Autor Tópico: Twin vs Triple vs Four  (Lida 2603 vezes)

Junho 05, 2018, 09:44:57, 09:44
Lida 2603 vezes

Velasquez

  • Visitante

Junho 05, 2018, 10:07:42, 10:07
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Bem… a coisa acho que se resume praticamente a duas: KTM ou Triumph?!

Acho que quem prefere uma coisa mais arrojada, acutilante e extravagante vai para a KTM.
Quem prefere uma coisa mais divertida, bruta e eficiente vai para a Triumph. [seria a minha escolha, a RS]
Os conservadores vão para a Suzuki…

A Triumph é a naked mais naked do trio.
A KTM é a que aparenta maior qualidade.
A Suzuki é a menos naked, até no comportamento. [acho eu de que…]

Posso estar enganado mas colocaria a Suzuki noutro lote, junto da Z1000 (Kawasaki), da F800R (BMW) e da MT10 (Yamaha). (As Four)
Julgo que neste lote (com a KTM e Triumph) se enquadraria a MT09 (Yamaha) (As Twin e Triple - brutas logo em baixo - as que mais fazem vibrar...)

É apenas a minha opinião, conta pelo que conta…

Obrigado Velasquez pela partilha!
 :cool: :convivio:
« Última modificação: Junho 05, 2018, 10:10:04, 10:10 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 05, 2018, 18:03:41, 18:03
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O peso apresentado por esses dois modelos da KTM e da Triumph é substancialmente abaixo daquilo que apresenta a GSX da Suzuki.

Não somente a motorização revelará sensações diferentes, como a nivel dinâmico esses cerca de 40Kg a menos se devem prestar a uma muito maior agilidade, em certos percursos retorcidos. :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 05, 2018, 18:50:56, 18:50
Responder #3

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Posso estar enganado mas colocaria a Suzuki noutro lote, junto da Z1000 (Kawasaki), da F800R (BMW) e da MT10 (Yamaha). (As Four)

A F800R é um twin.

Z1000 e MT10 jogam noutro campeonato. Em que a proposta da BMW é a S1000R.
A Suzuki, tal como o Velasquez indicou participa com a GSX S1000... que é estranhamente um produto pouco valorizado pelo mercado.
E a própria Triumph tem como ponta de lança a Speed... e não a Street.

Julgo que neste lote (com a KTM e Triumph) se enquadraria a MT09 (Yamaha) (As Twin e Triple - brutas logo em baixo - as que mais fazem vibrar...)

Sim, a MT09 será provavelmente a japonesa que melhor se enquadra neste lote.
Tal como a Brutale 800 e Monster 821 nas italianas.

A F800R até se pode considerar, mas é na sua essencia um produto de carácter mais utilitário.
Porém, com o novo motor a ser introduzido em breve, não será de admirar que lancem novos produtos entre eles uma naked embebendo elementos da 9cento!
Era bem catita!

(Na prática a husky já fez algo do género no passado quando ainda era detida pela bmw ao lançar a Nuda)


Junho 05, 2018, 19:23:11, 19:23
Responder #4

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Posso estar enganado mas colocaria a Suzuki noutro lote, junto da Z1000 (Kawasaki), da F800R (BMW) e da MT10 (Yamaha). (As Four)

A F800R é um twin.

Z1000 e MT10 jogam noutro campeonato. Em que a proposta da BMW é a S1000R.
A Suzuki, tal como o Velasquez indicou participa com a GSX S1000... que é estranhamente um produto pouco valorizado pelo mercado.
E a própria Triumph tem como ponta de lança a Speed... e não a Street.

Julgo que neste lote (com a KTM e Triumph) se enquadraria a MT09 (Yamaha) (As Twin e Triple - brutas logo em baixo - as que mais fazem vibrar...)

Sim, a MT09 será provavelmente a japonesa que melhor se enquadra neste lote.
Tal como a Brutale 800 e Monster 821 nas italianas.

A F800R até se pode considerar, mas é na sua essencia um produto de carácter mais utilitário.
Porém, com o novo motor a ser introduzido em breve, não será de admirar que lancem novos produtos entre eles uma naked embebendo elementos da 9cento!
Era bem catita!

