Autor Tópico: Triumph Tiger 1200 (2022)  (Lida 3235 vezes)

Setembro 03, 2021, 20:39:20, 20:39
Lida 3235 vezes

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Triumph Tiger 1200 (2022)

Finalmente surge a confirmação que a Triumph preparou mesmo a actualização da sua Tiger 1200 pois recentemente e oficialmente viu a luz do dia!

Passou totalmente despercebido o modelo camuflado que andou em testes...



...tanto que já existem fotos reais...



Para além do vídeo que passou despercebido com o teste do prototipo ou pre-serie!



Esteticamente é bastante semelhante com a Tiger 900, talvez partilhando muitos dos componentes mas destacando-se a maior diferença do anterior modelo, o novo braço oscilante que deixou de ser mono braço para ser um braço duplo convencional mas mantendo uma transmissão por veio.
Parece também ser bem mais leve que o modelo anterior...
Talvez este pormenor possa ajudar a perceber o que esperar em termos de motorização, que não estando para já disponibilizados dados técnicos e informações sobre a motorização utilizada prevê-se que seja utilizado a mesma motorização mais recente da Speed Triple RS 1200 de 1160cc e se surgir com essa configuração de 180cv o mono braço oscilante talvez não fosse suficiente para aguentar com tanta força/potência ?!
O menos convencional mono braço acaba por ser mais cativante mas talvez o tradicional braço duplo possa garantir uma condução mais previsível e altamente eficiente e dinâmica...
Em termos de suspensão deverá ser electrónica e adaptativa e deverá estar preenchida de tecnologias mais recentes em termos de ABS/controlo tracção/modos condução...

Temos de esperar talvez uns dias para saber mais e verificar se esta Tiger 1200 conseguirá pelas suas características e preço destronar a BMW R1250GS nas vendas!


Pessoalmente gosto! Não é uma gorda na estrada nem fora de estrada!  :D :lolol:
(compacta e equilibrada)

nota: também recentemente a Triumph veio confirmar a "mini-tiger" Tiger Sport 660 e talvez se  possa ver uma ligeira actualização das actuais Tiger Sport 850 e Tiger 900, estas ultimas talvez com um incremento de potência...

« Última modificação: Setembro 03, 2021, 22:27:47, 22:27 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 04, 2021, 10:21:40, 10:21
Responder #1

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa

Temos de esperar talvez uns dias para saber mais e verificar se esta Tiger 1200 conseguirá pelas suas características e preço destronar a BMW R1250GS nas vendas!



 :D :D :D :D

Que seja boa, mais fiável e que o comportamento dinâmico esteja melhorado e a sensação de moto pesada seja eliminado já seria ótimo
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 05, 2021, 00:34:55, 00:34
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Temos de esperar talvez uns dias para saber mais e verificar se esta Tiger 1200 conseguirá pelas suas características e preço destronar a BMW R1250GS nas vendas!
(....)

Altamente improvável....  :)

Eu tenho até a impressão que mesmo que a BMW optasse (num acto tresloucado) por lançar uma nova geração da 1250 com a disposição de faróis redondos da 'velhinha' 1150, a moto vendia bem na mesma.  :stuck_out_tongue_winking_eye:



Mas de certeza que se vai provar que esta Tiger será uma proposta que - pelo menos nos comparativos - vai mostrar argumentos fortes entre as Big Trails.

E tem boa pinta, a moto.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 28, 2021, 22:04:48, 22:04
Responder #3

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Já está disponivel o primeiro video dos mais recentes testes a esta nova Tiger1200 ainda com pintura camuflada...



Não é uma BMW GS mas promete ser um produto apetecível o suficiente para retirar algumas vendas à BMW!
Provavelmente teremos uma moto à altura da concorrente da KTM.  :pensador: :cool:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 29, 2021, 00:21:58, 00:21
Responder #4

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Eu alinho pelo parágrafo quente já aqui citado pelos companheiros. Destronar a BMW, é precisamente impossível.

Como disse o JJ a Triumph tem de nascer 5 vezes.

Mas espero que tenha o sucesso à sua escala, porque o les a lés parece um encontro GS.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Novembro 04, 2021, 19:23:45, 19:23
Responder #5

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Deve estar quase quase a aparecer e as especificações passarem a ser conhecidas!

O video mais recente "oficial em modo beta":


 :love0001:
« Última modificação: Novembro 04, 2021, 19:25:01, 19:25 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 12, 2021, 14:00:33, 14:00
Responder #6

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul


Na feira eicma de Milão já devemos ver o modelo e especificações.
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 14, 2021, 20:07:33, 20:07
Responder #7

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Vamos ver se o centro de gravidade desceu e que seja menos "trombolhona"... temos que a testar para ver...

Tirar vendas da concorrência não creio, será mais para os mesmos, alguns upgrades e para os T boys claro... se ainda tivesses uma caixa automática ou algo diferenciador... lol

Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Novembro 17, 2021, 17:47:32, 17:47
Responder #8

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Destronar a GS? Nem pensar...nem na sua terra natal, em que a GS é líder, à anos, quanto mais no resto dos países onde irá ser comercializada.

Dependendo do preço e da performance, pode eventualmente "roubar" vendas à KTM Super Adventure, visto que o design da KTM não é consensual (aos meus olhos prefiro os looks da KTM a milhas, mas isso é com cada um...).
Contudo, entre Ducati, BMW e KTM, a KTM é a quem tem preços mais competitivos, e uma performance brutal. Dito isto, duvido que esta Triumph, tenha um preço mais vantajoso, e se morder os calcanhares à KTM, a nível de performance não é mau.

Veremos...

Novembro 17, 2021, 20:16:47, 20:16
Responder #9

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Destronar a GS? Nem pensar...nem na sua terra natal, em que a GS é líder, à anos, quanto mais no resto dos países onde irá ser comercializada.

Dependendo do preço e da performance, pode eventualmente "roubar" vendas à KTM Super Adventure, visto que o design da KTM não é consensual (aos meus olhos prefiro os looks da KTM a milhas, mas isso é com cada um...).
Contudo, entre Ducati, BMW e KTM, a KTM é a quem tem preços mais competitivos, e uma performance brutal. Dito isto, duvido que esta Triumph, tenha um preço mais vantajoso, e se morder os calcanhares à KTM, a nível de performance não é mau.

Veremos...

