Clube Português Motociclismo
GERAL => Espaço dos desportos motorizados (MotoGP, Enduro, Resistência, Dakar, etc.) => Tópico iniciado por: saraiva em Setembro 24, 2020, 11:01:37, 11:01
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E desta vez temos 3 corridas consecutivas.
É já no Domingo que o motoGP ruma a Barcelona.
(https://photos.motogp.com/2020/track/cat.svg?1600767806?version=1600767806)
A corrida desta vez é às 14:00 julgo que por haver Fórmula1 no mesmo dia.
Resultado antes da prova
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200921/99820bbc3c1ee8af49bcd7e883dd0caf.jpg)
Circuit Record:
1'40.021
Jorge
LORENZO
Horário completos;
SEXTA-FEIRA
08h55 Treinos Livres 1
13h10 Treinos Livres 2
SÁBADO
08h55 Treinos Livres 3
12h30 Treinos Livres 4
13h10 Qualificação 1
13h35 Qualificação 2
DOMINGO
09h40 Warm Up
14h00 Corrida
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Com a primeira sessão de treinos FP1 concluída, temos:
- Miguel Oliveira a melhor KTM
- Miguel Oliveira com 10º tempo (consistente)
- Tech3 com posições à frente das duas KTM de fábrica (até Lecuona está à frente de P.Espargaro)
- Miguel Olveira a registar a mesma velocidade máxima de F.Quartararo, que obteve o melhor tempo
- Rossi com 8º tempo (consistente dentro das limitações da moto)
- É duvidoso mas Doviziozo a melhor Ducati e com 2º tempo, enquanto Bagnaia (da Pramac) rodou em 15º (de corrida para corrida isto é uma montanha russa)
- J.Mir com o 3º tempo (estava na expectativa que este ano tivessem mais possantes e consistentes com o que fizeram no ano passado)
Vamos lá a ver se isto promete e se as KTM de fábrica estão só a fazer bluff...
:nice:
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Eu julgo que este vai ser do quartararo. Dentro das limitações já faladas pelo @dfelix no tópico de outro grande prémio a Yamaha deve estar um poço de pressão.
Sem Márquez, a Yamaha não ganhar é uma derrota ainda maior que a da Honda .
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Vi à pouco nas redes sociais que o Marc já apareceu sentado numa Honda no padock em Barcelona.
Será que está para breve o regresso do campeão do ano passado?
Quanto ao resto, temos outra vez uma montanha russa de resultados provisórios.
Está tudo em aberto para este fim-de-semana.
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(https://scontent.flis6-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/120123685_10220544327337019_7798525477935059656_o.jpg?_nc_cat=108&_nc_sid=825194&_nc_ohc=VXX3rx_2ms8AX97V5Vo&_nc_ht=scontent.flis6-1.fna&oh=053bdb6b2e958b5a38f377ebf5c81573&oe=5F9217F9)
E como tem sido habitual, a P2 é para esquecer. Na prática fez o mesmo tempo que na P1 mas todos os outros fizeram melhor.
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Isto está cada vez mais renhido e competitivo.
As diferenças não são assim tão significativas entre os primeiros 17 lugares... não passa de 1s e qualquer coisa... :pensador: :o
Acredito que o Miguel faça os possíveis para estar mais à frente mas face às tamanhas diferenças das motos da tech3 para as motos da ktm de fabrica apenas durante as sessões de treinos...
...há que especular (como eu gosto) de que as motos da ktm de fabrica têm uns pozinhos a mais ou então as motos da tech3 têm algum limitador electrónico remoto (não na velocidade máxima mas nas acelerações)... só pode!
Mas é aborrecido ele ter que fazer sempre uma corrida de trás para a frente... já merecia ter mais sorte e moto!
Assim... já se sabe que o 5º lugar é excelente mas um 10º lugar não é mau...
:convivio:
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Aparentemente a questão não é motor mas sim ciclística/pneus.
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200925/1200092e0f8007f868d33b002614e62c.jpg)
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Aparentemente a questão não é motor mas sim ciclística/pneus.
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200925/1200092e0f8007f868d33b002614e62c.jpg)
Não me parece que seja uma questão de pneus/ciclística:
- o quadro e restantes peças são iguais às ktm de fabrica e até o "braço oscilante" de carbono é o mesmo
- os pneus serão todos da mesma marca/modelo, depois cada piloto/equipe escolhe o tipo de pneu, se macio, medio ou duro...