(Na prática a husky já fez algo do género no passado quando ainda era detida pela bmw ao lançar a Nuda)

A filosofia da BMW é ter produtos distintos e nada idênticos aos outros.
Assim ou é um patamar ligeiramente abaixo ou um patamar ligeiramente acima.
Acho que pelo comportamento, vejo a F800R a ser mais parecida com a Z1000 e MT10 e a S1000R um tiro bem acima...
MESMO que a F800R seja um twin...

Por isso às vezes nas comparações acontece isto... uns acham que é um modelo, outros acham que é outro...

A F800R para um Twin tem um comportamento bem diferente da filosofia da KTM e da Triumph.
Dfelix, concordas?

Peço desculpa por nao ter incluido as italianas, my fault.
MAS dentro desse lote restrito da KTM e Triumph só vejo uma italiana: a Aprilia Tuono 1100
(pelo comportamento mas julgo que essa é uma clara concorrente da S1000R)

Resumindo... acho dificil juntar lotes de mais de 2/3 motos porque nao ha assim tantas semelhanças... assim:

lote 1 (as endiabradas das curvas)
KTM
Triumph
MT09

lote 2 (as naked "neutras" com motor)
Z1000/Z900
MT10
F800R

lote 3 (as desportivas sem carenagens)
S1000R
Tuono 1100

dfelix, assim já concordas?



Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 05, 2018, 19:27:54, 19:27
Responder #5

pedroareias

  • Visitante
E a GSX-S1000 ? Em motor está muito perto do topo. A Suzuki apesar de declarar apenas 150 cavalos (antes de 2018 eram 145) debita mais no banco.

E ciclística está soberba... pelo menos é o que leio.

Junho 05, 2018, 19:31:53, 19:31
Responder #6

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
E a GSX-S1000 ? Em motor está muito perto do topo. A Suzuki apesar de declarar apenas 150 cavalos (antes de 2018 eram 145) debita mais no banco.

E ciclística está soberba... pelo menos é o que leio.

A Suzuki acho que é outra que aposta no ser diferente da maioria, tal como a BMW.

É difícil de a saber posicionar entre o lote da Z1000/MT10... e o outro mais exclusivo da S1000R e Tuono1100...

Concordas Pedroareias?

Mas uma coisa acho que é verdade: a Rainha das Curvas é de novo a Triumph (RS) - BRUTAL!!!

As Italianas (Ducati monster) acho que inseria no lote da KTM/Triumph...
« Última modificação: Junho 05, 2018, 19:33:28, 19:33 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 05, 2018, 21:26:51, 21:26
Responder #7

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 05, 2018, 22:40:08, 22:40
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não sei porquê, mas vejo-te mais facilmente numa Kawasaki Z900... :) :nice:

Aquele ar muito agressivo e determinado da frente, faz jus à sua potência. De certeza que não defrauda.

E até tem aquele preço puramente psicológico de não chegar a €10.000 (antes de despesas). Por apenas €5, claro... ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 05, 2018, 22:43:31, 22:43
Responder #9

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Não sei porquê, mas vejo-te mais facilmente numa Kawasaki Z900... :) :nice:

Aquele ar muito agressivo e determinado da frente, faz jus à sua potência. De certeza que não defrauda.

E até tem aquele preço puramente psicológico de não chegar a €10.000 (antes de despesas). Por apenas €5, claro... ;)

Entre recuperar uma moto antiga e icónica ou comprar uma moto nova com o aspecto de uma moto velha icónica… prefiro ir para o original…
Mas é a só a minha opinião. Já sei que vale "bola".
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 05, 2018, 22:47:37, 22:47
Responder #10

pedroareias

  • Visitante
A F800R tem
85/87 declarados http://www.bmw-motorrad.pt/pt/pt/index.html?content=http://www.bmw-motorrad.pt/pt/pt/bike/urban/f800r/f800r_overview.html&notrack=1

E ao contrário de muitas BMW, não é pessimista.

Eles aliás têm a F850GS com 95 cavalos, mas ainda não chegou às R e GT.