A GS em 2006/2007 não vendia e a partir de 2009/2010 começou a subir nas vendas, mas líder de vendas (lá fora) no segmento só mais recentemente.

Como nem tudo é eterno e tudo acaba por ser cíclico, nada garante que a GS continue por muitos anos a ser a referência de vendas de trails:
- as eléctricas estão aí
- as trails estão a passar de moda

Sobre esta nova Triumph Tiger 1200, pode vir muito boa e criar bom impacto nos media e por conseguinte abrir o apetite à malta...
Basta boa publicidade e bom marketing...
 :D

E é assim com esta Triumph como será com qualquer outra...
Mas parece-me errado se a BMW pensar assim dessa forma que tem sempre a batalha ganha...

Pessoalmente parece-me justo equipar esta nova Triumph Tiger 1200 face à actual Triumph Speed Triple 1200 RR/RS, em comparação com o que foi a Honda VFR1200F e VFR1200X, ambas cativantes, o mesmo motor com ajustes diferentes.
Acredito que a Triumph consiga tornar o 1160cc mais dócil mas suficiente potente e cativante nesta Tiger 1200 sem ser a brutidade da Speed Triple...

É que brutidade por brutidade, já existe a KTM...  :D

nota: brutidade é diferente de monstruosidade e aí a Harley Davidson Pan America (de aspecto) ganha cenário!  :D
 
« Última modificação: Novembro 17, 2021, 20:20:20, 20:20 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 17, 2021, 23:32:39, 23:32
Responder #10

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
A Triumph é a única moto entre as congéneres, a par da BMW, a ter transmissão por veio, algo que é muito relevante para bastantes compradores deste género de moto.

Não tenho grande predilecção pela ordem de explosão que a Triumph adoptou nos motores destas últimas Tiger 900 e 1200 mas entendo que seja uma boa cartada de marketing junto de potenciais compradores. A maioria não saberá bem o que é uma cambota T-plane mas soa cool e é isso que importa.

Acho que é mais ou menos aquilo que acontece em relação a estas motos, a maioria não sabe bem porque as compra mas são cool e é isso que importa  :writing:

Novembro 18, 2021, 01:08:51, 01:08
Responder #11

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A Triumph é a única moto entre as congéneres, a par da BMW, a ter transmissão por veio, algo que é muito relevante para bastantes compradores deste género de moto.

Não tenho grande predilecção pela ordem de explosão que a Triumph adoptou nos motores destas últimas Tiger 900 e 1200 mas entendo que seja uma boa cartada de marketing junto de potenciais compradores. A maioria não saberá bem o que é uma cambota T-plane mas soa cool e é isso que importa.

Acho que é mais ou menos aquilo que acontece em relação a estas motos, a maioria não sabe bem porque as compra mas são cool e é isso que importa  :writing:




O T-Plane acaba por seguir ideologia do Crossplane da Yamaha, mas com menos um cilindro...
Ou não?!

As pessoas podem não perder tempo a tentarem perceber porque razão uma Tiger 900 será mais eficiente (maior binário) que uma Tiger 800 mas ao experimentarem gostam e isso basta-lhes...
Desconhecia que a Tiger1200 tinha mesma "tecnologia de cambota", julgava que fosse apenas o motor de 900cc...




« Última modificação: Novembro 18, 2021, 01:11:36, 01:11 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 18, 2021, 03:00:46, 03:00
Responder #12

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
O T-Plane acaba por seguir ideologia do Crossplane da Yamaha, mas com menos um cilindro...
Ou não?!

Tecnicamente o triple da Yamaha é crossplane.
Daí se chamar CP3. (CP = crossplane)

A Yamaha introduziu o crossplane no seu L2 para que este proporcionasse uma experiência idêntica ao V2 90º.
Aliás, esta ideia surge na TRX850, que era essencialmente um clone da Ducati 900SS/CR.
Mais importante que criar uma moto com aspecto parecido (que até incluía uma treliça) foi criar uma motorização capaz de proporcionar também uma experiência parecida.

A Yamaha introduziu o crossplane no seu L4 para que este proporcionasse uma experiência idêntica ao V4 90º.
Algo que já tinham implementado no GP onde o V4 sempre foi predominante.
E que acabaram por introduzir na R1.

A Yamaha introduziu o crossplane no seu L3... epá... porque sim.  :D
Provavelmente para ser coerentes com o que têm feito nos últimos tempos.
Poderá trazer algumas vantagens na forma como a potência é aplicada no asfalto... mas em regra geral não conseguem produzir tanta quanto um screamer.

... porque razão uma Tiger 900 será mais eficiente (maior binário) que uma Tiger 800 ...

"there's no replacement for displacement".

« Última modificação: Novembro 18, 2021, 03:02:22, 03:02 por dfelix »

Novembro 18, 2021, 09:39:07, 09:39
Responder #13

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Destronar a GS? Nem pensar...nem na sua terra natal, em que a GS é líder, à anos, quanto mais no resto dos países onde irá ser comercializada.

Dependendo do preço e da performance, pode eventualmente "roubar" vendas à KTM Super Adventure, visto que o design da KTM não é consensual (aos meus olhos prefiro os looks da KTM a milhas, mas isso é com cada um...).
Contudo, entre Ducati, BMW e KTM, a KTM é a quem tem preços mais competitivos, e uma performance brutal. Dito isto, duvido que esta Triumph, tenha um preço mais vantajoso, e se morder os calcanhares à KTM, a nível de performance não é mau.

Veremos...

A GS em 2006/2007 não vendia e a partir de 2009/2010 começou a subir nas vendas, mas líder de vendas (lá fora) no segmento só mais recentemente.

Como nem tudo é eterno e tudo acaba por ser cíclico, nada garante que a GS continue por muitos anos a ser a referência de vendas de trails:
- as eléctricas estão aí
- as trails estão a passar de moda

Sobre esta nova Triumph Tiger 1200, pode vir muito boa e criar bom impacto nos media e por conseguinte abrir o apetite à malta...
Basta boa publicidade e bom marketing...
 :D

E é assim com esta Triumph como será com qualquer outra...
Mas parece-me errado se a BMW pensar assim dessa forma que tem sempre a batalha ganha...

Pessoalmente parece-me justo equipar esta nova Triumph Tiger 1200 face à actual Triumph Speed Triple 1200 RR/RS, em comparação com o que foi a Honda VFR1200F e VFR1200X, ambas cativantes, o mesmo motor com ajustes diferentes.
Acredito que a Triumph consiga tornar o 1160cc mais dócil mas suficiente potente e cativante nesta Tiger 1200 sem ser a brutidade da Speed Triple...

