumph Tiger 1200 face à actual Triumph Speed Triple 1200 RR/RS, em comparação com o que foi a Honda VFR1200F e VFR1200X, ambas cativantes, o mesmo motor com ajustes diferentes.Acredito que a Triumph consiga tornar o 1160cc mais dócil mas suficiente potente e cativante nesta Tiger 1200 sem ser a brutidade da Speed Triple... É que brutidade por brutidade, já existe a KTM... nota: brutidade é diferente de monstruosidade e aí a Harley Davidson Pan America (de aspecto) ganha cenário!
Citação de: 2low em Novembro 18, 2021, 01:08:51, 01:08O T-Plane acaba por seguir ideologia do Crossplane da Yamaha, mas com menos um cilindro...Ou não?!Tecnicamente o triple da Yamaha é crossplane.Daí se chamar CP3. (CP = crossplane) A Yamaha introduziu o crossplane no seu L2 para que este proporcionasse uma experiência idêntica ao V2 90º.Aliás, esta ideia surge na TRX850, que era essencialmente um clone da Ducati 900SS/CR.Mais importante que criar uma moto com aspecto parecido (que até incluía uma treliça) foi criar uma motorização capaz de proporcionar também uma experiência parecida.A Yamaha introduziu o crossplane no seu L4 para que este proporcionasse uma experiência idêntica ao V4 90º.Algo que já tinham implementado no GP onde o V4 sempre foi predominante. E que acabaram por introduzir na R1.A Yamaha introduziu o crossplane no seu L3... epá... porque sim. Provavelmente para ser coerentes com o que têm feito nos últimos tempos.Poderá trazer algumas vantagens na forma como a potência é aplicada no asfalto... mas em regra geral não conseguem produzir tanta quanto um screamer.Citação de: 2low em Novembro 18, 2021, 01:08:51, 01:08... porque razão uma Tiger 900 será mais eficiente (maior binário) que uma Tiger 800 ..."there's no replacement for displacement".
Tecnicamente o triple da Yamaha é crossplane.Daí se chamar CP3. (CP = crossplane) A Yamaha introduziu o crossplane no seu L3... epá... porque sim. Provavelmente para ser coerentes com o que têm feito nos últimos tempos.Poderá trazer algumas vantagens na forma como a potência é aplicada no asfalto... mas em regra geral não conseguem produzir tanta quanto um screamer.
As pessoas podem não perder tempo a tentarem perceber porque razão uma Tiger 900 será mais eficiente (maior binário) que uma Tiger 800 mas ao experimentarem gostam e isso basta-lhes...
Os triple das MV Agusta e Triumph (com excepção das Tiger) também são crossplane.
Citação de: Gentleman rider em Novembro 18, 2021, 10:41:59, 10:41Os triple das MV Agusta e Triumph (com excepção das Tiger) também são crossplane.Porque é que o da Tiger já não é crossplane? A disposição "standard" a 120º resulta numa forma de Y.O que a Triumph fez foi posicionar a 90º e 180º resultando numa disposição em forma de T.Nenhuma des opções tem uma cambota "plana".Ambas têm "planos" de certa forma "cruzados". E ironicamente é a da Tiger que recorre a offsets de 90º.Até pensei que a Yamaha tivesse seguido esta receita e que fosse a Triumph que estivesse a copiar..
... mas em termos de marketing a designação comum é mais poderosa.
Esta acaba por ser a receita que imensos construtores estão a seguir para conseguir baixar custos de produção, lançando L2 com sabor a V2.Exemplo da Africa Twin que adopta uma cambota 270º para simular o V2 90º da sua antecessora.Ou as Duke que têm cambota 285° para simular o V2 75º da KTM.
Na ducati vêem em L e não em V...
A moto já foi apresentada. E mais uma vez a Triumph lança uma moto muito prometedora.Esta Tiger 1200 é assumidamente uma anti-GS directa e eu acho que essa foi uma decisão acertada.Acho difícil esta nova Tiger não se tornar a nova referência no segmento. Pelo menos até a BMW apresentar a R1300GS
Gentleman Rider,São muitas as qualidades da Triumph, algumas até maiores do que a R1250GS. Mas, só quem já experimentou sabe, a ciclística da BMW é imbatível....principalmente para mais velhinhos. Eu mesmo, enquanto jovem, achava a TDM 850/900, as tive por 15 anos, como as melhores. Mas após comprar a R1200GS, em 2015, não quero outra. Por causa da facilidade de equilíbrio, estabilidade em baixas e altíssimas velocidades, facilidade em contornar qualquer tipo de curvas e principalmente a docilidade em fazer tudo isso com muita, mas muita mesmo, capacidade.....