2Low
Não te esqueças que a f800r tem uns 95cv??
(Na RIM havia uma)

A máquina que procuras deve ser a S1000R

Junho 05, 2018, 22:49:03, 22:49
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não sei o que é "valer bola" :) mas todas as opiniões são muito próprias e válidas no que toca ao gosto.

A tua naturalmente que vale o mesmo e entendo a predileção por outro género.

Pensei que gostasses desta. Enganei-me.  :) :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 05, 2018, 23:30:35, 23:30
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A F800R tem
85/87 declarados(....)


É capaz de ter subido um pouco na versão 2018... :)

https://www.bmwmotorcycles.com/en/models/roadster/f800r.html

Pelo menos a marca assim indica com outros números.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 06, 2018, 01:01:21, 01:01
Responder #13

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
A filosofia da BMW é ter produtos distintos e nada idênticos aos outros.
Assim ou é um patamar ligeiramente abaixo ou um patamar ligeiramente acima.

A BMW ataca em várias frentes.
Olha por exemplo as S: São produtos que seguem uma abordagem muito semelhante ao que fabricam os construtores japoneses.
E com excepção da XR, até na questão do preço são bastante concorrenciais.

Acho que pelo comportamento, vejo a F800R a ser mais parecida com a Z1000 e MT10 e a S1000R um tiro bem acima...
MESMO que a F800R seja um twin...

Sou da opinião que a Yamaha é o construtor que nos últimos anos melhor soube gerir o seu catálogo de produtos.
Sobretudo no que diz respeito á forma como distribuiu as motorizações das MT's e as orientou no mercado:
Um twin de média cilindrada bastante competente.
Um triple de média-alta que oferece um excelente compromisso.
E o tradicional four derivado de superdesportiva com desempenho estrondoso.

Considerando as MT's como benchmark, a posição da F800R será entre a MT-07 e a MT-09.

A Z1000 e a S1000R são motos que concorrem directamente com a MT-10!
Tal como GSX-S1000, Tuono 1100, Monster 1200...
Até ao ano passado a Brutale 1000. E a anterior geração de CB1000R.
Todas elas nakeds atrevidas com motorização e boa parte dos seus componentes derivados da superbike da marca.

1290 Super Duke e a Speed Triple 1050 juntam-se á festa como produtos concebidos de raíz para o efeito.

A F800R para um Twin tem um comportamento bem diferente da filosofia da KTM e da Triumph.
Dfelix, concordas?

A KTM tem a sua filosofia "ready to race". E esta nova Duke 790 aparenta levar isso à letra.
A Triumph embebe do seu legado de café racers e street fighters.

A F800R... foi uma forma inteligente da BMW rentabilizar a plataforma.
Pegaram na base das S/ST e criaram uma naked de média cilindrada à imagem da K1200R.

lote 2 (as naked "neutras" com motor)
Z1000/Z900
MT10
F800R

Apesar da Yamaha ter agitado o segmento ao introduzir uma MT-10 extremamente radical e extravagante, a realidade é que a Z1000 foi ao longo de vários anos a única aposta válida por parte dos japoneses enquanto naked agressiva e rebelde.

A Z900... é uma Z1000 descafeinada para concorrer com a MT-90.
(A tal solução de compromisso)


Junho 06, 2018, 10:18:26, 10:18
Responder #14

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
dfelix,

...as vezes o motor é um parâmetro menos importante.
Separei as motos por "lotes" pelo tipo de comportamento e pelas sensações que as burras nos dão e não pelas perfomances anunciadas em rectas longas e com clima controlado...
Assim...continuo a achar aqueles lotes como minimamente coerentes.

Vou procurar, mas vi em tempos testes "dos ingleses" (leia-se credivel e isento) e que dos lotes de nakeds, a Z1000 não falavam assim tão bem:
"é boa mas as outras são melhores"
Em recta, num aerodromo se calhar a Z1000 é capaz de se bater com as melhores mas nas curvas...

KTM e Triumph devem ser as rainhas, seguidas das S1000R e Tuono que depois em recta papam a KTM e triumph, digo agora eu de que...