É que brutidade por brutidade, já existe a KTM...  :D

nota: brutidade é diferente de monstruosidade e aí a Harley Davidson Pan America (de aspecto) ganha cenário!  :D

Concordo contigo, a GS começou a vender porque existiu o famoso documentário com o Ewan Mcgregor. E o curioso é que a primeira marca a ser abordada foi a KTM, porque era a marca a ganhar Dakar's na altura, e recusou ceder motas para o documentário...
E estou de acordo contigo, a BMW ou sobe a parada ou deixa de ser o benchmark. Tem sempre o beneficio de ter o clube de fãs, mas isso a Nokia também tinha...

Quanto as trails passarem de moda não sei. As opções em todas as cilindradas, demonstram que as marcas continuam a apostar no segmento. Suponho que tenha um pouco o fator psicológico de "posso não andar na terra, mas se for preciso não tenho problemas". Agora na minha opinião, as big trail a nivel de peso estão-se a tornar incomportáveis...

Acho que esta Tiger nada vai acrescentar ao mercado. Contudo, hats off para a 850/900. Para mim é a cilindrada ideal para este tipo de mota entre 800 a 950.

Novembro 18, 2021, 09:42:09, 09:42
Responder #14

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
O T-Plane acaba por seguir ideologia do Crossplane da Yamaha, mas com menos um cilindro...
Ou não?!

Tecnicamente o triple da Yamaha é crossplane.
Daí se chamar CP3. (CP = crossplane)

A Yamaha introduziu o crossplane no seu L2 para que este proporcionasse uma experiência idêntica ao V2 90º.
Aliás, esta ideia surge na TRX850, que era essencialmente um clone da Ducati 900SS/CR.
Mais importante que criar uma moto com aspecto parecido (que até incluía uma treliça) foi criar uma motorização capaz de proporcionar também uma experiência parecida.

A Yamaha introduziu o crossplane no seu L4 para que este proporcionasse uma experiência idêntica ao V4 90º.
Algo que já tinham implementado no GP onde o V4 sempre foi predominante.
E que acabaram por introduzir na R1.

A Yamaha introduziu o crossplane no seu L3... epá... porque sim.  :D
Provavelmente para ser coerentes com o que têm feito nos últimos tempos.
Poderá trazer algumas vantagens na forma como a potência é aplicada no asfalto... mas em regra geral não conseguem produzir tanta quanto um screamer.

... porque razão uma Tiger 900 será mais eficiente (maior binário) que uma Tiger 800 ...

"there's no replacement for displacement".

O cross plane tem a vantagem de conseguir tracionar o pneu, em fases distintas do ciclo do motor, o que acho na preservação do pneu de trás. Isso é relevante no motogp, para nós mortais, é mais marketing do que algo que sentiremos na prática. 

Novembro 18, 2021, 10:41:59, 10:41
Responder #15

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Tecnicamente o triple da Yamaha é crossplane.
Daí se chamar CP3. (CP = crossplane)

A Yamaha introduziu o crossplane no seu L3... epá... porque sim.  :D
Provavelmente para ser coerentes com o que têm feito nos últimos tempos.
Poderá trazer algumas vantagens na forma como a potência é aplicada no asfalto... mas em regra geral não conseguem produzir tanta quanto um screamer.

Tecnicamente o motor Yamaha CP3 é crossplane porque essa é a configuração mais lógica da cambota de um motor de 3 cilindros. Os triple das MV Agusta e Triumph (com excepção das Tiger) também são crossplane. A Yamaha não fugiu ao convencional, e ainda bem, porque a forma como um triple convencional produz potência e soa é fantástico.

Porque é que a Yamaha chama CP3 ao seu motor 847/889cc? Porque não é mentira, porque mantém a designação de família dos motores da família Master of Torque e porque é uma boa cartada de marketing para a maioria que não percebe o que é mas parece cool e isso é que importa  :D

As pessoas podem não perder tempo a tentarem perceber porque razão uma Tiger 900 será mais eficiente (maior binário) que uma Tiger 800 mas ao experimentarem gostam e isso basta-lhes...
Não sei se o motor da Tiger 900 é mais eficiente mas sei que é menos equilibrado, vibra mais e soa um pouco mais bicilíndrico do que o 800. Ou seja, aproxima a Tiger 900 do imaginário das grandes motos do Dakar que eram bicilíndricas.
« Última modificação: Novembro 18, 2021, 10:53:04, 10:53 por Gentleman rider »

Novembro 18, 2021, 22:28:09, 22:28
Responder #16

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Os triple das MV Agusta e Triumph (com excepção das Tiger) também são crossplane.

Porque é que o da Tiger já não é crossplane?

A disposição "standard" a 120º resulta numa forma de Y.
O que a Triumph fez foi posicionar a 90º e 180º resultando numa disposição em forma de T.

Nenhuma des opções tem uma cambota "plana".
Ambas têm "planos" de certa forma "cruzados".
E ironicamente é a da Tiger que recorre a offsets de 90º.

Até pensei que a Yamaha tivesse seguido esta receita e que fosse a Triumph que estivesse a copiar..  :D

Novembro 18, 2021, 23:53:20, 23:53
Responder #17

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Os triple das MV Agusta e Triumph (com excepção das Tiger) também são crossplane.

Porque é que o da Tiger já não é crossplane?

A disposição "standard" a 120º resulta numa forma de Y.
O que a Triumph fez foi posicionar a 90º e 180º resultando numa disposição em forma de T.

Nenhuma des opções tem uma cambota "plana".
Ambas têm "planos" de certa forma "cruzados".
E ironicamente é a da Tiger que recorre a offsets de 90º.

Até pensei que a Yamaha tivesse seguido esta receita e que fosse a Triumph que estivesse a copiar..  :D

Sim, todos estes motores três cilindros são crossplane mas se fôssemos justos diríamos que o motor das Tiger é o mais crossplane porque os planos da cambota fazem 90º entre si  8)

O motor 4 em linha da R1 de 2009 distinguia-se da norma de um motor 4 cilindros precisamente por ter uma cambota crossplane em vez da habitual flatplane, daí o nome

Mas depois a Yamaha aproveitou a designação para o triple de 2013 e o parallel twin de 2014. Tanto que muitas pessoas acham que existe algo de diferente nos CP2 e CP3 quando na verdade nesse aspecto não diferem dos motores da concorrência. Faria mais sentido chamar Y-Plane 3 e L-Plane 2 mas em termos de marketing a designação comum é mais poderosa.

Confesso que a maior curiosidade que tenho em experimentar a Tiger 900 ou a Tiger 1200 é precisamente para sentir que alteração de sensações o diferente desfasamento da cambota produz face a uma Street ou Speed Triple.

Novembro 19, 2021, 00:36:23, 00:36
Responder #18

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
... mas em termos de marketing a designação comum é mais poderosa.

Sim, até porque já as TDM o eram e nem se falava nisso.  :D

Esta acaba por ser a receita que imensos construtores estão a seguir para conseguir baixar custos de produção, lançando L2 com sabor a V2.
Exemplo da Africa Twin que adopta uma cambota 270º para simular o V2 90º da sua antecessora.
Ou as Duke que têm cambota 285° para simular o V2 75º da KTM.

No caso do triple.. não há grande coisa a imitar.
Mas faço sentido que o queiram "aproximar" do V2 nas neste segmento.
« Última modificação: Novembro 19, 2021, 00:38:01, 00:38 por dfelix »

Novembro 19, 2021, 00:45:16, 00:45
Responder #19

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Esta acaba por ser a receita que imensos construtores estão a seguir para conseguir baixar custos de produção, lançando L2 com sabor a V2.
Exemplo da Africa Twin que adopta uma cambota 270º para simular o V2 90º da sua antecessora.
Ou as Duke que têm cambota 285° para simular o V2 75º da KTM.

Racionalmente fazem sentido. Mas em sensações um paralell twin não consegue replicar o prazer de um V2, o que não deixa de ser uma pena.

Será que alguma vez a Ducati irá adoptar essa configuração?  :have.idea:






Novembro 22, 2021, 13:15:06, 13:15
Responder #20

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Na ducati vêem em L e não em V...

 ;D
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Novembro 22, 2021, 13:30:30, 13:30
Responder #21

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Na ducati vêem em L e não em V...

 ;D

A letra vai depender muito do stand.

Há um stand nos EUA que vende Ducatis com o motor em A e tem tido muito sucesso.

Na Austrália outro tinha Ducatis com motor em C deitado mas apareciam muitas fugas de óleo e eles abandonaram a ideia

Novembro 23, 2021, 11:42:26, 11:42
Responder #22

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Dezembro 07, 2021, 13:26:02, 13:26
Responder #23

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
A moto já foi apresentada. E mais uma vez a Triumph lança uma moto muito prometedora.

Esta Tiger 1200 é assumidamente uma anti-GS directa e eu acho que essa foi uma decisão acertada.

Acho difícil esta nova Tiger não se tornar a nova referência no segmento. Pelo menos até a BMW apresentar a R1300GS

Dezembro 07, 2021, 16:08:48, 16:08
Responder #24

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 225
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
A moto já foi apresentada. E mais uma vez a Triumph lança uma moto muito prometedora.

Esta Tiger 1200 é assumidamente uma anti-GS directa e eu acho que essa foi uma decisão acertada.

Acho difícil esta nova Tiger não se tornar a nova referência no segmento. Pelo menos até a BMW apresentar a R1300GS
Gentleman Rider,
São muitas as qualidades da Triumph, algumas até maiores do que a R1250GS. Mas, só quem já experimentou sabe, a ciclística da BMW é imbatível....principalmente para mais velhinhos. Eu mesmo, enquanto jovem, achava a TDM 850/900, as tive por 15 anos, como as melhores. Mas após comprar a R1200GS,  em 2015, não quero outra. Por causa da facilidade de equilíbrio, estabilidade em baixas e altíssimas velocidades, facilidade em contornar qualquer tipo de curvas e principalmente a docilidade em fazer tudo isso com muita, mas muita mesmo,  capacidade.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Dezembro 07, 2021, 17:21:07, 17:21
Responder #25

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Gentleman Rider,
São muitas as qualidades da Triumph, algumas até maiores do que a R1250GS. Mas, só quem já experimentou sabe, a ciclística da BMW é imbatível....principalmente para mais velhinhos. Eu mesmo, enquanto jovem, achava a TDM 850/900, as tive por 15 anos, como as melhores. Mas após comprar a R1200GS,  em 2015, não quero outra. Por causa da facilidade de equilíbrio, estabilidade em baixas e altíssimas velocidades, facilidade em contornar qualquer tipo de curvas e principalmente a docilidade em fazer tudo isso com muita, mas muita mesmo,  capacidade.....
Já conduzi a última R1250GS e embora não seja moto que se encaixe nos meus gostos reconheço que é um produto muito bem conseguido. E percebo porque tanta gente gosta da moto.

Mas acho sinceramente que a Triumph poderá ter construído algo ainda melhor. O que não seria assim tão espantoso uma vez, que apesar das evoluções, a actual R1250GS não é assim tão diferente da primeira R1200GS LC.

Por isso escrevi atrás que a BMW com que a Tiger 1200 terá de se comparar é a futura R1300GS que será uma moto muito diferente do actual modelo 1250.

« Última modificação: Dezembro 07, 2021, 18:01:43, 18:01 por Gentleman rider »

Dezembro 07, 2021, 18:23:09, 18:23
Responder #26

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Gentleman Rider,
São muitas as qualidades da Triumph, algumas até maiores do que a R1250GS. Mas, só quem já experimentou sabe, a ciclística da BMW é imbatível....principalmente para mais velhinhos. Eu mesmo, enquanto jovem, achava a TDM 850/900, as tive por 15 anos, como as melhores. Mas após comprar a R1200GS,  em 2015, não quero outra. Por causa da facilidade de equilíbrio, estabilidade em baixas e altíssimas velocidades, facilidade em contornar qualquer tipo de curvas e principalmente a docilidade em fazer tudo isso com muita, mas muita mesmo,  capacidade.....
Já conduzi a última R1250GS e embora não seja moto que se encaixe nos meus gostos reconheço que é um produto muito bem conseguido. E percebo porque tanta gente gosta da moto.

Mas acho sinceramente que a Triumph poderá ter construído algo ainda melhor. O que não seria assim tão espantoso uma vez, que apesar das evoluções, a actual R1250GS não é assim tão diferente da primeira R1200GS LC.

Por isso escrevi atrás que a BMW com que a Tiger 1200 terá de se comparar é à futura R1300GS que será uma moto muito diferente do actual modelo 1250.