Citação de: Reiner em Dezembro 07, 2021, 16:08:48, 16:08Gentleman Rider,São muitas as qualidades da Triumph, algumas até maiores do que a R1250GS. Mas, só quem já experimentou sabe, a ciclística da BMW é imbatível....principalmente para mais velhinhos. Eu mesmo, enquanto jovem, achava a TDM 850/900, as tive por 15 anos, como as melhores. Mas após comprar a R1200GS, em 2015, não quero outra. Por causa da facilidade de equilíbrio, estabilidade em baixas e altíssimas velocidades, facilidade em contornar qualquer tipo de curvas e principalmente a docilidade em fazer tudo isso com muita, mas muita mesmo, capacidade.....Já conduzi a última R1250GS e embora não seja moto que se encaixe nos meus gostos reconheço que é um produto muito bem conseguido. E percebo porque tanta gente gosta da moto.Mas acho sinceramente que a Triumph poderá ter construído algo ainda melhor. O que não seria assim tão espantoso uma vez, que apesar das evoluções, a actual R1250GS não é assim tão diferente da primeira R1200GS LC.Por isso escrevi atrás que a BMW com que a Tiger 1200 terá de se comparar é à futura R1300GS que será uma moto muito diferente do actual modelo 1250.
Relativamente à R1250GS e R1300GS serem assim tão diferentes... não me parece que a BMW queira perder a fórmula que lhes permite manter uma cada vez maior clientela fiel...
A M1300GS deve ser realmente algo diferente... a R1300GS não... a R1300GS deverá ser mais uma actualização como foi a 1250 face à 1200...Sobre a M1300GS, será a nova nomenclatura para o que era um modelo pouco conhecido e que começava por HP... mas como não me lembro de ver uma "verdadeira" HP baseada na R1200GS/R1250GS...esta M1300GS será um novo conceito, bem distinto...
Citação de: 2low em Dezembro 07, 2021, 18:23:09, 18:23Relativamente à R1250GS e R1300GS serem assim tão diferentes... não me parece que a BMW queira perder a fórmula que lhes permite manter uma cada vez maior clientela fiel... A 2019 R1250GS é uma evolução da 2013 R1200GS LC que em grande medida é uma evolução da 2005 R1200GS.Ou seja, a última vez que a BMW mudou por completo a grande GS foi em 2005. A R1300GS vai ser a próxima remodelação do modelo e se sair em 2023 acontece 18 anos após a grande remodelação anterior o que não deixa de ser impressionante.A R1300GS vai ter motor completamente arrefecido a água, quadro novo e suspensão convencional na dianteira. Nas fotos-espias que já foram mostradas a moto parece francamente mais pequena que a actual. Eu arrisco dizer que (à semelhança desta nova Tiger) a R1300GS vai pesar significativamente menos do que actual.Não vejo que seja muito difícil a nova Tiger 1200 superar a R1250GS mas a futura R1300GS será outra história completamente diferente.Citação de: 2low em Dezembro 07, 2021, 18:23:09, 18:23A M1300GS deve ser realmente algo diferente... a R1300GS não... a R1300GS deverá ser mais uma actualização como foi a 1250 face à 1200...Sobre a M1300GS, será a nova nomenclatura para o que era um modelo pouco conhecido e que começava por HP... mas como não me lembro de ver uma "verdadeira" HP baseada na R1200GS/R1250GS...esta M1300GS será um novo conceito, bem distinto...Pois, ainda não se sabe aquilo que será a M1300GS. Se tivesse que apostar diria que a M1300GS será a versão de topo da R1300GS à semelhança daquilo que as versões "S" na Ducati são para as versões base.Ou então a BMW vai apostar na M1300GS como uma R1300GS com rodas 17" à semelhança da Multistrada Pikes Peak
A R1300GS vai ser a próxima remodelação do modelo e se sair em 2023 acontece 18 anos após a grande remodelação anterior o que não deixa de ser impressionante.
Eu arrisco dizer que (à semelhança desta nova Tiger) a R1300GS vai pesar significativamente menos do que actual.
... mas como não me lembro de ver uma "verdadeira" HP baseada na R1200GS/R1250GS...esta M1300GS será um novo conceito, bem distinto...
Ou então a BMW vai apostar na M1300GS como uma R1300GS com rodas 17" à semelhança da Multistrada Pikes Peak
E não acredito que a R1300GS vá perder o paralever, se a BMW o fizer, na minha opinião seria um tiro no pé. Pois o grande diferencial da linha R é justamente o paralever....
