Autor Tópico: Algumas regras do MotoGP serão rígidas demais?  (Lida 815 vezes)

Abril 01, 2019, 21:31:38, 21:31
Lida 815 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Algumas regras do MotoGP serão rígidas demais?





Quem viu a corrida de MotoGP no passado domingo, por certo se apercebeu de algo que marcou a corrida que teve lugar na Argentina.

Isto porque momentos após o início da prova e tendo em conta a penalização por falsa partida atribuída ao piloto Cal Crutchlow, se instalou a dúvida precisamente sobre algum excesso de penalização...

Aliás, foram mostradas imagens, repetidas umas 3 vezes no decurso da prova e...não se notava nada que pudesse justificar uma penalização tal que obrigou o piloto a um ride through que lhe prejudicou completamente a sua corrida.

E o entendimento de que de facto terá havido algum excesso (entendimento esse por parte de quem determinou a penalização) reside nos sensores, que indicaram um jump start da sua parte, quando na realidade houve um movimento de centímetros e sem ganho que justificasse uma penalização tão dura como a que lhe foi atribuída.

Que vos parece, caros companheiros?
Que opinião têm disto que podem ver aqui em vídeo?

Na minha muito humilde opinião - que vale o que vale - terá havido uma penalização excessivamente dura perante algo que, na realidade, não se poderia considerar como falsa partida.
Foi de tal forma que acabou por hipotecar por completo a prova daquele piloto Britânico.  :-\


VÍDEO DO MOMENTO DA PARTIDA...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 01, 2019, 21:44:35, 21:44
Responder #1

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A questão poderá ser se as regras são muito duras ou se foram aplicadas com muita dureza.
Em Portugal estamos habituados a que a regra seja flexibilizada com bom senso, 5 cm não conta, 60 cm já é penalizado. etc.
Há povos em que a regra é inflexível, custe a quem custar.
A questão será se houve ou não infração às regras: parece que sim. A penalização é a consequência automática.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 01, 2019, 22:26:07, 22:26
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Alguns dias antes foi por causa de um deflector montado na Ducati e que gerou controvérsia, sendo apontado por parte de outras equipas.

A decisão foi entretanto favorável à Ducati após investigação.

Neste caso do tópico, não sei se ainda por via de "casos" no MotoGP, parece-me que foram muito rígidos na aplicação da penalização ao Cal Crutchlow na sua RC213V.

Houve algum excesso perante algo que nem demonstrou uma inequívoca saída antes de tempo. Na minha opinião, claro...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 03, 2019, 09:58:05, 09:58
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O piloto Cal Crutchlow está mesmo irado com a decisão...
"Não acredito que penalizem o Márquez ou o Rossi pelo mesmo"

Algumas passagens:

"We are disappointed with the outcome of the race with regards to my ride through-penalty for what they said was an infringement for jumping the start, which we don't agree with, at all," said Crutchlow.

"Nobody in my team, or anybody who has seen it agrees with it, except for the stewards.

"My problem that I have with the race direction is I don't believe they would have given this penalty to Marc or Vale, Dovi or someone like that.


"I'm not picking on Valentino or anyone, I am talking about somebody with a high profile. Say Marc did that and he was leading the race, do you think [the stewards] would have given him a ride through?

"I don't. That is my opinion."

"When I went up there, Freddie Spencer didn't say one word to me, just stood there with his arm folded,"
Crutchlow continued.

"When it is sure brought up in the safety commission in the next grand prix, when we show him the videos the other riders will laugh and they will then lose the respect for him as well.

"I have utmost respect for him as a rider but the Safety Commission, we ask for somebody that understands racing and is going to have some discretion.

"It is just ridiculous, absolutely ridiculous.


"They didn't say anything, they didn't say one word to me the time I was in there. I was in there 10 minutes complaining and saying that I was not moving, my whole team was, and not one of them said one word.

"It sounds like I am on an absolute rampage and attack against them, but you have to understand the way that I am feeling and the way that, every single person that I've asked sees it on TV, he is feeling the same feeling - that I never jumped the start."
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 03, 2019, 10:22:29, 10:22
Responder #4

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Realmente, não creio que a "transgressão" lhe trouxesse alguma vantagem no arranque ou no seu resultado da prova. Foi uma decisão que o prejudicou, mas também não acho que deva mencionar outros pilotos dizendo que não lhes acontecia o mesmo. Acho que, desportivamente, não lhe fica bem. Independentemente de o pensar isso mesmo.



Faz-me lembrar aquela regra no atletismo onde uma falsa partida dá direito a eliminação. Nunca concordei com ela e creio que muitos atletas não a aceitem de ânimo leve.


Abril 03, 2019, 17:50:26, 17:50
Responder #5

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Acho que no jogo do campeonato o árbitro foi demasiado severo com o Braga ao marcar dois penalties quando não houve mais do que contacto involuntário e que não tem qualquer relação de causalidade com o voo que os jogadores do Porto fizeram para o chão.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 03, 2019, 18:34:54, 18:34
Responder #6

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O problema do árbitro e que se não marcasse o pênalti, na 2 feira tinha a turma dos superdragoes a perna  :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 03, 2019, 21:36:18, 21:36
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Acho que quem está mais visado (mais que os indicados pilotos) naquilo que lhe saiu da ira em que estava, foram os responsáveis do FIM MotoGP.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 19, 2019, 15:18:46, 15:18
Responder #8

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A questão poderá ser se as regras são muito duras ou se foram aplicadas com muita dureza.
Em Portugal estamos habituados a que a regra seja flexibilizada com bom senso, 5 cm não conta, 60 cm já é penalizado. etc.
Há povos em que a regra é inflexível, custe a quem custar.
A questão será se houve ou não infração às regras: parece que sim. A penalização é a consequência automática.
Veja - se o artigo do Bruno Gomes na revista andar de moto de junho (pág 6)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"