No passado evento de dia 25 de Abril de um outro forum, a F800R não se notou a "tão pouca cavalagem que até mete nojo" e o ovo podre foi mesmo uma Versys 650 que preferiu ir nas calmas, sem se arriscar a multas e afins... e eu nas vezes que seguia em penultimo ia ficando para trás, olhando no espelho, para nos cruzamentos encaminhar o tipo da Versys para o caminho certo... fui quase ovo podre  :lolol: :lolol: :lolol:
« Última modificação: Junho 06, 2018, 10:21:29, 10:21 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Junho 06, 2018, 11:32:28, 11:32
Responder #15

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Separei as motos por "lotes" pelo tipo de comportamento e pelas sensações que as burras nos dão e não pelas perfomances anunciadas em rectas longas e com clima controlado...
Assim...continuo a achar aqueles lotes como minimamente coerentes.

O lote não é coerente porque contém motos bastante diferentes do ponto de vista de comportamento e sensações.

A MT-10 e a Z1000 efectivamente estão em sintonia.
São ambas nakeds de carácter agressivo, inspiração "streetfighter" e orientadas para quem procura sensações.

Já colocar Z900 e Z1000 no mesmo lote será no mínimo absurdo.
Pois a Z900 é uma versão descafeínada da Z1000.
O objectivo da Kawasaki é ter no catálogo um produto orientado ao mercado da MT09 e Street 765.
Da mesma forma que Z1000 é um produto orientado ao mercado da MT10 e Speed 1050.

A F800R é a versão naked duma plataforma a partir da qual a bmw tem produzido modelos bastante distintos.
O enquadramento no mercado (como já referi atrás) está algures entre a MT-07 e a MT-09.
É uma moto mais conservadora. Mas bastante polivalente. Capaz de se comportar como uma competente utilitária... ou como excelente estradista.
Mas... tal como os restantes F's (e de certa forma as BMW's no geral) é meio sensaborona.

Vou procurar, mas vi em tempos testes "dos ingleses" (leia-se credivel e isento) e que dos lotes de nakeds, a Z1000 não falavam assim tão bem:
"é boa mas as outras são melhores"

Naturalmente que novos modelos de diferentes construtores vão se sucedendo e superando.
Logo, o título da "melhor" vai ocasionalmente mudando de mãos.

E a Z1000 ao longo das suas iterações já obteve por várias vezes esse estatuto.

No passado evento de dia 25 de Abril de um outro forum, a F800R não se notou a "tão pouca cavalagem que até mete nojo" e o ovo podre foi mesmo uma Versys 650 que preferiu ir nas calmas, sem se arriscar a multas e afins... e eu nas vezes que seguia em penultimo ia ficando para trás, ...

Se fores passado por um maluco de pcx a conduzir que nem um louco... isso não fará da pcx uma moto de sensações.  ;)

Não percebo as aspas no "tão pouca cavalagem que até mete nojo", pois ninguém neste tópico escreveu ou indicou tal coisa.
A F800R é uma moto muito competente.
Não se trata é um produto dentro da mesma abordagem rebelde duma MT09 ou Street 765.
E muito menos duma MT10, Speed 1050 ou Z1000.

A Tuono continua Rainha das curvas....

As Tuono sempre foram muito fortes no segmento.
Já as antecessoras com o v2 da Rotax destacaram-se por várias vezes nos comparativos.

O problema é que depois não se traduziam em vendas.
« Última modificação: Junho 06, 2018, 11:35:49, 11:35 por dfelix »

Junho 19, 2018, 23:54:49, 23:54
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Essa "laranja mecânica" talvez seja mais interessante do que as concorrentes.

E depois o look da Triumph, quando colocado junto à 790, parece mesmo ultrapassado. É uma opinião porventura não partilhada por outros, mas aquele look frontal não me consegue cativar da mesma forma que o da KTM.
Tenho de tentar ver este modelo da KTM ao vivo, para breve...

Tem aspecto de ser muito leve (...e é mesmo se olharmos para as specs), assim como capaz de proporcionar uma condução ágil e rápida. Os videos que vi ilustram essa capacidade voluntariosa do motor.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama