Clube Português Motociclismo

GERAL => Espaço dos desportos motorizados (MotoGP, Enduro, Resistência, Dakar, etc.) => Tópico iniciado por: JoãoPVCarvalho em Dezembro 13, 2019, 22:05:30, 22:05

Título: As elétricas em competição MotoE
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Dezembro 13, 2019, 22:05:30, 22:05
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20191213/cc580e789628072e3b56ea8d7c97c9d9.jpg)

Copa do Mundo FIM Enel MotoE

Antes do início inaugural da época de MotoE, o primeiro teste oficial para pilotos e equipas foi programado para o Circuito de Jerez em 2019 mas em Março do mesmo Ano um incêndio nas instalações de carregamento especialmente construídas para o efeito destruiu todas as motos adiando assim a prova com nova programação anunciada no final de março de seis corridas em quatro locais a partir de Julho do mesmo ano.

As corridas são propostas com 10 voltas de duração, porque a autonomia destes veículos é ainda reduzida face às incríveis prestações demonstradas e a Michelin será o único fornecedor de pneus para a Copa do Mundo FIM Enel MotoE

A Titulo de exemplo ficam as especificações da Energica Ego Corsa, fabricada em Itália pela Energica Motor Company

-Motor: Ac síncrono refrigerado a óleo com ímãns permanentes

-Potência contínua máxima: 120 kW (160 cv/cv)

-Aceleração: 0-60 mph em três segundos

-Velocidade máxima: 270 km/h (168 mph)

-Torque: 147,5 lb.-ft. (5.000 rpm)

-Quadro: Treliça de aço tubular

-Swingarm: Alumínio fundido

-Rodas: Alumínio forjado

-Acelerador: Ride-by-wire

-Bateria: íões-lítio de alta tensão

-Recarga: 0-85 por cento em cerca de 20 minutos, através da tecnologia integrada dc carregamento rápido desenvolvido pela CCS Combo.


Com estes números impressionantes resta dizer que as provas embora curtas são empolgantes e capazes de cativar um legião de entusiastas já na próxima época de 2020.

Ficam algumas imagens para aguçar a curiosidade já que com a ausência do roncar característico dos motores vamos concerteza poder apreciar particularidades deste desporto até hoje camufladas pelo barulho.

Fonte: Motorcycles Sports





Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Título: Re: As elétricas em competição MotoE
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Dezembro 14, 2019, 10:19:03, 10:19
Neste vídeo que aqui deixo é possível perceber o quanto esta classe é competitiva e o tanto que estas máquinas ainda têm para evoluir.
A mim já cativou!



Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Título: Re: As elétricas em competição MotoE
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Dezembro 14, 2019, 17:07:01, 17:07
A Tech 3 apresentou finalmente o seu alinhamento para a Copa FIM MotoE para a temporada de 2020.

https://www.motosport.com.pt/moto-gp/motogp/motogp-tech-3-apresenta-alinhamento-na-motoe/

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Título: Re: As elétricas em competição MotoE
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Dezembro 17, 2019, 18:02:19, 18:02
E estão finalmente inscritos todos os 18 pilotos para a próxima época.

Link da notícia :

https://www.motosport.com.pt/moto-gp/motogp-18-pilotos-inscritos-na-motoe/

(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20191217/cfe1cc28085b20130a2e4fed0800eea2.jpg)

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Título: Re: As elétricas em competição MotoE
Enviado por: Sapiens21 em Dezembro 17, 2019, 18:14:27, 18:14
Serão o futuro das corridas de motos.
A questão de terem um formato com apenas 10 voltas é também algo que acredito terá mudanças futuras, pois com o desenvolvimento dos motores e respectivas baterias eléctricas, tudo vai ser diferente em termos de autonomia e com (ainda) melhores prestações.

Uma das diferenças que também fará parte destas corridas será o som.
Sim, irá haver uma aposta num som artificial que capte maior atenção e atração para com as mesmas.  :)
Título: Re: As elétricas em competição MotoE
Enviado por: 2low em Outubro 23, 2021, 12:59:34, 12:59
Entretanto a Energica vai sair de cena para ser a Ducati a tomar as rédeas do MotoE, precisamente entre 2023 e 2026...
Afinal a Ducati não anda só a pensar em combustíveis sintéticos...

(https://i.postimg.cc/76jVw2fL/Sketch-Ducati-Moto-E-UC345248-High.jpg)

 :cool:
Título: Re: As elétricas em competição MotoE
Enviado por: Sapiens21 em Dezembro 21, 2021, 22:54:48, 22:54
A Ducati tem estado em testes da sua máquina...

E tem ao dispor Michele Pirro, que é piloto de testes na equipa Ducati MotoGP desde há uns anos.