Bem... em termos de preços, a nova Tiger apesar de ter um preço base indicativo a rondar os 18.500€, basta se escolher o submodelo GT Pro/Explorer ou Rally Pro/Explorer para "disparar" logo o preço para valores a rondar os 22.000€ e os modelos mais apetrechados ainda sem se falar em opcionais já ronda os 25.000€.
Portanto... em termos de preço já é bastante nivelado pela concorrência.

Relativamente à R1250GS e R1300GS serem assim tão diferentes... não me parece que a BMW queira perder a fórmula que lhes permite manter uma cada vez maior clientela fiel...
E nem sequer estou a falar da clientela que eles ganham face à financeira do grupo BMW...
A M1300GS deve ser realmente algo diferente... a R1300GS não... a R1300GS deverá ser mais uma actualização como foi a 1250 face à 1200...
Sobre a M1300GS, será a nova nomenclatura para o que era um modelo pouco conhecido e que começava por HP... mas como não me lembro de ver uma "verdadeira" HP baseada na R1200GS/R1250GS...esta M1300GS será um novo conceito, bem distinto...

Voltando à Tiger1200, face ao modelo precedente é uma evolução bem significativa, tanto na motorização como no peso inferior...
Já o aspecto, segue as linhas da irmã mais pequena Tiger 900, não que seja uma coisa má, antes pelo contrário, mas acaba por ter um aspecto mais ligeiro e mais moderno...
Eu gosto!

Em termos de motorização, esta nova Tiger1200, faz-me lembrar basicamente o que a Honda fez com os seus antigos modelos VFR1200F e VFR1200X... onde o mesmo motor, tinha ajustes diferentes conforme o estilo de moto... a VFR1200X com 130cv contra os 170cv da VFR1200F... e esta Tiger 1200 com 150cv face aos 180cv da Speed Triple 1200 RS/RR não me parece assim tão diferente o conceito...

A Tiger1200 vai estar disponivel em vários modelos:
- GT (18.950€) - base
- GT Pro (21.500€)
- GT Explorer (23.100€)
- Rally Pro (22.600€)
- Rally Explorer (24.100€)

Ainda não é possível se fazer simulação do que possa vir a custar um modelo personalizado, uma vez que muitos dos acessórios ainda não têm valores ou outros acessórios têm custos com gralhas... no meu caso tentei colocar uma topcase preta de 42Lt que custava nada menos nada mais que ~39.500€...  :lolol:

Vamos lá a ver se consigo chegar com os pés ao chão... pois é um modelo que tenho bastante interesse, como possível futura 1ª/2ª moto e para verificar se tem um comportamento mais dócil que a Speed Triple 1200RS/RR e se dessa forma os consumos sejam mais ajustados ao que me interessa... autonomia de 380/420km e consumos a rondar os 5/6Lt/100km, não mais...
 
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 07, 2021, 19:18:28, 19:18
Responder #27

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Relativamente à R1250GS e R1300GS serem assim tão diferentes... não me parece que a BMW queira perder a fórmula que lhes permite manter uma cada vez maior clientela fiel...
A 2019 R1250GS é uma evolução da 2013 R1200GS LC que em grande medida é uma evolução da 2005 R1200GS.

Ou seja, a última vez que a BMW mudou por completo a grande GS foi em 2005.

A R1300GS vai ser a próxima remodelação do modelo e se sair em 2023 acontece 18 anos após a grande remodelação anterior o que não deixa de ser impressionante.

A R1300GS vai ter motor completamente arrefecido a água, quadro novo e suspensão convencional na dianteira. Nas fotos-espias que já foram mostradas a moto parece francamente mais pequena que a actual. Eu arrisco dizer que (à semelhança desta nova Tiger) a R1300GS vai pesar significativamente menos do que actual.

Não vejo que seja muito difícil a nova Tiger 1200 superar a R1250GS mas a futura R1300GS será outra história completamente diferente.

A M1300GS deve ser realmente algo diferente... a R1300GS não... a R1300GS deverá ser mais uma actualização como foi a 1250 face à 1200...
Sobre a M1300GS, será a nova nomenclatura para o que era um modelo pouco conhecido e que começava por HP... mas como não me lembro de ver uma "verdadeira" HP baseada na R1200GS/R1250GS...esta M1300GS será um novo conceito, bem distinto...

Pois, ainda não se sabe aquilo que será a M1300GS. Se tivesse que apostar diria que a M1300GS será a versão de topo da R1300GS à semelhança daquilo que as versões "S" na Ducati são para as versões base.

Ou então a BMW vai apostar na M1300GS como uma R1300GS com rodas 17" à semelhança da Multistrada Pikes Peak
« Última modificação: Dezembro 07, 2021, 19:20:46, 19:20 por Gentleman rider »

Dezembro 07, 2021, 19:29:10, 19:29
Responder #28

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 225
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Relativamente à R1250GS e R1300GS serem assim tão diferentes... não me parece que a BMW queira perder a fórmula que lhes permite manter uma cada vez maior clientela fiel...
A 2019 R1250GS é uma evolução da 2013 R1200GS LC que em grande medida é uma evolução da 2005 R1200GS.

Ou seja, a última vez que a BMW mudou por completo a grande GS foi em 2005.

A R1300GS vai ser a próxima remodelação do modelo e se sair em 2023 acontece 18 anos após a grande remodelação anterior o que não deixa de ser impressionante.

A R1300GS vai ter motor completamente arrefecido a água, quadro novo e suspensão convencional na dianteira. Nas fotos-espias que já foram mostradas a moto parece francamente mais pequena que a actual. Eu arrisco dizer que (à semelhança desta nova Tiger) a R1300GS vai pesar significativamente menos do que actual.

Não vejo que seja muito difícil a nova Tiger 1200 superar a R1250GS mas a futura R1300GS será outra história completamente diferente.

A M1300GS deve ser realmente algo diferente... a R1300GS não... a R1300GS deverá ser mais uma actualização como foi a 1250 face à 1200...
Sobre a M1300GS, será a nova nomenclatura para o que era um modelo pouco conhecido e que começava por HP... mas como não me lembro de ver uma "verdadeira" HP baseada na R1200GS/R1250GS...esta M1300GS será um novo conceito, bem distinto...