Citação de: Gentleman rider em Dezembro 07, 2021, 19:18:28, 19:18A R1300GS vai ser a próxima remodelação do modelo e se sair em 2023 acontece 18 anos após a grande remodelação anterior o que não deixa de ser impressionante.Nem pensar...Como indica o Reiner, as diferenças das LC são consideráveis face a qualquer antecessora.Refrigeração, embraiagem e mudança de posicionamento da transmissão implicaram redesenhar por completo o motor.Já tudo que está à volta do mesmo, é que se pode considerar apenas uma actualização.Citação de: Gentleman rider em Dezembro 07, 2021, 19:18:28, 19:18Eu arrisco dizer que (à semelhança desta nova Tiger) a R1300GS vai pesar significativamente menos do que actual.Faz sentido que o emagrecimento seja a prioridade na evolução deste modelo.Citação de: Gentleman rider em Dezembro 07, 2021, 19:18:28, 19:18... mas como não me lembro de ver uma "verdadeira" HP baseada na R1200GS/R1250GS...esta M1300GS será um novo conceito, bem distinto...O que era "verdadeiro" há 15 anos atrás quando lançaram as HP2 (nomeadamente a que baptizaram de Enduro) pode é já não parecer tão verdadeiro face aos padrões actuais. Citação de: Gentleman rider em Dezembro 07, 2021, 19:18:28, 19:18Ou então a BMW vai apostar na M1300GS como uma R1300GS com rodas 17" à semelhança da Multistrada Pikes PeakO que seria interessante na teoria, mas certamente um fraude na prática.Uma "pikes peak" de motor longitudinal e veio de transmissão... errrr... quer dizer... a Bosch poderá sacar da cartola uma IMU que compense isso!Citação de: Reiner em Dezembro 07, 2021, 19:29:10, 19:29E não acredito que a R1300GS vá perder o paralever, se a BMW o fizer, na minha opinião seria um tiro no pé. Pois o grande diferencial da linha R é justamente o paralever....O paralever é o braço oscilante/ cardã.Suponho que te refiras ao telelever que neste momento só a GS e a RT ainda têm.Mas que já desapareceu nas restantes da linha R.O problema é que o telelever representa nos dias de hoje um peso desnecessário que facilmente pode se eliminar.É um sistema que pode ter feito sentido no passado.Mas perante a oferta de suspensões activas ou semi-activas mais simples, leves e eficazes... tornou-se obsoleto.Conservar o telelever é uma opção mais relacionada com "imagem de marca" que propriamente necessidade.Algo comparável a toda uma série de coisas como a embraiagem a seco, treliça e até o desmo no mundo Ducati.
Mas, continuo crendo que o sistema é imbatível na proposta de oferecer conforto, segurança e estabilidade e, lógico, o preço do sistema deve ter seu peso na escolha das motos para ser instalado.
Bolas mas para cima de 20 mil euros tem que se querer muito esta mota... esta e outra qualquer desse valor.
Oficialmente anunciada como GS1250 killer...
Citação de: 2low em Fevereiro 21, 2022, 15:12:50, 15:12Oficialmente anunciada como GS1250 killer... É bem capaz de ser, mas como vai sair a GS1300.... irá continuar tudo na mesma!!
A MCN já andou e deu-lhe 5 estrelas.Mais leve e barata (pelo menos no RU) do que a BMW GS equivalente.Maior crítica... as vibrações da configuração T-Plane do motor
Isso dos rating foi onde? McM uk...Humm isto do brexit esta a ser lixado.Tudo depende dos fan boys. Quem tem mais fan's a Triumph ou a BMW?Sent from my SM-G780F using Tapatalk
Sobre a review, estranho não terem dado pontuação máxima na motorização, algo que a triumph evoluiu e de que maneira!
O buraco que vai da Tiger 1200 GT Pro à Speed Triple 1200RR é demasiado grande para a Triumph não encaixar uma Sprint 1200 neste espaço!Como escrevi há uns meses num post dedicado, a moda das big adventure já terá tido o seu apogeu e muitos motociclistas vão voltar às motos sport-touring em breve.
Como escrevi há uns meses num post dedicado, a moda das big adventure já terá tido o seu apogeu e muitos motociclistas vão voltar às motos sport-touring em breve.
Mas acredito que a Speed Triple 1200 possa dar origem a uma nova Tiger Sport 1200.Seguindo as premissas duma S1000XR ou mesmo Multistrada. Porque esta é a actual fórmula das "sport-touring".