(https://i.postimg.cc/5NsnR52z/IMG-20211221-224735.jpg)

As suas palavras após andar na... V21L

"Testar o protótipo de MotoE no circuito foi uma grande emoção, porque marca o início de um capítulo importante na história da Ducati”
Título: Re: As elétricas em competição MotoE
Enviado por: dfelix em Julho 01, 2022, 14:54:48, 14:54
Novidades sobre a V21L

Título: Re: As elétricas em competição MotoE
Enviado por: ALCLCF em Julho 01, 2022, 18:33:03, 18:33
800V liquid cooled.....me gusta!
Título: Re: As elétricas em competição MotoE
Enviado por: dfelix em Julho 02, 2022, 13:48:39, 13:48
800V liquid cooled.....me gusta!


Ou muito me engano, ou esta base vai acabar por ser amortizada numa espécie de electropanigale.  :)
Título: Re: As elétricas em competição MotoE
Enviado por: Canonista em Julho 04, 2022, 10:40:09, 10:40
Quais são as especificações desta Ducati MotoE?
Título: Re: As elétricas em competição MotoE
Enviado por: dfelix em Julho 04, 2022, 21:05:48, 21:05
Quais são as especificações desta Ducati MotoE?

Podes consultar aqui (https://www.ducati.com/ww/en/company/product-innovation/moto-e/prototype).  :nice:

Título: Re: As elétricas em competição MotoE
Enviado por: Canonista em Julho 05, 2022, 09:03:05, 09:03
Quais são as especificações desta Ducati MotoE?

Podes consultar aqui (https://www.ducati.com/ww/en/company/product-innovation/moto-e/prototype).  :nice:

Obrigado @dfelix.  :nice:

A Ducati tem menos 10 cv do que a Energica...
Como era mais recente pensei que tinham aumentado a potência do motor (normal evolução).

Na prática poderá não haver grandes diferenças. Mas também não sou muito entendido nisto...  :)
Título: Re: As elétricas em competição MotoE
Enviado por: ALCLCF em Julho 05, 2022, 11:48:03, 11:48
Refrigeração líquida das baterias é por si, o maior salto em motas elétricas nos últimos anos, e mostra que é possível o packaging com uma capacidade razoável (18kWh) para um peso aceitável (230Kg)

Menos 10cv ou mais 10cv é o que menos interessa nas especificações apresentadas :nice:
Título: Re: As elétricas em competição MotoE
Enviado por: 2low em Julho 06, 2022, 09:22:07, 09:22
Meio  :offtopic:

Onde julgo que já exista diferenças significativas é mesmo no motocross, onde até já surgiu recentemente o inicio de comercialização de um motociclo de motocross com capacidade para algo como 4h a "full gás" ou 7/8h a "meio gás", pelo menos conta com soluções "mecânicas" distintas do que temos visto nas restantes eléctricas.
Esse motociclo julgo que não tenha sido divulgado aqui mas também não me estou estava a recordar agora da marca.
No final do ano passado recordo-me de ter visto o site da marca, ver as especificações e realmente fora o tipo de moto, aquilo é quase o "Tesla das motos".
Quando me recordar da marca coloco aqui... A marca é Stark Varg.
https://electrek.co/2021/12/15/new-stark-varg-revolutionizes-electric-dirt-bikes-with-specs-that-crush-gas-bikes/ (https://electrek.co/2021/12/15/new-stark-varg-revolutionizes-electric-dirt-bikes-with-specs-that-crush-gas-bikes/)
https://starkfuture.com/pt-PT/products/stark-varg (https://starkfuture.com/pt-PT/products/stark-varg)
80cv (standard 60cv), 110kg, 938Nm e 14.200rpm, 6h condução para 1/2h de carregamento, suspensão ajustada a cada utilizador (curso suspensão ajustado na encomenda), na traseira tem opção travão de mão ou pé, 12.900€ (reserva 100€), display da moto é o nosso próprio telemóvel com aplicação para ajustar o que for necessário e possível, marca Sueca.


A tecnologia que hoje há nas motos e carros eléctricos, no geral, vai a ver-se e são tecnologias idênticas aos primeiros veículos eléctricos ainda no século passado com a diferença do tipo de bateria...

Fica aqui um video de exemplo do que esperar... este video é de 2020, pelo que hoje...



Não entendo o porquê de entre as motos eléctricas ser precisamente nas de "tipo motocross" onde comessem a existir soluções mais interessantes e capazes.
Esta stark varg com um preço destes já se entende o potencial sucesso.[editado]
Título: Re: As elétricas em competição MotoE
Enviado por: ALCLCF em Julho 06, 2022, 11:33:42, 11:33
Mais simplicidade, menos manutenção, menos custos...