Pois, ainda não se sabe aquilo que será a M1300GS. Se tivesse que apostar diria que a M1300GS será a versão de topo da R1300GS à semelhança daquilo que as versões "S" na Ducati são para as versões base.

Ou então a BMW vai apostar na M1300GS como uma R1300GS com rodas 17" à semelhança da Multistrada Pikes Peak
Acredito, que a última grande mudança foi em 2013, com a R1200LC, qdo foi alterado a suspensão traseira, inclusive mudando de lado o monobraco e medidas de jantes, além de modificações no motor, tornando a embreagem banhada em óleo, sistema de injeção de combustível e eletrônica.
E não acredito que a R1300GS vá perder o paralever, se a BMW o fizer, na minha opinião seria um tiro no pé. Pois o grande diferencial da linha R é justamente o paralever....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Dezembro 08, 2021, 03:33:19, 03:33
Responder #29

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
A R1300GS vai ser a próxima remodelação do modelo e se sair em 2023 acontece 18 anos após a grande remodelação anterior o que não deixa de ser impressionante.

Nem pensar...
Como indica o Reiner, as diferenças das LC são consideráveis face a qualquer antecessora.
Refrigeração, embraiagem e mudança de posicionamento da transmissão implicaram redesenhar por completo o motor.
Já tudo que está à volta do mesmo, é que se pode considerar apenas uma actualização.

Eu arrisco dizer que (à semelhança desta nova Tiger) a R1300GS vai pesar significativamente menos do que actual.

Faz sentido que o emagrecimento seja a prioridade na evolução deste modelo.

... mas como não me lembro de ver uma "verdadeira" HP baseada na R1200GS/R1250GS...esta M1300GS será um novo conceito, bem distinto...

O que era "verdadeiro" há 15 anos atrás quando lançaram as HP2 (nomeadamente a que baptizaram de Enduro) pode é já não parecer tão verdadeiro face aos padrões actuais.  :D

Ou então a BMW vai apostar na M1300GS como uma R1300GS com rodas 17" à semelhança da Multistrada Pikes Peak

O que seria interessante na teoria, mas certamente um fraude na prática.
Uma "pikes peak" de motor longitudinal e veio de transmissão... errrr... quer dizer... a Bosch poderá sacar da cartola uma IMU que compense isso!

E não acredito que a R1300GS vá perder o paralever, se a BMW o fizer, na minha opinião seria um tiro no pé. Pois o grande diferencial da linha R é justamente o paralever....

O paralever é o braço oscilante/ cardã.
Suponho que te refiras ao telelever que neste momento só a GS e a RT ainda têm.
Mas que já desapareceu nas restantes da linha R.

O problema é que o telelever representa nos dias de hoje um peso desnecessário que facilmente pode se eliminar.
É um sistema que pode ter feito sentido no passado.
Mas perante a oferta de suspensões activas ou semi-activas mais simples, leves e eficazes... tornou-se obsoleto.

Conservar o telelever é uma opção mais relacionada com "imagem de marca" que propriamente necessidade.
Algo comparável a toda uma série de coisas como a embraiagem a seco, treliça e até o desmo no mundo Ducati.


Dezembro 08, 2021, 15:50:04, 15:50
Responder #30

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 225
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
A R1300GS vai ser a próxima remodelação do modelo e se sair em 2023 acontece 18 anos após a grande remodelação anterior o que não deixa de ser impressionante.

Nem pensar...
Como indica o Reiner, as diferenças das LC são consideráveis face a qualquer antecessora.
Refrigeração, embraiagem e mudança de posicionamento da transmissão implicaram redesenhar por completo o motor.
Já tudo que está à volta do mesmo, é que se pode considerar apenas uma actualização.

Eu arrisco dizer que (à semelhança desta nova Tiger) a R1300GS vai pesar significativamente menos do que actual.

Faz sentido que o emagrecimento seja a prioridade na evolução deste modelo.

... mas como não me lembro de ver uma "verdadeira" HP baseada na R1200GS/R1250GS...esta M1300GS será um novo conceito, bem distinto...

O que era "verdadeiro" há 15 anos atrás quando lançaram as HP2 (nomeadamente a que baptizaram de Enduro) pode é já não parecer tão verdadeiro face aos padrões actuais.  :D

Ou então a BMW vai apostar na M1300GS como uma R1300GS com rodas 17" à semelhança da Multistrada Pikes Peak

O que seria interessante na teoria, mas certamente um fraude na prática.
Uma "pikes peak" de motor longitudinal e veio de transmissão... errrr... quer dizer... a Bosch poderá sacar da cartola uma IMU que compense isso!

E não acredito que a R1300GS vá perder o paralever, se a BMW o fizer, na minha opinião seria um tiro no pé. Pois o grande diferencial da linha R é justamente o paralever....

O paralever é o braço oscilante/ cardã.
Suponho que te refiras ao telelever que neste momento só a GS e a RT ainda têm.
Mas que já desapareceu nas restantes da linha R.

O problema é que o telelever representa nos dias de hoje um peso desnecessário que facilmente pode se eliminar.
É um sistema que pode ter feito sentido no passado.
Mas perante a oferta de suspensões activas ou semi-activas mais simples, leves e eficazes... tornou-se obsoleto.

Conservar o telelever é uma opção mais relacionada com "imagem de marca" que propriamente necessidade.
Algo comparável a toda uma série de coisas como a embraiagem a seco, treliça e até o desmo no mundo Ducati.
Correto DFelix,
Troquei os nomes das suspensões, realmente estava me referindo ao sistema dianteiro, o Telelever. Mas, continuo crendo que o sistema é imbatível na proposta de oferecer conforto, segurança e estabilidade e, lógico, o preço do sistema deve ter seu peso na escolha das motos para ser instalado.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Dezembro 08, 2021, 22:54:07, 22:54
Responder #31

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Mas, continuo crendo que o sistema é imbatível na proposta de oferecer conforto, segurança e estabilidade e, lógico, o preço do sistema deve ter seu peso na escolha das motos para ser instalado.

Não vejo grande vantagem na perspectiva do conforto.
Acho que foi uma solução muito inteligente para evitar o "afundamento" nas travagens.
Algo que se faz sentir particularmente em motos pesadas.

De resto, só vejo desvantagens!!!

O peso será talvez a mais óbvia para a generalidade do publico.

Para mim, o que sempre me aborreceu é a falta de sensibilidade na roda da frente.
Aquela sensação do que a roda está a pisar e sobretudo o "grip" nas travagens é algo que habitualmente se sente.
E o telelever filtra bastante isto. Implica aprender a confiar.