As diferenças das tech3 para as ktm de fabrica incrivelmente só se notam nas qualificações pois em prova claramente que não há assim tanta diferença - o Miguel na ultima corrida teve um andamento superior ao Pol Espargaro...
E nas qualificações podem haver ajustes dispares, levando Miguel a ter velocidade de ponta equivalente ao top5 mas em termos de tempo por volta não consegue ser tao eficiente...
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E já há muita gente a circular no segundo 39" sendo o MO o terceiro na sessão da FP3 :sportbike:
Pos. Num. Rider Nation Team Bike Km/h Time Gap 1st/Prev.
1 20 Fabio QUARTARARO FRA Petronas Yamaha SRT Yamaha 346.1 1'39.418
2 12 Maverick VIÑALES SPA Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha 342.8 1'39.462 0.044 / 0.044
3 88 Miguel OLIVEIRA POR Red Bull KTM Tech 3 KTM 346.1 1'39.507 0.089 / 0.045
4 9 Danilo PETRUCCI ITA Ducati Team Ducati 347.2 1'39.702 0.284 / 0.195
5 5 Johann ZARCO FRA Esponsorama Racing Ducati 348.3 1'39.709 0.291 / 0.007
6 44 Pol ESPARGARO SPA Red Bull KTM Factory Racing KTM 348.3 1'39.756 0.338 / 0.047
7 21 Franco MORBIDELLI ITA Petronas Yamaha SRT Yamaha 339.6 1'39.774 0.356 / 0.018
8 46 Valentino ROSSI ITA Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha 343.9 1'39.836 0.418 / 0.062
9 33 Brad BINDER RSA Red Bull KTM Factory Racing KTM 348.3 1'39.841 0.423 / 0.005
10 36 Joan MIR SPA Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 343.9 1'39.862 0.444 / 0.021
11 63 Francesco BAGNAIA ITA Pramac Racing Ducati 352.9 1'39.897 0.479 / 0.035
12 43 Jack MILLER AUS Pramac Racing Ducati 347.2 1'39.919 0.501 / 0.022
13 4 Andrea DOVIZIOSO ITA Ducati Team Ducati 351.7 1'39.963 0.545 / 0.044
14 42 Alex RINS SPA Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 343.9 1'40.016 0.598 / 0.053
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Deixa ver como será a qualificação na Catalunha.
Esta 3a sessão correu-lhe muito bem. :palmas:
A diferença para o 1° é bem pequena.
Aliás, os 3 primeiros rodam com tempos muito próximos.
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1 segundo de ontem para hoje é muita coisa. Ontem o MO deveria ter um set up mesmo muito mau da mota. E pelo que consta, estava muito vento (e parece wue o MO se dá mal com o vento. Lembram se da queda dele o ano passado na Austrália? Não percebo como um piloto de Almada, que deveria atravessar a ponte 25 abril frequentemente, não treinou o suficiente para saber andar bem com vento :-).
Força 88.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
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1 segundo de ontem para hoje é muita coisa. Ontem o MO deveria ter um set up mesmo muito mau da mota. E pelo que consta, estava muito vento (e parece wue o MO se dá mal com o vento. Lembram se da queda dele o ano passado na Austrália? Não percebo como um piloto de Almada, que deveria atravessar a ponte 25 abril frequentemente, não treinou o suficiente para saber andar bem com vento :-).
Força 88.
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O vento é o calcanhar de aquiles mas a chuva é uma vantagem.
Sobre a situação que aconteceu ontem, não sei até que ponto tenha sido algo a ver com regulação de suspensão...
:pensador:
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@Joao_Cruz é porque o moço ainda não tem carta xD
Mas estive a acompanhar caiu muita gente hoje.
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(https://i.imgur.com/gPBuSlJ.png)
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Aqui fica o resumo dos treinos (aproveitem enquanto está disponível).
Afinal o MO caiu nesta última sessão. O tempo foi muito mau. Foi o pior da Q2 e se contarmos com os da Q1, ficaria em 17°...
Esperemos que a corrida amanha seja diferente.
Força Falcão.
Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
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Foi um resultado que não é para deixar memórias.
Não foi o único a ir ao chão.
Segundo diz o MO, foi o resultado de uma temperatura do pneu que não chegou ao ideal.
Percebo que queria ser o mais competitivo possível, mas aqui a escolha parece que foi aquilo que o tramou. :(
"É triste acabar uma corrida desta forma. As condições eram difíceis e esperávamos ser competitivos, mas para isso precisávamos de usar o pneu médio à frente. A temperatura estava bastante baixa, por isso precisei de uma volta para arrefecer o pneu. Quando fui para a esquerda, não tive como evitar a queda. É pena porque mesmo que tivesse reduzido a velocidade teria sido pior. As condições não eram boas para o pneu médio, mas precisávamos de o fazer para podermos ser um bocadinho mais competitivos"
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Eu julgo que este vai ser do quartararo.
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200927/b5bf8428dd3df3e9ad4b36f5f5032996.jpg)
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Faz tudo parte do "jogo".
Riscos que se correm. Sorte ou azar.
Desta vez bateu à porta do MO na mesma curva onde o Rossi também "malhou". Ainda bem que está tudo bem com ambos. Ainda não foi desta que o Rossi conseguiu o seu 200º pódio.
Muitas quedas e muita "instabilidade" nas motas. Aquele alcatrão gastou rapidamente os pneus, com todos a "lutarem" para manterem a mota na pista.
As Suzuki parecem ter a melhor gestão de corrida. E o resultado está à vista.
Até o Quartararo referiu na entrevista que "lutou" bastante com a mota para se manter à frente das Suzuki's que estavam a ganhar "terreno" devido à melhor gestão de corrida.
Será sinal do novo comandante da Equipa?
Ken Kawauchi (Technical Manager) diz assim no site da equipa:
“The heritage that we carry on our fairing this year represents a long history of racing, that includes many successes. This gives us a further push to carry on improving. Since the very beginning, the DNA of Suzuki has been to develop a good starting package and then build on it with small but steady technical steps. This strategy has paid off in the last few years with podiums and victories in the MotoGP modern era, and I believe that it can work in the future as well. We have already developed a new engine spec which was appreciated by our Test Rider Guintoli, and our Factory riders Rins and Mir at the Valencia and Jerez Tests. So this is likely to be the base from where we will start testing in Sepang and Qatar before the beginning of the season. During the winter we have worked to develop new solutions for the chassis and set up, as well as the electronics. The fairings will play an important role as well, and we are going to test some solutions that hopefully can help to improve the overall performance.”
Fonte: https://www.motogp.com/en/news/2020/02/06/suzuki-unveil-brand-new-2020-livery/323118
Uma "filosofia" que parece estar a colher frutos.
Os dados estão lançados.
Não sei se o Quartararo vencerá o campeonato.
A continuar assim qualquer um dos primeiros poderá vencer este ano.
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Ontem não pude ver a corrida. Espero poder ver logo a noite se ainda estiver disponível aqui.
https://www.dailymotion.com/video/x7wi3gq
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Resultado da corrida:
(https://i.imgur.com/3Lde3NE.png)
Classificação do campeonato após esta corrida:
(https://i.imgur.com/Rrkewba.png)
Ora então faltam 6 corridas, ainda há muitos pontos em disputa.
Lista dos pilotos que podem ser campeões dependendo exclusivamente deles:
Pos. Rider Bike Nation Points
1 Fabio QUARTARARO Yamaha FRA 108
2 Joan MIR Suzuki SPA 100
3 Maverick VIÑALES Yamaha SPA 90
4 Andrea DOVIZIOSO Ducati ITA 84
5 Franco MORBIDELLI Yamaha ITA 77
6 Jack MILLER Ducati AUS 75
7 Takaaki NAKAGAMI Honda JPN 72
Qualquer destes pilotos se ganhar os 6 GP que faltam é campeão de certeza.
O primeiro a não ter esta certeza é o Rins. Se ganhar todas as corridas termina com 210 pontos e o Quartararo se ficar em segundo nas seis corridas termina com 220.
Por curiosidade se o Miguel Oliveira ganhasse todas as corridas, teria matematicamente o terceiro lugar garantido, mas muito provável que ficasse mais bem classificado.
Mas isto é matemática, esperemos pela próxima corrida para o motociclismo.
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Nesta época tão atípica não me admiraria que fosse um piloto Suzuki a ganhar o campeonato sem vencer uma única corrida. :)