Depois, há ainda a questão da manutenção.
Ali não basta substituir os fluídos da forquilha. Há todo um conjunto de coisas que devem ser revistas.
E não queiras saber o trabalho que dá e quanto custa a substituição da rótula que fixa a basculante ao T inferior.  :-X

Além de que não podemos esquecer que o próprio telelever evoluiu num outro sistema que é o duolever.
Algo que foi adoptado nas K1200 e continua a ser usado nesta linha até aos dias de hoje.
Nestas a forquilha foi eliminada passado a depender apenas do amortecedor.

Acho que a tendência natural é o desaparecimento de qualquer um destes
Tudo o que o telelever e duolever prometiam resolver, as suspensões semi-activas e activas fazem-no de forma mais simples e com menos desvantagens.

Dezembro 09, 2021, 23:43:35, 23:43
Responder #32

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul


GT Explorer e Rally Explorer têm depósito 30L em vez do "normal" 20L dos restantes modelos da gama Tiger 1200.
Estas mesmo GT Explorer e Rally Explorer com 17kg a menos que a GS Adventure é obra!
Contudo dá para ver que há muita paneleirice electrónica que foi substituída por mecanismos manuais para a redução de peso "supérfluo"...  :stuck_out_tongue:
« Última modificação: Dezembro 09, 2021, 23:49:37, 23:49 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 10, 2021, 10:31:39, 10:31
Responder #33

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bolas mas para cima de 20 mil euros tem que se querer muito esta mota... esta e outra qualquer desse valor.  :pensador:

Dezembro 10, 2021, 19:25:07, 19:25
Responder #34

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Bolas mas para cima de 20 mil euros tem que se querer muito esta mota... esta e outra qualquer desse valor.  :pensador:

Uma moto de 1200cc com 150cv não é propriamente uma moto de entrada de gama nem de gama média...
Repara que o segmento onde esta Tiger se insere acaba por ter como concorrência:
- BMW R1250GS, preço desde 18.341€ (que todos sabem que ninguém compra o modelo base e acrescentam sempre mil e um acessórios, levando o preço para no mínimo 20.000€)
- KTM Super Adventure 1290 S/R, com preços a começar nos ~19.900€/~21.150€
- Ducati MultiStrada V4 com preços a começar nos ~19.400€ ou ~22.200€ na V4S
Até aqui estamos a falar de motos acima de 130cv...

Depois tens as outras mais baratas mas também menos possantes:
- da Yamanha já nem tens a SuperTenere...
- da Honda tens a Africa Twin CRF1100L a começar ali nos ~15.000€ mas ali nos 100cv
- da Suzuki tens a V-Strom 1050 XT a começar ali nos também ~15.000€ e ali próximo também dos 100cv

A Kawasaki nem sequer tem um modelo propriamente equivalente, pois a Versys1000 é uma adventure tourer (estrada) e não trail adventure (todo o terreno)...

Não me parece que esta Tiger 1200 tenha um preço assim tão elevado, face ao que oferece e face a todos os preços da concorrência...
Como disse ali ao lado... nós é que somos uns pelintras sempre a contar os dinheirinhos...e tudo parece-nos caro!  :D :convivio:

Mas para concluir, a Tiger 1200 tem o modelo "base" a Tiger 1200 GT, já com muito equipamento, que começa nos 18.950€ e ainda conta com intervalos de manutenção de 16.000km em 16.000km... pelo que pode ser um Trunfo da Triunfo!  :D
« Última modificação: Dezembro 10, 2021, 19:28:40, 19:28 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 14, 2021, 15:06:51, 15:06
Responder #35

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Acredito que o preço está dentro do pedido nesta gama, sem sombra de dúvida. Pessoalmente para andar fora de estrada algo mais baratinho.

Acredito que a Triumph tem aqui uma "pequena" gema com a possibilidade de mexer com o topo. Vamos ver como correm as vendas.

Fevereiro 21, 2022, 15:12:50, 15:12
Responder #36

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Oficialmente anunciada como GS1250 killer...



 :)
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 22, 2022, 10:00:22, 10:00
Responder #37

lferreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 207
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MS 950S
  • Localidade: Lisboa
Oficialmente anunciada como GS1250 killer...


 :)

É bem capaz de ser, mas como vai sair a GS1300.... irá continuar tudo na mesma!!  ::P:

Fevereiro 22, 2022, 15:25:58, 15:25
Responder #38

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Oficialmente anunciada como GS1250 killer...


 :)

É bem capaz de ser, mas como vai sair a GS1300.... irá continuar tudo na mesma!!  ::P:

Vai experimentar a Tiger...  ;)
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 22, 2022, 21:14:08, 21:14
Responder #39

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
KTM o quê?????

Coitadas...

PEASANTS


 :festa:
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Março 14, 2022, 22:53:03, 22:53
Responder #40

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
A MCN já andou e deu-lhe 5 estrelas.

Mais leve e barata (pelo menos no RU) do que a BMW GS equivalente.

Maior crítica... as vibrações da configuração T-Plane do motor  :-\


Março 15, 2022, 12:50:34, 12:50
Responder #41

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A MCN já andou e deu-lhe 5 estrelas.

Mais leve e barata (pelo menos no RU) do que a BMW GS equivalente.

Maior crítica... as vibrações da configuração T-Plane do motor  :-\

Pontuação máxima...   :yeah:



Mais info: https://www.motorcyclenews.com/bike-reviews/triumph/tiger-1200-gt-pro/2022/

Tenho medo de pedir para fazer test drive, tenho a certeza que me dará uma valente dor de cabeça enquanto não conseguir forma de a ter... 😊
Sei que não é a GS e não deverá ter um conjunto de extras e acessórios que a GS tem disponível mas julgo que isso até seja uma vantagem de poupar dinheiro para combustível... 😇
Parece ser uma excelente alternativa ao modelo de referência GS sem que no final signifique perder algo!
Pessoalmente não é o estilo de moto que adore mas como o que gosto não há...

Sobre a review, estranho não terem dado pontuação máxima na motorização, algo que a triumph evoluiu e de que maneira!

« Última modificação: Março 15, 2022, 13:08:40, 13:08 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 15, 2022, 13:20:42, 13:20
Responder #42

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Isso dos rating foi onde? McM uk...
Humm isto do brexit esta a ser lixado.

Tudo depende dos fan boys. Quem tem mais fan's a Triumph ou a BMW?



Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Março 15, 2022, 13:37:16, 13:37
Responder #43

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Isso dos rating foi onde? McM uk...
Humm isto do brexit esta a ser lixado.

Tudo depende dos fan boys. Quem tem mais fan's a Triumph ou a BMW?



Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Cross,

Mais do que fanboys repara que a MCN também atribuiu pontuação máxima quando a R1250GS veio substituir a anterior R1200GS...
https://www.motorcyclenews.com/bike-reviews/bmw/r1250gs-adventure/2019/
Pelo menos não tenho ideia dos jornalistas ingleses serem tanto ou mais tendenciosos como os que existem por cá (Europa do €)...

A situação do Brexit só veio prejudicar a comercialização de peças e motos da Triumph durante 5/6 meses, tendo o problema actualmente estar já resolvido.

Será difícil a Triumph alguma vez substituir um grupo tão alargado de fanboys quanto a BMW tem mas é bom que se chegue à conclusão que (por melhor que seja) há vida para alem da GS (da NC, da PCX, da MT,...) ...  :D

« Última modificação: Março 15, 2022, 13:48:55, 13:48 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 15, 2022, 21:05:39, 21:05
Responder #44

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Sobre a review, estranho não terem dado pontuação máxima na motorização, algo que a triumph evoluiu e de que maneira!

Mas eles explicam.

É a cambota em T que retira a este motor a suavidade típica dos triple e uma estrela na avaliação.

Março 16, 2022, 16:36:37, 16:36
Responder #45

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
O buraco que vai da Tiger 1200 GT Pro à Speed Triple 1200RR é demasiado grande para a Triumph não encaixar uma Sprint 1200 neste espaço!

Como escrevi há uns meses num post dedicado, a moda das big adventure já terá tido o seu apogeu e muitos motociclistas vão voltar às motos sport-touring em breve.

   

Março 16, 2022, 20:46:43, 20:46
Responder #46

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
O buraco que vai da Tiger 1200 GT Pro à Speed Triple 1200RR é demasiado grande para a Triumph não encaixar uma Sprint 1200 neste espaço!

Como escrevi há uns meses num post dedicado, a moda das big adventure já terá tido o seu apogeu e muitos motociclistas vão voltar às motos sport-touring em breve.

 

Nos próximos tempos não existem planos da marca de voltar a ter uma Sprint ou mesmo Daytona.
Já os ingleses tão fartos de perguntar à marca e recebem essa resposta, tal como eu também já abordei...  :???:
Há uma coisa que não nos devemos esquecer... a marca é inglesa e ainda a guerra já passou do adro, ainda andam os ingleses a beber o chá...  :D :lolol:
Portanto... quando começarem as marcas a começarem de novo a deixarem de ter sport-tourings pode ser que eles se lembrem novamente fora do tempo de lançar um modelo à maneira mas que depois já ninguém quer, como foi com a Sprint ST 1050...
Mas houve especulações da marca avançar mesmo por volta de 2019 para uma nova Sprint... como já houve para uma Daytona 1200, e depois saiu a Speed Triple 1200 RS e RR...
Não digo que a Speed Triple 1200 RS e RR não sejam um produto que seja interessante, gostei da RS, mas haveria espaço para uma Sprint...
Eu já não estou muito optimista quanto a isso acontecer, tanto que já olho para uma Tiger 1200 ou R1250GS...  :D
Quanto a esses modelos "da moda", nunca foi tão bem aplicado "GRANDE sport-touring"  :D :lolol:
« Última modificação: Março 16, 2022, 20:49:06, 20:49 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 16, 2022, 22:31:14, 22:31
Responder #47

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
A Triumph não tem motor para uma "big" Daytona por isso não sei de onde veio a ideia de que a Triumph poderia fazer uma.

Uma Sprint é algo muito mais fácil de fazer. O motor da Speed Triple 1200 está perfeito. Provavelmente até é possível encaixar um depósito de 18/20 litros no quadro da Speed Triple. O subquadro teria que ser outro evidementemente. Mas uma Sprint 1200 é uma moto "fácil" de fazer. Basta olhar para as Superduke R e GT

Março 17, 2022, 02:31:11, 02:31
Responder #48

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Como escrevi há uns meses num post dedicado, a moda das big adventure já terá tido o seu apogeu e muitos motociclistas vão voltar às motos sport-touring em breve.

Não acredito muito no regresso das sport-tourers.
Pelo menos seguindo a fórmula do que foram há 15-20 anos atrás.

A promessa do "melhor de dois mundos" só evidenciou o pior de ambos.
E o declínio do segmento coincide a ascensão das "Adventure".
Isto não acontece à toa.
Não vejo razões lógicas para que ocorra agora uma regressão.

Sobretudo quando a generalidade das ST's engordou para GT's pouco antes de se extinguirem.

Hoje, as "desportivas turísticas" resumem-se à Kawasaki e (mais recentemente) Suzuki atrás das migalhas do que se tornou um nicho.
Os construtores que chegaram a ter modelos de referência há muito que as abandonaram.

De qualquer forma, está mais do que provado que as sport-tourers já encontraram sucessão.
Não se tratam é de motos com aspecto desportivo e a oferecer algum conforto.
Mas sim algo "aventureiro" a oferecer performances mais desportivas.

Não acredito que a Speed Triple 1200 possa dar origem a uma nova Sprint 1200.
Porque é o tipo de moto que já quase ninguém quer.

Mas acredito que a Speed Triple 1200 possa dar origem a uma nova Tiger Sport 1200.
Seguindo as premissas duma S1000XR ou mesmo Multistrada. Porque esta é a actual fórmula das "sport-touring".


Março 17, 2022, 10:06:37, 10:06
Responder #49

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Mas acredito que a Speed Triple 1200 possa dar origem a uma nova Tiger Sport 1200.
Seguindo as premissas duma S1000XR ou mesmo Multistrada. Porque esta é a actual fórmula das "sport-touring".

Uma nova Tiger Sport 1200 não seria tão interessante quanto uma Sprint 1200 mas eu via-me a ter uma tal como me via a ter a Tiger Sport 1050. Já na Tiger 1200 (mesmo a GT Pro) não tenho qualquer interesse.

O melhor exemplo da irracionalidade das Big Adventurer é a Metzeler ter passado a oferecer o seu pneu superdesportivo M9RR na medida 19"  :lolol: